Estudos e Reflexões

terça-feira, 19 de agosto de 2025

 

 

                          DEUS, ESPÍRITO INFINITO.

 

          “NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS, O DEUS UNIGENITO, QUE ESTA NO SEIO DO PAI, É QUEM O REVELOU” (João 1:18).

 

 

          Na ESCRITURA SAGRADA não existe nenhuma DEFINIÇÃO ou DISCUSSÃO o ser de DEUS separadamente; quando falamos sobre DEUS, sempre apresentamos CRISTO, e tão somente os atributos de DEUS, assim como uma pequena dimensão de seu poder revelado por JESUS  a nos seres humanos.

          Embora é possível no entanto, conceber o ser de DEUS em relação com nosso próprio ser espiritual em termo de semelhança, pois nos temos o ESPÍRITO que é dado por DEUS.

          “ENTÃO, FORMOU O SENHOR DEUS AO HOMEM DO PÓ DA TERRA E LHE SOPROU NAS NARINAS O FÔLEGO DE VIDA, E O HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE” (Génesis 2: 7).

....................................................................................

EM RESUMO: a alma é a vida são conceitos distintos, embora relacionadas.

A vida, no sentido BIOLÓGICO, é a existência física e temporais de um ser vivem (HUMANO), enquanto alma ou espírito e essencial e imortal e duradouro.

          “...E O PÓ VOLTA A TERRA, COMO O ERA, E O ESPÍRITO VOLTA A DEUS, QUE O DEU” (Eclesiastes 12: 7).

....................................................................................

          DEUS é ESPÍRITO INDEFINIDO, sem fronteiras, pois ELE é ONIPRESENTE  e esta em toda parte, ELE é sem limites tanto quanto o seu SER, e em todos os seus ATRIBUTOS, e, cada aspecto de SUA natureza é infinito.

          Para que se entendam sua TRANSCENDÊNCIA   ELE se encontra separado de toda a sua criação física (A NÃO SER DE JESUS) como um ser INDEPENDENTE e ETERNO.

         DEUS não esta limitado pela sua própria natureza; mas estar INFINITAMENTE EXALTADO pela sua própria criação.

....................................................................................

Sua natureza GRANDIOSIDADE  e PERFEITA, é FREQUENTEMENTE vista como uma MANIFESTAÇÃO  GLORIOSA e de PODER em SEU SER, ELE é exaltado por meio de sua criação.

          “OS CÉUS PROCLAMAM A GLORIA DE DEUS, E O FIRMAMENTO ANUNCIA AS OBRAS DAS SUAS MÃOS...” (Salmos 19: 1=14).

....................................................................................

         ELE, não está limitado pela natureza (como nos seres humanos) porem até mesmo aquelas passagens na ESCRITURA SAGRADA que saliente a sua manifestação temporais (pois tudo esta em suas mãos em seu poder) mesmo acreditamos nos, em locais dão ênfase à sua exaltação pois ELE e omnipresente como ser eterno.

          “QUEM NA CONCHA DE SUA MÃO MEDIU AS ÁGUAS E TOMOU A MEDIDA DOS CÉUS A PALMOS? QUEM RECOLHEU NA TERA PARTE DE UM EFA O PÓ DA TERRA E  PESOU OS MONTES EM ROMANA E OS OUTEIROS EM BALANÇA DE PRECISÃO?” ( Isaias 40:12).

          “TODAS AS NAÇÕES SÃO PERANTE ELE COMO COISA QUE NÃO E NADA; ELE AS CONSIDERA MENOS DO QUE NADÁ COMO UM VÁCUO” ( Isaias 40: 17).

          Assim e o DEUS que temos conhecimento, e, o buscamos em todos os nosso viver; sua maneira de difundi, e, em seu poder que emana sobre todas as  coisas criadas inclusive no HOMEM naturais.

 

....................................................................................

O HOMEM NATURAL:

No contexto teológico, referimos uma pessoa que ainda não transformado pelo poder do ESPÍRITO SANTO pela graça de DEUS; é uma pessoa que é que ainda não foi impactado e não  aceita as coisas ESPIRITUAIS as quais lhe parecem loucas.

Este é o homem “natural” que é GUIADO por suas paixões canais em vez de ser influenciado (regenerado) pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

“ORA, O HOMEM NATURAL NÃO ACEITA AS COISAS DO ESPÍRITO DE DEUS, PORQUE LHE SÃO LOUCURAS; E NÃO PODE ENTENDÊ-LAS, PORQUE ELAS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE” (1 Coríntios 2:14). 

....................................................................................

          Todavia, precisamos trazer sempre em mente o fato que os atributos de DEUS pertence à própria essência do seu SER, e que, dessa maneira, são co-ostensivos  com a sua natureza.

           O ser humano (homem) foi formado por DEUS (O Pai, o Filho e o Espírito Santo) em uma única pessoa “PAI”; portanto o conhecimento de DEUS faz parte de nosso conhecimento, pois fomos formado à sua imagem e semelhança,  que ELE faz parte de uma complexidade que se entende passado, presente e futuro de nossa existência quer seja física e sua vida eternamente.

          Portanto o conhecimento de DEUS depende de sua vontade em entregar-se totalmente a CRISTO e busca-lo diuturnamente lendo a ESCRITURA SAGRADA ORANDO A DEUS POR INTERMÉDIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, pois o aspecto da vontade de DEUS ajuda-nos fortemente através da LEITURA DIÁRIA DA ESCRITURA SAGRADA e em ORAÇÃO.

           A revelação CRISTÃ sobre DEUS é que ELE é SUPREMA MENTE  um PAI, e que ama sua criação humana, essa é a designação de DEUS mais comum nos locais onde JESUS busca discernir a sua palavra (SINAGOGA) hoje em dia (IGREJA) criadas por JESUS CRISTO.

           Esta designação ou compreensão de PAI aparece no NOVO TESTAMENTO, e. é a designação de PAI é usada em sentido especifico e pessoal por JESUS antes de mais nada; sustentação que ELE mesmo sustentava com DEUS PAI.

           É BOM OBSERVARMOS que se tornou claro aos nossos olhos pela FÉ, e, ensinando pelo próprio JESUS CRISTO que ELE era filho de DEUS ressuscitado por ELE.  

          “SE HABITA EM VÓS O ESPÍRITO DAQUELE QUE RESSUSCITOU A JESUS DENTRE OS MORTOS, ESSE MESMO QUE RESSUSCITOU A CRISTO JESUS DENTRE OS MORTOS VIVIFICARÁ TAMBÉM O VOSSO CORPO POR MEIO DO ESPÍRITO, QUE EM VÓS HABITA” (Romanos 8: 11).

          “...AO QUAL, PORÉM, DEUS RESSUSCITOU, ROMPENDO OS AGUILHÕES DA MORTE, PORQUANTO NÃO ERA POSSÍVEL FOSSE ELE RETIDO POR ELA” (Atos 2: 24).

          E acima desta relação de PAI, e, que o NOVO TESTAMENTO apresenta os aspectos mais ternos do carácter de DEUS.

          Que a GRAÇA e a MISERICÓRDIA de DEUS possa nos instruir a respeito de sua SOBERANIA como DEUS e PAI da humanidade.

 

SOLO DEO GLÓRIA.

Celso Lanes.

         

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário