Estudos e Reflexões

domingo, 28 de junho de 2020

                                              ORAÇÃO

                        FINALMENTE, IRMÃOS, ORAI POR NOS, PARA QUE A     

                                    PALAVRA DO SENHOR SE PROPAGUE E SEJA           

                                    GLORIFICADA, COMO TAMBÉM ESTÁ ACONTECENDO

                                    ENTRE VÓS; E PARA QUE SEJAM OS LIVRES DOS

                                    HOMENS PERVERSOS E MAUS; PORQUE A FÉ NÃO É DE

                                    TODOS.” (2 Tessalonicenses 3:1-2).

 

 

          Ao iniciarmos uma oração NÃO devemos primeiramente expressar nosso pedido, mas iniciar com LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS.

          “ANTES DE TUDO, POIS, EXORTO QUE SE USE A PRATICA DE SUPLICAS, ORAÇÕES, INTERCESSÃO, ACÇÕES DE GRAÇA, EM FAVOR  DE TODOS OS HOMENS, EM FAVOR DOS REIS E DE TODOS OS QUE SE ACHAM INVESTIDOS DE AUTORIDADES, PARA QUE VIVAMOS VIDA TRANQUILA E MANSA, COM TODA PIEDADE E RESPEITO.” (1 Timóteo 2:1-2).

          A oração é a maior força possível ao homem ao dirigir-se ao seu criador Deus em nome do Senhor Jesus Cristo (João 14:13).

          A oração não só estabelece uma prioridade do homem em contrição e respeito a Deu (João 6:32-33).

          A oração é tão silenciosa que muitos a desvalorizam (1 Samuel 1:12-15) ao ponto de alguns acreditarem que ao fazer temos que gritar para que Deus a ouça (Mateus 6:6).

           Assim ágil Neemias.

          “TENDO EU OUVIDO ESTAS PALAVRAS, ASSENTEI-ME, CHOREI, E LAMENTEI POR ALGUNS DIAS; E ESTIVE JEJUANDO E ORANDO PERANTE O DEUS DOS CÉUS. E DISSE: AH! SENHOR, DEUS DOS CÉUS, DEUS GRANDE E TEMÍVEL... AH! SENHOR; ESTEJAM, POIS, ATENTOS OS TEUS OUVIDOS À ORAÇÃO DE TEU SERVO... DA-LHE MERCÊ PERANTE ESTE HOMEM. NESSE TEMPO EU ERA COPEIRO DO REI” (Neemias 1:4-11).

          Neemias NÃO tinha PODER absoluto de intervir a favor de seus irmãos que escaparam de ser trazidos para Susã (Pérsia, actual Iraque) para serem escravizados como ele.

          Neemias era apenas um copeiro do rei ARTAXERXES, porem fiel a Deus, e, orando ao Senhor teve total enxoto junto ao rei que lo permitiu ir a Jerusalém restaurar lhe os muros bem com forneceu escolta e carta para os administradores das florestas para lhe fornecer o que precisava.

          Existem varias passagem na Escritura que nos mostram muitas pessoas que oraram a Deus e ELE os respondeu recebendo bênção às suas petições.

          No livro de 1 Samuel encontramos Ana esposa de Eucana, por ser estéril era sempre aborrecida por sua companheira também esposa de Eucana; Ana estava sendo humilhada por não poder dar um filho a seu marido apesar de o mesmo a tratar bem.

            “LEVANTOU-SE ANA, E, COM AMARGURA DE ALMA, OROU AO SENHOR, E CHOROU ABUNDANTEMENTE. E FEZ UM VOTO, DIZENDO: SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE BENIGNA-MENTE ATENTARES PARA A AFLIÇÃO DA TUA SERVA, E DE MIM TE LEMBRARES, E A TUA SERVA NÃO ESQUECERES, E LHE DERES UM FILHO VARÃO, AO SENHOR O DAREI POR TODOS OS DIAS DA SUA VIDA, E, SOBRE A SUA CABEÇA NÃO PASSARA NAVALHA” (1 Samuel 1:11).

           Como já escrevemos A ORAÇÃO E TÃO SILENCIOSA QUE MUITOS AS DESVALORIZAM.

            “DEMORANDO-SE ELA NO ORAR PERANTE O SENHOR, PASSOU ELI A OBSERVA-LHE O MOVIMENTO DOS LÁBIOS, PORQUANTO ANA SÓ NO CORAÇÃO FALAVA; SEUS LÁBIOS SE MOVIAM, POREM NÃO SE LHE OUVIA VOZ NENHUMA; POR ISSO ELI A TEVE POR EMBRIAGADA E LHE DISSE:  ATÉ QUANDO ESTARÁ TU EMBRIAGADA? APARTA DE TI ESSE VINHO! POREM ANA RESPONDEU; NÃO, SENHOR MEU! EU SOU MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO; NÃO BEBI VINHO NEM BEBIDA FORTE; POREM VENHO DERRAMANDO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR” (1 Samuel 1:1215)

           Deus atentou ao pedido de Ana, e essa  concebeu e teve um filho ao qual colocou o nome de Samuel, e ao ser desmamado levou-o ao sacerdote Eli em Silo no templo e lo entregou o menino, e, Samuel cresceu em graça e conhecimento tornando-se sacerdote após o falecimento de Eli.

          Alguns poderiam dizer que Ana fez um pacto com o Senhor, (UMA TROCA, OU PERMUTA), porem Deus e SOBERANO, ETERNO e não precisa de no;, nos e que precisamos DELE; ao Orarmos não questionamos se Deus ira nos atender ou não, sua vontade e soberana.

          Assim como Neemias e Ana encontramos por 72 duas vezes na Escritura pessoas que buscaram a Deus em Oração e 89 vezes  a palavra Orar foi escrita.

          Jesus advertiu a todos conforme podemos ler no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo conforme escreveu o Apostolo Marcos.

          “VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; O ESPÍRITO NA VERDADE, ESTA PRONTO  MAIS A CARNE É FRACA” (Marcos 14:38).

          Essa é uma das muitas advertências em que o SENHOR JESUS nos revelou na ESCRITURA SAGRADA, a qual dever sempre ler e na mediação do ESPÍRITO SANTO entender e colocar em pratica em nosso viver diário; pois a carne e fraca, pois é matéria PÓ, TERRA e se desfalecera saindo-lhe o ESPÍRITO conforme podemos constatar em Génesis capitulo 2 versículo 7.   

            “MORRE O CORPO E VOLTA AO PÓ DE ONDE FOI TIRADO” (Génesis 2:7) “O ESPÍRITO ABANDONA O PÓ E VOLTA A DEUS QUE O DEU” (Eclipsastes 12:7).

             Quando ORAMOS  a Deus o Espírito se REGOZIJAR; porem quando a carne opta por desobedecer as determinações de Deus (pecando),  o “ESPÍRITO GEME COM GEMIDOS  INEXPRIMIVEIS” “SOFRE” pois ELE esta em NÓS.

            TAMBÉM O ESPÍRITO, SEMELHANTEMENTE NOS ASSISTE EM NOSSAS FRAQUEZAS PORQUE NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÉM, MAS O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE POR NOS SOBREMANEIRA COM GEMIDOS INEXPRIMIVEIS.” (Romanos 8:26).

           Embora a renovação espiritual comece com a oração, o Senhor nos faz conhecedor de sua palavra a qual tem o único propósito de agir sobre as nossas emoções e vontade levando-nos à perfeita varonilidade de servos consagrados a ELE.

           Além do mais, a oração é o único meio de nos achegarmos ao trono da graça através de Jesus Cristo, o que nos trás alegria e conforto seja nos momentos difíceis ou bons.

           O EMANUEL “DEUS CONNOSCO” NOSSO SENHOR JESUS CRISTO  é DEUS e quando encontrava-se na terra 100% Deus e 100% homem e como tal não negligenciou busca DEUS  em orações.

          “E, DESPEDINDO AS MULTIDÕES, SUBIU AO MONTE A FIM DE ORAR SOZINHO “ (Mateus 14:23ª).

         Não devemos de maneira alguma entender que temos que subir ao monte, morro, cumes etc. para buscarmos a DEUS em oração; a oração e feita a Deus onde você estiver;  Quando diz ‘SUBIU AO MONTE A FIM DE ORAR’ era porque ELE estava sempre rodeado por multidões e não havia possibilidade de orar em silencio diante de muitas falas que era pronunciadas e pessoas querendo ser curadas, alimentadas ou até mesmo ouvir um ensinamento.

           Jesus no sermão do monte falou à multidão do amor ao próximo e de oração para os que nos persegue.

          “OUVIRAM O QUE FOI DITO; AMARAS O SEU PRÓXIMO E ODIARA O SEU INIMIGO. EU POREM, VOS DIGO, AMAI OS VOSSOS INIMIGOS E ORAI PELOS QUE VOS PERSEGUEM” (Mateus 5:43-44).

.................................................................................................................

.................................................................................................................


CYRIL J. BARBER Nascido em 18 de Maio de 1934 em Pretoria – África do Sul e falecido no 12 de Abril de 2015 na HACIENDA HEIGHTS – Califórnia.

Em seu livro NEEMIAS – e a dinâmica da liderança eficaz, escreveu  no Capitulo 1 A MAIOR FORÇA DA TERRA (PAGINA 17):

A ORAÇÃO TEM SIDO CHAMADA DE “A MAIOR FORÇA DA TERRA”. Há pessoas, porem que acham que ele está fora de propósito em nossa sociedade altamente sofisticada. Dizem que com todos os nossos avanços tecnológicos, a simplesmente impede a ação. Outros chegam ao ponto de dizer que a crença num relacionamento vital com Deus tem sido mantida viva pelos “egos pueris de homens inferiores”.(E SEGUE).

                                           /////////////////////

Neste mesmo Livro (PAGINA 22) Cyril cita o que disse J. EDGAR HOOVER Ex-Delegado de Policia Federal Americana que exerceu o cargo por 38 anos como 1º director da Federal Bureau Of Investigation (FBI).

                                            ....................................

INFELIZMENTE TEMOS A TENDENCIAL DE DESVALORIZAR A ORAÇÃO. É TÃO SECRETA E TÃO SILENCIOSA QUE MUITAS VEZES AGIMOS COMO SE FOSSE SEM IMPORTÂNCIA.

J. Edgar Hoover disse, corrigindo essa impressão. “A FORÇA DA ORAÇÃO É MAIOR QUE QUALQUER POSSÍVEL COMBINAÇÃO DE PODERES CONTROLADO PELO HOMEM, POIS A ORAÇÃO É O MAIOR MEIO QUE O HOMEM TEM DE RECORRER AOS RECURSOS INFINITOS DE DEUS”.

                                                 .........................

 

 

 

EGOS PUERIS DE HOMENS INFERIORES????

O GRANDE Estadista e 16º Ex-Presidente dos Estados Unidos da América ABRAHAM LINCOLN Nascido em 04 de Março de 1861 e faleceu no dia 15 de Abril de 1865 assassinado em seu cargo de Presidente da EUA declarou:

TENHO SIDO LEVADO MUITAS VEZES A AJOELHAR-ME PELA CONVICÇÃO ESMAGADORA DE QUE EU NÃO TINHA OUTRA SAÍDA MINHA PRÓPRIA SABEDORIA E A DOS QUE ESTÃO A MEU REDOR PARECIAM INSUFICIENTES PARA O DIA.

 

.................................................................................................................................................................................................................................

          A oração e tão importante e necessária em nosso viver que até mesmo os discípulos que estavam diariamente com o MESTRE E SENHOR JESUS CRISTO pediram-lhe que os ensinasse a orar.

         “DE CERTA FEITA, ESTAVA JESUS ORANDO EM CERTO LUGAR; QUANDO TERMINOU, UM DOS SEUS DISCÍPULOS LHE PEDIU: SENHOR ENSINA-NOS A ORAR, COMO TAMBÉM JOÃO ENSINOU AOS SEUS DISCÍPULOS” (Lucas 11:1).

          O que devemos entender que não existe local, nem hora predeterminado para buscarmos a Deus em oração; no entanto temos que orarmos com sinceridade respeito e gratidão, pois Deus esta nos ouvindo.

          “ENTÃO ELE OS ENSINOU: QUANDO ORARDES, DIZEI: PAI, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME; VENHA O TEU REINO; O PÃO NOSSO QUOTIDIANO DA-NOS DE DIA EM DIA; PERDOA-NOS OS NOSSOS PECADOS, POIS TAMBÉM NÓS PERDOAMOS A TODO O QUE NOS DEVE. E NÃO NOS DEIXES CAI EM TENTAÇÃO” (Lucas 11:2-4).

          Jesus e seus discípulos encontravam-se na Judeia e ao voltar para a Galileia, era necessário atravessar a província de Samaria, e Jesus encontrava-se sozinho neste trajecto, pois seus discípulos ficaram para trás; e em certa cidade por nome Sica próximo à terra que Jacó dera a seu filho José, Jesus cansado e com sede dirigiu-se a fonte de Jacó ( poço) e encontrou-se com uma mulher samaritano que VINHA TIRAR ÁGUA, e com ela teve o seguinte dialogo:

          “...MAS VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE; PORQUE SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA PARA SEUS ADORADORES. DEUS É ESPÍRITO; E IMPORTA QUE OS SEUS ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE” (João 4:6-26).

          JERUSALÉM e a cidade onde se reúne os judeus para orarem; ante da vinda de Jesus Cristo todo o povo Judeu dirigia-se para lá a fim de comemorar a pascoa, e nos dias actual o MURO DAS LAMENTAÇÕES é o local de oração de muitos.

          “QUANDO DANIEL SOUBE QUE O EDITAL ESTAVA ASSINADO, ENTROU EM SUA CASA, NO SEU QUARTO EM CIMA, ONDE ESTAVAM ABERTAS AS JANELAS QUE DAVAM PARA O LADO DE JERUSALÉM, E TRÊS VEZES NO DIA SE PUNHA DE JOELHOS E ORAVA, E DAVA GRAÇAS DIANTE DO SEU DEUS, COMO TAMBÉM ANTES COSTUMAVA FAZER” (Daniel 6:10).

          No dialogo (conversa) que Jesus teve com a Mulher Samaritano, ELE ouvi-a dizer lhe:

          “NOSSO AIS ADORAVAM  NESTE MONTE; VÓS, ENTRETANTO DIZEIS QUE EM JERUSALÉM É O LUGAR ONDE SE DEVE ADORAR” (João 4:20).

          Não é o local ou a maneira que devemos observar quando vamos orar, o importante que a oração seja sincera, reverente, contrito em adoração a Deu;  ainda que nos encontremos no santuário (templo ou igreja) em nosso lar, na rua, no trabalho ou em nosso lazer nos cultos matutinos ou vespertino; orar não é favor a Deus, a oração é dirigida a Deus em favor de nos mesmo; e uma maneira de confessar nosso pecados e pedir perdão; é um momento de adorar e agradecer a Deus pelas incontáveis bênção que recebemos diuturnamente em nosso viver diário; é o momento de nos lembrarmos do sacrifício que Jesus Cristo fez por nos, e agradecer-lhe por tal dádiva.

 

SOLO DEO GLORIA

Celso Lanes.

 

 

       

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário