Estudos e Reflexões

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RACA ELEITA


                                 

                                                  RAÇA ELEITA

 
                                     
                                          “ENTÃO OS QUE LHE ACEITAVAM A
                                           PALAVRA FORAM BATIZADOS,
                                           HAVENDO UM ACRESCIMO NAQUELE
                                           DIA DE QUASE TRES MIL PESSOAS”
                                                                                          (Atos 2:41).



CONTRASTE

Ao lermos as ESCRITURAS SAGRADAS do Antigo Testamente e do Novo Testamento encontramos muitos contrastes entre aqueles que são fieis a Deus e os que se negaram servi-lo com fidelidade.

O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo ATOS DOS APOSTOLOS relatam muito bem estas pessoas, raças, povos  e nações que ao serem escolhidas por Deus e Santificadas pelo Espirito Santo passa a servir ao Senhor Jesus Cristo demonstrando uma gratidão em AMOR E FÉ pelo que Deus já fez.

A GRAÇA SALVADORA é a mola propulsora da santidade que os escolhidos andem em obediência irrestrita as divinas determinações de Deus segundo as revelações na Escritura do Antigo e Novo Testamento que é a PALAVRA VIVA E INERRANTE DE DEUS.

Quando Deus fala ao povo através de Moises ao pé do monte Sinai  (Êx 19:4-6), ELE estabelece um vinculo de obediência do povo para com as suas determinações, a fim de que fossem  testemunho vivo do Senhor como reino de sacerdotes. (1 Pedro).


RALÇA ELEITA

Pedro ao escreve a sua Primeira Epístola ele a direciona aos ELEITOS QUE SÃO FORASTEIROS DA DISPESÃO no Ponto, Galícia, Capadócia, Ásia e Bitinia, ele não esta se referindo a uma nação, povo ou etnia especifica, mas em geral a toda a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo com o Israel de Deus (Gl 6:16).
Podemos comprovar isto segundo escreveu o Apóstolo João:

“DEPOIS DESTAS COISAS, VI E EIS GRANDE MULTIDÃO QUE NINGUEM PODIA ENUMERAR DE TODAS AS NAÇÕES, TRIBOS, POVOS E LINGUAS, EM PÉ DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO, VESTIDOS DE VESTIDURAS BRANÇAS, COM PALMAS NAS MÃOS; E CLAMAVAM EM GRANDE VOZ, DIZENDO: AO NOSSO DEUS, QUE SE ASSENTA NO TRONO, E AO CORDEIRO, PERTENCEM A SALVAÇÃO” (Apocalipse 7:9-10).
Essa é uma visão glorificada da Raça Eleita, Nação Santa, Povo de Exclusividade de Deus ( 1Pe 2:9;Gl 12:2).


SACERDÓCIO REAL

Quando escolhidos, a raça eleita através de Jesus Cristo tem o livre aceso ao trono da graça de Deus, o que não acontecia no Antigo Testamento nem mesmo com os SACERDOTES.

As principais funções do sacerdote no Antigo Testamento era mediar atravessa de orações e sacrifícios (por si mesmo) e pelo povo para achegar-se à presença de Deus.

Após a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo “O sumo Sacerdote” que se oferecendo em sacrifício único e para sempre, rasgou de cima abaixo o véu do templo que separava o SANTO LUGAR DO SANTO DOS SANTOS a fim de que todos tivessem acesso ao Trono da Graça de Deus.

Agora somo-nos mesmo que exercemos o sacerdócio em nossas vidas em santidade servindo ao senhor como Igreja Restaurada no amar de Jesus.


NAÇÃO SANTA

A eleição foi uma ação da Divina Graça de Deus ao exercito de sacerdotes eleitos e separados ao serviço do mestre; uma requisição indispensável para a aproximação e serviços a Deus Soberano Eterno.

O chamado a santidade nunca é definido como um convite à fuga da responsabilidade que temos junto a sociedade em que vivemos; mas um chamado a testemunhar a gloria de Deus entre todos os povos, ração, tribos e nações neste mundo cheio de contradições às verdades da ESCRITURA SAGRADAS que é a PALAVRA INERRANTE DE DEUS.(Jo 8:32)


POVO DE DEUS

Raça Eleita, Sacerdote Real, Nação Santa; talvez não notemos a força dessas expressões quando anteriormente falamos a todo instante sobre a igreja como povo de Deus.

Antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o homem andava segundo o curso deste mundo, era filhos da própria desobediência  (Ef 2:2); esvaziados de Deus o homem vivia ao sabor do pecado (Ef 2:1-3, 11-19), já nascia morto (Ef 2:1).

O homem era apenas “peregrino e forasteiro”  ( a palavra peregrino e definida como aquele que vagueia sem casa, sem família) , era como ovelha que não tem pastor (Mc 6:34).

Escolhidos e separados por Deus o homem passou a ser membro do corpo de Cristo a sua Graça salvadora regenerou–o passando a ser POVO DE DEUS.

Que o Senhor em sua infinita misericórdia amplie em nos o conhecimento da sua palavra a fim de que entendamos qual é a nossa responsabilidade diante deste mundo que preza pela controvérsia e falta de fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo como Deus Filho a segunda pessoa da tri-unidade de Deus


SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário