Estudos e Reflexões

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PERIGO DA RIQUEZA

                          O PERIGO DA RIQUEZA



                       “QUEM AMA O DINHEIRO JAMAIS DELE SE FARTA; E
                         QUEM AMA ABUNDANCIA NUNCA SE FARTA DA
                         RENDA; TAMBÉM ISTO É VAIDADE” (Eclesiastes 5:10)



 Salomão em toda a sabedoria dada por Deus, expressos bem a dificuldade que gera no coração daqueles que colocam o dinheiro como seu senhor.
Ser rico ou ficar rico honestamente não é pecado e nem traz conseqüências pecaminosa à pessoa.
O maior problema é que aqueles que possuem uma renda  superior (riqueza) a outrem têm sempre a tendência de se colocar como superior.
O versículo em epígrafe demonstra  toda a saga dos que adquire ou enriquecem licito ou ilicitamente.
Adquiris riqueza ou posses honestamente (com o suor do rosto) não é pecado; e Deus ( segundo as Escrituras) não o condenará.
Mas aqueles que fraudam ao seu semelhante, seja por suborno, roubo, trapaça, mentiras etc. serão condenadas por sua atitude avarenta e desonestidade.
O BRASIL está passando por uma leva de crimes financeiros tão grandes, que sua credibilidade adquirida ao longo dos anos está sendo  desgastado ( espoliado)  em pouco tempo.
A corrupção é tão grande, e a desonestidade  tão aplaudida que ser honesto hoje em dia em nosso país é ser considerado retrógrado, atrasado, bobo, inexperiente em matéria de falcatrua, sonso, incapaz etc.
Corremos o risco de até mesmo sermos preso devido a nossa honestidade, quando deixamos de pagar os impostos, taxa de lixo, água, luz, IPVA etc.; por faltas de condições financeiras os nomes de tais inadimplentes são levados ao protesto, lançados no Serasa, SPC perdendo assim sua dignidade perante uma sociedade minoritária de poderosos.
Mas, tudo isto só ocorre com os pobres que não podem pagar um advogado para legitimar a sua defesa de trabalhador honesto e dependente do salário que mal da para cumprir com suas obrigações de pai de família e colocar o alimento em seu lar.
Muito se fala em EDUCAÇÃO, povo educado não da trabalho para as autoridades constituída; mas como estudar? Um livro que deveria se de graça custa o valor equivalente ou até mais que cinco ou seis  sacolas de arroz (5/100% do salário mínimo), isto se tratando de livros de primário.
Mas voltando ao perigo da riqueza, encontramos nas Escrituras Sagradas a palavra riqueza em  57 versículos,  e riquíssimo 01 vez.
Entre os  57 versículos, destacamos 01 versículo que diz assim:
“Porque a riqueza não dura para sempre” (Provérbios 27:24ª ).
Neste mesmo ensejo a palavra riquíssimo em Lucas 18:23, encontramos um dialogo do Senhor Jesus Cristo com um Jovem Rico o qual valorizava mais o ( O SEU SENHOR DINHEIRO), a ouvir a voz do MESTRE.
“Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo” (Lucas 18:23).
CONVIDO VOCÊ A LER Marcos 19:6-22; 10:17-22 e Lucas 18:19-23).
Jesus como Deus,  Senhor é Mestre adverte aos seus discípulos dizendo:
“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir porque a vida é mais que o alimento e o corpo, , mais do que as vestes” (Lucas 12:22-23 e segue)
Não posso dizer que não gostaria de ser rico financeiramente., se assim o fizesse seria hipócrita; pois quem dentre toda a humanidade nuca desejou possuir um bem material, carro, casa, dinheiro, jóias etc.?
As Escrituras afirmam que o coração é o recôndito mais profundo do ser interior, e é o fundamento do caráter humano, ele abrange a mente, a vontade e as emoções (Jeremias 17:9).
O CORAÇÃO É O TERMO ANTROPOLÓGICO MAIS IMPORTANTE DO ANTIGO TESTAMENTO.
Antropologia – é uma ferramenta que proporciona uma compreensão da cultura de um povo (nação).
Todo ser é movido pelo coração (emoção) e esta emoção é que leva o ser humano muitas das vezes ser ganancioso, não se contentar com o que ganha honestamente.
Paulo, servo do Senhor Jesus Cristo escrevendo aos Filipenses em agradecimento ao cuidado que tiveram para com ele disse:
“Alegrei-me, sobremodo, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes à meu favor o vosso cuidado, o qual também já tinha antes, mas vos falta oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação tanto sei estar humilhado com também ser honrado; de tudo e em todas as circunstancias, já tenho experimentado de fartura como de fome, assim e de abundancia como de escassez, TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE” (Filipenses 4:10-13).
Esta dever ser sempre e a melhor e única ansiedade do coração em confiança absoluta que a circunstância se nos apresentam no fortalecimento de Cristo para a nossa vida.
Riqueza, propriedade, só tem valor no momento em que você pode comparti lha com seu semelhante que lhe estende a mão em busca de ajuda ( Salmos 133).
Querido leito, não pense você que eu também já experimento o poder da riqueza outrora, porem tudo adquirido honestamente.
Hoje reconheço que em muitas ocasiões já tive a oportunidade de recuperar tudo que perdi financeiramente, mas o temor e tremor de só em pesar nos desvalido desta sociedade avarenta me coloco de joelhos ante o SENHOR DA GLÓRIA   pela riqueza espiritual que possuo.
Busque a riqueza da suprema glória do Senhor Jesus Cristo, a qual nem traça corroem e nem ladrão minam e roubam (Salmos 127:1-2).
Que o Senhor possa mostrar-lhe nem prata ou ouro foi utilizado por Jesus para resgatar-te das travas para a sua maravilhosa Luiz, mas sim o seu precioso sangue vertido no calvário em meu em seu em nosso favor.

Celso Lanes.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário