Estudos e Reflexões

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 

      QUEM É MEU VERDADEIRO AMIGO?

 

         “PORQUE, ASSIM COMO OS SOFRIMENTOS DE   

         CRISTO SE MANIFESTOU EM GRANDE MEDIDA A 

         NOSSO FAVOR, ASSIM TAMBÉM A NOSSA

         “CONSOLAÇÃO TRANSBORDA POR MEIO DE

         CRISTO.”  ( 2 Coríntio 1:5).

         

          Quem não gosta de ter um amigo? Essa é uma de nossas maiores necessidades; ter amigo que nos acompanham em nosso divertimento ou mesmo que seja em nosso trabalho.

          Em muitos casos somos sempre aconselhados a não ultrapassar aquilo que a nossa constituição física já não nos permite realizar; mas, por quem? Nossos amigos verdadeiros.

          Diz um adagio popular verdadeiro ( o vizinho e o nosso parente mais próximo), mas, provérbios  contradiz tal afirmação quando se trata de postura social económica.

          “O POBRE É ODIADO ATÉ DOS VIZINHOS, MAS O

           RICO TEM MUITOS AMIGOS” ( Provérbios 14:20).

          Dando  continuidade ao versículo veremos como o ódio é tratado.

          “O QUE DESPREZA SEU VIZINHO PECA, MAS O QUE

          COMPADECE DOS POBRES É FELIZ.”

                                                                   ( Provérbios 14:21).

          Mas a pergunta que não quer calar é: QUEM É MEU VERDADEIRO AMIGO?

          O AMIGO VERDADEIRO E AQUELE QUE VOCÊ O BUSCA, NÃO IMPORTA A HORA, O DIA OU NOITE, POIS ELE ESTA SEMPRE PRONTO A OUVIR NOSSOS  CLAMORES, E NOS ACEITA AINDA QUE PECADORES COMO SOMO; ESSE AMIGO E JESUS.

          Eis aqui OITO VERSÍCULOS  BÍBLICOS que nos dão uma dimensão de AMIZADE VERDADEIRA DE DEUS para conosco ainda que continuamos a pecar mesmo depois da morte e ressurreição de JESUS CRISTO o qual ofereceu-se para morrer por nos naquela cruz para nos reconciliarmos com o SENHOR DEUS e sermos salvos de sua ira.

1º - “...E SE CUMPRIU A ESCRITURA, A QUAL DIZ: ORA,

        ABRAÃO CREU EM DEUS, E ISSO LHE FOI IMPUTADO

        PARA JUSTIÇA; E, FOI CHAMADO AMIGO DE DEUS.”

                                                                                  (Tiago 2:23).

2º - “JÁ NÃO VOS CHAMO SERVOS, PORQUE O SERVO

         NÃO SABE O QUE FAZ O SEU SENHOR; MAS TENHO-

         VOS CHAMADO AMIGOS, PORQUE TUDO QUANTO

        OUVI DE MEU PAI VOS TENHO DADO A CONHECER.”

                                                                                 (João 15:15).

3º - “MANDARA, POIS, AS IRMÃS DE LÁZARO DIZER A

        JESUS: SENHOR, ESTE ENFERMO AQUELE A QUEM

        AMAS. AO RECEBER A NOTICIA, DISSE JESUS: ESTA

        ENFERMIDADE NÃO É PARA A MORTE, E SIM PARA A

        GLÓRIA DE DEUS, A FIM DE QUE O FILHO DE DEUS

        SEJA POR ELA GLORIFICADO. AMAVA JESUS A

        MARTA, E A SUA IRMÃ E A LÁZARO.”

                                                                              (João 11:3-5).

4º - “O HOMEM QUE TEM MUITOS SAI PERDENDO; MAS

        HÁ AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO.” 

                                                                     (Provérbios 18:24).

5º - “ORA, ALI ESTAVA CONCHEGADO A JESUS UM DOS

        SEUS DISCÍPULOS, AQUELE  A QUEM ELE AMAVA;...”

                                                                                 (João 13:23).

6º - “AO CAIR A TARDE DAQUELE DIA, O PRIMEIRO DIA DA

        SEMANA, TRANCADO PORTAS DA CASA ONDE

        ESTAVAM OS DISCÍPULOS COM MEDO DOS JUDEUS,

        VEIO JESUS, PÓS-SE NO MEIO E DISSE-LHES: PAZ SEJA

        CONVOSCO! E DIZENDO ISTO, LHES MOSTROU AS

       MÃOS E O LADO. ALEGRARAM-SE, PORTANTO, OS

       DISCÍPULOS AO VEREM O SENHOR.”

                                                                      (João 20:19-20).

7º - “MAS DEUS PROVA O SEU PRÓPRIO AMOR PARA

       CONNOSCO PELO FATO DE TER CRISTO MORRIDO POR

       NOS SENDO NÓS AINDA PECADORES.”

                                                                            ( Romanos 5:8).

8º - “VOS SOIS MEUS AMIGOS, SE FIZERDES O QUE VOS

        MANDO.”                                                                           

                                                                                 (João 15:14).

        Ao ler esses versículos (e outros versículos), é mais do que suficiente para provar a amizade e amor de Deus em seu filho Jesus Cristo para connosco; seja no passado no presente ou futuro; pois para Deus não existe tempo, pois ELE o que o criou.

        Deus quando colocara ADÃO E EVA no paraíso “EDEM” queria um relacionamento intimo com eles, uma intimidade eterna [DO CRIADOR COM A CRIATURA].

 “E OUVIRAM A VOZ DO SENHOR DEUS, QUE PASSEAVA NO JARDIM PELA VIAÇÃO DO DIA; ESCONDERAM-SE ...”

                                                                              (Génesis 3:8ª).

         Aqui vemos a rejeição de um ser criado com todo carinho com o seu criador DEUS.

         As amizades geralmente requerem algumas condições entre nos seres humanos; Deus em Cristo porem requer fidelidade até mesmo quando se trata de família.

          “SE ALGUÉM VEM A MIM, E NÃO ABANDONA A SEU PAI, E SUA MÃE, E MULHER, E FILHOS, E IRMÃOS E AINDA A SUA PRÓPRIA VIDA, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO” (Lucas 14:26).

FALSOS AMIGOS.

           A Escritura Sagrada nos mostram que muitos rejeitaram a Jesus e continuam até a presente data idolatrando-se, buscando deuses para tentar satisfazer suas necessidades.

            “NÃO A NOS, SENHOR, NÃO A NOS, MAS AO TEU NOME DA GLORIA  POR AMOR DE TUA MISERICÓRDIA E DA TUA FIDELIDADE. POR QUE DIRIAM AS NAÇÕES; ONDE ESTA O DEUS DELES?NO CÉU ESTA O NOSSO DEUS E TUDO FAZ COMO LHE AGRADA. PRATA E OURO SÃO OS ÍDOLOS DELES, OBRAS DAS MÃOS DE HOMENS. TEM BOCA E NÃO FALAM; TEM OLHOS E NÃO VÊEM; TEM OUVIDOS E NÃO OUVEM; TEM NARIZ E NÃO CHEIRAM. SUAS MÃOS NÃO APALPAM; SEUS PÉS NÃO ANDAM; SOM NENHUM LHES SAI DA GARGANTA. TORNAM-SE SEMELHANTES A ELES OS QUE OS FAZEM E QUANTOS NELES CONFIAM.” (Salmos 115:1-8).

            Mesmo havendo tais revelações de Deus na Escritura Sagrada muitos são FALSOS AMIGOS; vejam o que diz Provérbios 19:6-7.

            “AO GENEROSO, MUITOS O ADULAM, E TODOS SÃO AMIGOS DO QUE DA PRESENTE. SE OS IRMÃOS DO POBRE O ABORRECEM, QUANTO MAIS SE AFASTARÃO DELE OS SEUS AMIGOS! CORREM APÓS ELES COM SUPLICAS, MAS NÃO O ALCANÇAM.” ( Provérbios 19:6-7).

            Muitos se ajuntaram aos discípulos de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, pois viram seus migres e comiam-lhe o pão e peixes que ELE multiplicava; mas quando ouviram um discurso probatório da infidelidade e maldade humana disseram:

            “MUITOS DOS SEUS DISCÍPULOS TENDO OUVIDO TAIS PALAVRAS DISSERAM: DURO É ESTE DISCURSO; QUEM PODE OUVIR?MAS JESUS SABENDO POR SI MESMO QUE ELES MURMURAVAM A RESPEITO SUAS PALAVRAS, INTERPELOU-OS: ISTO VOS ESCANDALIZA? QUE SERÁ POIS SE VIRDES O FILHO DO HOMEM SUBIR PARA O LUGAR ONDE PRIMEIRO ESTAVA? O ESPÍRITO E O QUE VIVIFICA A ACARNE PARA NADA APROVEITA; AS PALAVRAS QUE EU VOS TENHO DITO SÃO ESPÍRITO E SÃO VIDA. CONTUDO HÁ DESCRENTES ENTRE VOS. POIS JESUS SABIA, DESDE O PRINCIPIO QUAIS ERAM OS QUE NÃO CRIAM E QUEM O HAVIA DE TRAIR. E PROSSEGUI: POR CAUSA DISTO O QUE VOS TENHO DITO; NINGUÉM PODERÁ VIR A MIM, SE, PELO PAI NÃO LHE FOR CONCEDIDO. A VISTA DISSO, MUITOS DOS SEUS DISCÍPULOS O ABANDONARAM E JÁ NÃO ANDAVAM COM ELE. ENTÃO JESUS PERGUNTOU AOS DOZE: PORVENTURA QUEREIS TAMBÉM VOS OUTROS RETIRAR-VOS? RESPONDEU-LHE SIMÃO PEDRO: SENHOR PARA QUEM IREMOS? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA; E NOS TEMOS CRIDO E CONHECIDO QUE TU ÉS O SANTO DE DEUS. RESPONDEU-LHES JESUS: NÃO VOS ESCOLHI EU EM NUMERO DE DOZE? CONTUDO, UM DE VOS É DIABO.REFERIA-SE ELE A JUDAS FILHO DE SIMÃO ISCARIOTES; PORQUE ERA QUEM ESTAVA PARA TRAI-LO SENDO UM DOS DOZE.” ( João 6:50-71).

          A Escritura Sagrada nos dão muitos exemplos inconfundíveis do falso amigo; Judas um dos doze discípulos que Jesus havia escolhido demonstrou isso traindo o seu AMIGO, MESTRE E SENHOR, vendendo-o por TRINTA MOEDAS., e completando a ação BEIJOU-O para indicar aos soldados a quem deveriam prender.

“O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTA ESCRITO A SEU RESPEITO, MAIS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTA SENDO TRAÍDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO; ENTÃO JUDAS, QUE O TRAIA, PERGUNTOU: ACASO SOU EU, MESTRE? RESPONDEU-LHE JESUS TU O DISSESTES” ( Mateus 26:24-25; Marcos 14:18-21; Lucas 22:21-23; João 13:21-30).

          Nos, e muitas pessoas que já ultrapassaram a idade 60 ou mais, devem chamar a atenção da juventude que se encontram no APOGEU DA JUVENTUDE mostrando-lhes o que o que diz Provérbios 1:15-16.  

          Davi, homem segundo o coração de Deus (Salmos 51) ungido na sua mocidade e posteriormente proclamado REI DE ISRAEL cometeu vários erro deploráveis contra Deus que o considerou como amigo fiel e leal, pois executava toda a ordenança do SENHOR DOS EXÉRCITOS.

“BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO ANDA NO CONSELHO DOS ÍMPIOS, NÃO SE DETÉM NO CAMINHO DOS PECADORES, NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES” ( Salmos 1:1).

          Sabemos por REVELAÇÕES DA ESCRITURA SAGRADA  que Davi obedecia fielmente ao Senhor, não saia à guerra sem antes de saber do Senhor se deveria ir ou não à guerra pois servi ao Senhor sempre foi sua prioridade.

“ANTES O SEU PRAZER ESTA NA LEI DO SENHOR, E NA SUA LEI MEDITA DE DIA E DE NOITE” ( Salmos 1:2).

          Davi sabia muito bem que o Senhor era seu AMIGO E DEUS SOBERANO, mas, mesmo assim deixou-se levar devido ao seu ÓCIO ficando em seu palácio enquanto seus súditos estavam em empenhado em batalhas ferozes; e pecou contra Deus deitando-se com uma mulher casada, e, quando a mesma mandou avisa-lo que tinha concebido ordenou ao seu general para colocar o marido dela à frente da batalha para ser morto.

          O seu filho Salomão tinha a sabedoria direccionada por Deus, e escreveu em Provérbios 15 o que Davi deveria ter feito para agradar a Deus e não sofrer consequências de seu erro (2 Samuel 12).

           “FILHO MEU, NÃO TE PONHAS A CAMINHO COM ELES, GUARDA DAS SUAS VEREDAS OS PÉS, PORQUE OS SEUS PÉS CORREM PARA O MAL E SE APRESSAM A DERRAMAR SANGUE” (Provérbio 1:15-16).

           Você quer ter amigos verdadeiros? Busque entre aqueles que seguem o verdadeiro amigo, JESUS CRISTO, o único amigo que nunca o deixara em momento algum se você realmente CRER EM SUA AMIZADE ETERNA.

           O AMIGO VERDADEIRO é aquele que diz a verdade sem interpor alguma coisa que lhe ira agradar em momentos em que você resvala o pé.

            O verdadeiro amigo e aquele que fala a verdade e não fica com bajulação.

             “LEVANTOU-SE ENTRE ELES UMA DISCUSSÃO SOBRE QUAL DELES SERIA O MAIOR. MAS JESUS, SABENDO O QUE LHES PASSAVA NO CORAÇÃO, TOMOU UMA CRIANÇA, COLOCOU-A JUNTO DE SI E LHES DISSE: QUEM RECEBER ESTA CRIANÇA EM MEU NOME A MIM ME RECEBE; E QUEM RECEBE A MIM RECEBE AQUELE QUE ME ENVIOU; PORQUE AQUELE QUE ENTRE VOS FOR O MENOR DE TODOS, ESSE É QUE É O GRANDE “ ( Lucas 9:46-48).

          Jesus em momento algum deixou de cumprir seu designo por amor a nos, seus amigos, isso podemos ler em todo o NOVO TESTAMENTO (Mateus, Marcos, Lucas e João) assim bem como em todas as epistolas escrita por Paulo, e demais apóstolos que conviveram com ELE.

         Jesus tinha e tem uma amizade tão profunda por nos, e isso ELE demonstrou na cruz e podemos ler no menor versículo bíblico “JESUS CHOROU” ( João 11:35), chorou por ver seus amigos chorando por amor a Lázaro.

         A amizade fraterna que Jesus tinha com as irmãs e seu irmão Lazara era  a mesma amizade que tinha com seus discípulos.

         “ORA ACHAVA-SE RECLINADO SOBRE O PEITO DE JESUS UM DE SEUS DISCÍPULOS, AQUELE O QUE JESUS AMAVA” (João 13:23).

         Quem é o meu verdadeiro amigo? Essa é uma pequena síntese com ter amigo(s) verdadeiro(s) com Jesus ó é em todos os sentidos; pois ELE além de ser o NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO  ainda demonstrou e demonstra que o VERDADEIRO AMIGO ESTA PRONTO A ATENDER-NOS DIUTURNAMENTE sem limite de tempo, hora dia, mês anos ou séculos.

         Mesmo após se levarem vários açoites são levado ao carcereiro que os leva ao mais interior do cárcere e ainda os prendeu pelos pés; porem quando interpelados como fazer-se servo do SENHOR JESUS CRISTO Paulo e Silas deu-lhe a oportunidade de ser salvo em nome de Jesus demonstrando amizade sem par.

          “ENTÃO O CARCEREIRO, TENDO PEDIDO UMA LUZ ENTROU PRECIPITADAMENTE  E, TREMULO, POSTOU-SE DIANTE DE PAULO E SILAS. DEPOIS, TRAZENDO-OS PARA FORA, DESCI: SENHORES, QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?” (Atos 16:29-30).

           A resposta poderia em muitos casos ser contraditória a respeito do AMIGO VERDADEIRO JESUS; pois feridos maltratados e com os pés preso ao tronco em um cárcere escuro (E NATURALMENTE FÉTIDO) deveria estar irado com o carcereiro; porem, demonstrou amizade e os baptizou EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.

           “A LEI NÃO PROCEDE DA FÉ, MAS AQUELE QUE OBSERVA OS SEUS PRECEITOS POR ELA VIVERA. CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÃO DA LEI, FAZENDO-SE, ELE PRÓPRIO MALDITO EM NOSSO LUGAR ( PORQUE ESTA ESCRITO: MALDITO TODO AQUELE QUE FOR PENDURADO EM MADEIRO,...). ( Gálatas 3:12-13).

           Assim  podemos confirmar com absoluta convicção em fé que Jesus se entregou ao seus algozes para que os mesmos o reconhecessem como O CRISTO  DE DEUS que deu sua vida por eles e por nos.

          “JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; POR INTERMÉDIO DE QUEM OBTIVEMOS IGUALMENTE ACESSO, PELA FÉ A ESTA GRAÇA NA QUAL ESTAMOS FIRMES; E GLORIAMOS-NOS NA ESPERANÇA DA GLORIA DE DEUS...DIFICILMENTE, ALGUÉM MORRERIA POR UM JUSTO; POIS PODERÁ SER QUE PELO BOM ALGUÉM SE ANIMARIA A MORRER.” (Romanos 5:1-7).

           Mais uma vez a pergunta que não quer se calar: Jesus morreu e foi ressuscitado pelo PAI porque os seus algozes e multidão que gritava CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O, ERA BONS? E NOS SOMOS BONS?

           O verdadeiro amigo é CRISTO que não fez e nem faz acepção de pessoas, raças povos e nações, não fez no passado, não faz no presente e não fará no futuro.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário