Estudos e Reflexões

sábado, 27 de fevereiro de 2021

 

                 DEUS MAJESTOSO.

 

          “MAIS TU, O ISRAEL, SERVO MEU, TU, JACÓ, A QUEM ELEGI, DESCENDENTE DE ABRAÃO, MEU AMIGO, TU, A QUEM TOMEI DA TERÁ, E CHAMEI DOS SEUS CANTOS MAIS REMOTOS, E A QUEM DISSE: TU ÉS O MEU SERVO, EU TE ESCOLHI E NÃO TE REJEITEI NÃO TEMAS, PORQUE EU SOU CONTIGO, NÃO TE ASSOMBRES, PORQUE EU SOU O TEU DEUS; EU TE FORTALEÇO TE AJUDO, E TE SUSTENTO COM MINHA DESTRA FIEL.”                                                                           

                                                                            (Isaías 41:8-10).

 

          Lendo a Escritura Sagrada, muita das vezes as palavras nela contidas não conseguem expressar ou descrever como Deus é grande em poder, amor, majestade, glória, misericórdia, honra e que perdoa nossas iniquidades quando nós confessarmos com sinceridade e fidelidade a ELE.

          Em muitos casos ELE nos fala traves da Escritura ou directamente ao nosso coração e nos como obtuso que somos não compreendemos; a isto podemos ver alguns exemplos bíblicos que nos mostra quando ELE falava através dos profetas ou directamente.

Alguns Exemplos:

No principio Deus falou a Adão/Eva (Génesis 2:163: 8:10).

 Falou a Caim (Génesis 4:9-15).

Deus falou a muitos profetas os quais transmitiram os designo de Deus a Humanidade.

          O destaque que queremos mostrar e quando falou a NOÉ, sobre o diluvio e a construção de uma arca (navio) que comportaria sua família e animais (MACHO/FÊMEA) de cada espécie.

          Noé foi o povoador de toda a terra pós diluvio, ele e sua família; Noé, não viu nenhuma figura ou representatividade DIVINA como Moisés viu a SARÇA QUE ARDIA E NÃO SE CONSUMIA porem ouviu uma voz e obedeceu.

          “ENTÃO, DISSE DEUS A NOÉ; RESOLVI DAR CABO DE TODA CARNE, PORQUE A TERRA ESTA CHEIA DE VIOLÊNCIA DOS HOMENS; EIS QUE OS FAREI PERECER JUNTAMENTE COM A TERRA. FAZE UMA ARCA DE TÁBUAS DE CIPRESTE; NELA FARÁS  COMPARTIMENTOS E A CALAFETARÁS COM BETUME POR DENTRO E POR FORA.” (Génesis 6:13-14).

          O mesmo aconteceu ao seu PENTATEUCO ABRÃO.

          “ORA, DISSE O SENHOR A ABRÃO; SAI DA TUA TERRA, DA TUA PARENTELA E DA CASA DE TEU PAI E VAI PARA A TERRA QUE TE MOSTRAREI” (Génesis 12:1).

          Como Noé, Abrão não se fez de rogado, juntou as suas posses moveis, mulher, escravos animais e outros bens, e partido de sua terra natal para uma terra desconhecida somente com fé e confiança na voz que lhe disse (SAI DA TUA TERRA, DA TUA PARENTELA E DA CASA DE TEU PAI E VAI PARA TERRA QUE TE MOSTRAREI).

          Conhecia Noé a Deus? Conforme lemos o que Lameque disse, (NESTA TERRA QUE O SENHOR AMALDIÇOOU) provavelmente ele tinha dado a conhecer a Noé sobre Deus.

          “LAMEQUE VIVEU CENTO E OITENTA E DOIS ANOS E GEROU UM FILHO; PÓS-LHE O NOME NOÉ, DIZENDO ESTES NOS CONSOLARÁ DOS NOSSOS TRABALHOS E DAS FADIGAS DE NOSSAS MÃOS, NESTA TERRA QUE O SENHOR AMALDIÇOOU.” (Génesis 5:28-29).

          Conhecia Abrão a Deus? Como Noé ele talvez tenha sido instruído por seu pai Terá; porem tudo indica que Terá era idolatra, pois vivia no meio do povo pagão na cidade de UR DOS CALDEUS na região da MESOPOTÂMICA; o povo de UR era de conhecimento extremo em todas as áreas; saúde, matemática, filosofia, historia ciência etc..;  Porem adorava muitos ‘deuses pagãos’ e eram muito supersticioso e não adorava ao verdadeiro DEUS E SENHOR.

          Conhecia Abrão a Deus? A escritura nos mostra as gerações de NOÉ a partir de SEM, NAOR E JAFER;  a partir de SEM até ABRÃO não encontramos sequer uma palavra mencionando o conhecimento de Deus a eles, a não ser que Noé tenha instruído a eles a respeito do SENHOR.

          Noé tinha 500 anos quando Deus lhe disse que iria destruir toda a carne na superfície da terra, e lhe  ordenou que construísse uma ARCA, e aos 600 anos Noé e sua família e todos os animais que o SENHOR disse que iria na arca entraram nela e Deus lacrou sua porta.

         Noé nasceu no ano 2.948 a.C. e morreu com 950 anos em 1.998 a.C..

         Geração de Sem até Terá pai de Abrão:

Sem gerou Arfaxades e morreu com 600 anos.

Arfaxades gerou Sala e morreu com 438 anos.

Sala gerou Héber e morreu com 433 anos.

Héber gerou Pelegue e morreu 464 anos.

Pelegue gerou Réu e morreu com 239 anos.

Réu gerou Serugue e morreu com 239 anos.

Serugue gerou Naor e morreu com 230 anos.

Naor gerou Terá e morreu com 148 anos.

Terá gerou Abrão e morreu com 205 anos.

          Segundo a genealogia de Noé Abrão era o seu sexagésimo neto seu Pentateuco neto; ele foi por ordem DIVINA guia do povo SEMITA (HEBREUS ISRAELITAS) ATÉ A TERRA PROMETIDA (Génesis 12:1).

          Abrão (o primeiro nome ABRÃO SIGNIFICA PAI ELEVADO, posteriormente Deus mudou seu nome para ABRAÃO que quer dizer: PAI DE UMA GRANDE MULTIDÃO).

          Abrão Nasceu em Ur dos Caldeus em data desconhecida, filho de Terá e Amatalai; casou-se com Sarai, Deus trocou seus nomes de Abrão para Abraão e Sarai para Sara.

         Sara foi mãe de Isaque o filho da promessa e com a escrava de Sara Agar teve um filho que se chamava  Ismael; após a morte Sara Abraão casou-se novamente e teve mais filhos Zinção, Jocsã, Meda, Mídia, Jisbaque e Sua.

          Abraão foi considerado o fundador da nação HEBRAICA  (OS MAIMONIDES), em seu livro Encontra-se 613 mandamento de Deus, e o seu ensino principal é o terceiro mandamento “AMAR A DEUS”.

          “NÃO TERÁS OUTROS deuses DIANTE DE MIM” (Êxodo 20:3).

          Essa foi um dos decretos de Deus dados a Moisés e escrito pelo próprio Deus em duas tábuas de pedras as quais ele as levou ao povo HEBREU quando saíram do Egito da casa de servidão (escravos de Faraó).

          Na ESCRITURA SAGRADA encontramos varias vezes Deus indignando-se contra a IDOLATRIA humana; portanto devemos sempre nos lembra de:

          “GUARDA-TE NÃO TE ESQUEÇAS DO SENHOR, TEU DEUS, NÃO CUMPRINDO OS SEUS MANDAMENTOS, OS SEUS JUÍZOS E OS SEUS ESTATUTOS, QUE HOJE TE ORDENO; PARA NÃO SUCEDER QUE, DEPOIS DE TERES COMIDO E ESTIVER FARTO, DEPOIS DE HAVERES EDIFICADO BOA CASA E MORANDO NELAS; DEPOIS DE MULTIPLICARES OS TEUS REBANHO, E SE AUMENTAR A TUA PRATA E O TEU OURO, E SER ABUNDANTE TUDO QUANTO TENS, SE ELEVE O TEU CORAÇÃO, E TE ESQUEÇA DO SENHOR, TEU DEUS, QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA SERVIDÃO” ( Deuteronômios 8:11-14).

           A nossa adoração ao SENHOR, independente do que ELE fará para-nos; porem muitos os despreza quando se sente ricos monetariamente, ou nunca o serviram como SENHOR e DEUS.

          “ANTES TE LEMBRARÁS  DO SENHOR , TEU DEUS, PORQUE É ELE O QUE TE DA FORÇA PARA ADQUIRIRES RIQUEZA; PARA CONFIRMAR A SUA ALIANÇA, QUE, SOB JURAMENTO, PROMETEU A TEUS PAIS, COMO HOJE SE VÊ” (Deuteronômios 8:18).

          Sendo ELE criador de todas as coisas existentes nos CÉUS E NA TERRA, devemos sempre adora-lo, reverencia-lo obedecendo todas as suas determinações.

          “ELE E QUEM PERDOA TODAS As TUAS INIQUIDADES; QUEM SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES; QUEM DA COVA REDIME A TUA VIDA E TE COROA DE GRAÇA E MISERICÓRDIA; QUEM FARTA DE BENS A TUA VELHICE, DE SORTE QUE A TUA MOCIDADE SE RENOVA COMO A DA ÁGUIA” (Salmos 103:2-4).

          JESUS e a voz dentro de mim,  POR ISSO DEVEMOS SEMPRE AGRADECE-LHE nos lembrado do seu amor por nós.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário