Estudos e Reflexões

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

 

 

 JUSTIFICADOS PELA FÉ

                          EM JESUS CRISTO.   

            

 

          “CONCLUÍMOS, POIS, QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ, INDEPENDENTEMENTE DAS OBRAS DA LEI” ( Romanos 3:28).

          Paulo o apóstolo de nosso SENHOR JESUS CRISTO definiu em uma faze o versículo 28 do capitulo 3 da Epístola escrita aos romanos com toda a autoridade de Cristo e iluminado pelo Espirito Santo de Deus.

          “CONCLUÍMOS, POIS QUE O HOMEM  É JUSTIFICADO PELA FÉ, INDEPENDENTEMENTE DAS OBRAS DA LEI” ( Romanos 3:28).

          Essa iluminação e assistência do Espírito Santo foi um direccionamento a Paulo pelo próprio Jesus Cristo, e, esse escrito tem desagradado aos PRATICANTES DE BOAS OBRAS os quais acreditam PIAMENTE que as obras sem a FÉ são operantes para a salvação dele(as).

          “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS. NÃO OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE” (Efésio 2:8-9).

           As obras que realizamos são consequência de uma fé verdadeira na soberania DIVINA  a qual nos IMPULSIONAM  a REALIZA-LA.

          A FÉ, segundo a ESCRITURA SAGRADA  é uma das consequências da doutrina do NOVO NASCIMENTO, conforme JESUS disse a NICODEMOS:

          “HAVIA, ENTRE OS FARISEUS, UM HOMEM CHAMADO NICODEMOS, UM DOS PRINCIPAIS DOS JUDEUS. ESTE, DE NOITE, FOI TER COM JESUS E LHE DISSE: RABI, SABEMOS QUE ÉS MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS; PORQUE NINGUÉM PODE FAZER ESTES SINAIS QUE TU FAZES, SE DEUS NÃO ESTIVER COM ELE” (João 3:1-2).

          Aqui vemos uma duvida que muitas pessoas fiz ao verem a AÇÃO do ESPÍRITO SANTO agindo conforme Deus que o [É] em certas circunstancias miraculosas como as ações de Jesus Cristo em Curas, Ressuscitar mortos etc..

          As duvidas de Nicodemos em muitos casos são as duvidas de muitos nos dias atuais quando Deus realiza miraculosamente suas ações em pessoas e até mesmo na natureza as quais se movem de acordo com seus designo (Salmos 19).

          “A ISTO, RESPONDEU JESUS: EM VERDADE  EM VERDADE TE DIGO QUE, SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS.” (João 3:3).

          Agora sim, as duvidas de Nicodemos ficou ainda maior (NASCER DE NOVO?).

          “PERGUNTOU-LHE NICODEMOS: COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO? PODE, PORVENTURA, VOLTAR AO VENTRE MATERNO E NASCER SEGUNDA VEZ?” (João 3:4).

          A regeneração (NOVO NASCIMENTO) de uma pessoa (não importa a idade acima de seu entendimento) requer uma mudança de vida; uma recuperação moral e, sobretudo ESPIRITUAL; é uma reivindicação e fortalecimento do ESPÍRITO em seu coração; é, a resposta de Jesus a Nicodemos:

          “RESPONDEU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO: QUEM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS. O QUE É NASCIDO DA CARNE É CARNE; E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPÍRITO. O VENTO SOPRA ONDE QUER, OUVIS A SUA VOZ, MAS NÃO SABES DONDE VEM, NEM PARA ONDE VAI; ASSIM É TODO O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO.” (João 3:5-8).

          A fé não é um mero conhecimento intelectual  de um cristão; ela, provem de Deus em Jesus Cristo ao nosso coração, pois trata-se de uma promessa divina a nos concedida.

          “SABEI, POIS QUE OS DA FÉ É QUE SÃO FILHOS DE ABRAÃO. EM TI, SERÃO ABENÇOADOS TODOS OS POVOS. DE MODO QUE OS DA FÉ SÃO ABENÇOADOS COM O CRENTE ABRAÃO” ( Romanos 3:7-9).

          A doutrina e justificação tem a gloriosa base na FÉ que o ser humano precisa possuir.

          A doutrina da regeneração é o ato de Deus pelo qual a disposição governante da alma se torna salvo e pela qual, através da verdade assegura-se o primeiro exercício dessa disposição santa.

          A REGENERAÇÃO ou NOVO NASCIMENTO, é o lado DIVINO  da  mudança do coração que, visto do lado humano, e chamado de conversão.

         O apostolo Paulo ao escrever a Epistola aos Gálatas no sentido de combater os heréticos da Galácia, afirmou:

          “SABENDO CONTUDO QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO POR OBRAS DA LEI E SIM MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS, TAMBÉM TEMOS CRIDO EM CRISTO JESUS, PARA QUE FOSSEMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ EM CRISTO E NÃO POR OBRAS DA LEI, POIS POR OBRAS DA LEI, NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO” (Gálatas 2:16).

          O salmos 13 versículo 5 nos da uma clara evidencia divina a respeito da salvação pela fé, Jesus Cristo ainda não tinha sido manifesto pelo SENHOR DEUS ao mundo, mas, Deus continuava a assistir e salvar aqueles que NELE depositava sua confiança conforme até hoje O FAZ, pois a GRAÇA MISERICORDIOSA É ETERNA.

          “NO TOCANTE A MIM CONFIO NA TUA GRAÇA; REGOZIJA-SE O MEU CORAÇÃO NA TUA SALVAÇÃO” ( Salmos 13:5).

          Davi confirmou a sua confiança no SENHOR E DEUS, O SENHOR DOS EXÉRCITOS pela FÉ que lhe fora outorgada quando ainda não era rei em Israel; apenas um menino que fora ungido pelo Profeta Samuel em uma  determinação de Deus quando ainda pastoreava os rebanhos de seu pai Jésse.

          “DISSE O FILISTEU A DAVI: SOU EU ALGUM CÃO, PARA VIRES A MIM COM PAUS? E, PELOS SEUS deuses, AMALDIÇOOU O FILISTEU A DAVI. DISSE MAIS O FILISTEU A DAVI: VEM A MIM, E DAREI A TUA CARNE ÀS AVES DO CÉU E AS BESTA-FERAS DO CAMPO. DAVI POREM, DISSE AO FILISTEU: TU VENS CONTRA MIM COM ESPADA, E COM A LANÇA, E COM ESCUDO; EU, POREM VOU CONTRA TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DOS EXÉRCITOS DE ISRAEL, A QUEM TENS AFRONTADO.” (1 Samuel 17:43-45).

          Agora como Rei em Israel, teve que fugir de seu filho Absalão que intentou tomar o trono.

          Sabendo Davi que os seus adversários (até mesmo em sua casa) cresciam em números, angustiado disse ao Senhor:

          “SENHOR, COMO TEM CRESCIDO O NUMERO DOS MEUS ADVERSÁRIOS, SÃO NUMEROSOS OS QUE SE LEVANTAM CONTRA MIM. SÃO MUITOS QUE OS QUE DIZEM DE MIM; NÃO HÁ EM DEUS SALVAÇÃO PARA ELE” (Salmos 3:1-3).

          Mas sua FÉ não foi abalada.

          “O SENHOR É A SALVAÇÃO E SOBRE O TEU POVO A TUA BÊNÇÃO.” ( Salmos 3:8).

          Na época do reinado de DAVI sobre Israel, conforme Deus tinha DETERMINADO, de ano em ano o povo deveria vir a Jerusalém para prestar culto a ELE no TABERNÁCULO que se encontrava no MONTE MORIA; então, o povo formava caravanas e subiam cantando o canto de RAMAGEM (Salmos 121) até chegarem ao cume do MONTE MORIA, em uma demonstração de sua fidelidade a DEUS.

          “ELE OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES: DE ONDE ME VIRA O SOCORRO? O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E A TERRA. ELE NÃO PERMITIRA QUE OS TEUS PÉS VACILEM; NÃO DORMITARÁ AQUELE QUE DE GUARDA. E CERTO QUE NÃO DORMITA, NEM DORME O GUARDA DE ISRAEL. O SENHOR E QUEM TE GUARDA O SENHOR É A TUA SOMBRA À TUA DIREITA. DE DIA NÃO TE MOLESTARÁ O SOL, NEM DE NOITE A LUA. O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO MAL; GUARDARÁ A TUA ALMA. O SENHOR GUARDARÁ A TUA SAÍDA E A TUA ENTRADA, DESDE AGORA E PARA SEMPRE.         “ ( Salmos 121:1-8).

          Depois de Saul cometer vário desatino oferecendo sacrifício o que não lhe era permitido e não cumprindo o que Deus determinara através do profeta Samuel que seria a total destruição dos amalequitas; Saul porem  poupando seu rei Agague e todos os animais (bois, ovelhas e cordeiros) desobedecendo ao Senhor; Deus o rejeitou como rei sobre Israel, e manda que Samuel que fosse a Belém  na casa de Jessé o belemita e ungisse um de seus filhos o qual já havia escolhido. Davi a quem Deus escolhera era muito jovem, mas sua coragem destampava-se ao defender as ovelhas de seu pai matando com as próprias mãos um leão e um urso.

          Depois da morte de Saul, Davi torna-se rei, e demonstrou sua felicidade a Deus, escreve o Salmos 122.

          “ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR. PARARAM OS NOSSO PÉS JUNTO ÀS TUAS PORTAS, Ó JERUSALÉM! JERUSALÉM, QUE ESTÁ CONSTRUÍDA COMO CIDADE COMPACTA, PARA ONDE SOBE AS TRIBOS, AS TRIBOS DO SENHOR, COMO CONVÉM A ISRAEL, PARA RENDEREM GRAÇAS AOS NOME DO SENHOR. LÁ ESTÃO OS TRONOS DA JUSTIÇA, OS TRONOS DA CASA DE DAVI. ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRE DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃO E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR NOSSO DEUS BUSCAREI O TEU BEM.” (Salmos 122:1-9).

          Paulo de Tarso, Apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo deu um exemplo de fidelidade e fé após sua conversão ou mudança de vida de perseguidor dos cristãos, agora sendo perseguido por amor e fidelidade a CRISTO; escreve uma Epístola aos Efésio que dizendo:

          “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS; NÃO DE OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE. POIS SOMOS FEITURA DELE, CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA BOAS OBRAS AS QUAIS DEUS DE ANTEMÃO PREPAROU PARA QUE ANDÁSSEMOS NELAS.” ( Efésio 2:8-10).

          Ao lermos o NOVO TESTAMENTO vemos a SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; CHEGAMOS AO PONTO  DE CENTRAL DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO PELA FÉ EM  NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; A FÉ SALVADORA E A FORÇA VITAL QUE DESPERTA TODA A NOSSA VIDA  NO SENTIDO DE ADORAÇÃO AO DEUS TRIÚNO A TAL PONTO DE EXCLAMARMOS CONFORME O APOSTO PAULO ESCREVEU:

          “...TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE” ( Filipenses 4:13).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário