Estudos e Reflexões

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

 

                 LAMENTAÇÕES

    

          “AS MISERICÓRDIA DO SENHOR SÃO A  CAUSA  DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS, PORQUE  AS SUAS MISERICÓRDIA NÃO TEM FIM  RENOVA-SE, CADA MANHÃ GRANDE É A TUA FIDELIDADE.” (Lamentações 3:22-23).

 

 

          Após a cidade ser destruída no ano 586 a. C. o restante do povo foi levado cativo para a Babilónia e juntamente com ele o Profeta Jeremias.

           Na TANACH ( colecção canónica dos textos israelitas que é a fonte canónica cristã do Antigo Testamento), encontramos o Profeta Jeremias, homem forte porem choroso porque o povo não ouviam o que Deus determinava a eles para retornarem à ALIANÇA ou PACTO feita com Israel.

            Nos tempos atuais por assim dizer, estamos vivendo em um mundo que carece de lamentações, pois, a IDOLATRIA E O CONFORMISMO IDOLATRAM encontram-se espalhado mudo fora; há falta de credito na soberania DIVINA  confronta-se com praticas contraria às determinações de DEUS em adoração a ÍDOLOS feitos por MÃOS HUMANAS.

            “NÃO TERÁS OUTROS deuses DIANTE DE MIM. NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA SEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM DEBAIXO DA TERRA. NÃO ADORARAS, NEM LHE DARÁS CULTO, PORQUE EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, DEUS ZELOSO QUE VISITA A INIQUIDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ABORRECEM, E FAÇO MISERICÓRDIA ATÉ MIL GERAÇÕES DAQUELES QUE ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS” (Êxodo 20:2-6).

          Lamentos e lamentações deveriam ser sempre a nossas condições com o aparecimento desta DOENÇA INFECTO CONTAGIOSA denominada por CORONA VÍRUS  ou COVID 19; muitos ainda não estão “SATISFEITOS” pois continuam a promover “FESTINHAS” sem a devida precaução, e mais esquecendo-se que somente Deus e o nosso BALUARTE A NOSSA ROCHA DA SALVAÇÃO que nos pode salvar, seja, direita através de um simples pensamento ou através das VACINAS que por sua imensa vontade tem permitido os infectologistas laboratoriais  faze-la com eficiência a não trazer-nos sequelas vindoura.

          “PARA QUE DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLORIA, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE, ILUMINANDO OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, PARA SABERDES QUAL E A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLORIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS E QUAL A SUPREMA GRANDEZA DO SEU PODER; O QUAL EXERCEU ELE EM CRISTO, RESSUSCITANDO-O DENTRE OS MORTO E FAZENDO SENTAR À SUA DIREITA NOS LUGARES CELESTIAIS, ACIMA DE TODO PRINCIPADO , E POTESTADE, E PODER, E DOMÍNIO, E DE TODO NOME QUE SE POSSA REFERIR NÃO SÓ NO PRESENTE SÉCULO, MAS TAMBÉM NO VINDOURO. E PÓS TODAS AS COISAS DEBAIXO DOS PÉS, PARA SER O CABEÇA SOBRE TODAS AS COISAS E DEU À IGREJA” ( Efésio 1:17-22).

          Devemos lamentar, não somente pelos acontecimentos atuais do presente século, mas, sobretudo pelo esquecimento que ELE O CRISTO É O MESMO “EU SOU” que falou a  Moisés milhares de anos atrás ( Êxodo 3:14), o qual FOI E ESTA SENDO ESQUECIDO POR MUITOS  EM ADORAÇÃO, mas só é lembrado para ser PEJORADO.

.........................................................................................................

PEJORATIVO OU PEJORADO – ABJECTO.

1º - Palavra que exprime sentido desagradável ou de depravação, depreciativo, depreciativa , despectivel (diz-se de palavra ou expressão) como no FESTIVAL DA CARNE ‘        CARNAVAL DO ANO 2020 ande algumas pessoas prefigurando o diabo arrastando ‘também prefigurando a CRISTO,   pelas ruas em um frenesi diabólico enquanto muitos aplaudiam.

2º - Desfavorável, aviltante, insultuoso, afrontoso contra JESUS CRISTO O FILHO, que se ofereceu para morrer em nosso lugar para saldar uma divida impagável do ser humano com DEUS, O PAI.

3º - A palavra pejorativo, é um substantivo (ou adjectivo) que possui uma carga negativas ou ofensiva que exprime sentido desagradável ou de depravação da ordem psicológica ou social;como podemos ver de vez enquanto ‘alguém!’ chamando a CRISTO POR (...) ou dizendo que CRISTO é (...).

.........................................................................................................

          Jeremias, foi constituído profeta  de Deus ainda no seio de sua mãe conforme podemos ler:

          “ANTES QUE EU TE FORMASSE NO VENTRE MATERNO, EU TE CONHECI, E, ANTES QUE SAÍSSE DA MADRE, TE CONSAGREI, E TE CONSTITUI PROFETA AS NAÇÕES” ( Jeremias 1:5).

          Os motivos das lamentações de Jeremias foi porque falava ao povo (israelita) e ele não davam importância as palavra que Deus colocava nos lábios do profeta.

           Eles rejeitaram a Deus Senhor Dos Exércitos conhecido por eles como “EU SOU” o SENHOR DEUS DE ABRÃO, O DEUS DE ISAQUE E O DEUS JACÓ conforme Moisés transmitiu-lhes quando foi resgata-los das mãos de Faraó. ( Êxodo 3: 13:14).

           “CONVERTE-VOS, Ó FILHOS REBELDES, DIZ O SENHOR, PORQUE EU SOU O VOSSO ESPOSO E VOS TOMAREI, UM DE CADA CIDADE E DOIS DE CADA FAMÍLIA,  E VOS LEVAREI A SIÃO. DAR-VOS-EI PASTORES SEGUNDO O MEU CORAÇÃO, QUE VOS APASCENTEM COM CONHECIMENTO E COM INTELIGÊNCIA” (Jeremias 3:14-15).

           A escritura Sagrada nos da conhecimentos extremamente importantes em nosso viver diário, mostrando sempre que quando chegamos ao nosso limite Deus chega com a providencia.

           Quando Moisés por ordenança do Senhor resgatou o povo das mãos de Faraó e os levou pelo deserto até o Mar Vermelho ao chegar à beira mar os egípcios vieram com seus carros de ferro a fim de esmaga-los ou retornarem ao exílio; Deus providenciou para que o Mar se abrisse e os israelitas passassem a pé enxutos e quando os egípcios que estavam sendo contidos pela coluna de fogo que guiavam o povo durante a noite afastou-se, eles penetraram no mar e Deus mandou que as aguas retomassem ao seu leito afogando-os.

          O limite de Abraão era a vida de Isaque, e quando Deus requereu o seu sacrifício, Abraão de imediato levou onde Deus havia determinado, mas quando Abraão levantou o cutelo para imola-lo, Deus chegou com a providencia de um cordeiro entrelaçado pelos chifres em um arbusto.

          O limite de Ana era a esterilidade, porem orando ao SENHOR DEUS, ELE chegou com providencia e Ana deu-lhe fertilidade e ela concebeu e teve um filho o qual  deu o nome de SAMUEL e, como havia dito ( 1 Samuel 10-11) o devolveu a DEUS que o constitui-o como sacerdote em lugar de ELI quando morreu assim bem os seus filhos da linhagem sacerdotal.

          Existem varias revelações bíblicas de providencias do SENHOR quando os nosso recursos humanos chegam ao ponto de dizermos “NÃO CONSIGO MAIS”, ai Deus chega com as providencias as quais nada mais é do que milagres os quais nunca poderemos entender o grande amor de Deus a nosso favor.

          Deus sempre deu ao homem liberdade, porem o homem sempre ultrapassou os seus limites; obedecer a ORDEM de Deus  sempre foi um problema, isso iniciou-se no JARDIM DO EDEM.

          “E O SENHOR DEUS LHE DEUS ESTA ORDEM; DE TODA ÁRVORE DO JARDIM COMERAS LIVREMENTE, MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERAS; PORQUE, NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERAS.”  (Génesis 2:16-17).

           Diz um ditado popular ( o que os olhos não veem o coração não sente); mesmo sendo induzida a comer da árvore do conhecimento e do mal por Satanás em figura de uma serpente, a mulher viu o fruto e cobiçou.

          “VENDO A MULHER QUE A ÁRVORE ERA BOA PARA SE COMER AGRADÁVEL AOS OLHOS E ÁRVORE DESEJÁVEL PARA DAR ENTENDIMENTO, TOMOU-LHE DO FRUTO E COMEU E DEU TAMBÉM AO MARIDO, ELE COMEU” (Génesis 3:6).

           A desobediência é um dos motivos (sempre) do cativeiro de Israel; Israel pecou, pois abandonou a aliança que Deus fizera com eles voltando-se para os ídolos.

           “MAS, VENDO O POVO QUE MOISES TARDARA EM DESCER DO MONTE, ACERCARA-SE DE ARÃO E LHE DISSE: LEVANTA-TE, FAZ-NOS deuses QUE VÃO ADIANTE DE NOS; POIS, QUANTO A ESTE MOISES,  O HOMEM QUE NOS TIROU DO EGITO, NÃO SABEMOS O QUE LHE TERÁ SUCEDIDO” (Êxodo 32:1).

           Arão fez-lhe um bezerro de ouro (iguais aos do Egito), foi feito após ouvirem O TESTEMUNHO DOS DEZ MANDAMENTOS DO SENHOR IMPRESSOS NAS SEGUNDAS TÁBUAS  DE PEDRA,   que Moisés los trouxe e as leu perante todos os que ficaram vivos (Êxodo 32:27)

           “NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA NEM SEMELHANTE ALGUMA  DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EMBAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA” (Êxodo 20:4).

             Havia razoe inexorável  para que Jeremias escreve suas LAMENTAÇÕES, não sabemos se ele tomou conhecimento do que Deus determinou que Isaías escrevesse.

              “EU SOU O SENHOR, E FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR. EU ANUNCIEI A SALVAÇÃO, REALIZEI-A E A FIZ OUVIR, deus ESTRANHO NÃO HOUVE ENTRE VÓS, POIS VÓS SOIS MINHAS TESTEMUNHAS, DIZ O SENHOR: EU SOU DEUS” (Isaías 43:11-12).

          Deus sempre foi misericordioso com ISRAEL conforme podemos ler na ESCRITURA SAGRADA a qual é a PALAVRA VIVA DE DEUS A NOS REVELADA, ao ponto de mandar as DEZ PRAGAS sobre o Egito e seus habitantes; essa pragas foi uma maneira que Deus utilizou para confrontar a idolatria através de ÍDOLOS em que os egípcios colocavam sua credibilidade e fé (Êxodo 7:17-25; 8:2-9; 8:16-29; 8:21-25; 9:2-3;9:8-10;9:18-25;10:4-15;10:21-29;11:4-6).

           Faraó e seus oficiais obstinados em sua crença idolatram não aceitou a ORDEM DE DEUS VIVO CRIADOR DE TODAS AS COISAS EXISTENTE NOS CÉUS NA TERRA E NO MAR E EM TODO O UNIVERSO OS QUAIS ERAM ADORADOS COMO deuses; Deus que lhe era desconhecido até ver minguada sua crença em seus totens e pilo feito por mão humana os quais eram considerados “deuses inconvencíveis” na concepção egípcia E INFELIZMENTE AINDA PERDURA NOS TEMPOS ACTUAL.    

           Após ver seus “ÍDOLOS” incapacitados (COMO SÃO) em relação ao DEUS VIVO E VERDADEIRO faraó permite que os HEBREUS saiam do Egito para servir a DEUS, SENHOR E SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS CRIADAS PELO SOPRO DE SUA BOCA.

           Assim foi que os que os israelitas foram subjugado por estrangeiros  “idolatra” babilónicos com a permissão de Deus a fim de castiga-los pelos seus muitos pecados  de idolatria  não dando ouvido ao PROFETA JEREMIAS QUE FALAVA O QUE DEUS LHE COLOCARA NO CORAÇÃO E EM SEUS LÁBIOS; este foram os motivos das LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS.

           Assim, pois, devemos buscar ao DEUS VIVO em ORAÇÃO em nome do SENHOR JESUS CRISTO para que o ESPÍRITO SANTO destrua totalmente esta(s) enfermidade(s) que causou e continua a causar uma pandemia sobre todos nos.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário