Estudos e Reflexões

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SACERDOTE ETERNO



                                                 SACERDOTE

                                                           ETERNO



                                  20-“E, VISTO QUE NÃO É SEM PRESTAR
                                         JURAMENTO (PORQUE AQUELES, SEM
                                         JURAMENTO SÃO FEITOS SACERDOTES,

                                  21--MAS ESTE, COM JURAMENTO, POR
                                         AQUELE QUE DISSE: O SENHOR JUROU E
                                         NÃO SE ARREPENDERÁ: TU ÉS 
                                         SACERDOTE  PARA SEMPRE);

                                  22--POR ISSO MESMO, JESUS SE TEM TORNADO
                                        FIADOR DE SUPREMA ALIANÇA.

                                  23-ORA, AQUELES SÃO FEITOS SACERDOTES
                                        EM MAIOR NUMERO; PORQUE SÃO
                                        IMPEDIDO PELA MORTE DE
                                        CONTINUAREM;

                                 24--ESTE, NO ENTANTO, PORQUE CONTINUA
                                        PARA SEMPRE, TEM O SEU SACERDÓCIO
                                        IMUTÁVEL.

                                 25--POR ISSO, TAMBÉM PODE SALVAR
                                        TOTALMENTE OS QUE POR ELE SE
                                        CHEGAM A DEUS, VIVENDO SEMPRE PARA
                                        INTERCEDER POR ELES”. (Hebreus 7:20-25).


          Em todos os conceitos doutrinários sempre encontramos alguém que é líder; assim também ao iniciarmos o conhecimento nas ESCRITURAS SAGRADAS sobre o SACERDÓCIO DE JESUS CRISTO, encontramos a partir do Livro de Êxodos, no Antigo Testamento a nomeação(digamos assim) de SACERDOTES, os quais deveriam interceder pelo povo ISRAELITA que foram resgatados por Deus do cativeiro egípcio; usando para tal  fim a MOISÉS, nascido no ano de 1593 a.C,  filho de ANRÃO, filho de COATE, bisneto de LEVI  e de JOQUEBEDE, Irma de COATE.
          No princípio criou Deus Céus e Terra (Gn 3:1-7) e formou o homem do pó da terra e o colocou como administrador de todas as coisas criadas (Gn 2:15).
          Com o pecado (Gn 3:17) foram expulso do paraíso (Gn 3:23-24), mas, continuaram a cultivar a terra até o dia que com suas depravações desagradaram a Deus (Gn 6:1-10) até que Deus anuncia o dilúvio (Gn 6:11-23).
          Após o dilúvio (Gn 7;8)  Noé e sua família reiniciaram  “...sede fecundo, multiplicai-vos, enchei a terra...”(Gn 1:28b), e assim se concretizou (Gn 9;10) e o povo multiplicou-se: Noé, Sem(Gn 11:10-32, Abraão(Gn 12:20), Isaque(Gn 21; 27), Jacó(Gn 27;36) e finalmente José(Gn 37;50). como administrador do Egito.
          Com a morte destes lideres, sobe ao trono outro faraó que não conheceu a José e escraviza o povo hebreu ( Êx 1;2).
          Após 400 anos o povo clamou a Deus e ele preparou um resgatado que os tirou do Egito ( Êx,  3; 24).
          Com a saída do povo do hebreu do cativeiro, havia necessidade de um líder superior o qual por tempos o povo havia ignorado DEUS, O SENHOR DOS EXÉRCITOS. E ELE ORDENA A Moisés que edificasse um tabernáculo para onde ELE  assistisse o povo; e Arão e seus filhos foram constituídos por SACERDOTES (Êx 28).
          Mas, antes de Arão e seus filhos serem constituído como SACERDOTE houve um que se chamava MELQUISEDEQUE – rei de justiça, rei de Salem (Jerusalém)  que só apareceu no tempo de Abraão para abençoá-lo quando de retorna da empreitada (Gn 14:18-20) contra os sequestradores de Ló seu sobrinho.
Melquisedeque prefigurava um tipo de Cristo REI-SACERDOTE (Sl 110:4; Hb 5:6-10; 6:20;7:28).
          Mas o que queremos realmente, mostrar, é que o sacerdote tinha uma função impor no meio do povo, ele deveria apresentar a Deus os sacrifícios em penitencia ao pecado cometido pela pessoa que o buscava por sua intercessão junto a Deus.
          Mesmo sendo um mediador, o sacerdote para efetuar tal ato, ele deveria purificar-se primeiro para depois apresentar a Deus o sacrifício ( animal, a ser imolado) para remissão do pecado cometido.
Assim foi por muitos anos até que Jesus enviado pelo Pai veio ao mundo, COMO FILHO DE DEUS  SENDO SACERDOTE, PROFETA E REI.
          Jesus não tinha (não tem) pecado, pois foi concebido pelo poder do espírito santo no ventre de uma virgem; mas, sendo ELE REI E SENHOR pode oferecer a sua vida, pois ele tem poder sobre a vida e morte; como SACERDOTE se imolou oferecendo-se em sacrifício para remissão  de pecados de muitos,  como PROFETA profetizou a sua morte.
          A partir da MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, não temos mais necessidade de SACERDOTES, pois o sacrifício de sangue JESUS já o fez uma vez por todas.
          Mas a intercessão em nosso favor Jesus continua a fazê-lo nos céus junto ao pai, pois, estando ainda na terra ele afirmou: “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” (João 14:6).
          Hoje, temos as lideranças da igreja, são PRESBÍTEROS DOCENTES (PASTORES) E PRESBÍTEROS REGENTES(MEMBROS ELEITO PELA ASSEMBLEIA E EMPOSSADOS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS PELO PASTOR E PRESBÍTEROS REGENTES), os quais COMPÕEM O CONSELHO DAS IGREJAS REFORMADAS.
         Estes homens (pastores) para exercer o MINISTÉRIO PASTORAL devem estudar e formar-se em TEOLOGIA e ter conhecimento das ESCRITURAS SAGRADAS PROFESSANDO A FÉ EM DEUS E JESUS CRISTO E NA UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO SEREM EXAMINADOS POR OUTROS PASTORES A FIM DE SEREM  ORDENADOS MINISTROS DA PALAVA DE DEUS.
          Jesus o único SACERDOTE, PROFETA E REI que não teve que passar por nenhum destes processos; sendo ELE DEUS (EMANUEL), encontra-se advogando em favor de todos que o PAI LHE ENVIAR  através do compromisso firmado com Deus e diante dos homens confessarem sua crença em JESUS CRISTO e com FÉ fazer a obra que ele deixou para o façamos com fidelidade.
       
                                      "POIS MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIO, E O  
                                       CONHECIMENTO DE DEUS MAIS QUE HOLOCAUSTOS" (Oseias 6:6). 

SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes







Nenhum comentário:

Postar um comentário