Estudos e Reflexões

sábado, 11 de dezembro de 2021

 

                       A ORAÇÃO

 

          E ADIANTANDO-SE UM POUCO POSTOU-SE COM O ROSTO EM TERRA E OROU, DIZENDO: MEU PAI SE É POSSÍVEL, PASSE DE MIM ESTE CÁLICE; TODAVIA, NÃO SEJA CONFORME EU QUERO, MAS COMO TU QUERES.” ( Mateus 25:39).

....................................................................................

 

          O autor do Livro que tem como titulo “NEEMIAS – a dinâmica da liderança eficaz” – CYRIL J. BARBER – Livro da Editora Vida – escreveu:

          A ORAÇÃO TEM SIDO CHAMADA DE A “MAIOR FORÇA DA TERRA”; Há pessoas, porem, que acham que ela está fora de propósito em nossa sociedade, altamente sofisticada. Dizem que com todos os nossos avanços tecnológicos a ORAÇÃO simplesmente impede a AÇÃO. Outros chegam ao ponto de dizer que a ORAÇÃO num relacionamento vital com DEUS  tem sido mantida viva pelos “EGOS PUERIS DE HOMENS INFERIORES.

A PALAVRA “PUERIS ou PUERIL” é um adjetivo de dois gêneros.

1º -É relativo ou pertencente a criança; infantil. “fase da vida”.

2º - É que tem ideias ou atitudes de criança, imaturo, tolo.

PUERIS - É o plural de pueril o mesmo que fúteis, inocentes, banais, frívolos, infantis, ingênuo.

....................................................................................

 

          JESUS ao enviar seus doze discípulos a evangelizar, batizar e curar enfermidades fez as seguintes advertências:

          “EIS QUE VOS ENVIO COMO OVELHAS AO MEIO DE LOBOS; PORTANTO, SEDE PRUDENTE COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS” (Mateus 10: 16).

           E repreendeu aos seus discípulos por não permitir que as crianças se aproximassem DELE.

          “ENTÃO LHE TRAZIAM ALGUMAS CRIANÇAS PARA QUE AS TOCASSE; MAS OS DISCÍPULOS O REAPRENDERAM. JESUS, POREM, VENDO ISTO, INDIGNOU-SE E DISSE-LHES: DEIXAI VIR A MIM AS CRIANÇAS, E NÃO AS IMPEÇAIS, PORQUE DE TAIS É O REINO DE DEUS”. (Marcos 10: 13-14).

 

          A realidade dos momentos em que estamos vivendo, cheio “IDEIAS RETRÓGRADA” totalmente contraria aos ensinamentos de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO reveladas na ESCRITURA SAGRADA; existem muitas PESSOAS que optam por “ideologias” ANTE BÍBLICA dando falta de conhecimento da palavra de DEUS em uma falta de FÉ, em uma demonstração total adversa à existência de DEUS.

          O tema central da ESCRITURA SAGRADA é  JESUS CRISTO “O EMANUEL” que quer dizer “DEUS CONNOSCO” (em Hebraico (Immanu’EL), em latim  Emmanuel); Este é um nome profético no Evangelho escrito pelo Apostolo Mateus:

         “ORA TUDO ISSO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FORA DITO DA PARTE DO SENHOR PELO PROFETA: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERA E DARÁ À LUZ UM FILHO, O QUAL SERÁ CHAMADO EMANUEL, QUE TRADUZIDO É: DEUS CONNOSCO”  (Mateus 1:23).

          Jesus após sua ressurreição na estrada de uma aldeia chamada EMAUS encontro dois dos seus seguidores que discutiam sobre a sua morte; e perguntou-lhes o que comentava:

          “E UM DELES, CHAMADO CLEOPAS RESPONDEU-LHE: ÉS TU O ÚNICO PEREGRINO EM JERUSALÉM QUE NÃO SOUBE DAS COISAS QUE NELA TÊM SUCEDIDO NESTES DIAS?... ENTÃO ELE LHES DISSE: Ó NECIOS. E TARDIOS DE CORAÇÃO PARA CRERDES TUDO O QUE OS PROFETAS DISSERAM! ... E, COMEÇANDO POR MOISES, E POR TODOS OS PROFETAS, EXPLICOU-LHES O QUE DELE SE ACHAVA EM TODAS AS ESCRITURAS” (Lucas 24: 18-27).

          Desde o principio Jesus estava com o pai conforme o apostolo João escreveu:

          “NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS” (João 1:1).

          Sendo JESUS CRISTO o filho UNIGENITO de DEUS, não haveria necessidade de orar ao PAI; mas, ELE cumpri-o todas as determinações da LEI e em todas as ocasiões que iria realizar algo extraordinário para seus seguidores ELE orava ao PAI,  a fim de que o ser humano (que não poderia cumprir, e, nem pode) ficasse totalmente liberto de todo o pecado; e novamente fosse reconciliado ao PAI através D’ELE, como ‘COERDEIRO DA PROMESSA’ (Marcos 10:45).

Em CRISTO encontramos o cumprimento final da promessa de DEUS a Abraão (Génesis 12:2; 17:4).

JESUS, ELE é a semente (Isaías 11).

 JESUS ELE nos da morada eterna ( João 14:2).

 JESUS ELE nos faz uma nação separada para DEUS (Salmos 33:12).

 JESUS, e NELE a bênção da salvação está disponível a todas as famílias da terra. (Romanos 10:17; João 3:16; Romanos 10:9).

          Portanto nos seres HUMANOS devemos seguir seu exemplo orando a DEUS em seu NOME, pois a ORAÇÃO e a “MAIOR FORÇA DA TERRA” e a nossa comunhão com o PAI e através D’ELE; e a oração é para todos nos humanos ‘pecadores’ diuturnamente pois elas não são feitas por HOMENS PUERIL e sim por pessoas pecadoras conscientes de sua necessidade do PERDÃO.

PUERIL ou PUERIS – que tem ideia infantil ou desconhecem a ORAÇÃO.

JESUS OROU.

A Bíblia não mostra que Jesus em sua infância orou, mas, ELE mesmo deu o exemplo para-nos, pois mesmo estando no ventre de sua mãe era DEUS ENCARNADO.

          “ORA, NO SEXTO MÊS FOI O ANJO GABRIEL ENVIADO POR DEUS A UMA CIDADE DA GALILEIA, CHAMADA NAZARE. ...EIS QUE CONCEBERA E DARÁ A LUZ UM FILHO, AO QUAL PORÁS O NOME DE JESUS. ...RESPONDEU-LHE O ANJO: VIRÁ SOBRE TI O ESPÍRITO SANTO E O PODER DO ALTÍSSIMO TE COBRIRA COM A SUA SOMBRA; POR ISSO O QUE HÁ DE NASCER SERÁ CHAMADO SANTO, FILHO DE DEUS” ( Lucas 1:26-35).

 

RECONHECIMENTO DO SALVADOR.

          Quando foi Maria visitar sua prima Isabel que esta gravida (Lucas 1:7-25), e a criança que estava em seu ventre ESTREMECEU (agitou-se) ao ouvir o cumprimento de Maria (Lucas 1:39-42), a criança de nome JOÃO  reconheceu seu SALVADOR e sua mãe Isabel ficou cheio do ESPÍRITO SANTO (Lucas 1:41).

JESUS COM OS DOUTORES DA LEI.

          Conforme a determinação de Deus através da LEI MOSAICO, todos os judeus deveriam dirigir-se a JERUSALÉM a fim de comemorar a PASCOA.

          José e Maria juntamente com o seu filho JESUS com 12 anos de idade, dirigiram-se a Jerusalém a fim de comemorarem a pascoa. Após cumprimento de todas as ordenanças da lei retornaram a sua cidade Nazaré; acreditando que o menino estava entre os outros meninos não se perturbaram; mas, ao procura-lo não o encontram, então retornaram a Jerusalém e após três dias de viagem o encontrou assentado no meio dos doutores da lei conversando, ouvindo-os e interrogando-os. ( Lucas 2:39-52).

 

AS ORAÇÕES DE JESUS.

          Jesus orou em seu baptismo “E ACONTECEU QUE, AO SER TODO O POVO BAPTIZANDO, TAMBÉM O FOI JESUS: E,ESTANDO ELE A ORAR, O CÉU SE ABRIL,  O ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE ELE EM FORMA CORPÓREA COMO POMBA; E OUVIU-SE UMA VOZ DO CÉU: TU ÉS O MEU FILHO AMADO EM TI ME COMPRAZO”( Lucas 3:21-22).

          Jesus orou antes de escolher os doze discípulos “NAQUELES DIAS, RETIROU-SE PARA O MONTE, A FIM DE ORAR; E PASSOU A NOITE ORANDO A DEUS. E, QUANDO AMANHECEU; CHAMOU A SI OS SEUS DISCÍPULOS E ESCOLHEU DOZE DENTRE ELES, OS QUAIS DEU TAMBÉM O NOME DE APÓSTOLOS:” (Lucas 6:12-13).

           Jesus orou quando foi rejeitado “PASSOU, ENTÃO, JESUS INCREPAR AS CIDADE NAS QUAIS ELE OPEROU NUMEROSOS MILAGRES, PELO FATO DE NÃO SE TEREM ARREPENDIDO: AI DE TI, CORAZIM! AI DE TI BESTIDADE! PORQUE SE EM TIRO E EM SÍDON SE TIVESSEM OPERADO OS MILAGRES QUE EM VÓS O SE FIZERAM HÁ MUITO QUE ELAS SE TERIAM ARREPENDIDO COM PANO DE SACO E CINZA.” (Mateus 11:20-21).

          Jesus orou no momento do seu reconhecimento como filho de DEUS. “ESTANDO ELE ORANDO À PARTE, ACHAVAM-SE PRESENTE OS DISCÍPULOS, A QUEM PERGUNTOU: QUEM DIZEM AS MULTIDÕES QUE SOU EU? RESPONDERAM ELES : JOÃO BAPTISTA, MAS OUTROS, ELIAS; E AINDA OUTROS DIZEM QUE RESSURGIR  UM DOS ANTIGOS PROFETAS. MAS VOS, PERGUNTOU ELE. QUEM DIZEIS QUE EU SOU? ENTÃO, FALOU PEDRO E DISSE: ES O CRISTO DE DEUS.” (Lucas 9: 18-20).

          Jesus orou no momento da auto revelação e  transfiguração “CERCA DE OITO DIAS DEPOIS DE PROFERIDO ESTAS PALAVRAS, TOMANDO CONSIGO A PEDRO, JOÃO E TIAGO; SUBIU AO MONTE COM O PROPÓSITO DE ORAR. E ACONTECEU QUE, ENQUANTO ELE ORAVA,  APARECIA DE SEU ROSTO SE TRANSFIGUROU: E SUAS VESTES RESPLANDECERAM DE BRANCO. EIS QUE DOIS VARÕES FALAVAM COM ELE; MOISES E ELIAS, OS QUAIS APARECERAM EM GLORIA FALAVAM DA SUA PARTIDA, QUE ELE ESTAVA PARA CUMPRIR EM JERUSALÉM.” (Lucas 9: 28-31; Mateus 17:2).

          Jesus orou em momento de profunda necessidade “TIRARAM, ENTÃO A PEDRA, E JESUS LEVANTANDO OS OLHOS PARA O CÉU, DISSE: PAI GRAÇAS TE DOU PORQUE ME OUVISTE. ALIAS, EU SABIA QUE SEMPRE ME OUVES, MAS ASSIM FALEI POR CAUSA DA MULTIDÃO PRESENTE, PARA QUE CREIAM QUE TU ME ENVIASTES” (João 11:41-42).

          Jesus orou na ultima ceia com seus discípulos “ENQUANTO COMIAM, TOMOU JESUS UM PÃO, E, ABENÇOANDO-O, O PARTIU, E O DEU AOS DISCÍPULOS DIZENDO: TOMAI, E COMEI; ISTO É O MEU CORPO. A SEGUIR TOMOU UM CÁLICE E, TENDO DADO GRAÇA, O DEU AOS DISCÍPULOS, DIZENDO: BEBEI DELE TODOS; PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA [NOVA] ALIANÇA, DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS, PARA REMISSÃO DE PECADOS” (Mateus 28:26-27).

          Jesus orou no getsêmani “CHEGANDO AO LUGAR ESCOLHIDO, JESUS LHES DISSE: ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO. ELE POR SUA VEZ, SE AFASTOU , CERCA DE UM TIRO DE PEDRA, E, DE JOELHOS, ORAVA, DIZENDO: PAI, SE QUERES, PASSA DE MIM ESTE CÁLICE, CONTUDO, NÃO SE FAÇA A MINHA VONTADE E SIM A TUA, ENTÃO LHE APARECEU UM ANJO DO CÉU QUE O CONFORTAVA. E ESTANDO EM ANGUSTIA, ORAVA MAIS INTENSAMENTE, E ACONTECEU QUE O SEU SUOR SE TORNOU COMO GOTA DE SANGUE CAINDO SOBRE A TERRA” (Lucas 22:39-44).

          Jesus orou ainda de madrugada ainda estava escuro. “TENDO-SE LEVANTADO ALTA MADRUGADA, SAIU FOI PARA UM LUGAR DESERTO E ALI ORAVA.” (Marcos 1:35).

          Jesus orou após ter abençoado e partido o pão e os peixes e dado à multidão “E, DESPEDIDO AS MULTIDÕES; SUBIU AO MONTE A FIM DE ORAR SOZINHO. EM CAINDO A TARDE, LÁ ESTAVA ELE SÓ” (Mateus 14: 23).   

          Jesus orou na cruz “A HORA NONA, CLAMOU JESUS EM ALTA VOZ: ELOI, ELOI, LAMÁ SABACTÂNI? QUE QUER DIZER: DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTES?” (Marcos 15: 33-34).

          Nem todas as ORAÇÕES  de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO estão relacionadas e escritas nestes comentários.

          Jesus era um ‘HOMEM’ de oração mesmo sendo 100% DEUS; ELE gosta de buscar locais agradáveis e solitários para esta sempre em conversa com seu PAI em orações (Marcos 6:46; Lucas 5:16) em muitas ocasiões passou noites orando (Lucas 6:12), também orava pelos discípulos (João 17:8-9) e orou intercedendo por toda a humanidade (João 17:20).

          Jesus veio a este mundo para resgatar-nos das trevas do pecado e da morte eterna; e ELE nunca se esqueceu de ORAR sempre ao PAI intercedendo por nos; portanto, sejamos seus imitadores orando sempre ao PAI em SEU NOME. Amém.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário