Estudos e Reflexões

terça-feira, 3 de novembro de 2020

 

    

                                  INCERTEZA?

 

                                         “TODO HOMEM ESTEJA SUJEITO AS

                                          AUTORIDADES SUPERIORES; PORQUE

                                          NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO

                                          PROCEDA DE DEUS; E AS AUTORIDADES

                                         QUE EXISTEM FORAM POR ELE

                                         INSTITUÍDA.” (Romanos 13:1).

       

 

           Estamos nos aproximando das eleições municipais de 2020 para prefeitos e vereadores.

           É um tempo de promessas e trapinhas nas costas dos eleitores a fim de conquistarem seu voto; porem, poucos entendem que não serão eleitos sem que DEUS coloque no coração e na mente dos votantes qual será eleito (bom ou mal candidato), uns honrarão seus cargos outros os desonrarão.

           Ao lermos o versículo Bíblico em EPIGRAFO de imediato ficamos (como diz o adagio popular ‘com o pé atrás’) em qual candidato votar; porem, temos a certeza que Deus ira determinar no qual deveremos votar, pois  ninguém sabe qual será (bom ou mal) somente o SENHOR  o sabe.

           Existem aqueles que se (ARVORARAM) em seus poderes electivo esquecendo-se que o poder EMANA do povo segundo a determinação de Deus.

            Deus em sua infinita misericórdia nos constrange em olharmos para o mundo de maneira diferente, isso inclui a visão da politica governamental e ordena que oremos pelos governantes.

“ANTES DE TUDO, POIS, EXORTO OS QUE SE USE A PRATICA DE SÚPLICAS, ORAÇÕES, INTERSECÇÕES, ACÇÕES DE GRAÇAS, EM FAVOR DE TODOS OS HOMENS, EM FAVOR DOS REIS DE TODOS OS QUE SE ACHAM INVESTIDOS DE AUTORIDADE, PARA QUE VIVAMOS VIDAS TRANQUILAS E MANSAS, COM TODA PIEDADE E RESPEITO.” (2 Timóteo 2:1-2).

           O CRISTÃO NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA ESQUECER-SE DE ORAR PELAS AUTORIDADES ELEITAS; POIS, TODOS ESTÃO “TOTALMENTE” NO CONTROLE DE DEUS (SEJA BOM OU MAL) GOVERNANTE, E, É POR ESSE MOTIVO QUE HOJE FALAMOS E ESCREVEMOS SOBRE POLITICA PARA QUE “AMANHÔ NÃO SEJAMOS PROIBIDOS DE FALAR DE JESUS CRISTO.

            Ao lermos a ESCRITURA SAGRADA  encontramos muitos HOMENS e MULHERES que foram SEPARADOS por Deus afim de serem lideres (instrumentos nas mãos divinas) que lideraram MUITOS  sem ARVORARAM-SE em sua posição de AUTORIDADE e nem tentaram impor aos outros a sua vontade particular; um destes lideres em destaque foi MOISES que segundo Deus  “ERA MOISES MUI MANSO, MAIS QUE TODOS OS HOMENS QUE HAVIA SOBRE A TERRA” (Números 12:3) o qual segundo a ESCRITURA não se arvorou em sua posição de líder de uma grande nação.

            Ao serem libertados  por Deus do julgo de Faraó rei do Egito, a população dos HEBREUS  era de muitas gentes, “ASSIM, PARTIRAM OS FILHOS DE ISRAEL DE RAMESSES PARA SUCOTE, CERCA DE SEISCENTOS MIL A PÉ SOMENTE HOMENS, SEM CONTAR MULHERES E CRIANÇAS. SUBIRAM TAMBÉM COM ELES UM MISTO DE GENTE, OVELHAS, GADO, MUINTISSIMOS ANIMAIS.”  (Êxodo 12:37-38) os quais foram COMANDADOS  por MOISES o qual tinha a liderança absoluta  de DEUS; e por  40 anos ficaram no deserto até chegarem as margens do RIO EUFRATES à terra prometida.

.........................................................................................................

 

A TERRA PROMETIDA

A terra era descrita em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates, o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, Sul da Síria e Sul do Líbano.

.........................................................................................................

 

           Moisés tinha toda a AUTORIDADE dada por DEUS ao ponto de Deus lhe dizer a respeito de Arão seu irmão: “TU, POIS, LHE FALARA E PORÁS NA BOCA AS PALAVRAS; EU SEREI COM TUA BOCA E COM A DELE E VOS ENSINAREIS O QUE DEVEIS FAZER. ELE FALARÁ POR TI AO POVO; E ACONTECERA QUE ELE TE SERÁ POR BOCA, E TU LHE SERÁS POR DEUS “ (Êxodo 4:15-16).

           Como, pois, hoje, “podemos entender como governadores  ELEITO” pelo povo possa ter tamanha AUTORIDADE ao ponto de EXIGIR obediência INRESTRITA da população QUE O ELEGEU sem que haja leis neste sentido?  E até mesmo à OPOR-SE AS LEIS advindo da PRESIDENCIAL DA REPUBLICA?

           Vivemos em um PAÍS DEMOCRÁTICO e cabe ressaltar, que não existe hierarquia de leis entre as criadas por União e os Estados - membros da Federação, pois existem competências (leis federais e leis estaduais), POREM A AUTORIDADE MÁXIMA DE NOSSO PAIS E A DO PRESIDENTE DA REPUBLICA.  

O BRASIL é uma REPUBLICA FEDERATIVA CONSTITUCIONAL PRESIDENCIALISTA POR UNIÃO PERPETUA INDISSOLÚVEL DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

             Actualmente BLASFÉMIA INJURIAS E DESCONFIANÇA pairam sobre um GOVERNO LEGITIMO ELEITO POR 55,13% DOS VOTOS VALIDOS e que esta tentando democraticamente reverter um “QUADRO” de abusos e “DESMANDOS” que pairaram no BRASIL por mais de trinta (30) anos, e que o PRESIDENTE ELEITO utilizou em sua campanha e esta sempre utilizando  quando possível o seguinte SLOGAN  “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS” em uma DEMONSTRAÇÃO DEMOCRÁTICA QUE ELE, E O POVO BRASILEIRO ESTÃO DEBAIXO DA ORDENANÇAS DE DEUS.

              Diante destas perspectivas podemos ver as condições em que os Sal-mista viviam mesmo sendo instruídos por SONHOS VISÕES E SONS AUDÍVEIS VINDO DE DEUS se encontraram em tempos incertos mesmo tendo se desfocados de si mesmo em obediência a DEUS eles sempre oravam em busca de melhores momentos.

 “DAS PROFUNDEZAS CLAMO A TI SENHOR. ESCUTA SENHOR, A MINHA VOZ; ESTEJAM ALERTAS OS TEUS OUVIDOS A MINHAS SUPLICAS. ...AGUARDO Ó SENHOR, A MINHA ALMA O AGUARDA; EU ESPERO NA SUA PALAVRA” (Salmos 130:1-5).

               Sabemos muito bem que a ESCRITURA SAGRADA foram todas INSPIRADAS E DETERMINADA POR DEUS A SEREM ESCRITAS, assim sendo podemos considerar que todos os escreveram a ESCRITURA SAGRADA tinham em si mesmo além da responsabilidade de serem fieis as determinações de Deus, tinha problemas insolúveis por si mesmo e por isso buscavam orientações, bênçãos e Protecção DIVINA em ORAÇÕES.

.........................................................................................................

DESTAQUE DOS ESCRITORES DOS SALMOS

 

74 Salmos foram escritos por DAVI.

12 Salmos foram escritos por ASAFE.

09 Salmos foram escritos pelos filhos de CORÁ.

02 Salmos foram escritos pelo Rei SALOMÃO.

    HEMÃ, com os filhos de CORÁ, bem como ETÃ e MOISES

    escreveram no mínimo 01 Salmos cada.

.........................................................................................................

              Podemos destacar a vida de DAVI, que mesmo sendo URGIDO por SAMUEL em ordenação de DEUS (I Samuel 16:12-13) sofreu e muito sendo escudeiro de SAU que era REI em ISRAEL , e quando se torna Rei após a morte de SAU; Davi ágil aleivosamente (traiçoeiramente) contra Deus adulterando com BATE-SEBA (2 Samuel 11) desobedecendo o que diz nos DEZ MANDAMENTOS  (Êxodo 20:14), e mas, cometeu assassinato (2 Samuel 11:14-18), mas, sendo REPREENDIDO por SAMUEL em ORDENANÇA DIVINA reconheceu seu erro e pediu perdão à DEUS (2 Samuel 12: 13-20).

“ESPEREI CONFIANTEMENTE PELO SENHOR, ELE SE INCLINOU PARA MIM E ME OUVIO QUANDO CLAMEI POR SOCORRO.” (Salmos 40:1 e segue).

              (O Salmo 119  e o mais longo da Bíblia contendo 176 versículos. Seu autor e desconhecido, mas muitos acreditam que ele foi escrito por Davi, Esdras ou Daniel, e nos diz que a palavra de Deus e a verdade e que ajudam em diversos momentos difíceis.

              Os desprendimentos destes homens expressaram bem a sua dependência do SENHOR DOS EXÉRCITOS.

“MAIS ME REGOZIJO COM O CAMINHOS DOS TEUS TESTEMUNHOS DO QUE COM TODA AS RIQUEZAS.” ( Salmos  119:14).

            Davi era Rei de Israel e tinha fortunas imensas, pai de Salomão que se tornou o Rei de Israel após a morte de seu pai.    

            Esdras era sacerdote, escriba da Religião Judaica e escreveu o Livro que leva o seu nome “ESDRAS”, o livro da terceira divisão da Bíblia  Escritura Sagradas  em Hebraico; na Bíblia cristã e o décimo quinto livro do Antigo Testamento sendo tratado como o Livros Histórico , I Cronicas e II Crónicas.

           Daniel mesmo sendo levado por cativo para a Babilónia e tendo o seu nome trocado para Beltessazar, era um profeta do Antigo Testamento um dos jovens da linhagem real, e escreveu o livro que leva o seu nome.

O livro de Daniel é um dos livros do TANAKH (visão cristã) da Bíblia cujo titulo é derivado do nome do profeta.

A autoria do livro é atribuída tradicionalmente a Daniel; Cristo também apoia esta posição em Mateus 24:15-16.

 Juntamente com Daniel vieram também seus companheiros os quais foram trazidos para a Babilónia a fim de evitar possíveis revolta já que os mesmos eram príncipes em Israel

Seus nomes em Hebraico era Misael e foi trocado por nome babilónico de Mesaque; Ananias e foi trocado por nome babilónico de Sadraque; Azarias e foi trocado por nome babilónico de Abede-Nego.

           O que fazer em tempos de Incerteza? Estamos diante de um mundo em total incerteza com referencias a INFECÇÃO  DENOMINADA CORONAVIROS “COVID 19” ou vírus SARS-COV-2 ; sendo que os primeiro caso ocorreu em WUHAN, HUBEL, CHINA no inicio de 01 de Dezembro de 2019 o que levou o mundo a uma pandemia declarada pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE  no dia 11 de Março de 2020.

            As aflições sempre nos perturbam porem temos fé, convicção e certeza absoluta que Deus esteve e sempre estará no controle para que possamos ter uma liberdade de tais aflições, pois sua PALAVRA nos mostra isso.

“SEDE FORTES, E REVIGOREM-SE O VOSSO CORAÇÃO, VOS TODOS QUE ESPERAM NO SENHOR” (Salmos 31:24).

E mais:

“ESPERA, O ISRAEL, NO SENHOR, DESDE AGORA E PARA SEMPRE” (Salmos 131:3).

            Ainda que a opressão continue a tentar dominar as massas através da força, Deus continua a guardar seu povo; a Escritura nos afirma isso, como os Hebreus sofreram nas mãos de Faraó rei do Egito, porem clamaram ao Senhor e ELE os ouviu-o, e, com braços estendido os livrou do cativeiro com o seu poder.

            Ao logo da HISTORIA BÍBLICA encontramos vários reis opressores, mas, o seu fim foi terrível pagando com a própria vida por sua desobediência a Deus; ainda hoje vemos muitos que acreditam em seu poder ilimitado, porem esquecem-se que nenhuma autoridade e constituída por si mesmo (Romanos 13:1), todos devemos obediência a Deus.

             O que desejamos é que DEUS coloque no coração e na mente de tais governantes que ele deverá responder aos seus eleitores e que todos nos devemos obediência a Deus conforme escrita está na ESCRITURA SAGRADA “Bíblia”.

“O TEMOR DO SENHOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA, E O CONHECIMENTO DO SANTO É A PRUDÊNCIA” (Provérbios 9:10).

 

SOLO DEO GLORIA

Celso Lanes.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário