Estudos e Reflexões

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O PRIMEIRO AMOR - RECONCILIAÇÃO



                                                   O PRIMEIRO AMOR

                                                             RECONCILIAÇÃO


                                                                                             João  3:16


                        Como agente eficaz na mudança não existe nada que se compare ao AMOR DE DEUS.
                       Amar consiste em um tratamento carinhoso e compreensivo à  pessoa  a quem você se dirige.
                       O amor envolve ação; e, ações amorosas com propósito único do crescimento da pessoa amada, e, é um amor fraterno abnegado.
                       Tratar com amor e ternura descreve a atitude de Jesus diante  daqueles que o buscavam com suas dores, enfermidades que não tinha cura humanamente falando.

“E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se e u apenas lhe tocar a veste, ficarei curada” (Mateus 9:21 e segue), e  até em momento crucial da sua crucificação ele deslustrou amor por seus algozes 

“CONTUDO, JESUS DIZIA: PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM” (Lucas 23:34)
                      Deus em sua Santa, augusta e bondosa sabedoria é  o catalisador de todas as formas de amor; ou seja: DEUS É AMOR SUBLIME DE ONDE PROCEDE O AMOR que nos temos para com ele e o nosso próximo.
                      Este catalisador torna a peregrinação a santidade; a irresponsabilidade em uma possibilidade humana de voltar ao primeiro amor.
                      Para compreender este primeiro amor temo que nos reportar a inicio da criação  quando Deus em sua infinita graça e misericórdia E PODER  cria um ser, moldando-o da matéria já criada ‘TERRA’.
                     Este ser tinha em sua formação ossos, carne, músculo sangue e cérebro, mas era inanimado, inativo; tinha algo diferente de todas as outras criaturas que se locomoviam livremente após ser formados, pois a sua vitalidade era o sangue que lhes é vida.
                     Faltava algo para que este ser tivesse em si a aparência do seu criador, IMAGEM E SEMELHANÇA, faltava-lhe vida.
                     Então Deus “...lhe soprou nas narinas  o fôlego de vida e  o homem passou a ser ALMA VIVENTE”(Gn 2:7b);  E foi chamado de HOMEM – (  do gênero humanoide, bípede, racional).
Deus fez (a boa semente; mas, este com AMBIÇÃO de ser  conhecedor do bem e do mal, e movida por gula cai da posição de ‘BOA SEMENTE’.
 “E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o filho do homem, o campo e o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13:37-38)
                     Deus criou o homem para que fosse realmente à boa semente, para que pudesse dar a prosseguimento ao  adoradores fiel que reconhecendo a soberania de seu criador e SENHOR  o adorasse.
                    Quando Deus disse: “ TAMBÉM DISSE DEUS FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A  NOSSA SEMELHANÇA;” (Gn 1:26), o homem foi criado em bondade, santidade e retidão, ele seria o representante de Deus na terra se não tivesse pecado ao ponto de Jesus ter vindo em forma humana para o resgatá-lo das trevas do pecado.
                     Poderíamos dizer que o homem foi influenciado pela mulher a desobedecer a Deus; mas isto não é real, pois o homem comeu de livre e espontaneamente  vontade; (eu ousaria dizer mais comeu porque queria ser igual a Deus como o que aconteceu com lúcifer,  diabo, satanás (Isaías 14:12;  Ezequias 28:12-16)  o qual induziu a mulher a desobedecer.
 Mas isto não ausenta a mulher de ter parcela na desobediência.  A fim de chafurdar no lamaçal do pecado o homem anuiu conselho de sua auxiliadora.
Com este ato, o homem selou o seu compromisso com a morte “O LADRÃO VEM SOMENTE PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR “ (João 10:10) em outras palavras ante bíblica ( O DIABO VOSSO ADVERSÁRIO, VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR.
                    O homem não só desobedeceu, mas traiu a confiança e  a ordem dada por seu criador e SENHOR; quem assim procede não é digno de confiança.
                    O primeiro amor foi totalmente abalado, maculado, renegado, ultrajado, pois o conhecimento do mal estava agora na mente e no coração do homem outrora bondoso e santo, agora maldito pela desobediência.
 “...Visto que atendeste a voz de tua mulher e comestes da árvore que eu ti ordenará não comesse, maldita é a terra por tua Causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida.” (Gn 3:17 b).
Poder-se-ia dizer (você é pó e o pó esta amaldiçoado) , pois o homem e pó ao ser retirado O SOPRO DE VIDA QUE DEUS ASSOPROU EM SUAS NARINAS.
                   O Homem que foi feito com um único  propósito:  “O FIM PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E ALEGRAR-SE NELA PARA SEMPRE”.  
                   Esta é a resposto à pergunta numero I do Catecismo Maior de Westminster QUAL O FIM PRINCIPAL DO HOMEM?
                   Agora, a alegria que permeava toda a raça humana estava irremediavelmente taciturna, descrente, irado, pensativo, desacreditado, enfermo, abalado sem o primeiro amor que PROVEM DE DEUS.
                  Porem  se acreditássemos realmente em tais palavras,  que não haveria volta ao primeiro amor, dir-se-ia que Deus e limitado em seu ser, mas ele é Onipotente para reverter qualquer situação, pois nada esta fora de seu controle.

 “ EU, SOU O SENHOR, E FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR. EU ANUNCIEI SALVAÇÃO, REALIZEI-A E A FIZ OUVIR; deus ESTRANHO NÃO HOUVE ENTRE VÓS, POIS VÓS SOIS AS MINHAS TESTEMUNHAS, DIZ O SENHOR, EU SOU DEUS. AINDA ANTES QUE HOUVESSE DIA, EU ERA; E NINGUÉM HÁ QUE POSSA LIVRAR ALGUÉM DAS MINHAS MÃOS; AGINDO EU, QUEM O IMPEDIRÁ?” (Isaías 43:11-13).
                
                  O homem pecou, decaiu da postura de servo ADORADOR, administrativo,  confiável  de Deus,  para ser (porque não dizer adorador do diabo), pois preferiu ouvir o mal a continuar a servir ao bem,  ao SENHO E DEUS o qual lhe falava e  tinha comunhão com ELE  toada as  tardes.

 “ QUANDO OUVIRAM A VOZ DO SENHOR DEUS, QUE ANDAVA NO JARDIM PELA VIDADA DO DIA, ESCONDERAM-SE DA PRESENÇA DO SENHOR DEUS, O HOMEM E SUA MULHER, POR ENTRE AS ÁRVORES DO JARDIM” (Gn 3:8).



Tem uma Musica que diz assim:


QUERO VOLTAR AO INICIO DE TUDO, QUERO CONTIGO MORAR, QUERO REVER MEUS CONCEITOS, VALORES, EU QUERO RECONSTRUIR, VOU REGRESSAR AO CAMINHO, REVER AS PRIMEIRAS OBRAS SENHOR, EU ME ARREPENDO SENHOR, ME ARREPENDO SENHO, ME ARREPENDO SENHOR OU,  OU. EU QUERO VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR, AO PRIMEIRO AMOR, EU QUERO VOLTAR A DEUS.

                  Este dever ser sempre o desejo de todo ser humano, pois Deus não nós abandonou;

“PORQUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODOS O QUE NELE CRÊ, NÃO PERCA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (João 3:16).

                 Que este realmente seja o seu o nosso desejo urgente em entregar-nos na mão daquele que tem TODO PODER para levar-nos novamente ao PRIMEIRO AMOR JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO O ÚNICO É SUFICIENTE SALVADOR DE TODA A HUMANIDADE.

Celso lanes.



 
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário