Estudos e Reflexões

domingo, 6 de novembro de 2022

 

        VIDEIRA VERDADEIRA.

 

           EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA, E MEU PAI É O AGRICULTOR, TODO RAMOS QUE, ESTANDO EM MIM, NÃO DER FRUTO, ELE O CORTA; E TODO O QUE DE FRUTO LIMPA, PARA QUE PRODUZA MAIS FRUTO AINDA” (João 15:1-2).

          

           Na videira existe dois tipos de ramos, os produtivos e os improdutivos, o dono da videira o agricultor conhece os dos tipos e ele corta o ramo improdutivo e limpa o produtivo para que de mais fruto.

            A videira, PARREIRA ou VINHA é uma trepadeira da família das vitáceas que possuem troncos retorcidos e ramos flexíveis, folhas grandes e flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam em fruto que é a uva.

             Ao escolher a videira para exemplificar sua vida terrena foi um dos motivos para chamar a SI pessoas de varias nacionalidades e crédulo contrarias à sua palavra a fim salva-las.

            Ao utilizar a metáfora da videira, JESUS, queria “E QUER” comunicar a necessidade de um relacionamento VITAL entre ELE e o CRENTE a fim de que haja a produção do fruto do ESPÍRITO SANTO: e, é através do fruto do ESPÍRITO SANTO que DEUS seja glorificado em nossa vida, e assim muitos serão abençoados através de nosso bom testemunho.

            O que DEUS em CRISTO requer do nosso bom testemunho é:

            “MAS O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO É: AMOR. ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO, CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI” ( Gálatas 5:22-23).  

           A nossa vida é comparada ao tempo da vida de uma videira uma vez fertilizada, com o cuidado devido do agricultor a videira pode viver e produzir uvas por 50 até 100 anos, plantada no local certo, porque move-la interrompe o crescimento.

           Isto é o que ocorre com aqueles que sendo batizado em nome do SENHOR JESUS permanecem fieis à sua palavra e são enviados a produzirem fruto.

           “E DISSE-LHES: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRE E FOR BAPTIZADO SERÁ SALVO; QUEM, POREM, NÃO CRER SERÁ CONDENADO” ( Marcos 16:15-16).

           JESUS é a videira verdadeira, e, todo aquele que se achegam a ELE; ELE  os introduzira na videira para que sejam seus EMISSÁRIOS DAS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO, e irão por todo o mundo produzindo frutos verdadeiros conforme sua palavra.

           Quando JESUS disse aos discípulos “IDE” a comunicação era verbal em um mundo desprovido de toda a tecnologia que temos actualmente; hoje pode-se proclamar o EVANGELHO via telefone, celular ou até mesmo tele visível, no entanto muitos são aqueles que prezam a OUVIR  ou VER qualquer pregação ou leitura da ESCRITURA.

           JESUS, sempre utilizou palavras concernentes ao meio em que vivia em sua ÉPOCA TERRENA; a videira era o símbolo de ISRAEL como um povo separado por DEUS, e agora JESUS se apresenta como a VIDEIRA VERDADEIRA E O PAI O AGRICULTOR: “ EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA E MEU PAI O AGRICULTOR” ( João 15:1); todos os seguem a JESUS são considerados por ELE como RAMOS ADICIONADOS À VIDEIRA.

           A primeira videira plantada após o DILUVIO foi NOE que a plantou.

           “SENDO NOÉ LAVRADOR, PASSOU A PLANTAR UMA VINHA, BEBENDO DO VINHO,...” (Génesis 9:20-21).

           Os judeus consideravam a videira como a mais nobre das plantas, mas, se ela não estiver no troco more.

            JESUS poderia escolher qualquer árvore, a palmeira é uma planta em abundância em toda a região da JUDEIA e seu fruto é a TAMARA o qual é  muito apreciado, também poderia escolher o vigoroso carvalho, mas escolheu uma planta que necessita de cuidados especiais; pois, as árvores não necessitam muitos cuidados, são vigorosas em si mesmo.

            “EU NÃO POSSO DE MIM MESMO FAZER COISA ALGUMA” ( João 5:30).

           Mesmo quando fazia os MILAGRES, ELE, sempre buscava a atenção de seu PAI, DEUS; ELE sempre se colocava em SEGUNDO PLANO diante de seu PAI.

           “TIRARAM A PEDRA: E JESUS, LEVANTADO OS OLHOS PARA O CÉU, DISSE: PAI, GRAÇAS E DOU PORQUE ME OUVISTE. ALIAS, EU SABIA QUE SEMPRE ME OUVES, MAS ASSIM FALI POR CAUSA DA MULTIDÃO PRESENTE, PARA QUE CREIAM QUE TU ME ENVIASTES” (João 11: 11-42).

            Portanto querido leitor, seja um ramo que produza fruto, seja frutífero em suas relações entregando sua vida a JESUS, pois em DEUS “VIVEMOS E NOS MOVEMOS” (Atos 17:28).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário