Estudos e Reflexões

domingo, 7 de abril de 2024

 

 

                        PASCOA.

 

          “NO FINDAR DO SÁBADO, AO ENTRAR O PRIMEIRO DIA DA SEMANA, MARIA MADALENA E A OUTRA MARIA FORAM VER O SENHOR” (Mateus 28:1).

         

          A intenção das duas Marias era encontrar o corpo de nosso senhor JESUS CRISTO para fazer seu embalsamamento (Marcos 16: 1-3) depois enterra-lo, pois não creram quando ELE dizia que ao terceiro dia ressuscitaria (João 20: 1-8).

           A Pascoa Cristã é importante para toda a humanidade é um dia de regozijo, pois representa o dia em que ocorreu a ressurreição do nosso Salvador JESUS CRISTO o Filho unigênito de DEUS PAI o qual deu a sua própria vida para salvar a aqueles que se rendem aos seus pés.

          A Pascoa é uma data onde comemoramos e ressurreição de nosso SALVADOR, ela é comemorada no primeiro domingo no hemisfério norte e, é comemorado no outono do hemisfério sul (esta data é comemorada entre os dias 22 de Marco e 25 de Abril).

           

......................................................................

EMBALSAMAMENTO.

O povo hebreu (ISRAELITAS) por ter vivido 400 anos como escravos no Egito aprendeu com eles que os mortos deveriam ser embalsamados para depois ser colocado em local pré-determinado para seu ressurgimento na eternidade; ( essa era e é o pensamento de pessoas que não creiam na RESSURREIÇÃO e na salvação através de JESUS CRISTO).

Os egípcios desenvolveram avançada técnica de mumificação para preservam os corpos, pois acreditavam (ou talvez ainda creiam) que a não mumificação do corpo não haveria possibilidade de entrarem para a vida eterna; eles acreditavam que o espirito não poderia entrar no corpo se este não estivesse perfeito; este era um dos motivos do embalsamamento do corpo.

......................................................................

          “E EIS QUE HOUVE UM GRANDE TERREMOTO, PORQUE UM ANJO DO SENHOR DESCEU DO CÉU, CHEGOU-SE REMOVEI A PEDRA, E ASSENTOU-SE SOBRE ELA” (Mateus 28: 2).

          O texto nos diz que o ANJO DO SENHOR desceu do céu e rolou a pedra que havia selado a entrada do túmulo e hera  guardada por guardas romanos.

          O terremoto que houve naquele dia foi somente no local do túmulo o qual causou desespero aos guardas; a remoção da pedra que lacrava o tumulo (que talvez fosse muito pesada) impossível algumas  pessoas remove-la.

           “O SEU ASPECTO ERA COMO UM RELÂMPAGO, E A SUA VESTE, ALVA COMO A NEVE” (Mateus 28: 3).

           A ESCRITURA SAGRADA não nos revela a quantidade em que compunha a escolta (Mateus 27: 55-66) que Pilatos designará para guardarem o túmulo de JESUS; porem a escolta poderia ser 10 ou até mesmo 30 pessoas, o certo é que quando o ANJO DO SENHOR apareceu todos ficaram com muito medo, apavorados.

           “E OS GUARDAS TREMERAM ESPAVORIDOS E FICARAM COMO SE ESTIVESSEM MORTOS” ( Mateus 28:4).

           Imaginem quando um relâmpago aparece nos céus, o estrondo do trovão e imenso e apavora a todos; os guardas apavorados viram um RELÂMPAGO de proporções IMENSA, INIMAGINÁVEL (talvez não tenham visto o ANJO), mas o estrondo deveria ser apavorante, e os guardas desmaiaram, pois não viram a saída de JESUS do túmulo e, por não terem visto a saída de JESUS do túmulo correram a anuncias aos principais sacerdotes que ELE foi levado pelos seus discípulos e relataram o que aconteceu.

           JESUS ressuscitou ao terceiro dia.

OBS.: (JESUS após ser humilhado, cuspido, chicoteado  foi crucificado e morreu (Marcos 15: 34-37) hora nona ‘três horas’ ou seja, no calendário judaico ‘hora nona’ ao por do sol, no sábado esteve morto e no  túmulo e no domingo ressuscitou no terceiro dia (Mateus 28:6), provavelmente à tarde antes da chegada das mulheres).

......................................................................

OBS.: de acordo com a ESCRITURA SAGRADA, JESUS ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira, sábado e domingo) O Evangelho não estava usando o termo como a mesma precisão matemática de nossa linguagem moderna; os judeus não utilizaram este mesmo horário; a nossa marcação de horta é de 06: 00 as 18:00 horas;  o judeus usavam AMANHECER (nascer do sol) e anoitecer (quando o sol declina no horizonte).

JESUS foi crucificado e morreu à tarde de SEXTA-FEIRA, o primeiro dia, depois esteve morto no SÁBADO segundo dia e ao terceiro dia DOMINGO ressuscitou (Marcos 20:19).
......................................................................

           “MAS O ANJO, DIRIGIU-SE AS MULHERES DISSE: NÃO TEMAIS PORQUE SEI QUE BUSCAI A JESUS QUE FOI CRUCIFICADO” (Mateus 28:5).

           Essas mensagens do EVANGELHO nos mostram que JESUS não foi encontrado no túmulo pelas mulheres, pois havia ressuscitado e após a aparição aos discípulos dirigiu-se para a montanha da Galileia.   

           Essa mensagem é para que aqueles que continuam “EM DUVIDA” da ressurreição e soberania de JESUS, e não  crerão em suas palavras dita aos discípulos  (Lucas 24:46) e que aguarda a sua segunda vinda à terra.

          “NO MONTE DAS OLIVEIRAS, ACHAVA-SE JESUS ASSENTADO QUANDO SE APROXIMARAM OS DELE OS DISCÍPULOS, EM PARTICULAR, E LHE PEDIRAM: DIZE-NOS QUANDO SERÃO ESTAS COISAS E QUE SINAL HAVERÁ DA TUA VINDA E DA CONSUMAÇÃO DO SÉCULO” (Mateus 24:3-31).

           A resposta de JESUS CRISTO foi uma afirmação inequívoca.

           “MAS A RESPEITO DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS DOS CÉUS, NEM O FILHO, SENÃO O PAI.” (Mateus 24: 36).

            Como JESUS foi assunto aos céus assim será a sua segunda vinda (COMO UM TREMENDO ESTRONDO E COMO UM RELÂMPAGO ELE VOLTARÁ E, TODOS OS OLHOS O VERÃO ATÉ AQUELES QUE SEUS OLHOS FOREM VALSADOS).

            Portanto, Se alguma duvidar de sua segunda vinda, ELE voltará, prepare-se!.

 

 SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário