Estudos e Reflexões

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

HUMILDADE, ORAÇÃO, CONVERSÃO





               HUMILDADE,
                                   ORAÇÃO,
                                                 CONVERSÃO.

                           
                                     12 – “DE NOITE, APARECEU O SENHOR A
                                              SALOMÃO E LHE DISSE: OUVI A
                                              TUA ORAÇÃO E ESCOLHI PARA MIM
                                              ESTE LUGAR PARA CASA DO
                                              SACRIFICIO.
                                      13 -- SE EU CERRAR OS CÉUS DE MODO
                                               QUE NÃO HAJA CHUVA, OU SE
                                               ORDENAR AOS GAFANHOTOS QUE
                                               CONSUMAM A TERRA, OU SE
                                               ENVIAR A PESTE ENTRE O MEU
                                               POVO;
                                       14 --SE O MEU POVO QUE SE CHAMA
                                               PELO MEU NOME, SE HUMILHAR E
                                               ORAR E ME BUSCAR, E SE
                                               CONVERTER DOS SEUS MAUS
                                               CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI
                                               DOS CÉUS, PERDOAREI OS SEUS
                                               PECADOS E SARAREI A SUA
                                               TERRA”. (2 Crônicas 7:12-14).

Governador Valadares-MG, cidade do leste de minas atingida pelo trágico rompimento das barragens situadas próximo a cidade de Mariana-MG estava completamente sem água devido à lama ter tomado a bacio do Rio Doce e transformado-a em um RIO DA MORTE (FAUNA E FLORA).
O desespero da população foi inegável à vista da falta de água para BEBER E AS OUTRAS NESCESSIDADES BASICOS A UM SER HUMANO.
ESCOLAS E CRECHES FORAM FECHADAS, HOSPITAIS, AZILOS FICARAM EM SUSPENÇÃO A TAL ACONTECIMENTO –-- A PALAVRA DE ORDEM ERA “COMO CONSEGUIR ÁGUA PARA ABASTECER AS RESIDENCIAS, HOSPITAIS, AZILOS ETC.ETC”.
O Povo de Deus, ainda que fazendo parte da população, e tendo os mesmos sentimentos que as outras pessoas dirigiram-se até o centro de Governador Valadares local denominado PRAÇA DOS PIONEIROS e dobrando os seus joelhos em oração, humilharam-se ante o ÚNICO QUE PODERIA E PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS INSOLUVEIS --- O SENHOR DEUS e clamaram.
Ontem, após quatro ou cinco dias sem o precioso liquido, este voltou a flui nos canos e abastecimento das casas foram retomados.
DEUS MOVEIU CORAÇÕES DE AUTORIDADES E PESSOAS CAPAZES A ANALIZAR A FATIDIGA LAMA E A TRANSFORMARAM EM UM LIQUIDO APRAZIVEL E SUSTENTAVEL A DESCEDENTAR OS VALDARESES., E NÃO PODERIAMOS OMITIR A SOLIDARIEDADE DE DONOS DE POSTOS, FABRICAS E DEMAIS PROPRIETARIOS NO DISTRITO INDUSTRIAL, LAVA-JATO E RESIDENCIAS QUE TINHA POÇOS AERTESIANOS E FORNECERAM AGUA AS PESSOAS; NÃO PODENDO ESQUECER DAS DOAÇÕES QUE VIERAM DE FORAS DE GOVERNADOR VALADARES IGREJAS VARIAS, FAZENDEIROS E RURALISTAS SOCIOS DA EXPOSIÇÃO QUE COLOCARAM A MESMA A DISPOSIÇÃO PARA ABASTECER VALDARES., CORPO DE BOMBEITOS, TIRO DE GUERRA E A POLICIA MILITAR TÃO PRESENTE EM TODA GOVERNADOR VALADARES.
MAS COMO SEMPRE ENTRE AS OVELHAS SEMPRE EXISTEM OS BODES, ESTES APROVEITANDO DA MAJORARAM SITUAÇÃO OS PREÇOS DE SEUS PRODUTOS, ÁGUA MINERAL, RECIBIENTES PARA SE COLOCAR A AGUA E OUTROS MAIS. SE OMITIMOS ALGUEM NOS PERDOEM ,POIS NÃO SOMOS ONICIENTE.

          O texto bíblico das ESCRITURAS SAGRADAS em epigrafe nos mostra que Deus requer de nos uma constante necessidade d’ELE que seja em pequenos ou grandes acontecimentos sobre a terra.
          Nesta peque poção das ESCRITURAS SAGRADAS temos três palavras diferentes porem poderíamos (ou podemos) DIZER QUE SÃO SINONIMOS EM TERMOS DE SERVIDÃO A DEUS.
                                                                    
 1) -  A PRIMEIRA delas é HUMILDADE(Vs 14) – a Humildade significa a ausência completa de orgulho, e é um rebaixamento voluntario por sentimento de RESPEITO A DEUS  ETERNO SOBERANO  de todos ao seres criados, HUMANOS, ANIMAIS, TERRA, FAUNA,  FLORA E TODO O UNIVERSO.

          Porem, todos os seres criados (Sl 90) se submetem humildemente ao seu criador e reconhecem  a sua soberania;EXETO  o ser criado a IMAGEM E SEMELHANÇA DE SEU SENHOR --- o homem.
Para que a humildade seja reconhecida, temos que demonstrá-la na forma de agir, no buscar, no pedir e na redenção aos pés de Cristo Nosso Senhor.
          
          Assim deve ser a atitude de todos os que crêem no sacrifício crucial de Jesus Cristo e sua ressurreição gloriosa, mas; não se exalto como DEUS, antes porem descendo de sua gloria humilhou-se diante da turba que pediam a sua morte, e de Poncios Pilatos que covardemente lavou as mãos, e, o entrego para que fosse crucifica e morto em meu e seu lugar, cumprindo assim a Escritura.

 “TUDO ISTO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO DA PARTE DO SENHOR, PELO PROFETA” (Mt 1:22-23; 2:4-6-14-23; 4:14; 8:17; 12:17;13:14,35; 21:44-5; 26:56; 27:35; Mc 14-49; Lc 2:39; 4:21, 18:31; 22:27; Jo:1:45)

          Jesus é o centro de toda a criação (EF 1:8-10; Cl 1:16), ELE não esta revelado apenas nos 27 livros do Novo Testamento, mas identificado desde Gênesis (Jo 5:39; Qt 10:43; 1Pe 1:10-11) até Apocalipse; durante os 33,5 anos que vivei na terra era o cumprimento das Escrituras dos 39 livros do Antigo Testamento

          No nosso caso a humildade nos leva a reconhecer que somos pecadores e não merecíamos a GRAÇA SALVADORA  que Jesus nos deu em uma ausência total  de orgulho (Pv 18:12; Fp 2:3) EM UM AMOR SUBLIME E INIGUALAVEL QUE NOS AMOU.

  2) -   A SEGUNDA Palavra e ORAÇÃO (Vs 14) – A Oração é uma maneira, atitude, reverencia para nós aproximarmos de Deus; São palavras ou pensamentos em particular ou em público.

          A oração é uma confissão de nossa dependência do nosso Senhor  Deus (Sl 95:6-9; Ap 11:17) ; a oração é uma forma de ter a comunhão inigualável com a santíssima TRIUNIDADE de Deus (Sl 103:1-6), também e uma forma de bendizermos o SANTISSIMO NOME DE DEUS em gratidão por sua graça imerecida a nos pecadores ( 1Tm 2:1) e, uma maneira de podermos pedir misericórdia divina a nossa pessoa (2 Co 12:8) ou a intercessão para os outros ( Rm 10:1).

          A oração não é somente uma maneira de pedir  algo a Deus, mas, também uma maneira de agradecermos por umaa graça alcançada e pela vida que temos, e para isto requer que a mesma seja purificada em uma sinceridade inpar (Sl 66:18) em uma fé genuína (Hb 11:6) em uma união fervorosa com Cristo (Jo 15:7).

          A nossa submissão às determinações de Deus e uma oração (1 Jo 5:14-15; Mc 14:32-36) na direção exclusiva do Espírito Santo (Jo 20)  a fim de ser aceitos por Deus em um arrependimento correto e sincero nosso ( Mt 6:12) e ao mesmo tempo ter um relacionamento correto com o nosso próximo (1 Pe 3:7).

        
3) -    A TERCEIRA  e ultima palavra é conversão (Vs 14) – a CONVERSÃO  OU MUDANÇA DE DIREÇÃO,é uma atitude de nós achegarmos a Deus por meio de Cristo; ela ocorre com a mudança de vida operada pelo próprio Deus (At15:3) .

          A conversão tem dois aspectos na vida do ser humano alcançados pela graça e misericórdia de Deus através de seu filho JESUS CRISTO –ARREPENDIMENTO E FÉ..

          Arrependimento – a palavra expressa a maneira de mudança total de atitude e a volta a vida em uma ação divina na pessoa, e, levá-la a reconhecer o seu pecado e ter tristeza por ele; o arrependimento é o abandono  da pratica do velho homem o qual confiado em Deus que o perdoa (Mt 3:2-8; 2 Co 7:9-10; 2 Pe 3:9).

          Fé – Fé é a confiança em Deus e em seu filhos Jesus Cristo e na sua palavra (Mt 15;28; Mc 11:22-24; Lc 17:5) e na obra de salvação de Jesus Cristo e a aceitação de seus benefícios ( Rm 1:16-17).

“ORA, A FE É A CERTEZA DE COUSAS QUE SE ESPERA A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VÊEM” (Hb 11:1)

          A fé é a convicção de algo subjacente à condição visível e que garante uma posse futura, sendo a base da esperança para ter convicção a respeito da realidade não vista (Rm 10:17) a fé vem através do aprendizado das Escrituras Sagradas.

          O nosso ensejo é que com os fatos ocorridos em Governador Valadares e, que repercutiu em nosso pais possa ser    UM ALERTA  para que todos entendam que  DEUS É SOBERANO  e nem um fio de cabelo de nossa cabeça  ou uma folha cai de uma arvore sem a sua permissão,  que dirá rompimento de barragens  que traga transtorno e prejuízo de vidas, e de animais flora e fauna tão necessária à sobrevivência do homem na  terra em harmonia com Deus .

SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes














Nenhum comentário:

Postar um comentário