Estudos e Reflexões

quinta-feira, 22 de julho de 2021

 

            SABEDORIA

                        SOMENTE EM DEUS.

 

EM GEBEON, APARECEU O SENHOR A SALOMÃO DE NOITE, EM SONHO, DISSE-LHE DEUS: PEDE-ME O QUE QUERES QUE EU TE DÊ. RESPONDEU SALOMÃO: DE GRANDE BENEVOLÊNCIA USASTES PARA COM TEU SERVO DAVI,. MEU PAI, PORQUE ELE ANDOU CONTIGO EM FIDELIDADE, E EM JUSTIÇA, E EM RECTIDÃO DE CORAÇÃO, PERANTE A TUA FACE; MANTIVESTE-LHE ESTA GERAÇÃO BENEVOLÊNCIA E LHE DESTE UM FILHO QUE SE ASSENTA NO SEU TRONO, COMO HOJE SE VÊ. AGORA, POIS, Ó SENHOR , MEU DEUS, TU FIZESTE REINAR TEU SERVO EM LUGAR DE DAVI, MEU PAI; NÃO PASSO DE UMA CRIANÇA, NÃO SEI COMO CONDUZIR-ME. TEU SERVO ESTA NO MEIO DO TEU POVO QUE ELEGESTES, POVO GRANDE, TÃO NUMEROSO QUE SE NÃO PODE CONTAR. DÁ, POIS, AO TEU SERVO CORAÇÃO COMPREENSIVO PARA JULGAR A ESTE GRANDE POVO, PARA QUE PRUDENTEMENTE DISCIRNA ENTRE O BEM E O MAL, POIS QUEM PODERÁ JULGAR A ESTE GRANDE POVO? (1 Reis 3:5-9).

Salomão, ao ver a quantidade de pessoas que era o povo hebreu, teve medo, o que é natural em todo o governo ainda hoje sofrem devido a insatisfação de alguns que pendem para a desordem a ilegalidade e corrupção, ele não pediu destruição ou outra coisas que o mantivesse no poder, ele era rei, e tinha em suas mão autoridade para prender julgar e até mesmo matar, mesmo tendo este poder humilhou-se perante o único SENHOR sobre todos e pediu SABEDORIA.

Todos nos humanos fomos dotados de inteligência e raciocínio, porem a SABEDORIA e uma AÇÃO DIVINA que procede de DEUS.

DEFINIÇÃO DE INTELIGÊNCIA.

A inteligência é a capacidade de extrair informações, aprender com experiência e adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar correctamente o pensamento e a razão.

DEFINIÇÃO DE RACIOCÍNIO.

O raciocínio e o ato ou efeito de raciocinar e é o exercício da razão pelo qual se procura alcançar o entendimento de ato e fatos, que se formula da ideia e se elabora juízo, e se deduz a partir de uma ou mais premissas.

Salomão tinha inteligência, raciocínio e poder como rei, mas, faltava-lhe SABEDORIA para julgar a nação que DEUS tinha separado para servi-lo como POVO ESCOLHIDO.

“ESTAS PALAVRAS AGRADARAM AO SENHOR, POR HAVER SALOMÃO PEDIDO TAL COUSA. DISSE-LHE DEUS: JÁ QUE PEDISTE ESTAS COUSAS E NÃO PEDISTE LONGEVIDADE, NEM RIQUEZA, NEM A MORTE DE TEUS INIMIGOS; MAS PEDISTES ENTENDIMENTO, PARA DISCERNI O QUE E JUSTO; EIS QUE FAÇO SEGUNDO AS TUAS PALAVRAS: DOU-TE CORAÇÃO SÁBIO E INTELIGÊNCIA DE MANEIRA QUE ANTES DE TI NÃO HOUVE TEU IGUAL, NEM DEPOIS DE TI O HOUVESSE.” ( 1 Reis 3:10-12).

Salomão sabia muito bem que a nação a qual ele deveria governar era de dura servil (leia Isaías capitulo 1); como, pois ele poderia impor a esse povo sua autoridade como seu pai DAVI fizera com autoridade advinde do SENHOR DOS EXÉRCITOS?

Deus sempre faz fortes os fracos; Salomão era herdeiro de Davi seu pai, porem não tinha nenhuma experiência em governar nem julgar as causas que lhe viria às mãos.

Aqui, podemos voltar ao inicio da libertação do povo escravo no Egito que hora estava sob o reinado de Faraó. Deus, primeiramente preparou a Moisés para ser usado por ELE contra faraó (Génesis capitulo 2 até capitulo 12); ele, Moisés tinha às mãos uma difícil tarefa que seria guiar e admoestar um numeroso povo que era escravo e vivia sob a chibata de seus opressores egípcios.

Esse povo, até então não tinha vontade própria, mas com sua libertação acharam que tinha às mãos todo poder “PRÓPRIO”, mas, deveriam lembra-se que o SENHOR DOS SENHORES os LIBERTARA, e esta foi a maior dificuldade que MOISES tinha.

Assim como Moisés, Salomão precisava de SABEDORIA, e, isto lhe fora dado por Deus.

 VEJAMOS AGORA UM DOS EXEMPLOS DE SABEDORIA DE DEUS DADA AO HOMEM.

Como rei Salomão tinha a incumbência e poder para  julgar e condenar que quer que seja.

“ENTÃO VIERAM DUAS PROSTITUTAS AO REI E SE PUSERAM PERANTE ELE... DISSE MAIS O REI: TRAZEI-ME UMA ESPADA... DISSE O REI: DIVIDI EM DUAS PARTES O MENINO VIVO E DAI METADE A UMA E METADE A OUTRA. ENTÃO, A MULHER CUJO FILHO ERA VIVO FALOU AO REI (porque o amor materno se aguçou por seu filho) E DISSE; AH! SENHOR MEU, DAI-LHE O MENINO VIVO POR MODO NENHUM O MATEIS, POREM A OUTRA DIZIA: NEM MEU NEM TEU; SEJA DIVIDIDO. ENTÃO, RESPONDEU O REI: DAI Á PRIMEIRA O MENINO VIVO; NÃO O MATEIS, PORQUE ESTA É SUA MÃE. TODO O ISRAEL OUVIU A SENTENÇA QUE O REI HAVIA PROFERIDO; E TODOS TIVERAM PROFUNDOS RESPEITO AO REI, PORQUE VIRAM QUE HAVIA NELE A SABEDORIA DE DEUS, PARA FAZER JUSTIÇA.” ( 1 Reis 3:16-28).

A SABEDORIA DIVINA é incomparável a qualquer intelectual nos primórdios dos tempos como até hoje e no futura conforme DEUS disse:

“EIS QUE FAÇO SEGUNDO AS TUAS PALAVRAS; DOU-TE CORAÇÃO SÁBIO E INTELIGENTE...” (1 Reis 3:12).

.............................................................................................

Com toda sabedoria Salomão escreveu:

 PROVÉRBIOS.

 ECLIPSASTES OU COÉLET.

 CÂNTICO DOS CÂNTICOS.


 SABEDORIA (SÓ NAS BÍBLIAS CATÓLICAS).

 VEJA TAMBÉM SALMOS 72 (DE SALOMÃO) E O

127 (CÂNTICOS DAS SUBIDAS  DE SALOMÃO).  

 

PROVÉRBIOS.

Começa dizendo “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.”

COÉLET.

Versículo 1: Palavra de Coélet, filho de Davi, rei em Jerusalém.

“Coélet ”significa “ o homem da assembleia.”

CÂNTICO DOS CÂNTICOS.

O livro começa intitulando-se  “O mais belo cântico de Salomão”.

SABEDORIA.

Normalmente é dito desse escrito pouco antes de Cristo, há quase mil anos depois de Salomão, “Sabedoria de Salomão”.

DEVERAS APLIQUEI A TODAS ESTAS COUSAS PARA CLARAMENTE ENTENDER TUDO ISSO QUE OS JUSTOS, E OS SÁBIOS, E OS SEUS FEITOS ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS; E , SE É AMOR OU SE É ÓDIO QUE ESTA À SUA ESPERA, NÃO O SABE O HOMEM. TUDO LHE ESTA OCULTO NO FUTGURO” ( Eclesiastes 9:1).

.............................................................................................

As ESCRITURAS SAGRADAS não nos revelaram a intelectualidade de Saulo ante de sua conversão.

Mas após sua conversão na estrada de Damasco o próprio  JESUS CRISTO deu-lhe SABEDORIA e o conhecimento DELE, e Saulo passou ser chamado de Paulo ao ponto de o mesmo ser um dos principais escritor do Novo Testamento.

Segundo seus escritos, muitos são os fatos que o apontam como que ele era muito inteligente e de profundo conhecedor da LEI MOSAICO, pois ele foi instruído aos pés de Gamaliel.

GAMALIE – O ancião ou rabino GAMALIEL I (segundo metade do século I a.C. - cerca de 50 d.C,) foi o neto do grande educador judeu Hilel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sinédrio de meados do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torá).

Paulo foi o grande pregador aos gentios, enviado para  proclamar lhes as verdades de salvação em Jesus Cristo.

Neste ente-rim, Paulo começou a pregar o evangelho em diversas regiões da parte oriental do Mar Mediterrâneo logo após empreendeu três viagens missionaria que incluíram territórios atuais de Síria, Chipre, Turquia e Grécia; variam regiões da ASIA MENOR E EUROPA após sua conversão.  

Sua perspicácia era tremenda, pois, antes de sua conversão chegou a fazer parte como membro do concilio de sacerdotes mesmo sendo um soldado romano.

“...E ASSIM PROCEDEU EM JERUSALÉM. HAVENDO EU RECEBIDO AUTORIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS SACERDOTES, ENCEREI MUITOS DOS SANTOS NA PRISÃO; E CONTRA ESSES DAVA O MEU VOTO, QUANDO OS MATAVAM” (Atos 26:10).

Logo depois de várias investidas contra cristãos em Jerusalém, ele após sua conversão  recebeu da comissão do sumo sacerdote autorização para perseguir os cristãos do caminho em Damasco.

“SAULO, RESPIRANDO, AINDA AMEAÇAS E MORTE CONTRA OS DISCÍPULOS DO SENHOR, DIRIGIU-SE AO SUMO SACERDOTE E LHE PEDIDO CARTA PARA AS SINAGOGAS DE DAMASCO, A FIM DE QUE, CASO ACHASSE ALGUNS QUE ERAM DO CAMINHO, ASSIM HOMEM COMO MULHERES OS LEVASSE PRESOS PARA JERUSALÉM” ( Atos 9:1-2).

A mesma  intrepidez que Paulo tinha na perseguição aos cristão, após sua conversão passou a proclamar a salvação em JESUS CRISTO com tão grande e temerária coragem que por muitas das vezes foi preso, chicoteado e mordido por serpente desprezando todas as coisas que anteriormente lhe era satisfatório.

 Após Nero ter mandado queimar a cidade em 18 de Julho de 64 d.C. imputado aos cristãos tal ato e dando assim uma tremenda e maléfica perseguição a eles segundo a TRADIÇÃO; e PAULO foi preso em Roma, terminando assim seu APOSTOLADO em uma prisão domiciliar em uma casa alugado por ele, e no ano 67 d.C. foi decapitado.

 (OBS.: Na ESCRITURA SAGRADA não se encontra nenhuma passagem que fala sobre a morte Paulo).

Tiago, servo de DEUS e do Senhor JESUS CRISTO ao escrever a Epistola às doze tribos que se encontrava na DISPERSÃO escreveu:

“SE, POREM, ALGUM DE VÓS NECESSITA DE SABEDORIA, PEÇA-A A DEUS, QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE E NADA IMPROPERA; E SER-LHE-Á CONCEDIDO” (Tiago 1:5).

 SIGNIFICADO DE IMPROPERA = dirigir impropério censura vituperação.

A rectidão de Tiago com os cristãos de Dispersão era integra, e esta integridade constitui de conhecimento, discernimento, prudência, perspicácia, cuidado, aprendizado, orientação, capacidade, discernimento, planeamento, amor  e SABEDORIA.

“MEU IRMÃO, TENDE POR MOTIVO DE TODA ALEGRIA PASSARDES POR VARIAS PROVAÇÕES, SABENDO QUE A PROVAÇÃO DA VOSSA FÉ; UMA VEZ CONFIRMADA, PRODUZ PERSEVERANÇA. ORA, A PERSEVERANÇA DEVE TER AÇÃO COMPLETA, PARA QUE SEJAIS PERFEITOS E ÍNTEGROS EM NADA DEFICIENTES. SE POREM, ALGUM DE VOS NECESSITA DE SABEDORIA PEÇA-A A DEUS QUE A TODOS DA LIBERALMENTE E NADA LHES IMPROPERA; E SER-LHE-Á CONCEDIDO” (Tiago 1:2-5).

A inteligência é o fruto de nossa hereditariedade, e de vivenciais e estímulos, a SABEDORIA vem a ser algo maior e mais precioso, como um dom.

A SABEDORIA e mais do que o uso prático ou direccional de nossa inteligência. Ela não se mede por teste, como os de Q.I. (QUALIFICIENTE DE INTELIGÊNCIA), mas pode ser revelada a partir das consequências que as nossas ações provocam.

A pessoa que é SABIA dificilmente se arrepende de algo que fez ou deixa de fazer ou falar, pois ela age e fala de modo cuidadoso, coerente e correto.

Quando Paulo aposto de Nosso Senhor Jesus Cristo escreveu a Epistola aos Efésio no capitulo 1 Versículos 17 disse: “...PARA QUE DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLORIA, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE,...” 

Quando Deus criou Adão do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e ele passou a ser alma vivente, ele não tinha SABEDORIA e sim LIVRE-ARBÍTRIO.

 Na filosofia O LIVRE-ARBITRE é baseada na razão a qual afirma que A POSSIBILIDADE DE DECIDIR ESCOLHER EM FUNÇÃO DA PRÓPRIA VONTADE O QUAL ISENTA DE QUALQUER CONDICIONAMENTO MOTIVO OU CAUSA, DETERMINANTE.

 Este é um pensamento FILOSÓFICO ( o qual não tem nenhum respaldo BÍBLIA); e, foi por ESTE MOTIVO que ADÃO E EVA FORAM EXPULSO DO PARAÍSO, pois a RELIGIÃO é o inverso da FILOSOFIA. A FÉ É A BASE DA RELIGIÃO NA QUAL TODOS ESTÃO INSERIDOS para OBEDECER A DEUS. ”...VISTO QUE ANDAMOS POR FÉ E NÃO PELO QUE VEMOS” (2 Coríntio 5:7).

“ENTÃO, DISSE O SENHOR DEUS: EIS QUE O HOMEM SE TORNOU COMO UM DE NOS, CONHECEDOR DO BEM E DO MAL; ASSIM, QUE NÃO ESTENDA A MÃO, E TOMÉ TAMBÉM DA ÁRVORE DA VIDA, E COMA E VIVA ETERNAMENTE” ( Genesis 3:22).

Isso nos mostra a falta de SABEDORIA de Adão e Eva que  usando do LIVRE-ARBITRO que lhe fora dado,  sucumbiram ao desejo de SABEDORIA e atendendo o mal (Génesis 3:4-), procederam nesciamente afrontando ao seu CRIADOR SENHOR E DEUS (Génesis 3:6) COMERAM da ÁRVORE PROIBIDA.

.............................................................................................

SABEDORIA.

1º - A sabedoria ou saber e a qualidade de quem ou do que é sábio. “A SABEDORIA DE SEUS ATO IMPRESSIONAVAM A TODOS QUE O CERCAVAM” JESUS CRISTO. “DEPOIS, ENTRARAM EM CAFARNAUM, É, LOGO NO SÁBADO, FOI ELE ENSINAR NA SINAGOGA. MARAVILHARA-SE DA SUA DOUTRINA, PORQUE OS ENSINAVA COMO QUEM TEM AUTORIDADE E NÃO COMO OS ESCRIBAS” (Marcos 1:21-22).

2º - A sabedoria e a grande instrutora da ciência, erudição e do saber “MESTRE SENDO RECONHECIDO POR SUA SABEDORIA” JESUS CRISTO. “VÓS ME CHAMAIS O MESTRE E O SENHOR E DIZEM BEM, PORQUE EU O SOU” (João 13:13).

Mundo fora existe muitas pessoas inteligente, cultos e intelectuais cheia de conhecimento, porem, não SÁBIOS; pois todo SÁBIO e inteligente, mas nem todo inteligente é SÁBIO.

.............................................................................................

Lendo a Bíblia ela nos da conhecer varias pessoas que acreditavam e acreditam (hoje) em sua inteligência para compreendê-la, mas, ainda que tenha estudado e feito TEOLOGIA ou até mesmo tendo sido instruídos por seus pais na PALAVRA DA VERDADE ainda assim não são SÁBIOS,  pois a sabedoria e um DOM DADO POR DEUS; o sábio é a pessoa que teme ao SENHOR e seguem suas directrizes conforme JESUS DISSE.  “EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO QUE AQUELE QUE CRÊ EM MIM FARÁ TAMBÉM AS OBRAS QUE EU FAÇO E OUTRAS MAIORES FARÃO, PORQUE EU VOU PARA JUNTO DO PAI” (João 14:12).

“O INSENSATO EXPANDE TODA A SUA IRA, MAS O SÁBIO AFINAL LHA REPRIME” (Provérbios 29:11).

Pois as palavra da SABEDORIA são: PRUDENCIAL, REFLEXÃO, COMEDIMENTO, MODERAÇÃO, SENSATEZ, PONDE-RANÇA, TEMPERANÇA, BOM SENSO, CIRCUNSPRESSÃO, JUÍZO, RAZÃO, CRITÉRIO, RECTIDÃO E AMOR.

“TODO AQUELE, POIS, QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA SERÁ COMPARADO A UM HOMEM PRUDENTE QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA” ( Mateus 7:24).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário