Estudos e Reflexões

sexta-feira, 15 de março de 2024

 

              ALEGRIA NO SENHOR.        

 

          “CELEBRAI COM JUBILO AO SENHOR, TODAS AS TERRAS” (Salmos 100:01).

 

          O salmista ao ser INSPIRADO pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS escreveu os salmos 100 com todas a reverencias, humildade e servidão ao seu criador DEUS e conforme ELE mesmos lhes instruíra.

          O salmo 100 é um salmo que demonstra gratidão a DEUS, e ao mesmo tempo o glorifica triunfante mente como o SENHOR e DEUS o qual é  SOBERANO sobre todas as coisas criadas visíveis e invisíveis ao quais formadas pelo sopro de sua boca  “HAJA” (Génesis 1:3,6,14) formando o universo no todo as coisas visíveis a nos seres humanos.

          Este salmo tem a finalidade de convidar a todos a LOUVAR e AGRADECER a DEUS pela vida que vivemos  e temos segundo sua DETERMINAÇÃO e SUSTENTAÇÃO ainda que sejamos PECADORES, pois, agimos conforme a nossa carne  em muitos momentos de nossa trajectória na terra.

          O salmo 19 nos mostra como toda criatura criadas por DEUS  (FAUNA e FLORA) dão graças a DEUS por sua existência.

           “SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA, APRESENTAI-VOS DIANTE DELE COM CÂNTICOS” (Salmos 100:2).

           A palavra “SERVIU AO SENHOR” é uma das maiores obediência que nós seres humanos devemos presta a DEUS e ao mesmo tempo devemos referenciar-lhe em PLENA fidelidade e FÉ ao SENHOR e DEUS; assim podemos demonstrar a ELE que estamos sempre obedientes à sua ORDEM com toda reverencia e SERVIDÃO conforme JESUS CRISTO seu FILHO UNIGENITO DEMONSTROU ENQUANTO ESTEVE FISICAMENTE NA TERRA.

          “POIS QUAL É MAIOR QUEM ESTA À MESA OU QUEM SERVE? PORVENTURA, NÃO É QUEM ESTA À MESA? POIS NO MEIO DE VOS, EU SOU COMO QUEM SERVE” (Lucas 22: 27).

           JESUS não desobedeceu ao seu PAI. Mas obedeceu-o em todos os momentos servindo-o; e,  a todos os que estavam enfermos, paralíticos, cegos e os que estavam possessos de demónios, ressuscitou mortos etc., alimentou os que o seguia.

           “SABEI QUE O SENHOR É DEUS, FOI ELE QUEM NOS FEZ, E DELE SOMOS, SOMOS O SEU POVO E REBANHO DO SEU PASTOREIO” (Salmos 100:3).

           Talvez, ainda haja muitas duvidas no coração de ‘ALGUNS’ que não acreditam na existência de DEUS e não lhe presta culto acreditando que pessoas (humanas evoluíram do MACACO ou do homem de Neandertal, ou HOMO NEANDERTHALENSIS, conforme a ciência afirma que o mesmo é uma espécie IRMÃ DE HOMO SAPIENS ) tendo o entendimento que a BÍBLIA não e verdadeira (Génesis 2:7).

           Neste versículo e em toda a ESCRITURA SAGRADA enfatizam a importância de RECONHECER  A SOBERANIA DO SENHOR DEUS, adorando-o com alegria e rectidão e servindo-o em todas as áreas de nossa existência.

           “ENTRAI POR SUAS PORTAS COM ACÇÕES DE GRAÇA E NOS SEUS ÁTRIOS COM HINO DE LOUVOR, REFENDO-LHE GRAÇA E BENDIZENDO-LHE O NOME” (Salmos 100:4).

           Como podemos ler em varias partes do ANTIGO TESTAMENTO quando DEUS mandou a Moisés construir uma tenda a qual era o templo na peregrinação do povo regatado das mãos de Farão rei do Egito.

            O templo (tenda de oração) era desmontado e montada novamente; quando a nuvem que cobria o templo parava era montada e quando a nuvem de elevava o templo era desmontado (Numero 9: 17-23).

             Assim quando formos a “IGREJA” primeiramente devemos orar para entrar com reverencia e ações de grassa a DEUS.

....................................................................................

COMENTÁRIO SUCINTO:

             Muitas pessoas ao ORAR dizem “SENHOR, NESTE MOMENTO QUE NOS ENCONTRAMOS DIANTE DO SENHOR”, e uma informação incorrera, pois, DEUS esta em toda a parte conforme ELE mesmo inspirou para ser escrito.

  “AGORA TAMBÉM, Ó DEUS DE ISRAEL, CUMPRA-SE A TUA PALAVRA QUE DISSESTE A TEU SERVO DAVI, MEU PAI. MAS, DE FATO, HABITARIA DEUS NA TERRA? EIS QUE OS CÉUS E ATÉ O CÉU DOS CÉUS NÃO TE PODEM CONTER, QUANTO MENOS ESTA CASA QUE EU EDIFIQUEI” (1 Reis 8:26-27).

 Outros dizem “O SENHOR E MERECEDOR DA MINHA ADORAÇÃO”, isto também é incorrecto pois o que temos para oferecer a DEUS? Todas as coisa lhe pertencem até a nossa vida, a nossa obediência e não pecar é o que podemos oferecê-lo .

....................................................................................

           “PORQUE O SENHOR É BOM, A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE, E, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, A SUA FIDELIDADE” (Salmo 100:5).

           A misericórdia é um termo amplo que refere à benevolência de DEUS em seu PERDÃO e BONDADE que nos seres humanos não merecemos; e uma variedade de contextos éticos religiosos do a qual exemplificamos nos oferecimento de JESUS em  sua morte e morte de cruz (Gálatas 3:13-14).

          A bondade de Deus é um atributo divino; ela é representada em consequência da essência e natureza perfeita no carácter divino de DEUS a qual é auto suficiente completa de nosso criador e também o  que nos é dada pelos méritos de seu filho unigênito JESUS CRISTO.

          Que o amor e bondade de DEUS em seu filho JESUS CRISTO nos de sabedoria para ALEGRAR SEMPRE NO SENHOR.

 

SOLO DEO GLORIA,

Celso Lanes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário