Estudos e Reflexões

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

 

          BEM-AVENTURADO

 

          “TENHO VISTO QUE TODA PERFEIÇÃO TEM SEU LIMITE; MAS O TEU MANDAMENTO É ILIMITADO” (Salmo 119:96).

 

            Estamos iniciando o primeiro dia do ano de 2014 em busca do entendimento para as nossas decisões e vida aos pés de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e, isto nos mostra que mesmo os homens prosperam inteligentes tem os seus limites, porem, os mandamentos de DEUS são para todo o sempre são “ETERNO”. 

             O Salmo 119 já iniciou dizendo anos ser humano que todos os que desejam ser BEM-AVENTURADOS e necessários que pessoas não sejam corrigidas principalmente NA QUESTÃO ESPIRITUAL (Êxodo 20: 1-17) eles são irrepreensível, e vivem nos caminhos que irão agradas a DEUS.

               “TOMARA SEJAM FIRMES OS MEUS PASSOS, PARA QUE EU OBSERVE OS TEUS PRECEITOS” ( Salmo 119:5).

                 Sabemos que somos pecadores  (pecamos voluntário ou involuntário), pois os nossos pensamentos e os olhos trilham (muitas vezes) os CAMINHOS incertos, pois herdamos o pecado de nossos primeiros pais (ADÃO/EVA) que desobedeceram a DEUS E, HOJE REPETIMOS OS MESMO ERROS.

                  DAVI, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS e por ser “poeta e escritor” escreveu o ACÚSTICO a fim de demonstrar o que DEUS exige de todos nos (no ontem, no hoje e eternamente) até a volta de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

                    “ENSINA-ME, SENHOR, O CAMINHO DOS TEUS DECRETOS, E OS SEGUIREI ATÉ O FIM” ( Salmo 119:33).

                      DEUS nos conhece antes mesmo de nascermos (Jeremias 1:5), pois foi ELE que nos formou no ventre de nossa mãe, (a genética é de nossos pais), porem a nossa formação vem de DEUS; podemos demonstrar (rudemente isto) através de um “OVO”, (um exemplo rude da criação), pois o mesmo pode ser cozido, frito, e até mesmo pode ser bêbedo cru, mas se colocamos no calor de uma galinha ou chocadeira, após 18 dias (sem explicação) nasce um ser vivente um PINTINHO e quem o formou? DEUS.

 AI VEM UMA PERGUNTA QUE MUITOS O FEZEM, quem criou a galinha? O ovo?  RESPOSTA CONCRETA É, DEUS.

                       UM CARINHO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL DIZ ASSIM: “SE NÃO FOR PARA TE LOUVAR, PORQUE EU NASCI!”. Essa é uma verdade incontestável, pois DEUS nos formou para vivermos louvando-o E OBEDECENDO TODAS AS SUAS DETERMINAÇÕES; veja o que foi escrito na Primeira Epistola de Paulo aos Corintius; Paulo inspirado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS demonstra que mesmo ele ‘ANTES’ de sua conversão no caminho para Damasco, ele era   perseguidor Da IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; mas após sua conversão foi considerado por JESUS como um BEM-AVENTURADO, mesmo sofrendo como ele sofreu (como ele fazia aos do caminho “nome dos cristãos” na época de Paulo) e proclamar as BOAS NOVAS a todos após a ASCENÇÃO de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AO CÉUS.

                        “AINDA QUE EU FALE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER AMOR, SEREI COMO  O BRONZE QUE SOA OU COMO O CÍMBALO QUE RETINE” ( 1 Coríntios 13; 1 e segue).

                         Os BEM-AVENTURADOS tem em seu coração o AMOR de DEUS, pois este e um dos maiores mandamentos dado por ELE a nos PECADORES (Marcos 12: 30-31); o amor de DEUS é tão intenso e IMENSURÁVEL que ELE enviou ao seu filho UNIGENITO para salvar os pecadores, e que ELE, JESUS nos amou de uma maneira extraordinária (IMENSURÁVEL) QUE DEUS SUA PRÓPRIA VIDA PARA RESGATAR-NOS DO PECADO.

                         O AMOR É uma das moiro dádivas que DEUS nos deu e, requer quer o façamos ao nosso próximo.

                         “O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ” (Salmo 23:1 e segue).

                          Este, e outros versículos BÍBLICOS que nos convidam a sermos piedoso e assaz benigno com o próximo, porem a ganancia e prepotência e a vaidade nos levaram para outros caminhos que não condiz com a ESCRITURA SAGRADA a qual é a palavra de DEUS; e pecamos pelas nossas faltas dando lugar as trevas e não a luz (Colossenses 1: 13), POIS A LUZ VIRA EM BREVE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.

                         “MAS, VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE; PORQUE SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA PARA SEUS ADORADORES. DEUS É ESPÍRITO; E IMPORTA QUE OS SEUS ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE” (João 4: 23-24).

............................................................................

EIS AQUI UMAS DAS VERDADE BÍBLICAS  INQUESTIONÁVEIS.

DEUS criou o ser humano à sua imagem e semelhança em AMOR e BONDADE, mas o homem para sobreviver após sua expulsão do paraíso precisou trabalhar arduamente para sua sobrevivência, e para sobreviver tinha que ter as condições, pois fomos constituídos com algumas necessidades as quais JESUS deixou bem claro.

1º - ÁGUA – o nosso corpo e composto por 70% de água.

2º - AR – O nosso corpo necessita de ar (oxigénio) para diversos processos interno do sistema corporal responsável por todo o seu funcionamento, e DEUS que nos criou, para ser alma vivente, DEUS sobrou em nossas narinas o “ar, o sopro de vida e passamos a ser alma vivente”.

3º - COMIDA ( alimentos) – O diabo sabia que CRISTO estava a 40 dias e 40 noites sem comer e beber e, o tentou através de sua fome induzi-lo a abandonar a DEUS PAI (Mateus 4:30), como o fez no jardim do Edem com EVA.  (Génesis 3:1-6).

4º - LUZ –  a luz e um potente agente biológico e terapêutico fundamental para a nossa vida neste mundo.

VEJAMOS AGORA COMO JESUS SE APRESENTA EM VÁRIOS MOMENTO EM SEUS ENSINOS.

1º - AFIRMOU-LHE JESUS: QUEM BEBER DESTA ÁGUA TORNARÁ A TER SEDE... (João 4: 13 e segue).

2º -  Génesis 2:7 ENTÃO FORMOU O SENHOR DEUS AO HOMEM DO PÓ DA TERRA E LHE SOPROU NAS NARINAS... (Génesis 2:7 e segue); Salmo 150:6.

3º - RESPONDEU-LHES JESUS:... (João 6: 26 e segue).

4º - DE NOVO, LHES FALAVA JESUS, DIZENDO: EU SOU A LUZ DO MUNDO;... (João 8: 12 e segue).

 

............................................................................

                        Adorar a DEUS, não é simplesmente ir ao templo (igreja), ser baptizado e professar sua fé em JESUS CRISTO,  entregar fielmente o dizimo e ofertas, e desprezar suas atitudes anteriores, mas cumprir fielmente as determinações do ESTATUTO DA IGREJA o qual foi ELABORADO SEGUNDO A ESCRITURA SAGRADA, e fazer tudo conforme JESUS ensinou:

                          “...DISSE-LHES: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRÊ E FOR BATISADO SERÁ SALVO; QUEM, POREM NÃO CRER SERÁ CONDENADO” ( Marcos 16:15-16).

                            Mas, ser BAPTIZADO e voltar para o mundo e não mais frequentar os cultos e dizer que foi batizado e salvo é enganar a si mesmo, a pessoa tem que NASCER DE NOVO (João 3:3) e colocar-se a disposição do ESPÍRITO SANTO para BOAS OBRAS.

                            “TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ, BOM FRUTO É CORTADA E LANÇADA AO FOGO. ASSIM, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS, NEM TODO O QUE ME DISSER SENHOR, SENHOR! ENTRARA NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.” ( Mateus 7:19-21).

                            Os que assim procedem serão BEM-AVENTURADOS.

GRAÇA E PAZ EM JESUS CRISTO.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário