Estudos e Reflexões

sábado, 31 de agosto de 2019


         

                                                                       DEUS SOBERANO E   
                                                                                     MISERICORDIOSO
 
    






 “QUE DIREMOS POIS? HÁ INJUSTIÇA DA PARTE DE DEUS? DE MODO NENHUM! POIS ELE DIZ A MOISES TEREI MISERICORDIA DE QUEM ME APROVER TER MISERICORDIA E COMPADECE-ME-EI DE QUEM ME APROVER TER COMPAIXÃO” (Rm. 9:14-15).

          Os seres humanos em muitos casos acreditam que tem o controle absoluto de sua vida esquecendo-se que ele é apenas uma criatura e não o CRIADOR.

      Alguns inclusive TENTAM determinar a DEUS o que desejam e querem em suas vidas e no seu viver e dirigem-se a Deus como um seu igual “EU ORDENO” “EU DETERMINO”  “EU NÃO ACEITO TAL...”.

      O Livro de Provérbios no capitulo 16 encontramos o registro do que Deus determinou ao seu servo Salomão escrevesse.

      “O CORAÇÃO DO HOMEM PODE FAZER PLANOS, MAS A RESPOSTA CERTA DOS LABIOS VEM DO SENHOR” (Pv. 16:1).

       A escritura em todos os testos nos mostra que Deus é ama aos que a ELE se achegam reverentemente e buscam em contrição e oração tanto nos pequenos ou grandes problemas pois ELE esta sempre conosco ONIPRESENTE.

       “SE SUBO AOS CEUS, LÁ ESTÁS SE FAÇO A MINHA CAMA NO MAIS PROFUNDO ABISMO LÁ ESTÁS TAMBÉM”(Sl. 139:8).

       Ainda que o ser humano acredite em sua potencialidade ou intelectualidade ao ponto de quere viver sem Deus, ELE continuara a ser O SENHOR CRIADOR E MANTENOR DA VIDA E NINGUEM PODERA AUSENTAR DE SUA PRESENÇA.

      “POIS TU FORMASTE O MEU INTERIOR, TU ME TECESTE NO SEIO DE MINHA MÃE” (Sl. 139:13).

       Muitas pessoas se preocupam com final do mundo e chegam mesmo a citar alguns acontecimento (CATASTROFICOS) como o inicios do principio dos finais dos tempos; mas a nossa preocupação deveria e dever ser como nos apresentaremos diante do REI JESUS quando ELE retornar para JULGAR VIVOS E MORTOS.

      A nossa longevidade ou brevidade nessa vida não depende de nos, pois os nossos dias foram contados e determinados por Deus.

      “OS TEUS OLHOS ME VIRAM A SUBSTANCIA AINDA INFORME, E NO TEU LIVRO FORAM ESCRITOS TODOS OS MEUS DIAS, CADA UM DELES ESCRITO E DETERMINADOS QUANDO NEM UM DELES HAVIA AINDA” (Sl. 139:16).

       E mais; como Jesus em Seus ensinamentos sobre o REINO DE DEUS disse em seu evangelizo segundo registrado  pelo Apóstolo Mateus:

       “QUAL DE VOS, POR ANSIOSO QUE ESTEJA, PODE ACRESENTAR UM CÔVODO NO CURSO DE SUAS VIDA?” (Mt. 6:27).

       A potencialidade intelectual do ser ciado a IMPAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS os levam a acreditar em sua independência divina crendo em sua santidade extrema, até mesmo no que diz respeito congregar-se.

       “TODOS OS CAMINHOS DO HOMEM SÃO PUROS AOS SEUS OLHOS, MAS O SENHOR PESSA O ESPIRITO” (Pr. 16:2).

       Quando oramos a Deus temos que faze-lo sempre em nome do SENHOR JESUS CRISTO pois por nos mesmo e em nos não existe nada que se possa favorecer-nos; a nossa esperança é a interseção de Cristo a nosso favor através do Espirito Santo que nos ensina a orar.

      “FILHO MEU, NÃO TE ESQUEÇA DOS MEUS ENSINOS, E O TEU CORAÇÃO GUARDE OS MEUS MANDAMENTOS; PORQUE ELES AUMENTARÃO ANOS DE VIDA E PAZ” ( Pv. 3:1-2).

        A Escritura Sagrada no Antigo e Novo Testamento tem nos exortado à fidelidade a Deus

pois n’ELE EXISTIMO E VIVEMOS nesta vida terrena ou pós-morte pois Deus não é Deus de mortos.

        “O SENHOR FEZ TODAS AS COISAS PARA DETERMINADOS FINS E ATÉ O PERVESO PARA O DIA DA CALAMIDADE. ABOMINAVEL É AO SENHOR TODO0 ARROGANTE DE CORAÇÃO É EVIDENTE QUE NÃO FICARA IMPUNE. PELA MISERICORDIA E PELA VERDADE SE EXPIA A CULPA; E PELO TEMOR DO SENHOR OS HOMENS EVITAM O MAL” (Pv. 16:4-6).

        Mas, a fidelidade do Senhor é para com ELE mesmo haja vista que ELE quando jurou, jurou por si mesmo por não ter ninguém acima d’ELE, e, a nos ELE não tem que mostra nenhuma fidelidade, porem o seu amor é extensivo a todos os que creem em sua PALAVRA e que GLORIFICA A SEU FILHO JEUSUS CRISTO como o nosso único SENHOR E SALVADOR o qual INTERSEDE por nos junto ao pai.

        “...E DISSE: JUREI POR MIM MESMO, DIZ O SENHOR, PORQUANTO FIZESTE ISSO E NÃO ME NEGASTE O TEU ÚNICO FILHO,...” (Gn. 22:16)

         “PORTANTO,...EIS QUE EU JURO PELO MEU GRANDE NOME, DIZ O SENHOR,...” (Jr.44: 26ª).

          Quando vemos placas ou disseres em lameiras de carro, ou faixas e escritos em carros “DEUS É FIEL” temos que ver que sua fidelidade e suas ações competem a ELE mesmo, e, por isto é inquestionável quando sua MÃO SANTA pesa sobre todos os que se desviam dos seus retos caminhos “QUE DIREMOS, POIS? HÁ INJUSTIÇA DA PARTE DE DEUS?...”.

           Jesus quando veio a este mundo não veio para agradar ou satisfizer o desejo de quem quer que seja, ELE veio para resgatar os perdidos da casa de Israel, os que antes foram escolhidos e separados por Deus para ser seu povo; no entanto eles o rejeitaram na pessoa de Cristo crucificando-o; mas Deus amou a sua criatura que em varias passagens na Escritura vimos como ELE fazia tudo para que o povo fosse fiel a ELE por amor e não por imposição; assim também foi com Jesus, ELE curava, expulsava demônios dava vida a mortos, no entanto diziam que o que ele fazia era pelo demônio.

            Quando Deus anunciou o diluvio, a ÚNICA pessoal que encontrou fiel a ELE  foi o seu servo NOE, pois toda a raça humana estava degradada em suas maldades promiscua ao ponto de Deus dizer que se arrependera de os ter criado; mas, hoje em pleno século XXI, HÁ DIFERENÇA???

            A única fidelidade impar encontrada na Escritura e a que se refere ao Salmo 19 “OS CEUS PROCLAMA A GLORIA DE DEUS, E O FIRMAMENTO ANUNCIA AS OBRAS DE SUAS MÃOS” (Vs.1 e segue).

           Nesse salmo Deus não faz menção em momento nenhum da FIDELIDADE HUMANA, mas fala somente da fidelidade da natureza (FAUNA, FLORA, TERRA E CEUS).

           Deus sempre tentou conseguir a fidelidade humana desde o principio da criação (Gn.3:1-24), porem o ser criado sua Imagem segundo sua Semelhança não acatou suas determinações ao ponto de ser expulso do Jardim do Éden.

           Quando se encontravam escravos no Egito, clamaram a Deus pela libertação e Deus o fez com grandes feitos aos olhos de todo povo hebreu, ainda assim continuaram as murmurações e contendas contra suas LEIS E DETERMINAÇÕES.

          Após libertação ainda no deserto Deus fixa-lhe LEIS E ESTATUDOS condicionando-os a fidelidade e  obediência a ELE colocando em destaque a BENÇÃO E A MALDIÇÃO.

           “EIS QUE, HOJE, EU PONHO DIANTE DE VOS A BENÇÃO E A MALDIÇÃO: A BENÇÃO, QUANDO CUMPRIRDES OS MANDAMENTOS DO SENHOR, VOSSO DEUS, QUE HOJE VOS ORDENO; A MALDIÇÃO, SE NÃO CUMPRIRDES OS MANDAMENTOS DO SENHOR, VOSSO DEUS,MAS VOS DESVIATES DO CAMINHO QUE HOJE VOS ORDENO, PARA SEGUIREM OUTROS deuses QUE NÃO CONHECESTES” ( Dt. 11:26-28).

           O ser humano busca com as suas próprias mãos a sua condenação ou maldição ao ponto de muitos anos após pedirem um REI que dominasse sobre eles; Deus então permitiu, e SAUL PASSOU A REINAR.

            Saul porem desobedeceu às diretrizes divinas e foi rejeitado por Deus, e Deus determina a Samuel que ungisse um homem segundo o seu coração.

            “AGORA NÃO SUBSISTIRA O TEU REINO. O SENHOR BUSCOU PARA SI UM HOMEM QUE LHE AGRADA E JÁ LHE ORDENOU QUE SEJA PRINCIPE SOBRE O SEU POVO, PORQUANTO NÃO GUARDATE O QUE O SENHOR TE ORDENOU” ( 1 Sm. 13:14). 

            Este homem foi DAVI, homem segundo o coração de Deus do qual procedeu a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

           Jesus quando  estava corporalmente  no mundo fez grandes e maravilhosos milagres, cura de enfermidades, expulsão de demônios, deu  vida a mortos, cegos enxergaram aleijados andava, perdoou pecados de muitos; ainda assim o rejeitaram ao ponto de pedir a Pilatos que o CRUCIFICASE, mas mesmo assim perdoou-lhe os pecados

           “EM VERDADE VOS DIGO QUE TUDO SERA PERDOADO AOS FILHOS DOS HOMEMNS: OS PECADOS E AS BLASFEMIAS QUE PROFERIREM. MAS AQUELE QUE BLASFEMAR CONTRA O ESPIRITO SANTO NÃO TEM PERDÃO PARA SEMPRE VISTO QUE É REU DE PECADO ETERNO” (Mc 3:28-29).

           Quando somos atribulados por pequenos ou grandes aflições sempre nos lembramos de Deus, alguns chegam a blasfemar em dizer: ONDE ESTA DEUS QUEI ME DEIXA SOFRES OU PASSAR POR ESTA SITUAÇÃO?

          Muitos acreditam que Deus “TEM OBRIGAÇÕES” de socorrer-nos no momento em precisamos; SOMOS DE INDOLES IMEDIATISTA, nos esquecendo de que ELE age segundo a sua presciência e não segundo nossas necessidades.

          “EIS QUE DEUS É MUI GRANDE, CONTUDO, A NINGUEM DESPREZA; É GRANDE NA FORÇA DA SUA COMPREENÇÃO. NÃO POUPA A VIDA AOPERVERSO, MAS FAZ JUSTIÇA AOS AFLITOS” ( Jo 36:5-6).

         Somos murmuradores sem conhecimento da soberania e poder de Deus, murmuramos contra ELE nos esquecendo de que somos apenas criaturas; deveríamos ser conforme Jó o foi.

          “HAVIA UM HOMEM NA TERRA DE UZ, CUJO NOME ERA JÓ; HOMEM INTEGRO E RETO TEMENTE A DEUS E QUE SE DESVIA DO MAL...NUMDIA EM QUE OS FILHOS DE DEUS VIERAM APRESENTAR-SE PERANTE O SENHOR, VEIO TAMBÉM satanás ENTRE ELES. ...PERGUNTOU AINDA O SENHOR A satanás: OBSERVASTES O MEU SERVO JÓ? PORQUE NINGUEM HÁ NA TERRA SEMELHANTE A ELE, HOMEM INTEGRO E RETO, TEMENTE A DEUS E QUE SE DESVIA DO MAL. ...DISSE O SENHOR A satanás: EIS QUE UDO QUANTO ELE TEM ESTA EM SEU PODER; SOMENTE CONTRA ELE NÃO ESTENDERAS A TUA MÃO. ...ENTÃO, JÓ SE LEVANTOU, RASCOU O SEU MANTO, RASPOU A CABEÇA E LANÇOU-SE EM TERRA E ADOROU; E DISSE: NU SAI DO VENTRE DA MINHA MÃE E NU VOLTAREI; O SENHOR O DEU E O SENHOR O TOMOU, BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR” (Jó 1:1-21).

           Na época de Jó não havia ainda a palavra escrita (BIBLIA, ESCRITURA SAGRADA) como temos nos dias atuais à nossa disposição.

           Jó conhecia o SENHOR somente de ouvir, mesmo sendo um homem integro de fé inabalável  como o SENHOR o declarou, ele murmura sem o conhecimento profundo nos momentos de angustia e sofrimento.

           “DISE JÓ: PEREÇA O DIA EM QUE NASCI E A NOITE EM QUE SE DISSE: FOI CONCEBIDO UM HOMEM! CONVERTA-SE AQUELE DIA EM TREVAS; E DEUS , LA DE CIMA, NÃO TENHA CUIDADO DELE, NEM RESPLANDEÇA SOBRE ELE A LUZ” ( Jó 3:1-4).

            Ainda que sua murmuração não foi contra Deus, e contra o dia de seus nascimento, mesmo assim Deus em sua soberana vontade e amor não o havia abandonado e VENDO A IGNORANCIA DE JÓ AO SEU AMOR questiona a Jó:

            “DEPOIS DISTO, O SENHOR DOMEIO DE UM REDEMOINHO RESPONDE A JÓ: QUE É ESTE QUE ESCURECE OS MEUS DESIGNOS COM PALAVRAS SEM CONHECIMENTO?”(Jó 38:1-2 e segue).

           E seu questionamento continuou (e continua) contra as murmurações com o fez a Jó.

           “DISSEMAIS O SENHOR A JÓ: ACASO, QUEM USA DE CENSURA CONTENDAS COM O TODO-PODEROSO? QUEM ASSIM ARGUI A DEUS QUE RESPONDA” (Jó 40:1-2 e segue).

           A nossa murmuração não tem fundamento; devemos entender que Deus é SOBERANO TODO O SEMPRE  e que o seu amor não é um amor passivo por aqueles que O OBEDECEM; porem, sua justiça esta e estará sempre sobre todos os que duvidam de sua TRI-UNIDADE SOBERARANA sobre Céus e Terra, e que ninguém e nada refoguem ao seu eterno controle.

           “TRAZEI O POVO QUE, AINDA QUE TEM OLHOS, E CEGO E SURDO, AINDA QUE TEM OUVIDO... VOS SOIS AS MINHAS TESTEMUNHAS, DIZ O SENHOR...EU SOU O SENHOR, E FORA DEMIM NÃO HÁ SALVADOR. EU ANUNCIEI SALVAÇÃO, REALIZEI-A E FIZ OUVIR; deuses ESTRANHOS NÃO HOUVE ENTRE VÓS,POIS VÓS SOIS AS MINHAS TESTEMUNHAS, DIZ O SENHOR. EU SOU DEUS...AGINDO EU, QUE O IMPEDIRA” (Is. 43: 8-13).

            DEUS E MISERICORDIOSO SIM! POREM AGE SEGUNDO SUA JUSTIÇA EM SEU PROPRIO NOME.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário