Estudos e Reflexões

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

 

                      

 DECRETOS DE DEUS,

            “EU SOU”

             

CONTINUAÇÃO DO SALMO 19.

            

             “QUEM HÁ QUE POSSA DISCERNIR AS PRÓPRIAS FALTAS? ABSOLVE-ME DAS QUE SÃO OCULTAS” (Salmos 19: 12).

             Discernir, conhecer, faltas ocultas; essa é falta que praticamos conscientes ou até mesmo inconscientes, são faltas praticadas em pensamentos ou até mesmo verbalizadas sem a devida responsabilidade as quais somente DEUS as ouvira (Jeremias 17:9).

             Estas faltas nos pegam de surpresa ou até mesmos as desejadas, pois o nosso pensamento e malicioso. O nosso pensamento deveriam ser sempre agradáveis a DEUS, pois todos eles somente DEUS os poderá ouvir (Salmos 139:13; Hebreus 4: 12).

             Somos culpados mesmo em momentos que acreditamos esta fazendo o bem ainda assim erramos, pois pensamos erroneamente até mesmo ao um lermos um livro ou assistido televisão nossos pensamentos são RETROGRADO,  não existem pensamentos frutíferos sem que DEUS não os perscruta (Salmos 139: 4).

             “TAMBÉM DA SOBERBA GUARDA O TEU SERVO, QUE ELA NÃO ME DOMINE, ENTÃO SEREI IRREPREENSÍVEL E FICAREI LIVRE DE GRANDE TRANSGRESSÃO” ( Salmos 19:13).

             A palavra usada aqui neste versículo “ARROGÂNCIA” manifesta e projecta e ações  acreditam que conseguirão estar fora do alcance de DEUS.

             Os pensamentos do ser humano são “LEVIANOS e SOBERBOS” neste sentido, pois acreditam em si mesmo esquecendo-se que de DEUS é provedor da “VIDA”, e a falta de FÉ em JESUS CRISTO leva o ser humano à morte ESPIRITUAL “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO E A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” ( João 14:6);  a SOBERBA e VIDA pode ser comprovado através de vários versículos na ESCRITURA SAGRADA.

Salmos 86: 14; 119:21; 119:51; 119:69; 119:78; 119:85; 119:122; Provérbios 21: 24; Isaias 13: 11; Jeremias 43:2; Malaquias 4:1.

             “PARA QUE ELAS NÃO ME CONTROLEM” é o mesmo que dizer “REINE SOBRE MIM”, ter o domínio de minhas atitudes e pensamentos; SENHOR não me deixe serem escravo de tais “MALDADES PECAMINOSAS” SER ESCRAVO DO PECADO.

             Em provérbios Capitulo 2 nos Versículos 7 a 9 nos revelam o seguinte:

             “ELE PRESERVARÁ A VERDADEIRA SABEDORIA PARA OS RECTOS; É ESCUDO PARA OS QUE CAMINHÃO NA SINCERIDADE, GUARDA AS VEREDAS DO JUÍZO E CONSERVA O CAMINHO DOS SEUS SANTOS. ENTÃO ENTENDERAS JUSTIÇAS JUÍZO E EQUIDADE; TODAS AS BOAS VERDADES” (Provérbios 21:7-9).

            Os últimos versículos do Salmo 19 concluem como devemos viver conforme discretos e juízos de DEUS para uma vida cheia de responsabilidade e amor E SOBRETUDO RESPEITO para o com o SENHOR.

             “AS PALAVRAS DOS MEUS LÁBIOS E O MEDITAR DO MEU CORAÇÃO SEJAM AGRADÁVEIS NA TUA PRESENÇA, SENHOR, ROCHA MINHA E REDENTOR MEU” (Salmos 19:14).

             Devemos em primeiro lugar ver quais são palavras que devem ser faladas, pois as mesmas antes de chegar a nossa língua DEUS já as conhecem, e ela depois de verbalizadas não retornam; veja os exemplos de algumas coisas que não se repetem:

1° - ÁGUA NÃO PASSA SOBRE A MESMA PONTE MAIS UMA VEZ.

2º - ÁGUA NÃO MOÍ O MESMO MOINHO DUAS VEZES.

3º - PALAVRAS DITAS “NÃO PODEM SER CONSERTADAS”.

             Os lábios falam do que o coração esta cheia (Mates 12: 34). Essa é uma advertência dita por JESUS a toda à humanidade, uma advertência para pensarmos antes de verbalizar; as palavras tem que primeiramente agradar a DEUS, pois agradando a DEUS  agradará aquele que as ouvira.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário