Estudos e Reflexões

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

 

          

            NO PRINCIPIO.

 

       “NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS. ELE ESTAVA NO PEINCIPI COM DEUS. TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR INTERMEDIO DELE, E, SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ” ( João 1:1-3).

       

        No principio, conforme escrito esta na SAGRADA ESCRITURA, DEUS em sei poder ABSOLUTO e ETERNO, formou o UNIVERSO com todas as maravilhas que vemos visível e o invisível;   também e fez o EDEM (paraíso) com sua FAUNA E FLORA para a morada de ADÃO  o qual deveria ADMINISTRAR a sua  criação.

       Vendo o SENHOR que o homem estava só em sua administração e precisava de uma companheira; fazendo o homem dormir retirou uma de suas costelas e formou a mulher e a deu ao homem dando-lhes uma única restrição ou ordem (NAO COMER DA ÁRVORE QUE ESTAVA NO MEIO DO JARDIM DO EDE;, CASO O FISESE MORRERIA0), mas a mulher vendo que era furto desejável   e induzido pela serpente (diabo) tomou do fruto e comeu e deu ao homem e este comeu e pecou, e, DEUS os expulsou do paraíso para  a terre; e dando então inicio da geração humana.

        A raça humana se perverteu e degradiou-se (consumindo entre si assassinado o seu semelhante).

      Pela Enfermidade causada pelo pecado  ( mas a humanidade continuam a perverte-se) e DEUS parou de agir no ser humano, porem vendo o nosso sofrimento envio; seu único filho para resgatar os que eram seus (ESTE ERA O VERBO QUE ESTAVA JUNTO AO PAI NO PRINCIPIO).  

        Voltando ao PRINCIPIO a Bíblia nos mostra que o povo HEBREU era um povo da antiguidade pôs-diluvio, era um povo que teve a sua origem na MESSOPOTANIA através de ABRÃO quando DEUS lhe falou para sai do meio de sua parentela e ir para uma terra que  lhe mostraria, este foi o inicio da jornada para CANÃA.

         Quando DEUS falou ao seu servo Moisés para que ele falasse ao rei do Egito RAMASÉS II para libertar o povo Israelita que se encontrava  escravizado após a morte do Faraó  MAALIBE SHESHI o qual colocará JOSÉ como administrador do Egito, ELE, DEUS, disse a Moisés qual era o seu nome e quem o enviara a falar a Faraó e ao povo israelita, muitos anos se passou da existência de ABÃO, ISAQUE E JACÓ.

        “DISSE DEUS A MOISÉS: EU SOU O QUE SOU, DISSE MAIS: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE ISRAEL: EU SOU ME ENVIOU A VOS OUTROS” (Êxodos 14).

        Para que entendamos a soberania divina de DEUS, este é um verbo intransitivo, “EU SOU”.

        Agora para podermos iniciar o entendimento  do que DEUS  disse a  seu servo Moises; o Apóstolo Paulo escrevendo a Epístola aos Efésios no capitulo 2 referindo-se a escravidão do pecado disse:

        “ELE VOS DEU VIDA, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSO DELITOS E PECADO,  NOS QUAIS ANDATES OUTRORA, SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRINCIPE DA POTESTADE DO AR, DO ESPÍRITO QUE AGORA ATUA NOS FILHOS DA DESOBEDIENCIA; ENTRE OS QUAIS TEMBÉM TODOS NÓS ANDAMOS OUTRORA, SERVIDO AS INCLINAÇÕES DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTO; E ÉRAMOS, POR NATUREZA, FILHOS DA IRA , COMO TAMBÉM OS DEMAIS.” ( Efésios 2:1-3).

        Estas foram as palavras dos escritos do apóstolo Paulo aos Efésios colocando-se também como  ele vivia antes de sua conversão na estrada de Damasco (Atos 9:2); tal conversão se deu  quando em viagem à Damasco para prender os DO CAMINHO como era chamados os cristão na antiguidade, JESUS lhe falou (Atos 9:3—6).

        Nestes primeiros versículos da Epistola aos Efésios nos mostram como o povo vivia (gentios) antes de conhecerem a CRISTO em uma decadência humana REPRENSIVEL como podemos constatar nos dias atuais mesmo sabendo que o pecado os levará ao INFERNO.

        Vendo DEUS ignominia do povo JESUS foi enviado à terra a fim de PROCLAMAR AS BOAS NOVA DA SALVAÇÃO A QUAL ESTA PROPOSTO À AQUELES QUE O SEGUIREM, pois, todos estavam MORTOS EM SEUS DELITOS E PECADOS.

        “MAS DEUS, SENDO RICO EM MISERICORDIA, POR CAUSA DO GRANDE AMOR COM QUE NÓS AMOU, E ESTANDO NÓS MORTOS EM NOSSO DELITOS, NOS DEU VIDA JUNTAMENTE COM CRISTO, PELA GRAÇA SOIS SALVOS, E, JUNTAMENTE COM ELE NÓS RESSUSITOU, E NÓS FEZ ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS  EM CRISTO JESUS, PARA MOSTRAR, NOS SÉCULOS VINDOURO, A SUPREMA RIQUEZA DA SUA GRAÇA, EM BONDADE PARA CONOSCO, EM CRISTO JESUS” ( Efésios 2:4-7).  

        DEUS ao formar o homem do pó da terra e soprar em suas narinas o sopro da vida tinha (podemos dizer tinha um proposito), o homem deveria guardar e cultivar o jardim do EDEM e DEUS sempre teria um DIALOGO com ele; porem, o seu pecado foi (como LUCIFER – Isaias 14:13-14) ter o poder que DEUS  tem eternamente e Desobedeceu ao seu criador e DEUS (Gênesis 3:6-24) e foi lançado para a terra.

        Os seres humanos são induzidos em muitos casos; (em conversa com alguém, lendo uma revista, vendo televisão, manuseando celular etc.), até mesmo nos cultos dentro das igrejas; quando ouvimos “CERTAS PREGAÇÕES ELOQUENTES DE FALSOS PROFETAS”; o que realmente devemos fazer é sermos iguais aos BEREANOS (Atos 17: 11) e não aceitar qualquer PREGAÇÃO ou DISCURSO.

        DEUS quando formou o homem do pó da terra, não fez para sofrer, mas, devido a ganancia de comer indiscriminadamente e dando ouvido ao mal pecou contra a ordem dada (DO FRUTO DO MEIO DO JARDIM NÃO COMEREIS, POIS, QUANDO O FIZER MORREREIS – palavra nossa); além, de ter morar no EDEM  ainda DEUS tinha um dialogo com eles.

        Somos induzidos em muitas coisas, em conversas, escritos, televisão, celular etc. dando ouvidos e não lendo as VERDADES NA ESCRITURA SAGRADA deixando ser induzidos por falsos profetas, ou falsos conselheiros.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.          

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário