Estudos e Reflexões

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

QUEM É O MEU PROXIMO?


                     
                                          QUE É O MEU PROXIMO?

                                                  
                                            O BOM SAMARITANO                         
                                 
                                  “EIS QUE CERTO HOMEM, INTERPLETE DA
                                   LEI SE LEVANTOU COM O INTUITO DE
                                   POR JESUS À PROVA E DISSE-LHE:
                                   MESTRE, QUE FAREI PARA HERDAR A
                                   VIDA ETERNA?  ENTÃO, JESUS LHE
                                   PÉRGUNTOU: QUE ESTA ESCRITO NA
                                   LEI? COMO INTERPRETAS? A ISTO ELE
                                   RESPONDEU: AMARAS O SENHOR, TEU
                                   DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE
                                   TODA A TUA ALMA, DE TODAS AS TUAS
                                   FORÇAS E DE TODO O TEU
                                   ENTENDIMENTO:  E, AMARAS O TEU
                                   PROXIMO COMO A TI MESMO. ENTÃO,
                                   JESUS LHE DISSE: RESPONDESTES
                                   CORRETAMENTE; FAZES ISTO E
                                   VIVERAS.” (Lucas 10:25-37 e segue).

          Em um mudo globalizado, com tecnologia de ponta, os conceitos de próximo se aplica somente  aos membros da família; haja vista que próximo às luxuosas mansões com vários carros na garagem,  encontram-se CASABRES DE PAU A PIQUE COBERTO POR MATERIAS DESCARTAVES (latas, papelão, sacos vazios de cimento, folhas de flange e outros) onde residem famílias que dependem para comer do se consegue catar nos lixões.
          Ao ouvir a pergunta incisiva QUE É O MEU PROXIMO? Jesus da uma lição de humildade esclarecendo que o próximo não aquele que mora dentro de sua (nossa) casa, não é somente família; não é o que caminha comigo; não é o que trabalha comigo; não é o que divide o banco da Igreja comigo; não é o que vai as festividades comigo, mas é a que que se prostra nas calçadas (At 3), nos guetos: nos asilos; nos albergues; ou mesmo aquele que precisa de auxilio para locomover-se a fim de receber uma benção (Mt 4:24; 8:6;9:2; Mc 2:3; Lc 5:18; At 8:7; 9:33; 14:8).
          Ou moram em países distantes e estão morrendo de fome e doenças, enquanto os SILOS ESTÃO LOTADOS DE ALIMENTOS (Lc 12:19), e, BRASILEIROS  que reclamam das chuvas porque sufocou os seus milhares de alqueires de plantação de soja, milho, aros feijão que seriam vendidos por preços exorbitantes a países que Importam para vende-los aos pobres e miseráveis que vivem de um minguado salario( AO PONTO DE TER QUE VENDER FILHOS E FILHAS PARA ALIMENTA OUTROS).
          A parábola contada por Jesus não da nomenclatura ou nacionalidade da pessoa necessitada, mas diz “CERTO HOMEM” (vs 29) ele poderia ser rico; pobre; estrangeiro; religioso; incrédulo; negro; branco; pardo; amarelo; ERA UM SER QUE PRECISAVA DE AJUDA, de uma mão caridosa (QUE NO MOMENTO DEVERIA SER URGENTE) o que não descarta a necessidades dos que precisão diuturnamente de um prato de comida, um cobertor para amenizar o frio, ou um local abrigado para passar as noites.

VOCÊ JÁ ESTEVE EM SITUAÇÃO IGUAL OU SEMELHANTE QUANDO UMA MÃO NUNCA É ESTENDIDA PARA VOCÊ? SE NUNCA ESTEVE IMAGINE-SE EM TAL SITUAÇÃO POR PEQUENA QUE SEJE, UM ESCORREGÃO NA CALÇA, OU TROPEÇÃO, onde muitos acham graça e riem enquanto você esta prostrado (a) precisando de socorro e ninguém te socorre.
Se me permitem vou contar o que ouvi há vários anos passados quando ainda jovem:
O que ouvi foi:
Ao ser entrevistado por qual motivo não dava esmolas. ARISTÓTELES ONASSIS, armador grego, homem extremamente rico ao ser entrevistado a respeito, ele disse:
‘SE EU DISTRIBUIR TODA A MINHA FORTUNA ENTRE OS POBRES O VALOR QUE CABERIA A CADA PESSOA SERIA (em valores de hoje (R$0,50 - cinquenta centavos de real), EM QUE AJUDARIA?).
Para que você se situe quem era (ou é) este homem, a esposa do presidente dos Estados Unidos da América John Fitzgerald Kennedy (assassinado no dia 22 de novembro de 1963) casou-se com ele no dia 20 de Outubro de 1968.

          Hoje em pleno século XXI já milhares de anos da época em que Jesus esteve corporalmente na terra a desigualdade social continua (talvez) bem maior que “DIARIAMENTE PERSEVERAVAM UNANIMIS NO TEMPLO, PARTIAM PÃO DE CASA EM CASA E TOMAVAM AS SUAS REFEIÇÕES COM ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO” (At 2:46); digo, TALVES BEM MAIOR porque havia OS POBRES E OPRIMIDOS DA EPOCA, apesar das lições que Jesus pregou e deixou para nos HOJE através dos EVANGELHOS.
          Mas, voltando novamente á PARABOLO, a pessoa que interpelou a Jesus  (Lc 10:25-37)  não era outro senão um advogado, um religioso que queria testa a Jesus; não no sentido( de aprendizagem,)  pois era um interprete na tentativa, mas na tentativa de apanha Jesus em alguma falha para por acusa-lo diante da multidão e Sinédrio.
          A resposta de Jesus porem (como dizemos  no brasileiros –quebro a cara; deu com os burros n’água).
          Jesus lhe mostra que ser doutor ou interprete da lei não é necessário subir em um pedestal, um palanque ou esquecer-se que e um ser humano como outro qualquer (PORQUE DEUS NÃO FAZ ACEPISSÃO DE PESSOAS), perante ele todos somos criaturas, seja rico, milionário, doutor ou não, seja abastado ou pedinte.
          Quando alguém que tem o DOUTORADO EM MÃOS e solicitado a ajudar (defender uma causa) ele vendo a necessidade premente do seu cliente, eleva o máximo os valores (honorários) a fim de ganha mais, sejam na área da advocacia; medicina; ou qualquer outra área pública.

                                  
                                  “CASUALMENTE, DESCIA UM SACERDOTE
                                    POR AQUELE MESMO CAMINHO E,
                                    VENDO-O PASSOU DE LARGO.
                                    SEMELHANTEMENTE, UM LEVITA DESCIA
                                    POR AQUELE LUGAR E, VENDO-O,
                                    TAMBÉM PASSOU DE LARGO” (Vs 31e 32).

          
          Mas e agora, que diremos a respeito destas duas pessoas. Não sabemos se eram DOUTORES DA LEI, uma coisa nos é revelada por Jesus, ambos tinha conhecimento da LEI.

.............................................................................................................
(Vs 33-34) Nessa parábola de critica ao sistema religioso, a plateia esperava que jesus, após ter mencionado um sacerdote e um levita, fosse mencionar um leigo israelita. A inclusão do samaritano, bem como da sua bondade, foi algo totalmente inesperado. O óleo para aliviar a dor, e o vinho agia como antisséptico (esse homem não sabia que o álcool era antisséptico, mas sabia que o vinho tinha propriedade terapêutica).

Comentário copiado do rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra – 2ª Edição Revista e Ampliada – pagina 1339.
.............................................................................................................

          Já vimos que o nosso próximo não é exatamente a quem pensamos ser; mas voltado a questão primaria em nosso vida; se Deus não faz acepção de pessoas porque então nos que fomos  formados do pó da terra e para onde voltaremos (Ec 3:20) fazemos acepção?
         Esta é uma questão ilógica; não racional; mas, (existe sempre o “mas!” uma exclamação que não deveria existir uma vez que fomos formados da mesma matéria, recebemos o mesmo “sopro de vida”) porque a acepção?
          O pecado nós tornou insensíveis aos que não são na mesma consanguinidade (apesar de que existe até mesmo consanguíneo inimigo).
          O homem encontrava-se (talvez desacordado incapaz de pedir socorro), no entanto tanto o SACERDOTE (descendente de ARÃO separados para servir oficialmente no culto realizado primeiro no TABERNACULO e depois no TEMPLO como mediador entre DEUS  e o povo )  que ensinava o amor de DEUS em suas predicas “VENDO-O,PASSOU DE LARGO” (vs31);  e oferecia   sacrificava  e orando em seu favor ( Êx 28-29); Lv 21: 1 Cr 24);
          Assim também  o LEVITA que por ordenança DIVINA foram  separado(toda a tribo de Levi) para ajudar o sacerdote primeiro no TABERNACULOS (Nm 3:5-11)  e depois no TEMPLO (2 Cr 8:14) “VENDO-O, TAMBEM PASSOU DE LARGO” (vs32).
          Uma atitude que nunca poderia (nem poderá) ser enquadrada a qualquer membro do CORPO DE CRISTO; apesar de que nem todos os dedos das mãos são iguais!!!!
          De quem menos se esperava a multidão que ouviam a Jesus, foi exatamente aquele que se compadeceu do desfavorecido; um SAMARITANO, considerados pelos judeus como desprezíveis impuros.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
SAMARITANOS
A origem dos Samaritanos remonta a época em que o Reino de Israel foi conquistado pelos Assírios (722 a.C.), estes conquistadores invadiram o país transformando-o em colônia, e introduziram estrangeiros de muitas regiões. Com o tempo foram misturando-se com os Israelitas que lá permaneceram, formando uma raça considerada impura pelos Judeus.
Os Samaritanos, no entanto sempre observaram escrupulosamente as prescrições da LEI OU PENTATEUCO; porem não frequentavam os templos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

                                  
                                    “CERTO SAMARITANO QUE SEGUIA O
                                      SEU CAMINHO, PASSOU-LHE PERETO E,
                                      VENDO-O COMPADECEU-SE DELE. E,
                                      CHEGANDO-SE, PENSOU-LHE OS
                                      FERIMENTOS, APLICANDO –LHE ÓLEO E
                                      VINHO; E, COLOCANDOO SOBRE O SEU
                                      PROPRIO ANIMAL, LEVOU-O PARA UMA
                                      HOSPEDARIA E TRATOU DELE” (vs 33-34
                                      e segue).


QUE É O MEU PROXIMO?

          O Samaritano sequer quis saber que era o homem, sua nacionalidade, sua raça, sua cor, mas o que ele viu era um ser humano lançado na sarjeta, humilhado, espancado sofrendo e que se não fosse socorrido seria fatalmente mais uma vitima dos escrupulosos e conhecedores da lei de Deus “AMARAS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, DE TODAS TUAS FORÇAS E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO;..., mas, como tantos esquecia-se do complemento da lei  E, AMARÁS O TEUPROXIMOL COMO A TI MESMO” (vs 27).
          E como estes muitos escrevem ou citam as Escrituras Sagradas a seu bel prazer, e nunca completam o que ela realmente diz.

 “O SENHO É O MEU PASTOR NADA ME FALTARA...” (Sl 23:1).
“FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR...” (Sl 33:12).

          Será que este inquisidor de Jesus ao ouvir “VAI E PROCEDE TU DE IGUAL MODO” (vs 37b) faria o que o SAMARITANO fez ou será que procederia como o SACERDOTE E O LEVITA.


LEIA COM MUITA ATENÇÃO

            6 "PORVENTURA, NÃO É ESTE O JEJEUM QUE ESCOLHI: QUE SOLTES A LIGADURAS DAS IMPIEDADE, DESFAÇAS AS ATADURAS DA SERVIDÃO, DEIXES LIVRE OS OPRIMIDOS E DESPEDACES TODO JUGO?
            7  POVENTURA, NÃO TAMBEM QUE REPARTAS O PÃO COM O FAMINTO, E RECOLHAS EM CASA OS POBRES DESABRIGADOS, E, SE VIRES O NU, O CUBRAS, E NÃO TE ESCONDAS DO TEU SEMELHANTE?
            8  ENTÃO, ROMPERA A TUA LUZ COMO A ALVA, A TUA CURA BROTARA SEM DETENÇA, E A TUA JUSTIÇA IRA ADIANTE DE TI, E A GLORIA DO SENHOR SERA A TUA RETAGUARDA;
            9  ENTÃO, CLAMARAS, E O SENHOR TE RESPONDERÁ; GRITARAS POR SOCORRO, E ELE DIRA: EIS-ME AQUI. SE TIRARES DO MEIO DE TI O JUGO, O DEDO QUE AMEAÇA, O FALAR INJURIOSO;
             10  SE ABRIRES A TUA ALMA AO FAMINTO E FARTARES A A ALMA AFLITA, ENTÃO, A TUA LUZ NASCERA NAS TREVAS, E A TUA ESCURUDÃO SERÁ COMO O MEIO-DIA.
            11   O SENHOR TE GUIARA CONTINUAMENTE, FARTARA A TUA ALMA ATÉ EM LUGARES ARIDOS E FORTIFICARA OS TEUS OSSOS, SERAS COMO UM JARDIM REGADO E COMO UM MANANCIAL CUJAS AGUAS JAMAIS FALTAM.
             12   OS TEUS FILHOS EDIFICARÃO AS ANTIGAS RUINAS; LEVANTARAS OS FUNDAMENTOS DE MUITAS GERAÇÕES E SERAS CHAMADO REPARADOR DE BRECHASE RESTAURADOR DE VEREDAS PARA QUE O PAÍS SE TORNE HABITAVEL" ( Isaias 58:6-12).

           
              Meu dileto amigo e PROXIMO leitor, IMAGINE-SE EM TAL CITUAÇÃO fente a uma pessoa que PRECISA, NECESSITA de uma mão amiga que o socorro urgentemente salvaria sua vida, o que voce Faria!

              Voce procurararia saber se era alguem da familia que voce não ve a varios anos, e que sua fisionomia não lhe eta familiar, ou primeiro o socorrera e depois procurara saber quem era?



SOLI DEO GLORIA


Celso Lanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário