Estudos e Reflexões

terça-feira, 22 de julho de 2025

 

 

                                         AMOR ETERNO.

 

          JUSTIFICADO, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; POR INTERMÉDIO DE QUEM OBTIVEMOS IGUALMENTE ACESSO, PELA FÉ, A ESTA GRAÇA NA QUAL ESTAMOS FIRME; E GLORIAMOS NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS” (Romanos 5: 1-2).

         

                   Paulo, apóstolo, em JESUS CRISTO lhe foi confiado escrever que nos seremos justificada por DEUS pela fé em seu filho JESUS CRISTO, todos os crentes servos que n’ELE confiam e o adoram.

                  Esta paz não é somente em um sentimento, mas, uma nova posição relacionada com DEUS; esta expressão indica que DEUS já nos justificou pelo sangue derramado na cruz por seu filho JESUS CRISTO.

                  A Fé em CRISTO não  é apenas uma paz, mas a certeza da salvação eterna em paz com o seu pai nosso soberano e DEUS.

                  “E NÃO SOMENTE ISTO, TAMBÉM NOS GLORIOU NAS PRÓPRIAS TRIBULAÇÃO, SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA; E A PERSEVERANÇA, EXPERIENCIAL; E A EXPERIENCIAL, ESPERANÇA “ (Romanos 5: 3-4).

                   A Bíblia descreve uma sequência de poder da fé em DEUS, uns beneficiam em sequência poderosas na fé em CRISTO JESUS.

.............................................................................................

A TRIBULAÇÃO – leva a ESPERANÇA.

A PERSEVERANÇA – leva ao CARÁCTER aprovado por DEUS.

O CARÁCTER – leva a ESPERANÇA.

 

Na BÍBLIA, o termo “tribulação” refere-se a um período de sofrimento, dificuldade e aflição.

Na BÍBLIA, o termo “perseverança”(ou constância) é a qualidade de permanecer firme, persistente, inabalável em sua fé.

Na Bíblia, o termo “carácter” refere-se totalidade das características morais e ética de uma pessoa, expressão em sua atitude e ação, que revela sua integridade como seguidor de CRISTO.

Na Bíblia, o termo “esperança” não é um desejo optimista, mas uma expectativa confiante e fundamentada em DEUS, na sua fidelidade e nas suas promessas.

.............................................................................................

                    Nos versículos, o termo do Apóstolo Paulo descreve a experiência CRISTÃ como uma tribulação, a perseverança tem o carácter a aprovação a esperança, estabelecendo bíblica-mente universal do pecado, mostrando que todos nós somos pecadores e temos necessidade da justiça de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO pela FÉ.

                   “ORA, A PERSEVERANÇA NÃO CONFUNDE, PORQUE O AMOR DE DEUS É DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES PELO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS FOI OUTORGADO” (Romanos 5; 5).

                   Este versículo destaca a base segura da esperança que temos em JESUS CRISTO, e este amor se revela em DEUS NOSSO SENHOR; é uma esperança que nunca falha, pois, é fundamentada no amor incondicional  pelo ESPÍRITO SANTO do próprio DEUS.

                   “PORQUE CRISTO, QUANDO NÓS AINDA ÉRAMOS FRACOS, MORREU A SEU TEMPO PELOS ÍMPIOS” ( Romanos 5: 6).

                    Este versículo destaca de outros sobre a natureza sacrificial de JESUS CRISTO; enfatizando que ELE morreu por aqueles ainda não fora justificados, e, eram fracos na fé, e pecadores inimigos de DEUS PAI.

                    “DIFICILMENTE, ALGUÉM MORRERIA POR UM JUSTO; POIS PODERÁ SER QUE PELO BOM ALGUÉM SE ANIMARIA A MORRER” (Romanos 5: 7).

                     JESUS CRISTO, nascido de mulher ( sem macula sem macha sem pecado, mesmo nascendo de um ser humano (Lucas 1: 26) ) se ofereceu para redimir-nos de nossos pecados, morreu em uma cruz(Deuteronômios 21: 23) fazendo-se maldito.

                    CRISTO demonstrou o seu grande amor pela humanidade; morreu e ressuscitou para sermos nosso advogado junto a seu PAI e podermos ser reconciliados com DEUS; porem muitos desobedece aos ensinamentos Bíblicos (Êxodo 20: 4-7) conforme podemos continuar a no ler no LIVRO DE ÊXODO (Êxodo 20: 12: 12-17) do primeiro até o  sétimo mandamento nos mostram que muitos desobedecem.

                    “MAS DEUS PROVA O SEU PRÓPRIO AMOR PARA CONNOSCO, PELO FATO DE TER CRISTO MORRIDO POR NÓS SENDO-NOS AINDA PECADORES.”          (Romanos 5: 8).

                      Este versículo nos mostra o amor incondicional de DEUS para todos os seres humanos, mesmo ainda na esperança da glória eterna muitos continuam afastando-se de DEUS com suas idolatrias.

                      “LOGO, MUITO MAIS AGORA, SENDO JUSTIFICADO PELO SEU SANGUE POR ELE SALVO DA IRA”

(Romanos 5:9).

                      Pela graça e misericórdia de DEUS o apostolo Paulo afirma que por meio do sacrifício de JESUS CRISTO na cruz, os crentes foram justificados, e, portanto estão livres da ira de DEUS PAI.

                       A IRA de DEUS é a justa retribuição divina para aqueles que se encontram na IDOLATRIA; e na segunda vinda do REI JESUS CRISTO estarão a ESQUERDA de seu trono ( Mateus 25:41).

                       “PORQUE, SE NÓS, QUANDO INIMIGOS FORMOS RECONCILIADOS  COM DEUS MEDIANTE A MORTE DE SEU FILHO, MUITO MAIS, ESTANDO JÁ RECONCILIADOS SEREMOS SALVOS PARA SUA VIDA; E NÃO APENAS ISTO, MAS TAMBÉM NOS GLORIEMOS EM DEUS POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POR INTERMÉDIO DE QUEM RECEBEMOS, AGORA, A RECONCILIAÇÃO"  (Romanos 5:10-11).

                        Tendo DEUS reconciliado aos amados através da morte de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, quando ainda éramos inimigos do próprio DEUS aguardávamos a reconciliação através de seu sacrifício, ELE DEUS nos reconciliou por meio de seu sangue universalmente.

                         Que este pequeno lembrete nos adverte que a IDOLATRIA qualquer que seja (no mundo), nos afastará totalmente da graça vindoura e reconciliação com DEUS por intermédio de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário