Estudos e Reflexões

terça-feira, 21 de novembro de 2023

 

    ADVERTÊNCIA!

 

               REPONDE-LHE O SENHOR MARTA! MARTA! ANDAS INQUIETA E TE PREOCUPAS COM MUITAS COISAS. ENTRETANTO, POUCO É NECESSÁRIO OU MENOS UMA SÓ COISA; MARIA, POIS, ESCOLHEU A BOA PARTE E ESTA NÃO LHE SERÁ TIRADA” (Lucas 10:40-41).

 

               Aqui nestes dois versículos que  Lucas escreveu inspirados pelo ESPÍRITO SANTO  são as condições que muitas pessoas se encontram  afadigando-se com seus afazeres diário sem (TEMPO) para buscar através da leitura da ESCRITURA SAGRADA e ORAÇÃO a qual lhe dará orientações para seus dias (Tiago 4:13) pois somente em DEUS executaremos nossas obrigações.

               JESUS após inspirar o apóstolo   Lucas a escrever este capitulo dá-nos uma ADVERTÊNCIA primordial para a nossa vida enquanto vivermos neste mundo terreno à disposição de seu PAI, aguardando sua segunda vinda para julgar-nos.

               As duas irmãs e Lázaro tinham hospedado a JESUS CRISTO, e, ESTE como era o seu (costume) passou a ensinar-lhes as BOAS NOVAS DO REINO DIVINO, Marta, porem, estava agitada com as coisas diárias; em quando Maria se quedavam aos pés de JESUS ouvi-o com toda a atenção.

               “HUMILHAI-VOS, PORTANTO SOB A PODEROSA MÃO DE DEUS, PARA QUE ELE, EM TEMPO OPORTUNO, VOS EXALTE, LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VOS” ( 1 Pedro 5:7).

               Está é uma das maiores advertências que a palavra de DEUS nos da através da leitura da ESCRITURA e em ORAÇÃO que a FÉ nos proporciona.

               Marta como boa dona de casa estava afadigada com seus afazeres domésticos (não que Maria não o seria), mas, porem, o momento não era apropriado, pois estava hospedando não uma pessoa ‘SIMPLES E ILUSTRE’, mas, sim o SALVADOR que lhes proporcionaria à vida eterna e a salvação e ressurreição no ultimo dias como fizera e ressuscitou a Lázaro após sua hospedagem (João 11:1-46).

................................................................

 Betara na Pereia onde se encontrava JESUS até Betânia era de um dia, e a pessoa que levou a noticia  tinha de voltar (seria um dia para ir a JESUS  e outro para voltar a BETANIA), mas, JESUS só chegou a BETANIA 4 dias após o sepultamento de Lázaro.

................................................................

               A hospitalidade na BÍBLIA sempre foi um tema relevante. Desde os relatos de Abraão e Ló recebendo – cada um em sua casa – ANJOS  e o SENHOR. Havia um código de hospitalidade no qual o anfitrião deveria proteger seus hospedes, mesmo que isso colocasse em risco sua própria vida (Génesis 19:4-).

................................................................

               Não existe nenhum narrativo sobre a sobriedade ou postura comportamental no lar ou na sociedade de MARIA e MARTA, porem, tudo indica que eram mulheres crentes e virtuosas.

               “MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE A DA FINA JÓIAS.”( Provérbios 31:10).

               Hoje, em pleno Século 21, podemos ver e ouvir sobre mulheres VIRTUOSAS, que se detém em seus afazeres DOMÉSTICOS ou COMERCIAIS; porem negligencia-se a irem a IGREJA e CONGREGA-SE; estão à parte sem se incomodar, não dando valor a ESCRITURA e ORAÇÃO.

               “É AINDA NOITE, E JÁ SE LEVANTA, E DÁ MANTIMENTO À SUA CASA E A TAREFA ÀS SUAS SERVAS.”  (Provérbios 31:15).

               Tal procedimento é correto, porem, todos deveria buscar a DEUS em oração e suplica ouvindo a CRISTO seu salvador como Maria o fazia.

               A ESCRITURA SAGRADA afirmam categoricamente que todas as coisas existentes no ontem, no hoje e futuramente são determinadas por DEUS como em sua criação (HAJA), nada será por vontade nossa pois todas as coisa virão ao tempo de DEUS.

               Marta estava praticando o que o ESPÍRITO SANTO DE DEUS inspirou ao rei Salomão escrever.

               “TODAS AS COISAS SÃO CONCEITOS TAIS, QUE NINGUÉM AS PODE EXPRIMIR, OS OLHOS NÃO SE FARTAM DE VER, NEM SE ENCHEM, OS OUVIDOS DE OUVIR” (Eclesiastes 1:8).

               Ela praticava o que diariamente iria fazer como dona de casa, porem, ouvir JESUS falar sobre as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO era primordial e lhe traria conforto em sua alma, mas tudo que fazia era:

               “VAIDADE DE VAIDADE, DIZ O PREGADOR, VAIDADE DE VAIDADE, TUDO É VAIDADE” ( Eclesiastes 1:2).

               Portando, o trabalho enobreça a pessoa, mas, a SALVAÇÃO somente através de JESUS.

               “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” (João 14:6).

               Que a ADVERTÊNCIA feita a  Marta chegue ao nosso coração e ouçamos o que JESUS tem falada através da ESCRITURA a nos.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.   

  

 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário