Estudos e Reflexões

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ÉTICA CRISTÃ EM UM MUNDO SEM ÉTICA

                 

                                  A ÉTICA CRISTÃ
                                                 EM UM MUDO SEM ÉTICA

                                      
                                         “TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA
                                           DOUTRINA. CONTINUA NESTES DEVERES,
                                           POR QUE, FAZENDO ASSIM, SALVARAS
                                          TANTO A TI MESMO COMO AOS TEUS
                                          OUVINTES” (1Tm 4:16).


ÉTICA INDIVIDUAL - PESSOAL

           Desde o momento em que o Homem recebeu sua missão do criador (Gn 1:28-30) ele passou a ter uma responsabilidade ética individual e social diante de Deus (Ef. 5:15-16).
No compromisso com a ética pessoal o homem tem três inimigos advindos do pecado: A MORTE ETERNA, AS DOENÇAS QUE O LEVA A PRO STAR-SE ANTE A ENFERMIDADE QUE O DEBILITA E A POBREZA.
          A  primeira delas e a mais terrível, pois criado por Deus pois criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26ª ), perde este atributo ao acreditar no pai da mentira “...E ELE COMEU” (Gn 3;6b).
A segunda e a doença; não somente a doença física que poderá ser curada ou não  através de remédios; mas sim a doença Espiritual “PORQUE ESTE POVO DE JERUSALÉM SE DESVIA APOSTATANDO  CONTINUAMENTE?” (Jr 8:5ª ).
(CONVIDO-OS A LEREM JEREMIAS 8:5-12).

          A terceira e a pobreza; muitos acreditam que ser pobre financeiramente e, (uma desgraça, é um castigo); Não! Não é da pobreza financeira que a ética pessoal pesa sobre os ombros dos que crê e tem fé em Jesus Cristo; o que a ética pessoal aponta e a pobreza Espiritual de muitos que professando a fé e tem vivido como tivessem nenhum compromisso com Jesus Cristo.
          Bem! Existem muitos outros inimigos que o homem ético deverá enfrentar em sua jornada cotidiana em busca de sua perfeita varonil idade diante de Deus.
          A ética individual tem que ser encarada de frente e, isto começa de fora para dentro; é necessário tem um domínio próprio, um alto controle para o bem-estar pessoal.
          A falta do autocontrole  ou ansiedade leva o ser humano a descrer no salvador e Senhor; por outro lado o autocontrole o leva a:

1º - “CONFIAR INCONDICIONALMENTE NO SENHOR”.
2º - O SEU PRAZER É IMENSURAVELMENTE “AGRADAR-SE DO
SENHOR”.
3º - O SEU CAMINHAR DIÁRIO É ENTREGAR-SE NOS “PASSOS DO
SENHOR JESUS CRISTO “.
4º - O SEU PROCEDER DEVE SER SEMPRE “DESCANSAR-SE NO
SENHOR”.
5º - QUANDO LHE FERIREM A FACE DE A OUTRA, “NÃO SE
IRRITE”.
6º - JESUS, QUANDO CHICOTEADO, ESBOFETEADO,
ESCARNECIDO E POR FIM PREGADO EM UMA CRUZ DISSE: Pai
perdoa-os, porque não sabem o que faz  “DEIXE A IRRA”.
7º - PEDRO AO TENTAR DEFENDER JESUS DOS PRETORIANA QUE
FORAM PRENDE-LO SACANDO DA ESPADA CORTOU A ORELHA
DE MALCO; MAS JESUS O REPRENDEU “ABANDONE  O FUROR”.


ÉTICA SOCIAL – DEVER DA HUMANIDADE

          A ética social ou deveres dos cristãos,  esta gravados em sua mente (Êx 20:2-17) e em seu coração (Sl 119:11) e, isto esta interligada a ética pessoal (Mt 5:43-45; 22:39).
          A ética social trata-se de deveres que temos uns com os outros (Lc 10:33-35).
          Paulo ao Escrever a Epístolas aos Filipenses, exortando-os ao amor fraternal (Fp 2:3-4), a exemplo do que fazia os apóstolos (at. 2:44-46) antes mesmo da conversão de SAULO DE TARÇO à PAULO servo de Jesus Cristo (at. 9:1-19) .
          Em muitas ocasiões somos levados a reconhecer que mesmo sendo cristão genuinamente constrangido  pelo amor de Deus e Jesus Cristo; FALHAMOS.
-?????????????????????????????????????????????????????????-
          Quando ouvimos as noticias de alguma barbárie, principalmente contra CRIANÇAS E IDOSOS INDEFESOS, o nosso pensamento transgride o AMOR e passamos a desejar um castigo severo por tais atos (MESMO CONSCIENTE QUE EXISTES AS LEIS CÍVEIS E PESSOAS QUE AS DEVEM APLICAR), NÓS IRAMOS E DESEJAMOS O MAL.
          Jesus coloca no segundo mandamento (Mt 5:43) o AMOR COMO FUNDAMENTO DA ÉTICA SOCIAL.
          Paulo ao escreve a sua primeira epístola aos Coríntios ele diz o seguinte “O AMOR E PACIENTE...”  ( 1 Co 13:4-8), isto nos leva a ver que o AMOR ÉTICO não se expressa nas palavras EROS OU FÍLEOS e, sim na palavra ÁGAPE; um amor incondicional como CRISTO mostrou por nos na cruz do calvário.
          O cristão vive no mundo, mas não é deste mundo, pois quem é do mundo constitui-se em inimigo de Deus.
          O mundo diz: O DEI AO SEU INIMIGO; mas o amor de JESUS diz: : “PELO CONTRARIO, SE TEU INIMIGO TIVER FOME, DA-LHE DE COMER, SE TIVER SEDE, DA-LHE DE BEBER, FAZENDO ISTO, AMONTOARAS BRASAS VIVA SOBRE A SUA CABEÇA. NÃO TE DEIXES VENCER DO MAL, MAS VENÇA O MAL COM O BEM” (Rm 12:20-21).
          Seja você que for, seja ético em seu proceder, AMA A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS EXISTENTES SOBRE A TERRA, AME A SI E AO SEU PRÓXIMO COMO SE FOSSE VOCÊ MESMO .
Lembre-se de um ditado popular – uma mão lava a outra e as duas lava o rosto.

SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes



Nenhum comentário:

Postar um comentário