Estudos e Reflexões

segunda-feira, 15 de março de 2021

 

                  NATUREZA DA JUSTIFICAÇÃO.

 

          “...VISTO QUE A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO, DE FÉ EM FÉ COMO ESTA ESCRITO: O JUSTO VIVERA PELA FÉ” (Romanos 1:17).

 

          A palavra ‘JUSTIFICAÇÃO’ é o termo jurídico que significa ‘ABSOLVIÇÃO’ e declara justo o pecador no pronunciamento da sentença de aceitação de DEUS ao que se arrepende de seus pecados confessando-os.

          A justificação é primeiramente uma mudança de posição da parte do pecador, o qual antes era um condenado; agora porem goza de absolvição de seus erros pelo ETERNO JUIZ, DEUS.

          A justificação e a bênção fundamental de Deus; por essa benção tanto salva como assegura o futuro na ETERNIDADE DIVINA.

          Há muitas duvidas a respeito da doutrina da JUSTIFICAÇÃO  apresentada por Deus nos escritos do Apostolo Paulo, a qual é a condição da fé independente de obras ou sacrifícios da parte do ser humano.

“ORA, O QUE TRABALHA, O SALÁRIO NÃO É CONSIDERADO COMO FAVOR, E SIM COMO DIVIDA. MAS O QUE NÃO TRABALHA POREM CRÊ NAQUELE QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, A SUA FÉ LHE É ATRIBUÍDA COMO JUSTIÇA. E É ASSIM TAMBÉM QUE DAVI DECLARA SER BEM-AVENTURADO O HOMEM A QUEM DEUS ATRIBUI JUSTIÇA, INDEPENDENTE DE OBRAS: BEM-AVENTURADO AQUELE CUJAS INIQUIDADE SÃO PERDOADAS, E CUJOS PECADOS SÃO COBERTOS; BEM-AVENTURADO O HOMEM A QUEM O SENHOR JAMAIS IMPUTARA PECADO” ( Romanos 4:4-8).

          Deus justifica pecadores sobre base justas; a saber; que Jesus Cristo, agindo a favor dos mesmos, satisfez as exigências da lei de Deus contra eles. ELE mesm JESUS CRISTO nasceu sob a lei.

          “VINDO, POREM, A PLENITUDE DO TEMPO, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI” (Gálatas 4:4).

          Jesus veio ao mundo por ordenanças do PAI para cumprir a lei a fim de resgatar do pecado o homem e levar sobre si mesmo a penalidade da lei.

          “MAS AGORA, SEM LEI, SE MANIFESTA A JUSTIÇA DE DEUS TESTEMUNHADA PELA LEI E PELOS PROFETAS; JUSTIÇA DE DEUS MEDIANTE A FÉ EM JESUS CRISTO, PARA TODOS [E SOBRE TODOS] OS QUE CRÊEM; PORQUE NÃO HÁ DISTINÇÃO, POIS TODOS PECARAM E CARECEM DA GLORIA DE DEUS, SENDO JUSTIFICADO GRATUITAMENTE POR SUA GRAÇA,MEDIANTE A REDENÇÃO QUE HÁ EM CRISTO JESUS; A QUE DEUS PROPÔS, NO SEU SANGUE, COMO PROPICIAÇÃO, MEDIANTE A FÉ PARA MANIFESTAR A SUA JUSTIÇA, POR DEUS, NA SUA TOLERÂNCIA, DEIXANDO IMPUNES OS PECADORES ANTERIORMENTE COMETIDOS; TENDO EM VISTA A MANIFESTAÇÃO DA SUA JUSTIÇA NO TEMPO PRESENTE, PARA O MESMO SER JUSTO E JUSTIFICADOR DAQUELES QUE TEM FÉ EM Jesus.” ( Romanos 3:21-26).

          A fé em Cristo, é o meio pelo qual a Justiça é recebida e a justificação é proporcionada. Os pecadores são justificados ‘POR’ ou ‘MEDIANTE ‘ a fé.

          “QUE, POIS, DIREMOS TER ALCANÇADO ABRÃO, NOSSO PAI SEGUNDO A CARNE? PORQUE, SE ABRAÃO FOI JUSTIFICADO POR OBRAS, TEM DE QUE SE GLORIAR, POREM NÃO DIANTE DE DEUS. POIS QUE DIZ A ESCRITURA? ABRAÃO CREU EM DEUS, E ISSO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA” (Romanos 4: 1-3).

          A fim de provar que o homem é justificado mediante a fé independente de obras, Abraão foi justificado, e, é essa a natureza da justificação de Deus em seu filho Jesus Cristo.

.........................................................................................................

          Na lei forense a Justificação, é um ato jurídico retirada da LEI DIVINA  (o que significa a exacta) ABSOLVIÇÃO DO RÉU E O   DECLARANDO JUSTO SEM NENHUMA  CONDENADO.

          A justificação é um ato próprio do juiz; do ponto de vista do litigante arbitrário da lei, e, obter o veredito de liberdade “JUSTIFICADO” perante a sociedade.

.........................................................................................................

          “JUSTIFICADO, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” ( Romanos 5:1).

          Deus esta no controle de ‘TODAS AS COISAS CRIADAS NO CÉUS E NA TERRA,’ somos guardados por ELE; o Salmos 23 nos mostra claramente essa verdade.

          “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARA. ... AINDA QUE EU PELO VALE DA SOBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL NENHUM, PORQUE TU ESTAS COMIGO; O TEU BORDÃO E O TEU CAJADO ME CONSOLAM. ...”(Salmos 23:1-4 e segue).

          “AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOBRA DA MORTE”; realmente “O MUNDO EM QUESTÃO, TERRA” foi amaldiçoado por Deus quando da expulsão de Adão e Eva do PARAÍSO.

          “E A ADÃO DISSE; ... MALDITA E A TERRA POR TUA CAUSA; ...” ( Génesis 3:17 b).

          Não sabemos se Deus amenizou “AS CONDIÇÕES DA TERRA” porem essa ainda continua produzindo CARDO E ABOLHOS.

.........................................................................................................

CARDOS = espinhos que podem revestir os caules e as folhas; são logos ou custos, grossos ou finos, o cardo é uma vegetação de lugares secos e pedregosos  e arenosos que são os abrolhos.

ABROLHOS = formação rochosa situada à superfície da água [figurado] o que é muito difícil, trabalhoso, árduo, em que há dificuldades do desempenho humano.

.........................................................................................................

         

          “MAS, SEGUNDO A TUA DUREZA E CORAÇÃO IMPENITENTE, ACUMULA CONTRA TI MESMO A IRA PARA O DIA DA IRA E DA REDENÇÃO DO JUSTO JUÍZO DE DEUS, QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO: A VIDA ETERNA AOS QUE PERSEVERANDO EM FAZER O BEM, PROCURAM GLORIA, HONRA E INCOMPATIBILIDADE; MAS A IRA E INDIGNAÇÃO AOS FACCIOSO, QUE DESOBEDECEM À VERDADE E OBEDECEM A INJUSTIÇA.” (Romanos 2:5-8).

          Estes textos da Escritura nos mostram porque o temor do fim do mundo (a segunda vinda do Rei Jesus Cristo) assusta a muitos; pois, resistem presunçosamente  a palavra de Deus revelada na ESCRITURA SAGRADA aumentando a própria culpa (Êxodo 20:1-17), ainda que protestando inocência não atendem o chamado do SENHOR JESUS CRISTO (Mateus 11:28) sendo assim estarão sendo condenados (Marcos 16:16).

           Que a graça e o amor de Nosso SENHOR JESUS CRISTO possa nos dar entendimento profundo; e que toda a humanidade raça povos e nações coadunem as ideias de servir integramente a DEUS em todos e quaisquer determinações por ELE reveladas na Escritura.

 

SOLO DEO GLORIA.

 Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário