Estudos e Reflexões

quinta-feira, 15 de agosto de 2019


                                                 




               COMO VEMOS A POLITICA À LUZ DA 
                 ESCRITURA SAGRADA.   
                                                  
                                               
                



 E ENVIARAM-LHE DISCÍPULOS, JUNTAMENTE COM OS HERODIANOS, PARA DIZER-LHE: MESTRE, SABEMOS QUE ÉS VERDADEIRO E QUE ENSINAS O CAMINHO DE DEUS, DE ACORDO COM A VERDADE SE IMPORTARES COM QUE QUER QUE SEJA,      PORQUE NÃO OLHAS A APARÊNCIA DOS HOMENS. DIZE-NOS,POIS, QUE TE PARECE? E LICITO PAGAR TRIBUTO A CESAR  OU NÃO? JESUS, POREM, CONHECENDO-LHES A MALICIA, RESPONDEU. POR QUE ME EXPERIMENTAIS HIPÓCRITAS? MOSTRAI-ME A MOEDA DO TRIBUTO. TROUXERAM-LHE UM DENÁRIO. E ELE LHES PERGUNTOU: DE QUEM E ESTA ESFINGE E INSCRIÇÃO? RESPONDERAM: DE CESAR. ENTÃO, LHES DISSE: DAÍ, POIS, A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.OUVINDO ISTO, SE ADMIRARAM E, DEIXANDO-O, FORAM-SE” (Mt. 22:16-22).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------(Denário: Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho (Mt.20:2 RA,Rc, dinheiro) Tinha  o mesmo valor da
DRACMA um tipo de moeda utilizada na Antiga Grécia de em alguns reinos do oriente médio, durante o período helenística. A dracma é considerada a unidade monetária com maior tempo de circulação no mundo sendo utilizada na Grécia ate o ano 2002, quando o euro foi adotado pelos gregos como nova moeda oficial.

A dracma era confeccionada em  prata de uso no primeiro século d.C., por isso encontramos referencia nos Evangelhos de Lucas (Lc. 15:8-9).

Em sua frente e no verso da dracma ática esta estampada a  cabeça da deusa Atena na face e na outra uma coruja.


No período Ministerial de Jesus na terra embora já existisse a presença dos conquistadores romanos, a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas; no primeiro século d.C. os gregos  equipararam a dracma ao Denário (moeda romana), mas o governo calculava o valor oficial da dracma como de três a quatro de um Denário (em outras palavras a moeda do conquistador valia mais).            ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
                Segundo o que acabamos de ler no capitulo 22 e versículos 16-22, no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo registrou o apóstolo Mateus  a politica nada mais é do que o ESTADO OU GOVERNO a qual não é meramente uma instituição projetada pela humanidade para organização de suas interações sociais; mas, sim, uma dadiva da bondade de Deus a pecadores.
        O Apostolo  Paulo , Embaixador de Cristo inspirado pelo Espirito Santo escreve em sua Epístola aos Romanos:
       “TODO HOMEM ESTEJA SUJEITOS ÀS AUTORIDADES SUPERIORES; PORQUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO PROCEDE DE  DEUS; E AS AUTORIDADES QUE EXISTEM FORAM POR ELE INSTITUÍDAS” (Rm. 13:1).
         Para que haja melhor entendimento e compressão ao que se refere a “TODO HOMEM ESTEJA SUJEITOS ÀS AUTORIDADE SUPERIOR E”, os seres criados desobedeceu ao seu DEUS e SENHOR, Governador de todas coisas criadas e; a consequência de tal ato foi a sua ruína ( No capitulo 3 em especial os versículos 22 ao 24 Deus ordenou a Moses  que registrasse  no primeiro livro da Escritura Sagrada chamado de GÊNESES a consequência de tal atitude  o pecado de Adão e Eva’ na desobediência’.

         O pecado, oriundo de nossos primeiros pais  (Gn.3:2:16-17; 3:6) gerou a ira de Deus e, consequentemente os expulsou do PARAÍSO dando se inicio ao estado e governo (Gn.3:19) os qual  anteriormente viviam  em total submissão em uma  TEOCRACIA ampla e irrestrita; mas a partir desta expulsão o ser criado  passou a fazer o que  mais lhe agradasse.
E, este é o desfecho do autogovernar-se.
Idolatrar ou Idolatria:
Is. 40:20; 1 Co.6:9;1 Co.10:17; Ef. 5:5; Ap. 21:8; 1 Sm. 15:23; Os. 9:10; At. 17:16; 1 Co. 10:14; Gl. 5:20; Cl. 3:5; 1 Pe. 4:3 (destacamos 1 Cr16:26).
Desobediência aos pais:
Ex.20:12 – “HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGUE OS TEUS DIAS NA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS TE DA”.
 Investida contra o próximo --Assassinar – Matar:
Ex. 20: 13; Encontramos por 100 vezes na Escritura Sagrada (destacamos somente Gn. 4:23).
 Fornicação - Adultério:
Ex. 20:14 – (Adulterar 13 vezes) (Adultério 10 vezes) (Adultero 16 vezes).
 Apropriação indevida -- Roubo (Furto):
Ex. 20: 15 – (Roubador 4 vezes)(Roubar 16 vezes) (Roubo 2 vezes).
Estratagema maléfica do diabo -- Mentira (falsidade):
Ex.20:16 – (Mentir 15 vezes) (Mentira 33 vezes) ( Mentiroso 20 vezes).
 Obter para si -- Desejo (Possessão):
Ex. 20: 17 – (Desejar 20 vezes) Desejo 14 vezes)
 Desejo malévolo --Cobiça:
Ex. 20:17 – (Cobiçar 14 vezes) Cobiçoso 1 Vez).
 
 ao ponto de rejeitar as determinações divina e sua  graça e promovendo a sua  indignação ao ponto de ELE dizer:.
         “ENTÃO DISSE O SENHOR: O MEU ESPIRITO NÃO AGIRA PARA SEMPRE NO HOMEM, POIS ESTE É CARNAL E OS SEUS DIAS SERÃO CENTO E VINTE ANOS” (Gn.6:3).
          O homem que vivia  sob a graça misericordiosa de Deus  passou a viver em sociedade (politica) com seus altos e baixos, pois, acreditava (e acredita) ser o seu próprio dono e senhor.
           Deus, porem, em sua infinita sabedoria sabendo que a liberdade humana no seu  estado e governo iria aprofunda-se cada vez mais NA PRATICA DO PECADO; então dissídio dar um basta em todas as praticas abomináveis diante de seus olhos pois  “A TERRA ESTAVA CORROMPIDA À VISTA DE DEUS E CHEIA DE VIOLÊNCIA” (Gn. 6:11); então anuncia ao único homem justo na face da terra por nome  NOE, que iria destruir todo ser humano e toda a criatura com o  DILUVIO.
            Os dias meses e anos passaram e através de Noé, os seus descendentes (filhos e noras que vieram na arca) novamente  encheram a terra.  
            Os pôs-diluvianos Noé e sua família foram novamente agraciados por Deus em uma nova Aliança e consequentemente voltaria a uma TEOCRACIA  de amor; mas, os dias, meses e anos passaram e os descendentes de Noé  cresceram e encheram a terra.
           Mas, como diz um velho adagio popular, ‘O CAVACO NUNCA CAI LONGE DO PAU’ e,  novamente  o pecado arraigado no coração humano  não aceitou tal determinação  de Deus ao patriarca Noé e, seguindo os seus próprios conceitos e guias malévolos iniciaram a construção de uma (torre) que lhe daria projeção  como  estado e governo a qual acreditavam  lês levaria à morada de Deus indo até o céu (Gn.11:4)  (SEGUINDO O MESMO QUE ACONTECERA NO EDEM)(Gn. 3: 1-7) em uma politica governamental em si mesmo.
          Os dias meses e anos passaram, hoje estamos vivendo a muitos anos dos acontecimentos do diluvio, E EM ESPECIAL VIVEMOS NOS SECULO XXI, e, em relação a nossa pátria brasileira já se passaram 513 de descoberta do BRASIL e a politica continua ESTADO E GOVERNO praticando todos os atos malévolos dos nossos ancestrais ADÃO/EVA e posteriormente após o DILUVIO NOÉ E SUA FAMÍLIA.
         Mesmo com a vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ao mundo e pagando uma divida que era nossa VERTENDO O SEU SANGUE NA CRUZ DO CALVARIO redimindo-nos do pecado, ainda continuamos nas mesmas praticas ESTADO E GOVERNO em uma promiscuidade politica e social que nos leva a meditar no que escreveu Daniel
“A TI, SENHOR, PERTENCE A JUSTIÇA,MAS A NÓS, O CORAR DE VERGONHA...” (Dn. 9:7ª).

SOLO DEO GLORIA
Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário