Estudos e Reflexões

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

 

DEUS

    CONHECE VOCÊ.

 

          O TEMOR DO SENHOR É  LÍMPIDO  PERMANECE PARA SEMPRE, OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E TODOS IGUALMENTE JUSTOS.” (Salmos 19:3).

 

         Muitas pessoas (talvez irreflectidamente) verbalizam; SE DEUS

É AMOR, PORQUE MUITAS PESSOAS SÃO CONDENADAS AO INFERNO!

         A resposta encontra-se na ESCRITURA SAGRADA, e a lermos com atenção veremos que DEUS é justo em suas ações.  O versículo em epígrafe nos dá inicialmente a resposta, “O TEMOR DO SENHOR E LAPIDO...JUÍZO DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E TODOS IGUALMENTE JUSTOS.”

         Deus ao inspirar DAVI a escrever este salmo foi no intuito de gerar TEMOR/E AMOR a ELE no sentido de que nós somos totalmente dependentes D’ELE, ainda que muitos não acreditem dando entender que foi o BIG BEM que formou a terra e todas as coisas existentes.

         O salmo 19 nos mostra que todas as coisas criadas foram  pelo poder de DEUS, nada passou a existir por conta própria ou  pelo BIG BEM.

         “OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS, E O FIRMAMENTO ANUNCIA AS OBRAS DAS SUAS MÃOS”( Salmos 19:1).

          Quem poderia (ou poderá) proclamar a glória de DEUS através do tempo? E dizer que hoje vai chover ou ter um dia de sol, porem, o firmamento anunciam as obras de suas mãos.

        A natureza criadas por DEUS  tem em si mesmo a dependência de seu criador; nos seres humanos dependemos totalmente de DEUS, não somos independente de seu poder criador e  ade-mostrador por ELE..

        “...SINAL EVIDENTE DO RETO JUÍZO DE DEUS, PARA QUE SEJAIS CONSIDERADOS DIGNOS DO REINO DE DEUS, PELO QUAL, COM EFEITO, ESTAIS SOFRENDO; SE, DE FATO, É JUSTO PARA COM DEUS QUE ELE DÊ EM PAGA TRIBULAÇÃO AOS QUE VOS ATRIBULAM E A VÓS OUTROS, QUE SOIS ATRIBULADOS, ALIVIO JUNTAMENTE CONOSCO, QUANDO DO CÉU SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS COM OS ANJOS DO SEU PODER, EM CHAMAS DE FOGO, TOMANDO VINGANÇA CONTRA OS QUE NÃO CONHECEM A DEUS E CONTRA OS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS.”(Tessalonicenses 1:6-8)    

        Fomos criados para dominar todas as coisas (Génesis 1:26-20), mas sob a dependência total de DEUS; cumprindo todos os seus designo e determinações.

        Assim fomos criados (feitos, formado) para obedecer a DEUS; porem, dando ouvida a serpente (diabo) nossos primeiros pais pecou (e continuamos a pecando).

        “...MAS DEUS É FIEL E NÃO PERMITIRA QUE SEJA TENTADO ALÉM DAS NOSSAS FORÇA, PELO CONTRARIO, JUNTAMENTE COM A TENTAÇÃO, VÓS PROVERÁ LIVRAMENTO DE SORTE QUE A POSSAMOS  SUPERA.” ( 1 Coríntios 10 : 13 b).

        A pesar da ignorância e pretensões de algumas pessoas em dizer que DEUS não existe, conforme já citamos acima, DEUS é presente em nosso viver! Que diremos, pois, sobre a FAUNA e FLORA criadas e todo o UNIVERSO quem os regera?

        Tomé, um dos doze discípulos de JESUS questionou-o para onde iremos após a morte física; a resposta de JESUS foi enfática e divina para todos que o seguirem:

        “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” (João 14:6).

        Conforme lemos no escrito passada na meditação “NO PRINCIPIO”, agora novamente vemos o verbo INTRANSITIVO “EU SOU” o mesmo dito a Moisés quando o enviou a liberta os ISRAELITAS do jugo de Faraó (Êxodo 3: 14).

        Mais uma vez agora JESUS (EMANUEL)  da uma afirmação DIVINA de um libertador que conhece e vê a nossa condita a fim de sermos salvos PARA A ETERNIDADE no céu  de quem o seguir.

        E finalizando essa meditação podemos entender que o ANTIGO TESTAMENTO é a apresentação do NOVO TESTAMENTO (Isaias 53), onde DEUS no principio da criação ao FORMAR a FAUNA e a FLORA  sempre se apresentarão e glorificarão  a JESUS da seguinte maneira.

        “UM DIA DISCURSA A OUTRO DIA, E UMA NOITE RENDE CONHECIMENTO A OUTA NOITE, NÃO HÁ LINGUAGEM NEM HÁ PALAVRAS, E DELAS NÃO SE OUVE NENHUM SOM; NO ENTANTO, POR TODA A TERRA SE FAZ OUVIR A SUA VOZ, E  AS SUAS PALAVRAS, ATÉ AOS CONFINS DO MUNDO.” (Salmos 19:2- 4 ª).

        Que a graça e misericórdia de DEUS em seu filho JESUS CRISTO nos leve a ler e crê na ESCRITURA SAGRADA que é a verdade única de DEUS para a ETERNIDADE NO CÉU.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário