Estudos e Reflexões

sábado, 13 de fevereiro de 2021

 

QUAL A FINALIDADE DA VIDA FÍSICA?

 

Catecismo maior de Westminster

 

Pergunta 1 – QUAL O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM?

Resposta – O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E ALEGRAR-SE NELE PARA SEMPRE.

Referencias Bíblicas: Romanos 11:36; 1 Coríntios 10:31; Salmos 73:24-26; João 17:22-24.

 

          Sabemos pela FÉ que toda ESCRITURA  é a PALAVRA VIVA DE DEUS; que  ela é  inquestionável e verdadeira;  assim podemos lê-la, e, com a UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO podemos entende-la em obediência a Deus.

VEJAMOS QUAIS SÃO AS REFERENCIA BÍBLICAS QUE NOS MOSTRAM ISSO:

Romanos  11:36 “PORQUE DELE, E POR MEIO DELE, E PARA ELE SÃO TODAS  AS COISAS. A ELE,  POIS, A GLORIA ETERNAMENTE AMÉM.”

          A Bíblia é a PALAVRA VIVA DE DEUS; e através dela podemos entender e compreender todos os designo, advertências e ordem de Deus no sentido de obedece-lo, pois todas as coisas existentes foram criadas pelo sopro de sua boca “HAJA” (Génesis 1:3; 6, 14); e mesmo o próprio homem formado (criado)  por Deus e que tinha o livre arbítrio (ADÃO) dado por Deus deveria obedecer suas determinações, e, por não obedecer foi expulso do Jardim do Edem ( Génesis 3:17-19).

          As relações de Deus com a humanidade revelam o seu grande amor pela criatura em uma demonstração de soberana vontade indiscutível para connosco.

 “ESTA É A GÉNESIS DOS CÉUS E DA TERRA QUANDO FORAM CRIADOS, QUANDO O SENHOR DEUS OS CRIOU...ENTÃO, FORMOU O SENHOR DEUS AO HOMEM DO PÓ DA TERRA E LHE SOPROU NAS NARINAS O FOLÊGO DE VIDA, E O HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE” (Génesis 2:4-7).

1 Coríntio 10:31 “PORTANTO QUER COMAIS, QUER BEBAIS OU FAÇAIS OUTRA COISA QUALQUER, FAZEI TUDO PARA GLORIA DE DEUS.”

          Desde a tenra idade aprendemos de nossos pais fazer tudo segundo os seus ensinamentos; a nossa vida sempre teve uma liderança maior; após tornar-nos adultos continuamos a obedecer a uma determinação maior a qual nossos próprios pais também obedeceram, a ordem de Deus.

          O Catecismo Maior nos apresentam uma pergunta de nº 112 Qual o terceiro mandamento exigido por Deus?
          A resposta é que o nome de Deus, seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, sacramentos, orações, juramentos  os votos, obras tem que ser respeitadas independente de nosso querer, vida, ou vontade.

Salmos 73:24-26 “ TU ME GUIAS COM O TEU CONSELHO E DEPOIS ME RECEBE NA GLORIA. QUEM MAIS TENHO EU NO CÉU? NÃO HÁ OUTRO EM QUEM EU ME COMPRAZO NA TERRA. AINDA QUE A MINHA CARNE E O MEU CORAÇÃO DESFALEÇAM DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA HERANÇA PARA SEMPRE.”

          O que mais queremos dessa vida terrena a não ser a salvação de nosso espírito? 

          Se formos  obediente em todas as determinações Divina e confessar que “ELE” JESUS CRISTO  é o nosso SENHOR teremos A SUA GRAÇA MISERICORDIOSA E A SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA.

          Deus e justo em todos os sentidos que conhecemos através de sua PALAVRA; vejam o que ocorreu com o filho de Salomão Rei de Israel após subir ao trono.

          Roboão (1 Reis 11:43) tinha 41 anos quando começou a reinar sobre a dinastia da casa de Davi; reinou sobre Israel Meridional (tribo chamada de Judá).

          Ele teve todas as oportunidades de ser fiel a Deus, no entanto o abandonou levando Israel ao mesmo pecado (2 Crónicas 12:1-7) e consequentemente recebeu o castigo merecido ainda que se arrependesse.

          “POREM SERÃO SEUS SERVOS, PARA QUE CONHEÇAM A DIFERENÇA ENTRE A MINHA SERVIDÃO E A SERVIDÃO DOS REINOS DA TERRA” ( 2 Crónicas 12:8).

          O próprio Davi sentiu o peso das mãos do SENHOR quando mandou Joabe seu comandante em chefe levantar o senso dos filhos de Israel (1 Crónicas 21).

          E quais são os nossos  deveres para com  Deus, o qual ELE exige QUE FAÇAMOS: Conhecer e Reconhecer que ELE é o ÚNICO E VERDADEIRO DEUS  sobre Céus e terra, adorando-o respeitando, confiado, esperando regozijando-nos Nele em sua soberana vontade, Louvando-o em todo nosso viver em uma obediência verdadeira.

 

 

João 17:22-24 “EU LHES TENHO TRANSMITIDO A GLORIA QUE ME TENS DADO, PARA QUE SEJAM UM, COMO NÓS O SOMOS; EU NELES, E TU EM MIM, A FIM DE QUE  SEJAM APERFEIÇOADOS NA UNIDADE, PARA QUE O MUNDO CONHEÇA QUE TU ME ENVIASTES A OS AMAS-TE, COMO TAMBÉM AMASTES A MIM. PAI, A MINHA VONTADE É QUE ONDE EU ESTOU, ESTEJAM TAMBÉM COMIGO OS QUE ME DESTE, PARA QUE VEJAM A MINHA GLORIA QUE ME CONFERISTES, PORQUE ME AMASTE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.”

          Essas são palavras de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO dirigido ao PAI, O SENHOR DEUS, escritas pelo Apostolo João; em uma narrativa bem expressiva do amor do SENHOR JESUS CRISTO a respeito de todos aqueles que lhe fora enviados pelo PAI, os quais ainda nos dias atuais e futuro lhe pertencem.

          Existiu, e ainda continua a existir na face da terra duvidas de que Jesus Cristo era e é o FILHO UNIGENITO DE DEUS, e lhe atribui vários deboches E FALTA DE RESPEITO como ocorreu no FESTIVAL DA CARNE (carnaval) em Fevereiro do ano de 2021 já projectado anteriormente da data.

1º - Jesus foi apenas um mito e realmente nunca existiu.

2º - Jesus foi um grande profeta e mestre da moral.

3º - Jesus foi um revolucionário.

4º - Jesus foi um maluco com complexo de grandeza.

5º - Jesus era e é o filho de Deus.

          Entre estas 5 preposições, somente duas são únicas e verdadeira 2º e 5º.

          E dentre tantas outras podemos destacar mais duas; as quais tentam denegrir a pessoa de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 1ª-Marcos 3:21 “E QUANDO OS PARENTES DE JESUS OUVINDO ISTO, SAÍRAM PARA O PRENDER; PORQUE DIZIAM : ESTA FORA DE SI.” Para melhor entendimento “esta louco” ERA ASSIM QUE SEUS PARENTES ACREDITAVAM.

2ª - Mateus 12:24 “MAS OS FARISEUS, OUVINDO ISTO, MURMURAVAM; ESTE NÃO EXPELE DEMÓNIOS SENÃO PELO PODER DE BELZEBU, MAIORAL DOS DEMÓNIOS.”

.............................................................................................

OS fariseus e saduceus era uma seita contraria ao CRISTIANISMO.

FARISEUS: era um grupo de judeus devotos ao torá (os 5 primeiros Livros da Bíblia – GÉNESIOOS, LEVITICOS, NUMEROS, DEUTERONOMIO).

FARISEUS: sugiram 1 a.C.; era os opositores dos saduceus, pois criam em uma lei ORAL, em conjunto com a lei escrita, e foram os criadores da INSTITUIÇÃO DA SINAGOGA.

Religião   : Judaísmo.

Pais          : Judeia.

Ideologia:  Populismo.

Teocracia: Torá oral, O fariseu era bem vistos pelo povo judeu por seu zelo em OBEDIENCIA A DEUS, porque não comprometia seus valores.

 

SADUCEUS: era frequentemente comparado com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Fundada   :167 a.C.

Dissolução: 73 d.C.

Ideologia : Aristocracia , Torá escrita.

Religião   : judaísmo.

 Pais         : Judeia.

.............................................................................................

 

          Não sabemos, nem podemos afirmar; porem existem vários seguimentos comparados às essas seitas hoje em dia.

          O que sabemos e afirmamos que a BÍBLIA e a PALAVRA VIVA DE DEUS, e, nela depositamos nossa inteira obediência pela e FÉ; Fé essa  que nos foi AUTORGADA por DEUS em seu FILHO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 

 SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário