Estudos e Reflexões

segunda-feira, 29 de abril de 2024

 

 

                       JESUS CRISTO

                          FIADOR DA ALIANÇA.

 

                  “PORQUE HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS; CRISTO JESUS, HOMEM, O QUAL A SE MESMO SE DEU EM RESGATE POR TODOS; TESTEMUNHO QUE SE DEVE PRESTAR EM TEMPO OPORTUNO” ( 1 Contrários 2:5-6).

 

                   JESUS CRISTO é o único “MEDIADOR” no sentido de resolver uma contenda entre DEUS (o PAI) e os seres humanos pecadores.

                   ELE e também e o único “FIADOR” da promessa a qual ELE é garantia da nossa salvação regatada na CRUZ.

                   A Única aliança feita por DEUS com os homens foi ratificada por JESUS CRISTO ao oferecerem-se como “FIADOR” a pagar nossas dividas através de seu sangue vertido no Gólgota onde foi pregado em uma cruz de madeira (Gálatas 3: 13).

............................................................................

ALIANÇA ÚNICA.

ALIANÇA ADÃMICA (graça) A PRIMEIRA ALIANÇA DEUS FEZ COM ADÃO E EVA  (Génesis 3:16-19) ou ALIANÇA EDÊNICA (inocência) (Génesis 1:26-30; 2:16-17) ELA DELINEIA RESPONSABILIDADE DO HOMEM PARA COM A CRIAÇÃO E DIRECÇÃO  DE DEUS A RESPEITO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. 

ALIANÇA NOAICA (Génesis 8: 20-9-17)

ALIANÇA ABRAÂMICA (Génesis 12:1-3 etc.)

ALIANÇA MOSAICA (Êxodo 20: 23 e  Deuteronômios).

ALIANÇA DAVIDICA (2 Samuel 7: 4-17).

ALIANÇA DA TERRA DE ISRAEL (Deuteronômios 30:1-10).

............................................................................

                   DEUS através da  ESCRITURA SAGRADA nos afirma que JESUS é o único FIADOR da NOVA ALIANÇA (Hebreus 7: 22) conforme o Apostolo Paulo inspirado pelo ESPÍRITO SANTO escreveu na Epistola aos Hebreus.

                    A obediência a CRISTO são as mesmas para uma vida eterna no ontem, no hoje e será até  a sua volta para julgar o mundo conforme escrito esta em Génesis 1:1-31.  

                    JESUS como “FIADOR da ALIANÇA de DEUS com os homens”; afirma categoricamente que todos os que lhe forem fieis e obedecerem e proclamar as BOAS NOVAS no mundo será salvos e viverão com ELE eternamente conforme perguntou TOMÉ.

                   “DISSE-LHE TOMÉ; SENHOR! NÃO SABEMOS PARA ONDE VAIS; COMO SABER O CAMINHO?” (João 14:5).

                    Tomé, como tantos outros que ainda vivem neste mundo desacreditam em um SALVADOR, que esta esperando os mesmos  confessarem seus pecados e mostrar sua  fidelidade em segui-lo todos os dias; e esta foi a resposta que alguns DUVIDOSOS ainda esperam.

                   “RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO,  E A VERDADE, E A VIDA NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”  (João 14:6).

                    Muitos ainda continuam a descrer na RESSURREIÇÃO de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e acreditam em “IMAGENS DE ESCULTURAS ou RELIGIÃO” para serem SALVOS, mas como ELE respondeu a INCRÉDULO Tome, somente ELE tem o poder de salvar-nos.

                     DEUS através da ESCRITURA SAGRADA nos dá o entendimento que ELE se satisfez com o sacrifício de SEU FILHO JESUS CRISTO.

                     A aliança feita com alguns patriarcas a muitos séculos passados registadas no ANTIGO TESTAMENTO serão cumpridas conforme fora dito a ABRAÃO.

                     “ORA, DISSE O SENHOR ABRÃO: SAI DA TUA TERRA, DA TUA PARENTELA E DA CASA DE TEU PAI E VAI PARA A TERRA QUE TE MOSTRAREI; DE TI FAREI UMA GRANDE NAÇÃO, E TE ABENÇOAREI, E TE ENGRANDECEREI O NOME. SE TU UMA BÊNÇÃO” (Génesis 12: 1-2).

                      A PROMESSA e a ALIANÇA de DEUS com o Patriarca ABRAÃO se cumpriram e continuam a ser cumprida mesmo antes de JESUS CRISTO vi ao mundo, pois, milhares haviam nascido e morrido e tantos outros ainda vivem neste mundo e quantos outros ainda nascerão?

                      Mesmo tendo DEUS abençoado a ABRAÃO e através deles muito nações vieram a existir; porem o povo (ANTE DILUVIANO) era de dura servis (COMO ATÉ HOJE É) ao ponto de DEUS dizer: (Génesis 32: 7-9).

                       “VIU O SENHOR QUE A MALDADE DO HOMEM SE HAVIA MULTIPLICADO NA TERRA E QUE ERA CONTINUAMENTE MAU TODO DESIGNO DE SEU CORAÇÃO; ENTÃO SE ARREPENDEU O SENHOR DE TER FEITO O HOMEM NA TERRA E ISSO LHE PESOU NO CORAÇÃO” (Génesis 6:5-6).

                        Vendo DEUS que o povo estava “DESENFREADO” segundo a IDOLATRIA do Egito e, que mesmo sua LÍNGUA (idioma) já havia esquecido; e como o DEUS de seus pais Abraão, Isaque e Jacó não seguiam, DEUS  preparou um novo “LEGISLADOR ou ADMINISTRADOR” o qual fora salvo da morte (NO SÉCULO XIII a. C. OPRESSÃO CHEGOU AO AUGE QUANDO FARAÓ MANDOU AS PARTEIRAS HEBREIAS SIFRA E  E PUÁ MATAR TODOS OS FILHOS HOMEM DO POVO DE ISRAEL QUANDO NASCESSEM, POIS, ESTAVA SE TORNANDO MAIS NUMEROSOS QUE ELES) nas águas do Rio Nilo pela filha de Faraó, mas que ele foi criado por sua Mãe JOQUEBEDE no temor do SENHOR.

                          Ao se tornar jovem foi entregue a filha de Faraó que lhe deu o nome MOISÉS (Êxodo 2: 10); MOISÉS foi criado em todas as ciências e conhecimento egípcio até o dia em que matou um egípcio que agredira um hebreu, fugindo foi morar no deserto onde DEUS lhe falou e ordenou que salvasse seu povo da escravidão egípcia.

                                 Mesmo sendo Moisés um CO-LEGISLATIVO das ordenanças de DEUS ao povo Israelita aplicando-lhes no coração as palavras de DEUS; porem, o povo ainda continuava de DURA SERVIS (cabeça dura ou teimosia) desejando voltar à escravidão no Egito para poder (COMER e BEBER ÁGUA a FARTA mesmo diante das chibatas “chicotadas” dos seus feitores) ao ponto se IDOLATRAR na ausência de MOISÉS que se encontrava no cimo do monte SINAI (Êxodo 19: 20) ande DEUS lhe falava e, deu-lhe os 10 MANDAMENTOS escritos em duas tábuas de pedra.

                       Mesmo, sendo Moisés (manso) e vendo DEUS os sacrifícios que ele LHE oferecia (diuturnamente) pedindo DEUS perdão pelo povo; mesmo assim eram atacados até mesmo por seus dois irmãos.

                       “FALARAM MIRIÃ E ARÃO CONTRA MOISÉS, POR CAUSA DA MULHER CUXITA QUE TOMARÁ; POIS TINHA TOMADO A MULHER CUXITA E DISSERAM: PORVENTURA, TEM FALADO O SENHOR SOMENTE POR MOISÉS? NÃO TEM FALADO TAMBÉM POR NÓS? O SENHOR O OUVIU” ( Número 12: 1-2).

                         Moisés além, de mui-manso tinha uma intimidade com DEUS ao ponto por duas vezes interceder pelo povo que tinha transgredindo a ordem de DEUS, mesmo vendo o povo as maravilhas que ELE fizera para retira-los da escravidão egípcia..

                          “ENTÃO, DISSE O SENHOR A MOISÉS: VAI, DESCE; PORQUE O TEU POVO, QUE FIZESTE SAIR DO EGITO SE CORROMPEU E DEPRESSA SE DESVIOU DO CAMINHO QUE LHE HAVIA EU ORDENADO, FEZ PARA SI UM BEZERRO FUNDIDO E O ADOROU, E LHE SACRIFICOU, E DIZ: SÃO ESTES Ó ISRAEL, OS TEUS deuses, QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO. DISSE MAIS O SENHOR: TENHO VISTO ESTE POVO, E EIS QUE É POVO DE DURA SERVI.  AGORA, POIS, DEIXA-ME,PARA QUE SE ACENDA CONTRA ELES O MEU FUROR, ENTÃO OS CONSUMA; E DE TI FAREI UMA GRANDE NAÇÃO” (ÊXODO 32: 7- 10).

                           Vendo Moisés o que ELE iria fazer, novamente se coloca entre DEUS e o povo dizendo:

                          “POREM MOISÉS SUPLICOU AO SENHOR, SEU DEUS, E DISSE. PORQUE SE ACENDE, SENHOR, A TUA IRA CONTRA O TEU POVO, QUE TIRASTE DA TERRA DO EGITO COM GRANDE FORTALEZA E PODEROSAS MÃOS? POR QUE HÃO DE DIZER OS EGÍPCIOS COM MAUS INTENTOS OS TIROU, PARA MATA-LOS NOS MONTES E PARA CONSUMI-LOS DA FACE DA TERRA? TORNA-TE DO FUROR DA TUA IRA E ARREPENDA-TE DESTE MAL CONTRA O POVO” (Êxodo 32: 11-12).

                            A intimidade de Moisés com DEUS era tão grande, que quando DEUS lhe ordenará que deveria ir adiante ele disse:

                           “RESPONDEU-LHE: a MINHA PRESENÇA IRÁ CONTIGO, E EU TE DAREI DESCANSO. ENTÃO, LHE DISSE MOISÉS: SE A TUA PRESENÇA NÃO VAI COMIGO, NÃO FAÇAS SUBIR DESTE LUGAR. POIS COMO SE HÁ DE SABER QUE ACHAMOS GRAÇA AOS TEUS OLHOS, EU E O TEU POVO? NÃO É, PORVENTURA, EM ANDARES CONNOSCO, DE MANEIRA QUE SOMOS SEPARADOS, EU E O TEU POVO, DE TODOS OS POVOS DA TERRA?” (Êxodo 33: 14-16).

                           Mesmo sendo INTIMO de DEUS, Moisés foi um “MEDIADOR” entre o povo Israelita e DEUS por um período; JESUS, porem, e um MEDIADOR entre DEUS e varias nações  e,  ao mesmo tempo o único e verdadeiro FIADOR da vida ETERNA.

                          Moisés sacrificava no SANTUÁRIO; JESUS é o santuário e o próprio SACRIFÍCIO na terra e céu; e ofereceu-se para morrer no lugar de muitos, ficando ELE como FIADOR diante de DEUS.

............................................................................

MEDIADOR.

1º - Arbitro entre duas ou mais partes,

2º - Negociador ou corretor de negocio.

3º - Testemunha no sentido legal da palavra.

4º - Fiador é, portanto, alguém que garante a execução de um contrato.

............................................................................

CONCLUSÃO:

“POR AQUELE TEMPO, EXCLAMOU JESUS, GRAÇAS TE DOU Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE OCULTASTES ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E INTENDIDOS E AS REVELASTES AOS PEQUENINOS, SIM, Ó PAI, PORQUE FOI DO AGRADO. TUDO ME FOI ENTREGUE POR MEU PAI, NINGUÉM CONHECE O PAI, SENÃO O FILHO E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR” (Mateus 11:25-27).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário