Estudos e Reflexões

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

 

DECRETOS DE                        

             DEUS.

                                 

                          

          “NO PRINCIPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA. A TERRA, POREM ESTAVA SEM FORMA E VAZIA, HAVIA TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO, E O ESPÍRITO DE DEUS PAIRAVA POR SOBRE AS ÁGUAS” (Génesis 1:1-2).

             

 

              Quando olhamos para a natureza, temos motivos para buscar conhecimento de nosso CRIADOR DEUS.

             Quando olhamos para a ESCRITURA SAGRADA admiramos a sabedoria como DEUS se revela a nos.

             Quando damos a importância à CRIAÇÃO percebemos quão grande e o NOSSO DEUS.   

             Na ESCRITURA SAGRADA ao iniciar a leitura do Salmo 19, podemos ver como a natureza proclama a gloria de DEUSEU SOU”, e, ao mesmo tempo podemos sentir a presença e a GRANDEZA DOEU SOU” na natureza por ELE criada.

          O Salmo 19 ocupa um lugar especial na ESCRITURA SAGRADA por sua apresentação objetiva das principais maneiras de DEUS se revelar a nos seres humanos.

             “OS CÉUS PROCLAMAM A GLORIA DE DEUS, E O FIRMAMENTO ANUNCIA AS OBRAS DAS SUAS MÃOS” (Salmos 19:1).

          Deus criou a natureza FAUNA, FLORA  NA TERRA e FORMOU o HOMEM do pó da terra com um único propósito ADORA-LO, GLORIFICA-LO e ao mesmo tempo poder ADMINISTRA SUA CRIAÇÃO; porem, mesmo vivendo no PARAÍSO “EDEM” e tendo contato DIRECTAMENTE  com DEUS desacreditaram em sua palavra (Génesis 3:3) dando ouvidos ou diabo, (PREFIGURADO EM UMA FORMA DE SERPENTE) (Génesis 3).

           Nos dias atuais muitos ainda   continuam a não crê na EXISTENCIA de DEUS o “EU SOU”(Génesis 3:3) como ELE  disse a MOISES qual o seu nome e para falar ao povo israelitas em nome de quem vinha para liberta-los; pois foi DEUS  quem os libertou do cativeiro do Egito.

             Mas, apesar de ouvirem e ler na ESCRITURA SAGRADA muitos desacredita e até mesmo verbalizam a não existência de um ser SUPERIOR criador e mantenador da vida, e, atribuem a criação de todo o UNIVERSO assim bem como a TERRA a uma explosão cósmica mais conhecida por BIG BEM.

......................................................................

EM FASE AO ARGUMENTO DOS INCRÉDULOS, PERGUNTAMOS: quem criou o big bem? (se realmente ele existe, onde se encontra?)

......................................................................

          “UM DIA DISCURSA Há OUTRO DIA, E UMA NOITE REVELA CONHECIMENTO A OUTRA NOITE” (Salmos 19:2).

           A natureza criada por DEUS (FAUNA,  FLORA), não pronuncia palavras gestos, porem os acontecimento do dia ou da noite não são audíveis a nos seres humanos; porem se comunicam entre si.

           “NÃO HÁ LINGUAGEM, NEM HÁ PALAVRAS, E DESTES NÃO SE HOUVE SOM; NO ENTANTO POR TODA A TERRA SE FAZ OUVIR A SUA VOZ, E AS SUAS PALAVRAS, ATÉ AOS CONFINS DO MUNDO. AÍ PÓS TENDA PARA O SOL, O QUAL, COMO NOIVO QUE SAI DOS SEUS APOSENTOS, SE REGOZIJA COMO HERÓI A PERCORRER O SEU CAMINHO. PRINCIPIA NUMA EXTREMIDADE DOS CÉUS, E, ATÉ À OUTRA O SEU PERCURSO, E NADA REFORJE AO SEU CALOR.” (Salmos 19: 3-6).

          Os nossos ouvidos “FINITOS” não podem ouvir A LINGUAGEM DA NATUREZA EXPRESSADA SOBRE TODA A TERRA; o que não nos dará entendimento se vermos a ação da natureza, e, como ela age segundo o  conhecimento a elas dadas por DEUS; e isto ocorrem durante dia ou noite, mas,     para nos que não vermos somente pela  podemos CRER e entender.

          Assim ocorre com o SOL mesmo havendo nuvens no céu a claridade do sol não é percebida sobre a terra, mas, ele continuará a percorrer seu caminho o trajecto estabelecido por DEUS; até mesmo nos país de intenso e frio e em uma escuridão no período de seis meses; ainda assim o sol continuará seu percurso e seu brilho será sempre intenso mesmo fora da vista humana.

          “A LEI DO SENHOR E PERFEITA E RESTAURA A ALMA, O TESTEMUNHO DO SENHOR E FIEL E DA SABEDORIA AOS SIMPLES, OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO RECTOS E ALEGRAM O CORAÇÃO; O MANDAMENTO DO SENHOR É PURO E ILUMINA OS OLHOS” ( Salmos 19:7-8).

......................................................................

A LEI de DEUS PODE SER RESUMIDA NOS DEZ MANDAMENTOS ( EM HEBRAICO SÃO CHAMADAS SIMPLESMENTE DE “AS DEZ PALAVRAS” OU “OS DEZ DITOS”) ESCRITOS EM TÁBUAS DE PEDRAS E DADOS A MOISES PARA LEVA-LAS AO POVO ISRAELITA A FIM DE REGULAMENTAR A RELAÇÃO COM DEUS E COM O PRÓXIMO.

A LEI DADA POR DEUS AOS ISRAELITAS NÃO SE PRESCREVEU, E, HOJE TAMBÉM AINDA SÃO VALIDAS AS QUAIS NOS CONDENAM AO FERI-LAS OU DEIXANDO DE AS SEGUIREM.

A ESCRITURA SAGRADA “BÍBLIA” NOS MOSTRA TRÊS LEI QUE SÃO FUNDAMENTAIS EM NOSSA VIDA:

1ª A LEI CIVIL – AS QUAIS REGEM AS PESSOAS.

2ª A LEI DE SAÚDE – A MANEIRA DE PRESERVAREM A VIDA HUMANA.

3ª A LEI CERIMONIAL – QUE ERA CUMPRIDAS ATRAVÉS DE SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS (PREFIGURANDO NO ANTIGO TESTAMENTO DA MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DESCRITA NO NOVO TESTAMENTO).

......................................................................

   

 

          As orientações que Deus gravou em nosso coração ao sermos criados, são perfeitas e, nos levam a obediência a ELE; porem, certas pessoas “BRASILEIRAS” acredita serem superior a DEUS e desprezam totalmente suas LEIS.

......................................................................

          A LEI do SENHOR  e perfeita e nos constrange em obediência total a ELE; e ELE nos trazem galardões que nem o ouro depurado (ouro 1000 sem algumas impureza como ferro, zinco, cobre e o paládio) e o mel destilado do favo e mais doce na lei do SENHOR.

......................................................................

            

         

             Nos seres humanos de bem (PATRIOTAS) estamos preocupados devido a LEI DO SENHOR esta sendo  desrespeitada por aqueles que a deveriam ser fiel a ela (Mateus 5:17-18) A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA foi desrespeitada (RASGADA) a lei que provem de DEUS (Êxodo 20) foi esquecida, e os julgamentos são de acordo com o  interesse dos que (FRAUDULENTAMENTE) nos governam.

          Somos pecadores, pois nossas ações contradizem sempre as determinações de DEUS, pois o desejo de nosso coração é imperfeito, porem se formos fiéis receberemos o nosso galardão.

          “SE ANDARES NOS MEUS ESTATUTOS, GUARDAREM OS MEUS MANDAMENTOS E OS CUMPRIRDES, ENTÃO, EU VOS DAREI AS VOSSAS CHUVAS HÁ SEU TEMPO; E A TERRA DARÁ A SUA MESSE, E A ÁRVORE DO CAMPO, O SEU FRUTO. A DEBULHA SE ESTENDERÁ ATÉ A VINDIMA, E A VINDIMA, ATÉ À SEMENTEIRA, COMERAS A VOSSO PÃO AQ FARTAR E HABITAREIS SEGURO NA VOSSA TERRA.” (Levítico 26:3-5).

            O Salmo 19 ênfase à GLÓRIA de DEUS na criação, e o uso “DA LEI DO SENHOR” para a obediência a ELE.

             “O TEMOR DO SENHOR, É LÍMPIDO E PERMANECE PARA SEMPRE; OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E TODOS IGUALMENTE JUSTOS” (Salmos 19:9).

             O TEMOR DO SENHOR” não é propagado através do MEDO, mas sim  respeito a ELE que pelo sopro de sua boca “HAJA” tudo passou a existi.

              As suas DETERMINAÇÕES nos levam à obediência ímpar em nosso viver, mas, mesmo sendo algo ou juízo e medo nesta vida ou até mesmo após a morte (pois não sabemos para onde iremos), pois a vida real que estamos aguardando não sabemos quando vira, pois (SOMOS FORASTEIROS NA TERRA).

             Os versículos do Salmo 19 enfatiza-nos a importância de cumprir FIELMENTE os MANDAMENTOS de DEUS como FONTE de SABEDORIA e ALEGRIA, pois os cumprindo teremos a certeza de recebermos os GALARDÕES que ELE nos CONCEDERÁ.

             “SÃO MAIS DESEJÁVEIS DO QUE O OURO, MAIS DO QUE MUITO OURO DEPURADO, E SÃO MAIS DOCE DO QUE O MEL E O DESTILAR DOS FAVOS”  (Salmos 19:10).

             As suas determinações nos levam à obediência ímpar em nosso viver, mas, mesmo sendo algo ou juízo devemos ter respeito e quem sabe até medo do justo juiz de DEUS; quando se pratica algo contrario as determinações DIVINAS estamos pecado e somos alvo da justiça de nosso CRIADOR, pois, quando praticamos coisas em desacordo com a LEI neste mundo somos julgados e condenados à reclusão (prisão), porque não devemos ter medo do juízo final?

             Os versículos do Salmo 19 nos mostram a fidelidade da criação de DEUS, porque o ser humano sempre a transgridem?

             A lei do SENHOR e muito mais precioso do que qualquer metal valioso que DEUS criou, este metal é o ouro mesmo sem ser depurado (ouro 1000); esta é a sua classificação (sem serem depurados e classificados como ouro baixo 16 Quilates, pois nele encontram-se vários metais como cobre, paládio, ferro, prata etc. os quais são considerados impureza do ouro).

 

             A expressão de doçura do mel é incomparável, pois não existe nenhuma coisa mais doce que o mel, acima do ouro e do mel a LEI do SENHOR além de ser perfeita é a única REGRA DE FÉ E PRATICA para termos uma vida SERENA e em PAZ.

             DEUS quando inspirou a DAVI através do ESPIRITO SANTO deu a ele conhecimento profundo sobre a LEI e na ADMOESTAÇÃO de sua vida, e ele expressou que nem o ouro ou o mel poderia comparar-se a LEI de DEUS.

             “ALÉM DISSO, POR ELA SE ADMOESTA O TEU SERVO EM GUARDAR HÁ GRANDE RECOMPENSA” ( Salmos 19:11).

             A lei do SENHOR tem nos dado conhecimento das verdades através do CONSOLADOR que JESUS pediu ao PAI para enviar-nos para não ficarmos órfão, e o ESPÍRITO SANTO tem nos mostrado os nosso erro.

             Talvez, digo, Talvez algum cético, ateu, descrente possa dizer que a lei fora escrita para os ISRAELITAS após a sua saída da escravidão egípcia; porem, esta mesma LEI continua a nos reger a fim de fazer somente o BEM amando a DEUS e ao nosso próximo ( Mateus 22:37-40) em Cumprimento à determinação de DEUS.

             Se realmente cumprirmos a LEI de DEUS que se encontra escrita de GÉNESIS a APOCALIPSE, podemos aguardar a recompensa a qual esta determinada por DEUS a nos seres humanos.

             Mas, temos que nos ate com prudência, pois o Salmo 19 versículo 11 faz uma advertência a todos, mas nem todos dão a devida atenção aos avisos por acreditarem que os mesmo não se aplicam a nós, podemos exemplificar o que ocorreu a um dos maiores NAVIO construído na ÉPOCA “TITANIC” que o seu proprietário disse ao iniciar a sua viagem “NEM DEUS  PODE AFUNDA ESTE NAVIO” e os marinheiros que deveriam ficar alerta com os “ICEBERGUE” e o fatídico ocorreu com morte de 1.600 pessoas.

             A ESCRITURA nos adverte que JESUS CRISTO voltará não para salvar o mundo, mas sim para julgar a todos (mortos e vivos).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário