Estudos e Reflexões

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

 

               AMOR AO PRÓXIMO

               EM NOME DE DEUS.

 

       “ACOLHEI AO QUE É DÉBIL NA FÉ, NÃO, POREM, PARA DISCUTIR OPINIÕES.”

 (Romanos 14:1).

        

        Muitos são intelectuais no saber do mundo; porem, o conhecimento da ESCRITURA SAGRADA é para aqueles que diariamente buscam de DEUS o conhecimento.

        No texto em epigrafe da Epístola escrita por Paulo Servo de Nosso SENHOR JESUS CRISTO aos Romanos capitólio 14 versículo 1, JESUS nos mostra que devemos acolher aos menos entendidos (DEBIL) no conhecimento das verdades contidas na ESCRITURA SAGRADA; não no sentido de discussões, mas, mostrar-lhes o valor do conhecimento da verdade (João 8:31-32).

        Aqueles que buscam a DEUS pedindo-lhe conhecimento da ESCRITURA, e, que buscam utiliza-se em favor de seu próximo estarão sempre à disposição de JESUS no seu ‘IDE’ (Marcos 16: 15).

        “A MINHA PALAVRA E A MINHA PREGAÇÃO NÃO CONSISTEM EM LINGUAGEM PERSUASIVA DE SABEDORIA, MAS EM DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DE PODER, PARA A VOSSA FÉ NÃO SE APOIASSE EM SABEDORIA HUMANA, E SIM NO PODER DE DEUS. ENTRETANTO, EXPOMOS SABEDORIA ENTRE OS EXPERIMENTADOS; NÃO, POREM, A SABEDORIA DESTE SÉCULO, NEM A DOS PODEROSOS DESTA ÉPOCA, QUE SE REDUZEM A NADA, MAS FALAMOS A SABEDORIA DE DEUS EM MISTÉRIO, OUTRORA OCULTA, A QUAL DEUS PREORDENOU DESDE A ETERNIDADE PARA A NOSSA GLÓRIA; SABEDORIA ESSAS QUE NENHUM DOS PODEROSOS DESTE SÉCULO CONHECEU; POR QUE; SE A TIVESSEM CONHECIDO, JAMAIS TERIAM CRUCIFICADO O SENHOR DA GLÓRIA; MAS, COMO ESTA ESCRITA: NEM OLHOS VIRAM, NEM OUVIDOS OUVIRAM, NEM JAMAIS  PENETROU EM CORAÇÃO HUMANO O QUE DEUS TEM PREPARADO PARA AQUELES QUE O AMAM.” (1 Coríntios 2:4-9).

        Ao lermos em Romanos 14, a Epístola de Paulo nos mostra o entendimento de sabermos muito a respeito do ALIMENTO FÍSICO o qual é benéfico ao corpo dando-nos a advertência de não os criticar aqueles que se abstém de comer aquilo que não lhe é favorável em uma boa alimentação; mas, devemos aceitar-lhe a recusa sem questiona-los mesmo sabendo nós que todas as coisas a serem consagradas por DEUS é benéfico para o corpo (Atos 10-10-15).

        “OS ALIMENTOS SÃO PARA O ESTÔMAGO, E O ESTÔMAGO, PARA OS ALIMENTOS: MAS DEUS DESTRUIRÁ TANTO ESTES COMO AQUELE. POREM O CORPO NÃO É PARA A IMPUREZA, MAS, PARA O SENHOR, E O SENHOR PARA O CORPO."    (1 Coríntios 6: 13).

        Mas, o que o apóstolo Paulo enfatiza neste capitulo 14 é a falta de entendimento daqueles que conhecem a verdade na ESCRITURA e julga aqueles que não têm entendimento algum das mesmas.   Ao evangelizar alguém em vez de explicar-lhes correctamente a ESCRITURA SAGRADA para que entendam a palavra de DEUS o criticamos; mesmo sabendo-nos que somente o ESPÍRITO SANTO dará o conhecimento da obra de eleva-lo ao conhecimento da verdade BÍBLICA; no entanto “NOS JULGAMOS POR SUA DEBILIDADE ESPIRITUAL”; porem, nem todos ao ouvirem a evangelização estão prontos a entendê-la.

        Todas as pessoas a serem evangelizada tem que receber o apoio da igreja EM ORAÇÃO.

        “UM CRÊ QUE DE TUDO PODE COMER, MAS O DÉBIL COMO LEGUMES;  QUEM COME NÃO DESPREZE A QUEM COME; E O QUE NÃO COME NÃO JULGUE O QUE COMO, PORQUE DEUS O ACOLHEU.” (Romanos 14: 2-3).

        O apostolo Paulo na carta aos Romanos no capitulo 14 a partir do versículo 12 dá-nos o entender que ele Paulo explica que todos estão livres a comerem todo tipo de carnes, carne de porco etc. o que era vedado aos judeus quando saíram do Egito (Atos 10: 10-15) e todas as determinações que a lei tinha à principio antes da vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO por determinações de DEUS as quais Moisés haveria de proibir aos judeus (Daniel 1:8-18) mas, isso cessou  após a vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ao mundo o qual cumpriu toda a  LEI conforme exigência do PAI.

        “ENTRETANTO, NÃO HÁ ESSE CONHECIMENTO EM TODOS; PORQUE ALGUNS, POR EFEITO DA FAMILIARIDADE ATÉ AGORA COM O ÍDOLO, AINDA COMEM DESSAS COISAS COMO A ELE SACRIFICADAS, E A CONSCIÊNCIA DESTES, POR SER FRACO, VEM A CONTAMINAR-SE.” (1 Coríntios 8:7).

        O débil é aquele que tem uma compreensão limitada dos princípios da ESCRITURA e da JUSTIÇA DIVINA; ele esta ansioso para ser salvo, e esta disposto a fazer tudo no que crê e lhe é exigido; mas, na imutabilidade de sua experiência cristã (Hebreus 5: 11; 6:2) provavelmente também como resultado da antiga educação e crença, ele tenha temor de aceitar a EVANGELIZAÇÃO CRISTÃ em detrimento ao que lhe fora ensinado na infância.

        A debilidade espiritual é uma das maneiras que pessoa se qualificam com a falta de conhecimento em vista de outrem  ser superior no conhecimento, e, isto eles mesmo temem a rejeição de DEUS.

        O Apóstolo Paulo ao escrever  carta aos Romanos, ele estava profundamente preocupado com a rejeição da igreja aos débio (ou inconstante) no conhecimento dos mesmos sobre a ESCRITURA, e, advertia a igreja a não ser uma comunidade que seleiona as pessoas que a ela se achegam; Paulo sabia muito bem o que escreveu, pois antes de ser enviado por JESUS CRISTO aos gentios, ele pertencia a seita judaica (Atos 22: 3-10) a qual só aceitava (OU ACEITA) quem era JUDEU e seguia os conceitos Mosaicos; a igreja de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO nos  dias atuais devemos rejeitar sim as praticas e suas atitudes e não a pessoa.

        “MAS SE O NOSSO EVANGELHO AINDA ESTÁ ENCOBERTO, É PARA OS QUE SE PERDEM QUE ESTÁ ENCOBERTO, NOS QUAIS O deus DESTE SÉCULO CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCRÉDULOS, PARA QUE LHES NÃO RESPLANDEÇA A LUZ DO EVANGELHO DA GRAÇA DE CRISTO, O QUAL É A IMAGEM DE DEUS” (2 Coríntios 4: 3-4).      

        JESUS é o nosso exemplo o qual nunca rejeitou alguém (Lucas 17: 11-13; Mateus 8:2-3 etc.) ao contrario aceitou ou compadeceu-se de muitos, e hoje estando junto ao PAI intercede por todos nos (indistintamente) na boa PRATICA de ADORADORES.

 

SOLO DEO GLÓRIA.

Celso Lanes.

  

         

 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário