Estudos e Reflexões

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

 

AMOR E

               EMPATIA

                        DIVINA.

           

            “AMARAS, POIS, O SENHOR  TEU DEUS; DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E DE TODA A TUA FORÇA” (Marcos 12:30).

 

            Essa deve ser a atitude de toda a humanidade diante do SOBERANO SENHOR DEUS.

            Quando lemos a ESCRITURA SAGRADA em qualquer dos dois TESTAMENTOS devemos ter em nosso coração atitude de respeito e amor ao SENHOR DEUS, pois nele registe o  FILHO e o ESPÍRITO SANTO (TRI-UNIDADE).

             Jesus, em seus ensinamentos nos mostra como devemos agir em todo o nosso viver diário (DIOTURNAMENTE).

             Ao ser interpelado por um escriba (ESCRIBA – homem dotado de vasto conhecimento da lei MOSAICO, responsável por registar dados numéricos redigido da lei, porem, mesmo tendo o conhecimento da lei MOSAICO não tinha conhecimento do AMOR, e a falta do mesmo não tinha  EMPATIA para com o povo, por isto foi  interpela a JESUS como deveria proceder).

             A resposta de JESUS à sua interpelação sobre qual era o principal do maior dos  maiores mandamentos a resposta foi:

             “RESPONDEU JESUS: O PRINCIPAL É: OUVI; Ó ISRAEL, O SENHOR NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. AMARÁS, POIS, O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODA A TUA ALMA, DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E DE TODA A SUA FORÇA” (Marcos 12:30).

               O nosso amor a DEUS é devido ELE ter nos amado em primeiro lugar (1 João 4:19), mas este amor tem que ser expressado ao nosso próximo também.

               “O SEGUNDO É: AMARAS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. NÃO HÁ OUTRO MANDAMENTO MAIOR DO QUE ESTES.” (Marcos 12: 31).

                Essa é uma das maneiras que devemos entender sem nenhuma sobra de duvida, pois o  AMOR a DEUS é INCONDICIONAL; mesmo assim JESUS disse ao escriba que o  AMAR ao nosso PRÓXIMO transmite a  DEUS o verdadeiro AMOR.

                 A EMPATIA, é uma das  maiores maneiras de demostrar ao nosso próximo que ele e sempre uma pessoa bem vista por nos, e isto JESUS em varias ocasiões demonstrou aos que o buscavam um AMOR profundo.

                “DESEMBARCANDO, VIU JESUS UMA MULTIDÃO, COMPADECEU-SE DELES E CUROU OS SEUS ENFERMOS” (Mateus 14: 14, 15:32).

                É bom que se saiba; JESUS curou-os porque tem poder para fazer, pois ELE é DEUS o EMANUEL; porem, nos não podemos curar, mas, podemos amar ao nosso próximo.

............................................................................

EMPATIA.

Essa é uma das muitas maneiras que podemos demonstrar AMOR AO PRÓXIMO, AUTRUISMO, AUTISMO, SENTIMENTOS, SIMPATIA, AFEIÇÃO, HARMONIA, ACORDOS, COMPREENSÃO, COMPAIXÃO, HUMILDADE etc.

O SINONIMO  de EMPATIA é: simpatia, identificação, afinidade, sintonia; a simpatia é o mesmo que AMAR ao PRÓXIMO; é um modo de entender e se entregar ao sofrimento ou alegria do próximo, tudo fazendo para seu bem estar (Romanos 12:15).

............................................................................

               JESUS  em todo tempo em que permaneceu na terra, comendo, bebendo, dormindo e caminhando com seus discípulos, nunca e em parte alguma da escritura foi escrito que ELE deixou de amar a humanidade (E CONTINUA AMANDO-NOS JUNTO A DEUS PAI); sempre teve (E TEM) compaixão por nos, com AMOR e EMPATIA  mesmo com seus algozes que o crucificaram (Lucas 23:34).

              Ao buscarmos a direcção DIVINA em ORAÇÃO e LEITURA DA ESCRITURA estaremos sempre em sintonia com DEUS através de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO;  é NÃO como alguns procuram ver e entender a sua vida através de adivinhos, consultar necromantes, astrólogos, taro ou búzios etc.,  tudo isto é maldição e é contrario a DEUS, e não é uma maneira correta de demonstrar AMOR ou EMPATIA  às pessoas; pois, se amamos a DEUS  como podemos transgredir a sua palavra; ela é a palavra de DEUS?. Se não amarmos ao PRÓXIMO como podemos amar a DEUS? Pois ELE que institui a FAMILHA? Seria uma incoerência tal fato já que ele definiu a família como CÉLULA MATER.

............................................................................

(Latim) CÉLULA MATRE.

 (Português) CÉLULA MÃE).

............................................................................

            A nossa vida é, e será sempre através da orientação DIVINA por meio do ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

            “CHEGADO A TARDE TROUXERAM-LHE MUITOS ENDEMONINHADOS; E ELE MERAMENTE COM PALAVRAS EXPELIU OS ESPÍRITOS E CUROU TODOS OS QUE ESTAVAM DOENTES.”  (Mateus 8:16).

             Podemos concluir que JESUS estava cansado (chegado à tarde) porem em um amor incondicional e uma empatia como DEUS/HOMEM expulsou demónios e os curou.

             JESUS nos garantiu (e garante) que neste mundo (terra) teríamos (e temo) muitas aflições, porem, ELE afirmou que ELE venceu o mundo e resgatou-nos das trevas para a sua maravilhosa luz (Colossenses 1:13).

             O mundo esta cheio de percalços e de muitas maneiras de pensarem; as DESCRENÇA em um ÚNICO SALVADOR permeiam os pensamentos e atitudes de muitas pessoas que TENTAM buscar em ÍDOLOS ou FETICHES A SOLUÇÃO de seus problemas (FISIOS, MENTAL, FINANCEIROS e CURA DE ALGUMA ENFERMIDADE) relegando a SALVAÇÃO com mentiras, engodo, falsidade tentações em muitas maneiras perniciosas, pecaminosas, a interpretação errónea dos que buscam na ESCRITURA SAGRADA algum alivio tem levado muitos a condenação eterna.

             A falta de FÉ em DEUS  “ÚNICO DEUS” tem resultado catastróficos; o (Salmos 19) vem EXPONDO O SEU PODER e isto  demonstrar-nos se não clamarmos as PEDRAS CLAMARÃO (Lucas 19:37-40).

              Infelizmente a partir do ano 2023 as mentiras e corrupção são constantes; não existe mais o AMOR, e, sobretudo a EMPATIA às pessoas; no governo brasileiro a falta de FÉ em DEUS  são coisas do passado o PENSAMENTO ACTUAL é de VINGANÇA, DESTRUIÇÃO; a MENTIRA é o carro chefe, a ANTIPATIA e mundial (EXECUTO DOS PAÍSES COMUNISTA, VENEZUELA, COLOMBIANO BOLÍVIA, ARGENTINA, CHINA, RUSIA, VIETNAME, LAOS, COREIA DO NORTE, CUBA)

............................................................................

ANTIPATIA.

Aversão espontânea, irracional gratuita por alguém ou algo, malquerença, repudio, comportamento que expressa essa palavra, abominação, abomino, anátema, antipatia, aversão, excomunhão, execração, ódio, repulso, aborrecimento, asco, contrariedade et. .

............................................................................

            Muitos vivem em prazeres mundanos, a alegria e felicidade sem DEUS  permeia boa parte da população brasileira; estes são prazeres passageiros, sem nenhum credito junto ao AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ; são prazeres passageiros, sonhos, antecipando o que DEUS revelou a DANIEL (Daniel 5:25-28).

            Devemos, sim, proceder conforme DEUS autorizou a DAVI escrever no salmo 16 versículo 11.

            “TU ME FARÁS VER OS CAMINHOS DA VIDA; NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA, NA TUA DESTRA, DELÍCIAS PERPETUADAMENTE” (Salmos 16:11).

            Como podemos ler em toda ESCRITURA SAGRADA as revelações de AMOR e EMPATIA de DEUS a toda a humanidade, é o que JESUS disse aos seguidores de JOÃO BAPTISTA ao fazer a pergunta que João lhes mandou fazer.  (Mateus 11:2-3).

            “E JESUS, RESPONDEU , DISSE-LHES; IDE E ANUNCIAI A JOÃO O QUE ESTAIS OUVINDO E VENDO; OS CEGOS VÊEM, OS COXOS ANDAM, OS LEPROSOS SÃO PURIFICADOS, OS SURDOS OUVEM, OS MORTOS SÃO RESSUSCITADOS, E AOS POBRES ESTÁ SENDO PREGADO O EVANGELHO” (Mateus 11: 4-5).

            Como podemos ler, o AMOR a DEUS é incondicional e o AMOR ao nosso próximo devemos ter uma EMPATIA em extremo para que a nossa vida seja agradável e alegres.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário