Estudos e Reflexões

segunda-feira, 11 de julho de 2022

 

             Êxodo

        

“E, EIS QUE CERTO HOMEM, INTERPRETE DA LEI, SE LEVANTOU COM INTUITO DE POR JESUS À PROVA E DISSE-LHE: MESTRE, O QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?” (Lucas 10:25).

 

          Deus, ao resgatar o povo hebreu das mãos de Faraó rei do Egito, levou-os para uma terra distante a qual mana leite e mel (Êxodo 33:3).

          Em todo o percurso no deserto, Moisés homem usado por Deus para aplicar os correctivo (pragas) em Faraó e seus oficiais por determinação do SENHOR (Êxodo 7 a 10) teve muitas dificuldades em conduzir o povo os quais eram milhares e de dura servis (Números 14:1a25).

          Este povo da linha de ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, que foram FIEIS  ao SENHOR, já tinham se esquecido de sua linguagem paterna o Hebraico e até mesmo do SENHOR DOS EXÉRCITOS, pois afirmava de continuo o desejo de retornar à escravidão no Egito a fim de saborearem os alimentos que tinha por lá ( Êxodo 16:3).

          Vendo Deus que o povo era inconstante em suas palavras (Êxodo 19:8) e ações (Êxodo 32; Deuteronômios 9:7-21, 25-29), ordena a Moisés que suba ao MONTE SINAI, e, lhe prescreveu em TÁBUAS DE PEDRA os DEZ MANDAMENTOS a fim de que o povo atentasse para eles e obedecesse e cumprisse.

          Não sabemos qual a divisão escritas por Deus na primeira e segunda tábua; porem interpretativo vimos que a primeiras palavras é uma advertência e, como o povo deveria e (devemos obedecer) e, como devemos  tratar com DEUS.

“ENTÃO, FALOU DEUS TODAS ESTAS PALAVRAS, EU SOU O SENHOR, SEU DEUS, QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO, DA CASA DE SERVIDÃO, NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EMBAIXO DA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA.NÃO AS ADORARAS, NEM LHES DARÁS CULTO; PORQUE EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, DEUS ZELOSO, QUE VISITO O INIQUIDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ À TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ABORRECEM.E FAÇO MISERICÓRDIA ATÉ MIL GERAÇÕES DAQUELES QUE ME AMAM E GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS. NÃO TOMARAS O NOME DO SENHOR, TEU DEUS, EM VÃO, PORQUE O SENHOR NÃO TERÁ POR INOCENTE O QUE TOMAR O SEU NOME EM VÃO. LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. SEIS DIAS TRABALHARAS E FERAS TODO A TUA OBRA. MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO SENHOR, TEU DEUS, NÃO FARÁS NENHUM TRABALHO, NEM TU, NEM O TEU FILHO, NEM A TUA FILHA, NEM O TEU SERVO, NEM A TUA SERVA, NEM O TEU ANIMAL, NEM O FORASTEIRO DAS TUAS PORTAS PARA DENTRO; PORQUE, EM SEIS DIAS, FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES HÁ E, AO SÉTIMO DIA, DESCANSOU, POR ISSO, O SENHOR ABENÇOOU O DIA DE SÁBADO E O SANTIFICOU.” (Êxodo 20: 1-11).

           Jesus, nos mostrou nos mostra como devemos sempre ao buscarmos a DEUS em ORAÇÃO temos de ser sempre criterioso nas palavra e ações.

“ENTÃO, JESUS LHE PERGUNTOU: QUE ESTÁ ESCRITO NA LEI? COMO INTERPRETA? A ISTO ELE RESPONDEU: AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, DE TODAS AS TUAS FORÇAS E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO...” ( Lucas 10:26-27ª).

          Agora vejamos como devemos tratar com o nosso próximo em obediência à determinação de DEUS para que possamos em JESUS CRISTO sermos salvos e herdar a vida eterna.

“HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGUEM OS TEUS DIAS NA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DA. NÃO MATARAS. NÃO ADULTERARÁS. NÃO FURTARAS. NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO. NÃO COBIÇARAS A CASA DE TEU APROXIMO. NÃO COBIÇARAS A MULHER DO TEU PRÓXIMO, NEM O SEU SERVO, NEM A SUA SERVA, NEM O SEU BOI, NEM O SEU JUMENTO, NEM COISA ALGUMA QUE PERTENÇA AO TEU PRÓXIMO.” ( Êxodo 20:12-17).

          Não sei e, nem posso afirmar que NEM TODOS HERDARÃO A VIDA ETERNA, por falta de obediência   ao que se lê e nela podemos meditar na resposta de JESUS CRISTO ao MESTRE DA LEI, pois amar ao  próximo nesse contesto escrito por DEUS nos  DEZ MANDAMENTOS muitos os desrespeitam e desprezam (TALVEZ POR FALTA DE CONHECIMENTO) ou por (DESACREDITAR NA PALAVRA DE DEUS); e JESUS conclui afirmando que a interpretação estava correta.

“...AMARAS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.” (Lucas 10:27 b).

          Os DEZ MANDAMENTOS  não foi dado somente ao povo Hebreu, mas, a todos nos que estamos aguardando a segunda vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO para sermos julgados.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário