Estudos e Reflexões

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

 

                  DESPERDÍCIO DE VIDA

        

        “TUDO ME FARÁS VER O CAMINHO DA VIDA, NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA, NA TUA DESTRA, DELICIAS PERPETUADAMENTE” (Salmos 16:11).

 

          A vida humana é algo que passa; estamos todos destinados à morte; nascemos para morrer fisicamente.

          A valorização da vida se consiste em viver em adoração a Deus em Cristo Jesus que se entregou totalmente à disposição de seus algozes morrendo na cruz no calvário afim de que nós fossemos novamente reconciliados ao PAI; e, que hoje se encontra ressurrecto a destra d’ELE intercedendo por nos pecadores.

          “CELEBRAI COM JUBILO AO SENHOR TODAS AS TERRA. SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA, APRESENTAI-VOS DIANTE DELE COM CÂNTICO. SABEIS QUE O SENHOR É DEUS, FOI ELE QUEM NOS FEZ, E DELE SÃO; SOMOS O SEU POVOE REBANHO DO SEU PASTOREIO.” (Salmos 100:1-3).

          Quais os sentidos da vida se morem ou morreremos sem nada levarmos para a eternidade?

          Talvez, seja essa a pergunta mais desapropriada ou, melhor dizendo: IDIOTA que aqueles que não conhecem a ESCRITURA SAGRADA faça no intuito de adquiris bens matérias.

          Ao lermos o Livro do Profeta Isaías capitulo 41 versículos 19 e 20 encontramos a respostas à pergunta.

          “PLANTAREI NO DESERTO O CEDRO, A ACÁCIA, A MURTA E A OLIVEIRA; CONJUNTAMENTE, POREI NO ERMO O CIPRESTE, O OLMEIRO E O BUXO, PARA QUE TODOS VEJAM E SAIBAM, CONSIDEREM E JUNTAMENTE ENTENDAM QUE A MÃO DO SENHOR FEZ ISSO, E O SANTO DE ISRAEL O CRIOU” (Isaias 41:19-20).

          Qual o sentido de deserto na vida do cristão? No deserto encontraremos PAZ, HARMONIA, SILENCIO PARA OUVIRMOS A VOS DE DEUS. Não precisamos ir ao ermo desértico para ouvirmos à DEUS, pois quando lemos a BÍBLIA e nos fala se NELE CRERMOS. 

          A bíblia nos mostra grandes homens que foram por DEUS enviado ao deserto a fim de moldá-los.

1º - ABRAÃO foi enviado ao deserto pelo SENHOR  levando o seu filho; o filho da promessa a fim  de sacrifica-lo ao nosso Deus. (Génesis 22).

 

2º - Moisés foi conduzido ao deserto (não pela morte do egípcio), mas, porque Deus o tinha escolhido pala liberta os Hebreus da escravidão sob os tacões do rei do Egito – FARAÓ.

3º - O povo Hebreu passou 40 anos em peregrinação pelo deserto após serem libertados do cativeiro de 400 anos devido terem desobedecido e não crido na providencias DIVINA (Números 13:1-33, 14:1-38).

4º - João Baptista foi o percursor de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, nascido na GALICIA na época do rei Herodes (c. 28 d.C) e viveu no deserto da JUDEIA como pregador itinerante e pregava a palavra de salvação de Deus conclamando o povo a arrepender-se de seus muitos pecados ( Marcos 1:1-11) pregando e baptizando no Rio Jordão; era ele da linhagem de Ábias um dos sacerdotes de Davi (Mateus 13:1-17; Marcos 1:2-06; Lucas 3:1-9)

5º - Paulo apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo esteve no deserto até voltar a sua pátria em Damasco (Gálatas 1:17).

6º - Após ser baptizado por João Baptista e confirmado por Deus que ELE era seu FILHO UNIGENITO (Mateus 3:17; 4:1-11), Jesus foi levado pelo ESPÍRITO SANTO ao deserto para ser tentado, mesmo sendo ELE DEUS porem em forma humana foi tentado por Satanás que percebendo sua fragilidade humana, abatido devido a fome o frio (que no deserto à noite chega a menos de zero graus (0º C.) sendo que durante o dia tem uma elevação de (50ºC.).

 Naturalmente desidratado por 40 dias e 40 noites jejuando (Mateus 4:2) sem alimentos e água, porem sua virtude continuava como representando de Deus enviado ao mundo para sofrer e dando sua própria vida em sacrifício morrendo por nossos pecados para que voltássemos a ser reconciliado com DEUS, O PAI, ressuscitando ao terceiro dia (1 Coríntios 15:4) e se encontra a destra de Deus  (Salmos 110:1; Mateus 22:44; 1 Coríntio 15:25; Hebreus 1:13).

          Todos estes homens foram provados, moldados e comprovaram a sua FÉ em DEUS; até mesmo Jesus Cristo como homem em obediência ao PAI.

          Infelizmente muitas pessoas por crê em ídolos carregam uma cruz onde prefigura um homem morto dizendo que é Jesus; este tal crê em ídolos, feitiçaria, deus feito por mão humana, adora o sol a lua e as estrelas entre outras coisa como seus objectos pessoas que os tratam com carinho e reverencia; todos estes estão contra o que diz a ESCRITURA SAGRADA “Bíblia” em vários testos e contextos (Apocalipse 22:15); desperdiçando suas vidas perdendo definitivamente sua salvação.

          A partir do momento que fomos FORMADOS no ventre de nossa mãe e para que tivéssemos vida Deus assoprou em nossa narina o SOPRO DA VIDA E PASSAMOS A SER ALMA VIVENTE, Deus nos deu gratuitamente a vida, assim sendo devemos ADORA-LO e VIVER SEGUNDO SEUS ENSINAMENTOS EM UMA VIDA DE ADORAÇÃO CONSTANTE A “ELE” no nome augusto e maravilho do Emanuel “O DEUS CONNOSCO” JESUS CRISTO.

          “POIS TU FORMASTE O MEU INTERIOR E ME TECESTES NO SEIO DE MINHA MÃE” (Salmos 139:13).

          A nossa vida não deve ser desperdiçada em coisas “FUTEIS” por pertencemos a DEUS;  nos vivemos, nos movemos e existimos n’ELE (Atos 17:28).

          “...POIS NELE VIVEMOS, E NOS MOVEMOS E EXISTIMOS, COMO ALGUNS DOS VOSSO POETAS TEM DITO: PORQUE DELE TAMBÉM SOMOS GERAÇÃO” (Atos 17:28).

          A nossa vida tem que esta em inteira disposição de Deus; O sábio Salomão após possuir tudo o que queria ter sabedoria em extremos dada por Deus ( 1 Reis 3: 1-15), discorreu sobre todas as coisas que seus olhos viram desejou e possuiu, escreveu no principio do livro Eclesiastes ou Pregador.

          “PALAVRA DO PREGADOR, FILHO DE DAVI, REI DE JERUSALÉM. VAIDADE DE VAIDADE, DIZ O PREGADOR; VAIDADE DE VAIDADE, TUDO É VAIDADE. QUE PROVEITO TEM O HOMEM DE TODO O SEU TRABALHO COM QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO0 SOL?” ( Eclesiastes 1:1-3).

          A Bíblia não nos revelou em qual a época em que Salomão escreveu esse livro, acreditamos que após sua vida conturbada em adoração a ÍDOLOS seguido suas mulheres, ou no principio de sua governabilidade como rei.

          Osvaldo Smith em seu livro O HOMEM QUE DEUS USA – ED. VIDA escreveu:

1º - Tem só um propósito na vida.

2º - É livre de impedimento (impureza de pensamento, palavra ou ações).

3º - Se coloca absolutamente disposição de Deus.

4º - Sabe prevalecer em oração.

5º - E estudioso da Escritura Sagrada.

6º - Tem uma mensagem viva e eficaz para o mundo perdido.

7º - É uma pessoa de fé, que espera resultados.

8º - Trabalha com unção do Espírito Santo.

          Jesus ao autorizar o Apóstolo João a Escreve as cartas as igrejas contidas no do  Livro do Apocalipse quando ainda se encontrava na Ilha de Malta onde estava exilado, disse para a Igreja de Laodiceia:

          “CONHEÇO AS TUAS OBRAS, NEM ÉS FRIO NEM QUENTE, QUEM DERA FOSSE FRIO OU QUENTE, ASSIM PORQUE ÉS MORNO E NEM ÉS QUENTE NEM FRIO, ESTOU A PONTO DE VOMITAR-TE DA MINHA BOCA...EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO” ( Apocalipse 3:15-20).

          A vida tem que ter sentido ser uma vida em  constante em fervor, primeiramente deverá ser uma vida equilibrada honesta e sobre todas as coisas e deve ser comprometida com Deus como Jesus disse a Nicodemos ‘Nascer de novo’ (João 3:3).

          “...MUITO PODE , POR SUA EFICÁCIA, SUPLICA DO JUSTO” (Tiago  5:16b).

          “E ESTA É A CONFIANÇA QUE TEMOS PARA COM ELE; QUE SE PEDIRMOS ALGUMA COISA SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS OUVE QUANDO PEDIMOS. E, SE SABEMOS QUE QUE ELE NOS OUVE QUANDO AO QUE PEDIMOS, ESTAMOS CERTO DE QUE OBTEREMOS OS PEDIDOS QUE LHE TEMOS FEITO” (1 João 5:14-15).

          Deus é maior do que nossos problemas e aflições (Mateus 8:23-27; João 11:21), portanto quando buscarmos a Deus em oração em nome do Senhor Jesus Cristo devemos sempre saber que ELE  e maior que as nossa necessidades.

          Devemos sempre procurar o NOVO NASCIMENTO NO ESPÍRITO a fim de permanecermos FIEIS em nossa vida diária, e não a desperdiçando em coisas que não levaremos para a eternidade; trabalho, prazer, riqueza, alegria, família, nenhuma destas coisas são proibidas na ESCRITURA SAGRADA.

          Que Deus em sua infinita graça e misericórdia em Cristo Jesus nos proporcionem com a Unção do Espírito Santo para entendermos suas directrizes e determinações. Amém.

 

LOGO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário