Estudos e Reflexões

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

JESUS CRISTO - O AMIGO


                            
                       JESUS CRISTO
                                           O AMIGO


                                                          “JESUS CHOROU”
                                                                            (João 11:35).

          Em toda a ESCRITURA SAGRADA  de Gêneses a Apocalipse o menor versículo é este (Jo 11:36), porem a meu ver  é o que  expressa a maior amizade de Jesus para com o ser humano.
          Sabemos muito  bem que Jesus morreu na cruz em favor de muitos por amor (Jo 3:16), mas  ele afirmou também: “ NINGUEM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE DE DAR ALGUEM A PROPRIA VIDA EM FAVOR DOS SEUS AMIGOS” (Jo 15:13 e segue).
          A definição da palavra CHORO segundo o dicionário é: pranto, ato de chorar lagrimas ou choro, derramamento de lagrimas ou soluçar,  sentir remorso ou arrependimento, lamentar a perda de um parente.
Porem nenhuma destas afirmações  pode ser o indicativo e motivo de Jesus chorar; pois ELE não sentiu nenhum remorso ou arrependimento pela morte de seu amigo Lazaro pois ELE é o Senhor da vida e poderia suscitá-lo como o fez.
          O choro de Jesus foi o sentimento da alma, a demonstração de amor, não somente pela morte de seu amigo mas também por Marta, Maria e os seus amigos que a acompanhavam (Jo 11:33-34).
          O vinculo consangüíneo é um laço indissolúvel, e por este laço de consangüinidade muito se pode chorar, seja por alegria, felicidade, gratidão, morte – separação momentânea antes do fim de todos.
O laço de amizade pode ser rompido de ambos os lados, ninguém precisa ter um laço de amizade para poder amar alguém, se o fizéssemos ao contrario estaríamos indo de encontro ao mandamento de deus confirmado por Jesus (Mt 22:37-39).
          Jesus foi e srá sempre o nosso salvador e senhor e nosso amigo, pois esta sempre conosco através do ESPIRITO SANTO DE DEUS.
          Jesus teve seu atributos testado varias vezes afim de de comprovar a sua soberania divina como Deus.
          Cristo se tornou humano para participar das condições  do ser criado (homem/mulher)  em uma maneira de eleva-los a condição divina (pois já estávamos mortos em nosso delitos e pecados)  demonstrando um grande amor pela humanidade --- assim o versículo de Jo 11:35 revela o lado humano de Jesus.
          Jesus se fez pessoa normal semelhante a nos “filho do Homem” porém cheio do ESPIRITO SANTO DE DEUS, teve fome (Mt 21:18) cansaço (Jo 4:6) ,irou-se (Mt 21:12-13), foi tentado (Mt 4:14), foi circuncidado (Lc 2:21), foi batizando (Mt 3:13-17) e chorou ( Jo11;35), porem nunca pecou.
          Pensar desta forma é muito importante dentre o cristianismo “JESUS SE FEZ HOMEM”; mas esite até mesmo entre os que crê na soberania de Cristo, um Cristo ressurreto sem sentimento que não chora, mas é um engano de alguns pois.
          Paulo exortando os Hebreus a respeito dos deveres espirituais da humanidade nos mostra que Jesus mesmo ressurreto esta corporalmente nos céus (Hb 13:8)  e tem sentimentos.
          O choro de Jesus foi em ver a dor dos seus amigos, ele ainda chora por nos hoje, fica triste com a descrença de muitos, entristece com a nossa tristeza por não conhecer mos as ESCRITURAS  SAGRADAS que testificam d’ELE.
          Mas, quando nos nós nos alegramos em cumprir todas as determinações de seu PAI e CRÊ que ELE é o DEUS CONOSCO “O EMANUEL” ele se alegra pois com ele seremos sempre vencedores.
          Jesus nunca foi indiferente a nossa dor ou tristeza, e isto podemos sempre comprova em sua atitude diante do sofrimento de Marta e Maria pela perca de seu irmão e todos que estava com elas ---JESUS CHOROU.

SOLI DEO GLORIA


Celso Lanes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário