Estudos e Reflexões

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

 

          A FIGUEIRA SEM FRUTOS

 

            “E, VENDO DE LONGE UMA FIGUEIRA COM FOLHAS, FOI VER SE NELA, PORVENTURA. ACHARIA ALGUMA COISA. APROXIMANDO-SE DELA, NADA ACHOU, SENÃO FOLHAS, PORQUE NÃO ERA TEMPO DE FIGO.” (Marcos 11:13).

 

            Mais uma vez JESUS se utiliza de um objecto para dar ensinamento aos seus discípulos e aqueles que o seguiam; JESUS sabia muito bem que não era época de frutos em uma figueira, porem, utilizou-se desta para que didacticamente ensinasse a todos que não adianta ter boa aparecia se não produzir frutos.

            Esta é uma narrativa na ESCRITURA SAGRADA que nos levam a entender que aqueles que não produzem frutos serão eliminados dos favores e bênção divina; isto  podemos ler no evangelizo de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO registado pelo apostolo João capitulo 15 versículos 1-2 quando ELE diz que é a VIDEIRA verdadeira e seu PAI o agricultor.

            A narrativa se da quando JESUS e seus discípulos e todos que seguiam após ELE  entender o seu poder divino vindo do PAI, e ELE zeloso pelo TEMPLO  expulsa os vendedores que se encontravam no templo mercadejando suas mercadoria transformando o santuário em um MERCADO (local onde se compra e vende-se qualquer objecto).

            JESUS naturalmente estava exausto depois de expulsar os vendedores utilizando um chicote feito de cordas a fim de efectuar a expulsão pela força dos vendedores, e lançando fora do templo em Jerusalém e os animais e outras mercadorias que ali eram negociadas. (João 2: 15-25).

            Como ser humano (POIS JESUS ERA 100% HOMEM E 100 % DEUS) ELE, estava cansado e com fome, e vendo uma figueira foi em busca de um dos frutos que a mesma produzia; porem, a figueira não os tinha mesmo fruto tem-porão, mas, tinhas folhagem exuberante.

            Essa é a lição que JESUS  apresentou aos que o seguiam a ELE; sendo DEUS, cumpria o ministério de seu PAI que o enviará ao mundo para proclamar o rei dos céus, curando, expulsando demónios e tantas outras coisas que não se encontram registado na ESCRITURA.

            Muitos de “NOS” salvos em seu nome pela sua morte e ressurreição, nos encontramos tranquilos dentro dos templos no aconchego dos mesmos, em ar condicionado, bancos almofadados etc. não atentamos para o IDE de JESUS.

            “E DISSE-LHES: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRE E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; QUEM, POREM, NÃO CRER SERÁ CONDENADO” ( Marcos 16:15).

            Durante seu ministério JESUS  havia preparado os seu discípulos para exercer a actividade que é evangelizar (ENSINAR À ESCRITURA), mas, eles não iniciaram seu ministério e se encontrava trancados em uma casa com medo do povo  judeu (João 20:19).

            Talvez, eles tinham até razão, pois antes de JESUS amaldiçoar a figueira, JESUS foi aclamado pelo povo ao entrar em Jerusalém como um rei (Marcos 11:8-10), uma semana depois este mesmo povo que o aclamara como rei forrando as ruas com folhas de palmas, pediu sua morte (Mateus 27 : 17-22).

            Será que nos dias atuais após dois mil anos ainda estamos com medo de sairmos às ruas e proclamar a SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO PREGANDO O EVANGELHO?

            QUEM É SALVO POR JESUS PRODUZEM FRUTOS, E NÃO CONTINUA AMANDO O PECADO E MUDA DE VIDA, DE UMA INERCIA PARA UMA VIDA PROATIVA (Mateus 2:8).

            Mesmo LENDO o que JESUS fez,  muitos são pensamento contrario a sua execução, mas,  este foi mais um dos milagres de JESUS  que e esta registado no Evangelho de Nosso SENHOR JESUS CRISTO escrito pelo Apostolo  Marcos 11:12-14; Marcos 11:20-25; Mateus 21:18-22, somente o Apostolo Lucas não escreveu.

            Ao lermos essa parábola muitas das vezes não entendemos a sua EXEGESE TRADICIONAL;, porem, ela nos mostra à HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS sobre a NATUREZA; uma autoridade INCONTESTÁVEL; isto podemos dizer que foi uma maneira de JESUS mostrar aos Judeus o fim da aliança exclusiva com eles; a arvore em seu aspecto frondoso mas sem frutos, mostrando à nação  judaica que não eram exclusivos para a salvação. (Romanos 1: 1-6).

            “PORTANTO, DESPOJANDO-VOS DE TODA IMPUREZA E ACUMULO DE MALDADE, ACOLHEI COM MANSIDÃO, A PALAVRA EM VOS IMPLANTADA, A QUAL É PODEROSA PARA A SALVAR A ALMA. TORNAI-VOS , POIS, PRATICANTES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES, ENGANANDO-VOS A VÓS MESMO. PORQUE, SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA E NÃO PRATICANTE, ASSEMELHA-SE AO HOMEM QUE CONTEMPLA, NUM ESPELHO, O SEU ROSTO NATURAL; POR SI MESMO SE CONTEMPLA, E SE RETIRA, E PARA LOGO SE ESQUECER DE COMO ERA A SUA APARECIA.” (Tiago 1:21-24),

             Queridos LEITORES, que a GRAÇA INACESSÍVEL DE NOSSO DEUS E PAI EM SEU FILHO JESUS CRISTO possa despertar-nos de nossa LETARGIA ESPIRITUAL e coloquemos as mãos no arado para que a FIGUEIRA QUE PLANTARMOS em CORAÇÕES AVIDOS DA SALVAÇÃO atinja o alvo a nos proposto. (2 Coríntios 9:7-9).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário