Estudos e Reflexões

sábado, 20 de setembro de 2025

 

 

                            A IRA DE DEUS.

 

          “FILHO MEU, SE OS PECADORES QUEREM SEDUZIR, NÃO O CONSINTA” (Provérbios 1: 10).

         

          Muitos filhos, criados com amor e dedicação pelos pais, desviam-se após receber dos outros uma falsa amizade que o levam a renegar as instruções de seus progenitores (pai e mãe).

          A arma que usam para cativar os incautos ou inocentes são através a sedução. Mostram que os valores de seus pais nunca os levariam a liberdade.

          “...VEM CONNOSCO, E,BOSQUE-MO-NOS PARA DERRAMAR SANGUE, EXPERIMENTEMOS, AINDA QUE SEM MOTIVO, OS INOCENTES” (Provérbios 1: 11).

          HÁ poucos dias, assistimos uma tragédia imensa, quando uma filha junto com seus “COLEGAS” assassinou sua própria mãe.

          “AGORA, EM BREVE, DEPRAVAREI O MEU FUROR SOBRE TI, CUMPRIREI A MINHA IRA CONTRA TI, JULGAR-TE-EI SEGUNDO OS TEUS CAMINHOS E POREI SOBRE TI TODAS AS TUAS ABOMINAÇÕES”  (Ezequiel 7:8).

           A Ira de DEUS estendeu-se sobre os ISRAELITAS devidos sua idolatria constantemente; esquecendo-se que o SENHOR DEUS aos tirou da escravidão do Egito e os colocou em terra que mana  leite e mel, terra produtiva, e, afastou todo os seus inimigos; mesmo assim, continuaram a IDOLATRAR-SE com imagem de ESCULTURA Esquecendo do SENHOR.

         “OS MEUS OLHOS NÃO TE POUPARÃO, NEM TEREI  PIEDADE SEGUNDO TEUS CAMINHOS, ASSIM TE CASTIGARÃO, E AS TUAS ABOMINAÇÕES ESTARÃO NO MEIO DE TI. SABEREIS QUE EU, O SENHOR E QUE FIRO” (Ezequiel 7: 9).

          A ira de DEUS, e, a sua reacção contra o pecado, a qual o leva ao castigar o pecador, porem maior do que a sua ira e o amor que nutre pela humanidade e os perdoa e nunca se lembrara deles.

          “POR BREVE MOMENTO TE DEIXEI, MAS COM GRANDES MISERICÓRDIAS TORNOU A ACOLHER-TE; NUM ÍMPETO DE INDIGNAÇÃO ESCONDO DE TIA MINHA FACE  POR UM MOMENTO; MAS COM MISERICÓRDIA  ETERNA ME COMPADEÇO DE TI, DIZ O SENHOR O TEU REDENTOR” (Isaias 54: 7-8).

          A ira de DEUS é uma justa e imparcial ao pecador e do mal; e não pode ser comparada a ira humana, que é egoísta e partidária; e, muitas das vezes injustas, mesmo sendo nós sua imagem e semelhança em amor.

         “POR ESTÁS COISAS É QUE VEM A IRA DE DEUS SOBRE OS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA” (Colossenses 31: 6).

         A ira de DEUS são os conceitos de justiça divina aos pecadores infiéis impiedosos; a Ira de DEUS é uma resposta direita a noz pecadores contumaz.

         A Ira de DEUS é aplicada aos filhos devido a imparcialidade dos pais em ensina-los o caminho que devem andar (seguir) e não pecar.

         “ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E, AINDA QUANDO FOR VELHO, NÃO SE DESVIARÃO DELE” (Provérbios 22: 6).

          A ESCRITURA SAGRADA afirma que não existem dois tipos de pecado; todo pecado são transgressão da palavra de DEUS, e, o que significa é errar o alvo dos padrões de divinos nos escritos na  “Bíblia”.

          “SE ALGUÉM VIR O SEU IRMÃO COMETER PECADO NÃO PARA A MORTE, PEDIRA, A DEUS LHE DARÁ VIDA, AOS QUE NÃO PECARAM PARA A MORTE. HÁ PECADO PARA MORTE, E POR ESSE NÃO DIGO QUE ROGUE. TODA INJUSTIÇA É PECADO, E HÁ PECADO NÃO PARA MORTE” (1 João 5: 16-17).

          A ir de DEUS  é aplicada ao seres humanos de uma maneira instintivamente; porem o pecado para a morte caracteriza-se pela resistência deliberada do pecador contumaz; mas, somente a blasfémia contra o ESPÍRITO SANTO não será perdoada.

“POR ISSO, VOS DECLARO: TODO PECAM E BLASFÉMIA SERÃO PERDOADOS AOS HOMENS, MAS A BLASFÉMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, SE ALGUÉM PROFERIR ALGUMA PALAVRA CONTRA O FILHO DO HOMEM SERÁ–LHE-A ISSO PERDOADO; MAS, SE ALGUÉM FALAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, NÃO LHE SERÁ ISSO PERDOADO, NEM NESTE MUNDO NEM NO PORVIR” (Mateus 12: 31-32).

          Esta é uma das manifestações da Ira e DEUS contra nos pecadores contumaz,  e, que não se arrependam, e, continuam pecando e nunca   perdão pelos suas atitudes pecaminosas.

          “E A ADÃO DISSE: VISTO QUE ATENDESTES A VOZ DE RUA MULHER E COMEU DA ÁRVORE QUE EU TE ORDENARA NÃO COMESSE, MALDITA A TERRA POR TUA CAUSA, EM FADIGA OBTERÁ DELA O SUSTENTO DURANTE OS DIAS DE TUA VIDA. ELA PRODUZIRÁ TAMBÉM CARDOS E ABROLHOSO E TU COMERÁS A ERVA DO CAMPO. NO SUOR DO ROSTO COMERÁS O TEU PÃO, ATÉ QUE TORNES À TERRA, POIS DELA FOSTE FORMADO; PORQUE TU ÉS PÓ E AO PÓ TORNARÁS” (Génesis 3: 17-19).

          Esta foi a primeira vez que a Ira de DEUS se pronunciou ao homem e da mulher após sua criação.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário