Estudos e Reflexões

domingo, 2 de novembro de 2014

PERFIL DE UM LÍDER


                                                           O PERFIL DE UM LÍDER.

                                         CORAGEM  E HUMILDADE PARA LIDERAR.



                                                                      “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já   
                                                                       obtido a perfeição, mas prossigo para
                                                                       conquistar aquilo para que também fui
                                                                       conquistado por Cristo Jesus”
                                                                                                                 (Filipenses 3:12).


                     No Antigo Testamento encontramos vários lideres em destaque por sua bravura, coragem, humildade e disciplina na liderança de seus comandados, foram Libertadores, Juízes, Reis, Profetas e até mesmo mulheres.
                     Homens  e mulheres que sob as ordens de Deus executaram as tarefas ou ordenanças dadas e capacitadas por Ele.
                     No Novo Testamento encontramos também muitos lideres que sob a liderança de Jesus e credenciados por ele  executaram tarefas maravilhosas em nome do  seu MESTRE e SENHOR.
                
                    Muito destes homens deram à sua vida em defesa da veracidade do que viram e participaram da vida morte e ressurreição de Jesus.
                     Mas com  identificar uma pessoa  e como defini-lo nos aspecto de bom líder? Isto para Jesus não teve nenhum problema, pois ele era 100% Deus e 100% homem; e tinha a percepção humana, e, sobretudo o conhecimento do coração como o EMANUEL “Deus conosco”(Isaías 7:14).
                    Aqui vamos nominar somente dois,  PEDRO E PAULO não por ordem de destaque, mas pelos fatos exercidos por cada um no contesto da história após a vinda do REDENTOR; Seu ministério terreno  VIDA , MORTE E RESSURREIÇÃO,  e sua ida para a gloria do Pai.
                    Jesus durante o período que esteve aqui na terra corporalmente fez muitos chamados “vinde a mim” e muitos “ide “, pois, não existe nenhum IDE se não houver o VINDE; isto também ocorreu no Antigo Testamento quando Deus falava através de seus PROFETAS.
                   Entre tanto que vieram a Jesus através do seu VINDE estamos destacando PEDRO homem rude, pescador, braça sem nenhuma formação acadêmica, mas, que após o tempo que esteve sob a batuta do  mestre Jesus, tornou-se um conhecedor profundo das escrituras e da responsabilidade que lhe fora ordenada.
                   Em contra partida, encontramos PAULO, centurião romano, conhecedor da Lei Mosaica a fundo; letrado em conhecimento, intelectual, comandante de um grupo de homem, os quais sob suas ordens prendiam e matavam cristãos por ordem do Sinédrio ( Tribunal dos antigos judeus  em Jerusalém composto de sacerdotes, ancião e escriba, o qual julgava os assuntos criminais e administrativos).


                    
 

PEDRO
                      O nome original de Pedro aparentemente era o hebraico ‘Simeão’ (At. 15:14; 2 Pe. 1:1).
                      Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus a integrar-se ao colegiado apostólico; e destacou-se devido a sua intrepidez em falar e agir segundo o seu impulso de homem rude, porem  amoroso.
                      Pedro era casado, e, em todo o período em que esteve a serviço do Reino sua mulher sempre o acompanhara( I Co 9:5).
                      Ele sempre se destacou entre os doze discípulos, também foi um dos três que formavam o circulo de íntimos que sempre acompanhavam o Senhor (Mc 5:37; 9:2 l4:33) sua devoção  impulsiva é freqüentemente retratada (Mt. 14:28; Mc.14:29).
                      A lealdade de Pedro foi um destaque em sua vida junto ao mestre com tamanha veemência como dia em que negou conhecer a Jesus,  porem,  foi o que mais ressaltou a mensagem da ressurreição de Jesus após sua ascensão.
                     Antes de pentecostes Pedro já  tinha sumido a liderança dos apóstolos, e após este dia tornou-se um dos maiores pregadores com discursos inflamados em defesa da ressurreição de Jesus (At.2: 22-25).
                 
                      Alem deste destaque existem inúmeros atos de Pedro como, por exemplo, a cura de um  coxo na porta do Templo chamado Formosa:
                     
                    “Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona... Vendo ele       
                      Pedro e João que iam entrar no templo... Pedro porem, lhe disse: Não
                      possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de
                      Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:1-6 e segue).
                     
                     Quando Jesus arguiu a Pedro ele já  sabia de todas as respostas, queria   
 ouvir da boca de Pedro às respostas à sua indagação; e, efetuou-as por três vezes, e ouviu por três vezes a mesma resposta.
                   
                   “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de
                     João amas-me maia do que estes outros? Ele respondeu: Assim Senhor,
                     tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta meus cordeiros, Tornou a    
                     perguntar-lhe pela segunda vez: Simão filho de João, tu me amas? Ele lhe  
                     respondeu: Sim Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastorei as
                     minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de       
                     João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira
                     vez: Tu me amas? E respondeu: Senhor tu sabes todas as coisas, tu sabes
                     que eu te amo. Jesus lhe disse: apascenta as minhas ovelhas” (João 21:15-17).
                    
                     Esta foi à confirmação da liderança que Pedro havia de assumir após a partida de Jesus.
                      Ele tinha que saber que os momentos finais de Jesus na terra iriam deixá-lo com uma responsabilidade enorme de líder;  (APASCENTA meus        cordeiros, PASTOREAR minha ovelhas e APASCENTA minhas ovelhas), três responsabilidades nominadas  aos homens mulheres criança que ele deveria ensinar a reconhecerem e aceitar o salvador Jesus em suas vidas.
                       Pedro tinha também uma qualidade muito importante em sua vida, primeiro era fiel à suas convicções doutrinaria da época, falo sobre a circuncisão; segundo acreditava que gentios não poderia (se não circuncidado) pertencer ao cristianismo e a isto houve contenda entre ele e Paulo, pois era zeloso com referencia  a Lei Mosaica.
                       .
                      “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo
                       pensamento;  pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que,
                       no tempo que vos resta na carne, já não vivas de acordo com as paixões
                       dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque basta o tempo
                       decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em
                       dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em
                       detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não
                       concorríeis com eles ao mesmo excesso de devassidão, os quais hão de
                       prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos; pois,
                       para esse fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que,
                       mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo
                      Deus” (1 Pedro 4:1-6)
                      
                      Pedro teve a sua vida ceifada após ter sido usado por Deus em varias áreas da proclamação do Evangelho e afirmações com coragem e destemor  na divulgação da volta de Jesus Cristo a este mundo.
                      Quando Jesus lhe disse:
                  
                    “ Em verdade, em verdade, te digo que, quando eras moço, tu te cingias a ti
                       mesmo e andava por onde querias; quando porem, fores velho, estenderás
                       as mãos, e outros te cingira e te levaras para onde não queres ir. Disse isto
                       para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a
                       Deus” (João 21: 18 – 19ª ).
                       
                      Pedro o seu martírio, foi a crucificação de cabeça para baixo (João 21:18 e segue) por não aceitar como digno de fé.


PAULO

                       Paulo  não foi chamado junto com os apóstolos a fazer parte do colégio apostólico com Jesus, mas, teve um, a experiência miraculosa quando a caminho de damasco em busca do ‘caminho’ nome dados aos cristãos após morte ressurreição de Jesus.
                        Não há registro da vida de Paulo a não ser a  partir do seu aparecimento em Jerusalém como perseguidor dos cristãos.
                       Paulo era da tribo de Benjamim (filho de José e  neto de Jacó), membro e zeloso  do partido fariseu (Rm. 11:1; Fp. 3:5, At. 23:6), nascido na cidade de Tarso com o cidadão romano (At. 16:37, 21:30, 22:25 e sege) homem de baixa estatura, calvo, pernas tortas nariz proeminente, o que le dava o aspecto de homem recalcado  feros e mal.
                       Não existe nenhum evidências  que Paulo tenha conhecido Jesus durante o seu ministério terreno  (2 Co 5:16), mas uma experiência  no martírio de Estevão (At. 8:1) devia  ter havido um impacto na vida do homem, pois pergunta de Cristo no caminho de damasco da entender isto:
“Simão respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor Jesus, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu carta pás as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao Aproximar-se de Damasco; subitamente uma luz do céu brilhou ao  seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu Senhor? E a Resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas , levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer” (Atos 9:1-6)


MISSÕES

                      Após o encontro com Jesus na Estrada de Damasco, Paulo permaneceu por 3 anos pregando nesta cidade após a sua conversão.
                      “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua ´ 
                        graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os               
                        gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, Nem subi a Jerusalém  para     
                       os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e
                       voltei, outra vez para damasco” (Gl 1:17; e (At. 9:10 e segue).

                      Devido a perseguição dos judeus fugir para Jerusalém, onde Barnabé  o apresentou  aos lideres dos cristão, os quais desconfiados não queriam recebê-lo. Assim Paulo permaneceu em Jerusalém por duas semanas, pois os judeus o queriam matar.
                      Vendo que seria assassinado resolveu voltar a sua terra natal  e ali permaneceu em silencio por 10 anos.
                      Barnabé, porém, que já o havia visto falar em sua outra obra chamou-o até Antioquia para que o ajudasse em uma missão  junto aos gentios (At. 11:20  e segue)
                      Após este trabalho com os cristãos de Antioquia, e vendo que eles mesmos poderiam dar continuidade à evangelização, e  Paulo e Barnabé fora enviado a Jerusalém para matar a fome de cristão pobre.
                      Estando em Jerusalém no ano 46 d.C, eles foram enviados em    viagem missionária comissionados pela igreja de Antioquia até o sul da Galáxia  passar pela ilha de Capri (At. 133 e 14).
                      Paulo era uma pessoa esclarecida, pois estudara aos pés de Gamaliel (GAMALIEL – filho de Simão e neto de Hilel era doutor da lei e membro do Sinédrio. Representava a facção liberal dos fariseus na escola de Hilel, em contraposição à escola de Samai  -  Gamaliel foi um dos membros do Sinédrio que em um breve discurso persuade os acusadores dos apóstolos a não os matar, afirmando que se fosse legitima a pregação dos mesmos ela continuaria caso contrario acabaria como aconteceu com um certo Terudas) (At 5:33-36).
                      A antropologia nos mostra que o conhecimento da área e do costume das pessoas e fundamental para uma boa campanha e êxito da mesma; Paulo tinha este conhecimento, pois a maneira que escolheu para iniciar a sua missão apostólica da pregação do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo foi as Sinagogas.
                      As escrituras não falam se esta decisão partiu da orientação do Espírito Santo, mas a estratégia foi de suma importância, pois, judeus tementes a Deus aceitaram de imediato a mensagem e eles mesmos passaram a ser proclamadores através de uma assembléia local.(At. 13:42-43).
                      Mês tendo alguns aceitando houve também a rejeição de outros que movidos por inveja blasfemava contra pregação de Paulo.
                      
                    “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus,
                      mas judeus, vendo a multidão, tomaram-se de inveja e, blasfemando.
                      Contradiziam o que Paulo falava. Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente,
                      disseram:  Cumpria a vos outros, em primeiro lugar, fosse pregado a palavra de
                      Deus, mas, posto que rejeitais e a vós mesmo vus julgais indignos da vida eterna,
                      eis ai que nos voltaremos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo
                      determinou” (At. 13:44-47).
              
                      A disseminação do evangelho iniciado em Antioquia,  por Paulo e Barnabé alcanço a Picídea, Icônia, Listra Derby e Perge, isto ocorreu após João Marcos tê-los abandonado em Perge.
                      Mas, pairava uma duvida a respeito da circuncisão, até mesmo os judeus cristãos insistiam para que  os gentios fossem circuncidados e observar as Leis mosaicas para fazer parte do cristianismo.
                      Paulo ao voltar para  Antioquia, vendo este movimento em 46 d.C., preocupou-se e muito, pois o evangelho estava sendo contradito e então resolveu repreender a Pedro em público (Gl. 2:14) e isto gerou uma disputa entre ambos, pois Pedro não querendo perder a amizade dos judaizantes apoiava  tais palavras a  respeito da circuncisão.
                    Paulo percebendo que este movimento separatista estava prejudicando as igrejas recém estabelecidas; escreve uma sua primeira epístola de advertências aos Gálatas, na qual ele afirmava que a “salvação é pela graça, mediante a fé” e não pela circuncisão e nem pela lei mosaica como afirmavam os judeus, isto gerou a grande crise teológica na igreja.
                    A igreja de Antioquia vendo que esta crise prejudicaria a proclamação do evangelho de Nosso senhor Jesus, envia Paulo e Barnabé a Jerusalém para uma conferencia com os apóstolos e anciões (At. 15).
                    Estes conciliares deram  o seu parecer favorável a Paulo, afirmando que não havia necessidade de circuncidar aos gentios e nem os mesmo deveriam seguir a lei mosaica para serem admitidos (batizado em nome de Cristo e fazer parte  dos convertidos).
                   Porem deixou bem claro que os gentios deveriam abster-se de comer carne sacrificada a ídolos, carne de animais  sufocada, carne com sangue, bem como imoralidade e  casamentos incestuoso (i Co 8).
                   Apesar de serem companheiros em varias ido e vindo na evangelização e pregação da palavra; Paulo e Barnabé discordavam em certo ponto com relação a propriedades (bens matérias), e isto levou um rompimento da dupla, e Paulo preparando-se para a sua segunda viajem deixa a Barnabé e escolhe Silas como seu novo companheiro (At.15:40; 18:22).
                   A sua segunda viagem missionária, Paulo e Silas dirigiram se para as Igrejas do sul da Galáxia, a Derbe e  Listra onde encontraram um discípulo chamado  Timóteo filho de uma judia crente, o qual dava bom testemunho em Listra e Idôneo resolve aderi-lo a  à equipe.
                  Querendo viajar para oeste, foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar na Ásia( At.16:6-8)  que os direcionou para o norte atravessando o norte da Galáxia (At. 16:6) até Trôade onde Paulo em uma visão viu um homem da Macedônia que lês fazia sinal e dizia “PASSA À MACEDÔNIA E AJUDA-NOS” (At.16:9).
                  Indo a Macedônia, deu-se o inicio da evangelização na Grécia, alcançando as cidades de Filipos, Tessalônica, Beréia, Acaia, ao sul da Grécia, Atenas, Corinto onde Paulo permaneceu por quase dois anos, e onde posteriormente teria varias provações através de seus auxiliares
                  Após a evangelização desta região a sim Espírito Santo leva Paulo a iniciar a evangelização da Ásia; partindo de Corinto dirigiu-se a Éfeso cidade metropolitana e comercial  da Ásia.
                  Ali Paulo deixou dois amigos coríntios os quais ficaram encarregados de difundir o evangelho nesta cidade, eram os dois amigos e colaborador fie a Jesus Cristo, PRICILA e  ÁQUILA, ate a sua volta.
                   Em um rápido retorno a Antioquia completando assim sua segunda viagem missionária, Paulo resolve efetivar a sua base em Éfeso.
                   O período de evangelização no mar Egeu foi uma das mais importes em sua vida ativa no período de 53 a 58 d.C.
                   
                   “Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessou sucessivamente a região da
                    Galáxia e Frígida, confirmando todos os discípulos” (At.18:23).

                   Esta foi realmente uma conquista muito importante para a igreja posteriormente, pois os postos avançados de cristão foram  mantidos na Grécia, e Paulo neste período escreveu as epístolas aos Coríntios, aos Romanos.
                   Também foi um período de alegrias, tristezas e prisões que o apóstolo sofreu um tempo em que houve derrotas e trunfo na pregação do evangelho.
                   Nesta suas andanças e pregações da palavra também teve a grata surpresa de encontra certo discípulo chamado Apolo que provavelmente conheceu a João Batista e a Jesus (At. 18:24).
                  A evangelização crescia dia a dia e o Senhor ia acrescentando cada dia mais homens mulheres ao cristianismo de uma forma miraculosa e soberana em todas as províncias da Ásia.
                  Os seguidores de ‘Artemis’ mais conhecida como Diana, principalmente Demétrio, fabricante de  nexos (pequenas casinhas onde se colocava um ídolo de Diana) incitou o povo a rejeitar a anti-idolatria pregada por Paulo.
                   Três anos após ter chegado a Éfeso Paulo aproveitou para fazer uma visita final as igrejas na até do mar Egeu; atravessando a Trôade veio até Macedônia e lá escreveu a 2 Epistola aos Coríntios, igreja esta que lhe dera maior trabalho por aqueles que se diziam cristão e eram imorais.
                    Após ver que a Ásia tinha sido conquistada pelo poder da palavra de Jesus, teve uma visão sobre os de Roma e fazendo um apelo reunio donativos e os levou a Jerusalém onde foi preso e morto; mas, antes de sua morte apelou para  Cesar por ser Romano de nascimento.    
                    Festo sucessor de Felix  então marcou uma audiência com o Rei Agripa e Berenice, onde Paulo expôs sua defesa e após falar em sua própria defesa  onde houve o seguinte:
                  “Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão” (Atos 26:28).
                  
                   Entre este e outros acontecimentos Da vida de Paulo estão registrados em suas CATAS, EPISTOLAS E ATOS APÓSTOLICOS  (Atos dos Apóstolos).

                   Mas, o que realmente queremos deixar bem claro, e,  que lideres não se fazem lideres, mas são capacitados por Deus a responderem ao seu chamamento VINDE A MIM  e ao mesmo tempo cumprir o IDE  com humildade e obediência para o crescimento da pregação do  EVANGELHO  entre os homens,  e,  haja conversão e compromisso com JESUS CRISTO o cabeça da igreja.



Celso Lanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário