Estudos e Reflexões

segunda-feira, 20 de junho de 2016

ANSIEDADE

                          
                            ANSIEDADE

                                        "BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTA PERTO. DEIXE O PERVERSO O SEU CAMINHO, O INÍQUO, OS SEUS PENSAMENTOS; CONVERTA-SE AO SENHOR, QUE COMPADECERÁ DELE, VOLTE-SE PARA O NOSSO DEUS, PORQUE É RICO EM PERDOAR" (Isaías 55:6-7)

               

           Essa pequena meditação, eu a faço baseando-se em minha própria experiência de vida a fim de mostrar a todos que a “ANSIEDADE” pode é deve ser controlada nos méritos de  NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
          Ao longo de nossa existência, e, com a maturidade dos anos no conhecimento da ESCRITURA SAGRADA em leitura meditações em orações e no aprendizado nas ESCOLAS BÍBLICAS DOMINICAIS E CURSOS, no convívio com a minha família, familiares, e, com a unidade cristã na IGREJA DE NOSSO SENHOR E SALVADO  JESUS CRISTO, vemos com tristeza quão ANSIOSO FOI A NOSSA VODA na jovialidade em que o vigor da juventude nos empurrava para uma ANSIEDADE CRESCENTE em o ter e o poder.
          Hoje, já na maturidade de ancião da 3ª idade em pleno vigor físico, emocional, e,  tendo o  DOM da intelectualidade para o ensino (e de ESCRITOR) dado pelo ESPIRITO SANTO DE DEUS,  vejo os meus filhos (filhos, genros e nora) que são o meu bem mais precioso após a salvação por JESUS CRISTO dos quais eles também são portadores o selo invisível porem inextinguível do ESPIRITO SANTO virem os netos e bisneta que me  renovaram a alegria e trazem ao meu coração o agradecimento ao MEU DEUS por tão grande dadivas (Salmos 127:3).
           Sofremos muito com a perda de queridas, IRMÃ, MÃE E ESPOSA, e que apesar da separação continuamos a amar na lembrança da vida passada juntos em amor e carinho; apesar dos dissabores e lutas, mas no final vitória inefável aos pés de JESUS CRISTO.
          A nossa vivencia não foi e nem será lembrada com diferença de tantas outras pessoas neste mundo, muitas das quais mesmo conhecendo e tendo o SENHOR como fiel GUARDADOR de nossa vida na GRAÇA, AMOR E CONSOLO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS  vivem em uma ANSIEDADE CONSTANTE.
          A ansiedade é o mal do século (ou podemos dizer dos séculos) apesar de ter a vivencia entre o SÉCULO XX E XXI, as histórias nos cotam quão difícil e amarga era a vida de muitos sem o conhecimento da verdade (João 8:31-32).
          A palavra ansiedade na língua grega é, e tem o sentido de ASFIXIAR, ENFORCAR, ESTRANGULAR, RETIRAR O FOLEGO, SUFOCAR; o salmista ao escrever o Salmo 130 vs1-2 diz: “DAS PROFUNDEZA CLAMO A TI, SENHO. ESCUTA SENHOR, A MINHA VOZ. ESTEJAM ALERTAS OS OUVIDOS ÀS MINHAS SUPLICAS”. Há aqui uma queixa, e, uma ansiedade diferente das aflições notórias do dia a dia de quem não tem o Senhor como seu CASTELO FORTE, ROCHA DE SALVAÇÃO, SOBERANO EM TODO O VIVER, em fim não conhece a grandeza de Deus que supre as nossas necessidades diuturnamente, e, no vs6 diz: “A MINHA ALMA ANSEIA PELO SENHOR MAIS DO QUE OS GUARDAS PELO ROMPER DA MANHÔ.
           Podemos dizer que essa é uma ANSIEDADE SANTA totalmente diferente do que escrito esta  o que  Jesus disse( Mateus 6:25; Lucas 12:22) e quando Paulo exorta EVÓDIA E SINTIQUE para permanecer fiel no regozijo, oração e suplicas com ações de graças a Deus que a todos supre em todas as necessidades(  Filipenses 4:6).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
           O Reverendo HERNANDES DIAS LOPES no livreto CADA DIA volume 36 numero 6, Junho e 2016 que tem como titulo da capa VENCENDO OS TEMORES DA ALMA escreveu:

ANSIEDADE ESTRANGULA A ALMA
Você é uma pessoa ansiosa? Vive se remoendo por dentro? A palavra ansiedade, na língua grega significa estrangulamento, ansiedade é apertar o pescoço, tirar o oxigênio, sufocar. A ansiedade é o mal mais democrático do século, pois atinge grandes e pequenos, pobres e ricos, doutores e iletrados, religiosos e ateus. Jesus disse que a ansiedade é inútil, pois ninguém pode acrescentar um côvado à sua existência por mais ansioso que esteja (e segue).
           A poucos dias nas ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL quando o professor (Reverendo Neivaldo Laranjo S. SILVA) lecionava à classe, e em certo momento ou tópico falou-se algo a respeito de ANSIEDADE, e esta ansiedade como já vimos subtrai o oxigênio, asfixia, estrangula a mente e o querer da pessoa; e, eu, pedindo a palavra citei  um caso clássico de claustrofobia em  ambiente fechado que ocorreu comigo em um banheiro em casa de um amigo, a porta não abria e eu entrei em pânico, o ar me faltava o desespero era mais forte que o raciocínio; logo eu que sou classificado como Blaster(a função de um blaster é a pessoa encarregada do fogo, aquela pessoa que acende o pavio , estopim ou cordel detonante para que haja a explosão) A MINHA CLASSIFICAÇÃO FOI FEITA EM SANTA CATARINA NO ANO DE 1981 SOB O NUMERO O64/81 CARIMBADA E  RUBRICADA PELO DELEGADO TITULAR DO DOPS/SSI/SC.
           Logo eu que acostumado a entrar em tuneis de 300 ate 500 metros de profundida no horizonte ou na vertical (GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS)  e acender a mecha e sai para fora a tempo de que a explosão não me atingisse; E LOGO EU! Ficar ansioso  e devido talvez a minha falta de fé na  possibilidade de alguém ouvir as batidas na porta à abrisse por fora (EXATAMENTE O QUE ACONTECEU).
           A Ansiedade tolhe totalmente o nosso raciocínio, inibe o nosso EU como uma mão apertando o nosso pescoço, e a partir deste momento a cabeça dói, o coração acelera suas batidas, alguns partem pra os alimentos, outros ao choro, esbraveja mento, e até mesmo agredindo a alguém que se ama  com palavras ofensivas, agressão a filhos, esposa etc.
__________________________________________________________________________
          Voltando novamente ao livreto CADA DIA encontramos mais algumas considerações feitas pelo Reverendo Hernandes que tem o titulo Calma, Jesus está no controle!
 “MAS JESUS IMEDIATAMENTE LHE DISSE TENDE BOM ANIMO! SOU EU. NÃO TEMAIS!” (Mt 14:27)  
As tempestades da vida, muitas vezes, são inevitáveis, imprevisíveis e inadministraveIs. Chegam de súbito e nem sempre conseguimos triunfar sobre elas. As tempestades revelam nossa impotência e assolam a nossa alma com muitos temores. Os discípulos de Jesus estavam no meio da tempestade, no agitado mar da Galileia, assaltados pelo medo. As ondas açoitavam implacavelmente o bar deles e o naufrágio parecia ser o desfecho inevitável dessa tragédia. ( e segue)
                                                                                                                                                                                                                
          A ANSIEDADE é um falta de fé, uma geração as quais muitos têm como o seu Deus a mama, a posição social, sua casa de luxo seu carrão, sua conta polpuda no banco, mas, não tem Deus como o seu baluarte forte a sua rocha de salvação, ele é como o homem que edificou sua casa na areia (Mt 7:26-27).
          Diante de tais argumento e verdade da Escritura Sagrada, sejamos como o homem que fez de Deus o seu castelo forte e edificou os seus fundamentos em rocha (Mt7:24-25) na pedra angular que os construtores rejeitaram JESU CRISTO e tenhamos fé afastando completamente da ANSIEDADE a qual leva muitos a as drogas, bebidas e  outros males para tentar afastar de sua vida e em vês de ajudar prejudica CADA DIA mais.

SOLI DEO GLORIA
Celso Lanes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário