Estudos e Reflexões

terça-feira, 1 de setembro de 2015

CLAMOR AO SENHOR



                                                      CLAMOR
                                                                   AO SENHOR


                                               “COMPADECE-TE MIM, Ó DEUS,
                                                 SEGUNDO A TUA BENIGNIDADE; E
                                                 SEGUNDO A MULTIDÃO DAS TUAS
                                                 MISERICÓRDIAS, APAGAS MINHAS
                                                 TRANSGRESSÕES” (Salmos 51:1)


          VIVEMOS DIAS ENTRE MUITAS PESSOAS QUE APESAR DE SABER QUE EXISTE UM SER SUPERIOR; E QUE TODAS AS COISAS EXISTENTES NA TERRA, NOS CÉUS E NO MAR NÃO FORAM PROVENIENTES DE UMA EXPLOSÃO CÓSMICA, OU DE UMA SUPERNOVA QUE EXPLODI O CRIANDO TODAS AS COISAS.
          Mesmo tendo em sua  consciência  de nada disto é proveniente de um erro astronômico, e que só poderia existes todas as coisas perfeitas através de um ser superior que pelo sopro de sua boca ter formado o próprio homem e a natureza existente.
          Mas, o homem mesmo tendo esta consciência vive alienado sem prestar obediência ao criador acreditando que a sua vontade e ‘poder humano’ dependem de seu intelecto e força interior.
Diante de u argumento irrefutável como o Salmo 51 e tantos outros capítulos e versículos bíblicos, é impossível ao homem desconhecer a soberania de Deus.
          E o argumento que podemos destacar para tal afirmação  e a pessoa iluminada e devidamente instruída a escrever não somente este salmo, mas tantos outros que se encontra nas ESCRITURAS SAGRADAS, esta pessoa é DAVI,  “O SENHOR BUSCOU PARA SI UM HOMEM QUE LHE AGRADE E JÁ LHE ORDENOU QUE SEJA PRÍNCIPE SOBRE O SEU POVO, “ (1 Sm 13:14ª ).
          É inegável a existência deste antepassado nosso e que a HISTORIA registrou a sua passagem pela terra de ISRAEL
          As escritas efetivadas por ele, não poderá de forma alguma ser contestada uma vez que ele reinou em ISRAEL como se pode comprovar em escavações e coniformes bem como escritos encontrados (pergaminhos).
          Em toda a superfície do planeta TERRA  encontram-se comprovações dos tempos idos em círculos geológicos da existência humana, pássaros, animais pré-históricos, mamíferos herbívoros, carnivoros etc. que viveram a milhares de anos.
          Negar tais descobertas comprovadas materialmente e tentar negar a existência de um ser CRIACIONISTA  o qual fez a terra do ‘EX-NI RILO’ e dela todas as outras coisa existentes; NEGAR ISTO É ACREDITAR no  evolucionismo de que o HOMEM EREQUITO  e um descendente direto de um primata (MACACO).
          Diante deste pequeno e simples argumento de um HOMEM, ANALFABETO, SIMPLES, DEPENDENTE DA VIDA QUE NÃO É DELE POIS ELE É MORTAL COMO TODA A HUMANIDADE, poderia escrever, falar, pensar, mas que movido por um ser SUPERIOR ETERNO  pergunta : DE ONDE VEIO TODA ESTA INTELECTUALIDADE ESPIRITUAL PARA ESCREVER  ESTE SIMPLES ARGUMENTO?
          Bem! Davi existiu, a cidade onde este homem viveu EXISTE, e todos os argumentos escritos nos anais da historia de ISRAEL apresentam-no como REI DAVI.
POIS BEM! Davi reconheceu a sua total dependência deste ser superior, e clamou a ELE  por socorro, pois se encontrava angustiado e abatido devido os seus pecados.
                                                “LAVA-ME COMPLETAMENTE DA
                                                 MINHA INIQUIDADE E PURIFICA-ME
                                                 DO MEU PECADO, POIS EU CONHEÇO
                                                 AS MINHAS TRANSGRESSÕES E O MEU
                                                 PECADO ESTA SEMPRE DIANTE MIM”
                                                 (Sl 51:2-3).

           A angustia de Davi era justificado, pois suas mazelas falavam-lhe diuturnamente, pois ele não havia transgredido nenhuma lei humana ainda mandasse prender ou executar alguém que estive errado pois ele era o Rei, mas ele tinha transgredido a LEI SUPERIOR ADVINDA DE DEUS ATRAVÉS DOS DEZ MANDAMENTOS ENTREGUES A MOISÉS (Levítico 20:1-17), e Davi como judeu cumpria a risca toda a lei mosaica.

                                               “PEQUEI CONTRA TI, CONTRA TI
                                                SOMENTE, E FIZ O QUE E MAU
                                                PERANTE OS TEUS OLHOS, DE
                                                MANEIRA QUE SERÁS TIDO POR JUSTO 
                                                NO TEU FALAR E PURO NO TEU
                                                JULGAR” (Sl 51:4).

          O que se pode ocultar de Deus, de um ser ONIPRESENTE (Sl139:7-12) que perscruta até mesmo o interior de um ventre materno (Sl 139:13-16).
Um Deus que olhando dos Céus vê a transgressões humana e as elimina com um dilúvio matado todas as coisas existentes sobre a terra (Gn 6:1-22; 7:124).
                                           

                                             “EU NASCI NA INIQUIDADE, E EM
                                               PECADO ME CONCEBEU MINHA MÃE”
                                               (Sl 51:5).

          Davi sabia dos seus pecados, mas também sabia que Deus é Justo Juiz , e que afirmou que todos aqueles que pecarem e confessarem seus pecados com sinceridade e arrependimento “SE CONFESSARMOS OS NOSSO PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA” ( 1 Jo 1:9).
          ELE  e somente ELE  tem o poder de perdoar pecados(1 Jo 1:9), curar as enfermidades, ressuscitar mortos  dando-lhe vida, e vida eterna  “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM (Jo 14:6).
          Devemos entender que a verdade dita entre HOMENS e HOMENS, e benéfica a ambos, pois qualquer duvida que haja; e ambos se sentem compelidos a darem as mãos em sinal de amizade acordada.
O que poderíamos dizer sobre aquele que tem a primazia entre todas as coisas criadas! Jesus quando arguido por Pilatos sobre a sua soberania sobre aos judeus  “ES TU O REI DOS JUDEUS? (Mt 27:11ª) apenas respondeu: “TU O DIZES” (Mt 27:11 b e segue), a resposta de Jesus deixou bem clara a sua autoridade verdadeira como o FILHO DE DEUS que não precisava e nem precisa dar satisfação a criatura, a resposta de um REI AO SUBALTERNO.
          Jesus tem autoridade soberana nos Céus e sobre a terra, todas as coisas foram CRIADAS POR ELE (Gn 1:1-26), ; Ele tinha autoridade sobre Pilatos e toda a guarnição romana bem como toda a turba que pediam a sua morte, mas ELE sendo  DEUS (EMANUEL) sempre esta pronto e diz:” VINDE4 A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI” (Mt 11:28).
          Somente Deus tem o poder de perdoar os pecados, curas as feridas, e apagar definitivamente as mazelas de que as confessa com sinceridade.

                                               “EIS QUE TE COMPRAZES NA VERDADE
                                                 NO INTIMO; E NO RECENDIDO ME FAZ
                                                 CONHECER SABEDORIA” (Sl 51:6).

          Davi tinha a certeza de que Deus em sua infinita misericórdia o perdoaria e a sua confiança era plena “AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL NENHUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; O TEU BORDÃO E O TEU CAJADO ME CONSOLAM” (Sl 23:4).           A sua confissão era real e verdadeira, pois Deus e longânime e excedem ao nosso entendimento finito.
Davi porem achava-se impuro para achegar-se a Deus Santo e Puro; havia a necessidade de uma limpeza total e absolutamente divina.

                                             “PURIFICA-ME COM HISSOPO, E FICAREI
                                               LIMPO; LAVA-ME E FICAREI MAIS
                                              ALVO QUE A NEVE” (Sl51:7).

          A nossa prioridade é adorar ao Senhor e servi-lo e para que isto posa ser levado a bom termo, é necessário termos ouvidos e mentes afinada com a soberana determinação de Deus “SERVOS, SEDE SUBMISSO, COM TEMOR E TREMOR AO VOSSO SENHOR, NÃO SOMENTE SE FOR BOM, E CORDATO, MAS TAMBÉM AO PERVERSO; PORQUE NÃO É GRATO, QUE ALGUÉM SUPORTE TRISTEZA; SOFRENDO INJUSTAMENTE POR MOTIVO DE SUA CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS” (1 Pe 2:18-19; Hb 13:17).
          O empregado não deve ser submisso ao seu patrão visando somente o seu salário, mas sim por ser ele e o empregador; ser submisso ao SENHOR E DEUS  e muito mais que um salário mensal, mas sim pelo resgate que foi feito através não de dinheiro, ouro ou prata, mas o sangue precioso de Jesus cristo o qual pagou para sempre a nossa divida.
          O consolo e conforto de Davi dependiam totalmente de Deus, e ele clama ao Senhor com sinceridade, a fim de restaurar a sua alegria d’antes.

                                              “FAZE-ME OUVIR JÚBILO E ALEGRIA
                                                PARA  QUE EXULTEM OS OSSO QUE
                                                ESMAGASTES, E APAGA TODAS AS
                                                MINHAS INIQUIDADES. CRIA EM MIM 
                                                Ó DEUS UM CORAÇÃO PURO E UM
                                                 ESPÍRITO INABALÁVEL” (Sl 51:8-10).

          E o seu clamor continua; os temores e a angustia ainda permeavam a vida de Davi, e ele temeu muito a ira do SENHOR DOS EXÉRCITOS.

                                               “NÃO ME REPULSES DE TUA
                                                 PRESENÇA, NEM ME RETIRES O TEU
                                                 SANTO ESPÍRITO. RESTITUA-ME A
                                                 ALEGRIA DE TUA SALVAÇÃO E
                                                 SUSTENTA-ME COM ESPÍRITO
                                                 VOLUNTARIO” (Sl 51:11-12).

          Davi tinha conhecimento que o seu pecado era particular e somente ele poderia alertar a muitos que vivem hoje nas mesmas condições que ele viveu.

                                               “ENTÃO ENSINAREI AOS
                                                TRANSGRESSORES OS TEUS
                                                 CAMINHOS E OS PECADORES SE
                                                 CONVERTERÃO A TI” (Sl 51:13).

          A coragem de Davi frente a um leão, um urso e, sobretudo enfrentar um gigante como Golias, o filisteu, transformou-se em um gélido sangue nas veias de medo e temor da vingança dos parentes de Urias (Nm 35:16-21; Dt 19:11-13) ou de que o senhor o abandonasse a sua própria ‘sorte’ por outras ações(crimes) não determinadas por Deus.

                                               “LIVRA-ME DOS CRIMES DE SANGUE,
                                                Ó DEUS, DEUS DA MINHA SALVAÇÃO,
                                                E A MINHA LINGUÁ EXALTARA A TUA
                                                JUSTIÇA ABRE SENHOR OS MEUS
                                                LÁBIOS E A MINHA  BOCA
                                                MANIFESTARÃO OS TEUS LOUVORES”
                                                (Sl 51:14-15).

          A fidelidade de Davi para com o senhor era ímpar, ele executava todas as suas determinações em combate aos inimigos de Israel; portanto a suas ações eram bem recebidas pelo SENHOR DOS EXÉRCITOS, mas no dia que Davi decidiu edificar uma casa (templo) para o Senhor), ele se recusou a receber tal oferta (1Cr 17:1-15; 2Sm 7:1-17) pois Deus estava querendo é que o povo fosse estabelecido com segurança.

                                                “POIS NÃO TE COMPRAZES EM
                                                  SACRIFÍCIOS DO CONTRARIO, EU TO
                                                  DARIA; E NÃO TE AGRADAS  DE
                                                  HOLOCAUSTOS. SACRIFÍCIO
                                                  AGRADÁVEL A DEUS SÃO O ESPÍRITO
                                                  QUEBRANTADO; CORAÇÃO
                                                  COMPUNGIDO E CONTRITO, NÃO O
                                                  DESPREZARA Ó DEUS” (Sl 51:16-17).

          Deus é soberano, e não precisa de nada do homem, nada que ele faça ou produz, mas o homem e jactancioso e acredita que Deus precisa dele, muitos quando referem ao DIZIMO (Ml 3:10) diz que esta dando os 10% que Deus exige, e isto não é correto, estamos devolvendo os 10% (Dt 14:22) para que haja mantimento na caso do SENHOR  para atender as necessidades da IGREJA E DE PESSOAS QUE PRECISAM DE AJUDA;até mesmo ao orar ele diz: “DEUS, TU ES MERECEDOR DE MINHA ADORAÇÃO, ES MERECEDOR DO MEU LOUVOR” .
          O homem por  muito abastado que for mui santo não possui nada que não venha do Senhor “QUANDO CONTEMPLAMOS OS TEUS CÉUS OBRAS DE TEUS DEDOS E A LUA E AS ESTRELAS QUE ESTABELECESTES, QUEM É O HOMEM QUE O VISITE? Sl 8:3; Hb 2:6).
          Davi reconheceu que nada poderia oferecer a Deus, ai humildemente pede que ELE  o cubra de benção e ao seu povo.

                                                 “FAZE BEM A SIÃO, SEGUNDO A TUA
                                                   BOA VONTADE EDIFICA OS MUROS
                                                   DE JERUSALÉM” (Sl 51:18).

          Com o restabelecimento integral do bem estar do povo em Jerusalém, Davi entendeu e compreendeu a recusa de Deus em deixar que ele edificasse uma casa para ELE; mas, que após o restabelecimento moral DELE em uma vida plena poderia preparar todos os objetos necessários para que seu filho Salomão construísse o TEMPLO em uma paz duradoura durante o seu reinado.

                                                 “ENTÃO, TE AGRADARAS DOS
                                                   SACRIFÍCIOS DE JUSTIÇA, DOS
                                                   HOLOCAUSTOS E DAS OFERTAS
                                                   QUEIMADAS, E SOBRE O TEU ALTAR
                                                   SE OFERECERÃO NOVILHOS”             
                                                  (Sl 51:19).

 O CATECISMO MAIOR DE WESTMINSTER pergunta de numero 184 diz o seguinte:
Pergunta 184 – Pelo que devemos orar?
Resposta - ----- Devemos pedir todo o que contribua para a GLÓRIA DE DEUS e o bem-estar da IGREJA, e o nosso bem ou dos outros, nada porem, que seja ILÍCITO.
Referencias Bíblicas : Mt 6:9; Sl 51:18; Sl 122:6; Mt 7:11; Sl 125:4; 1 Jo 5:14; Tg 4:3.

SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes




Nenhum comentário:

Postar um comentário