Estudos e Reflexões

sábado, 18 de janeiro de 2020


        

                    UM GRITO DE JUSTIÇA

                            “SENHOR, DEUS MEU, EM TI ME
                                       REFUGIO; SALVE-ME DE TODOS OS
                                       QUE ME PERSEGUEM E LIVRA-ME;
                                       PARA QUE NINGUÉM, COMO LEÃO
                                       ME ARREBATE, DESPEDAÇANDO-
                                       ME, NÃO  HAVENDO QUEM ME
                                       LIVRE” (Salmos 7:1-2).

          Deus quando criou todas as coisas do EX-NI HILO, formou o homem do pó da terra, e, soprou nele o sopro da vida passando-o a um ser vivente e o constituído como mordomo de todas as coisas existentes no mar, terra e ar.
          Mas, o homem pecou e perdeu o seu privilegio como administrador absoluto das coisas criadas por Deus; a partir desta decisão humana o ser criado se tornou abjeto do mal em tentativas frustrantes em  seu viver sem DEUS.
           Quando ouvimos a palavra JUSTIÇA a qual significa SALVAÇÃO, pois as duas coincidem quanto a mesma é aplicada por Deus ao julgar a causa do oprimido; este foi o pensamento de Davi quando escreveu esse Salmo buscando a proteção divina.
           Davi ao escrever esse salmo encontrava-se sob ‘’perseguição’’ de seu filho ABSALÃO que tentava tomar seu reinado sobre Israel.
           E foi neste contesto que Davi se encontrava; angustiado com sua situação adversa tendo que fugir.
           “TENDO CHEGADO O REI A BAURIM, EIS QUE DALI SAIU UM HOMEM DA FAMÍLIA DA CASA DE SAUL,...ATIRAVA PEDRA CONTRA DAVI E CONTRA OS SEUS SERVOS...AMALDIÇOANDO-O,DIZIA SIMEI: FORA DAQUI, FORA, HOMEM DE SANGUE,HOMEM DE BELIAL” (2 Samuel 16: 5-7 e segue).
           Embora a preservação e a liberdade de Davi fosse assunto de sua oração, o refugio no SENHOR era uma REALIDADE “GRANDE PAZ TEM OS QUE AMAM A TUA LEI; PARA ELES NÃO HÁ TROPEÇO” (Salmos 119:165).
          Mesmo sabendo que Deus não o abandonaria, pois foi o homem a quem ELE escolhera para ser REI a fim de governar seu povo; Davi porem angustiava-se, pois no momento era um homem caçado, seu nome estava sendo ultrajado e seu reinado ameaçado.
          Ao seu acontecimento podemos ver a situação de JÓ aonde o próprio DEUS o qualifica de integro e fiel em todo o seu proceder “PERGUNTOU  AINDA O SENHOR À SATANÁS: OBSERVASTES O MEU SERVO JÓ? PORQUE NINGUÉM HÁ NA TERRA SEMELHANTE A ELE,HOMEM INTEGRO E RETO, TEMENTE A DEUS E QUE SE DESVIA DO MAL” (Jó 1:8).
           Mesmo sendo Jó irrepreensível em suja integridade no temor e tremor à Deus, ELE permitiu que fosse tocado por satanás (EXCETO EM SUA VIDA), afim de comprovar ao opositor e inimigo  acusador do homem a fidelidade de seu servo  mesmo na angustia  (Jó 2:10).
           Devi estava perplexo com as acusações que faziam a ele e se declara inocente “SENHOR, MEU DEUS SE EU FIZ O QUE ME CULPAM, SE NAS MINHAS MÃOS HÁ INIQUIDADE, SE PAGUEI COM O MAL QUEM ESTAVA EM PAZ COMIGO, EU QUE POUPEI AQUELES QUE SEM RAZÃO ME OPRIMIA, PERSIGA O INIMIGO A MINHA ALMA E ALCANCE-A, ESPEZINHE NO CHÃO A MINHA VIDA E ARRASTE NO PÓ A MINHA GLORIA” (Salmos 7:3-5).
           A confissão de Davi era cinera, mas, causava-lhe angustia devido à calunias já que ele pagara um alto preço por seu erro (2 Samuel 12:15-18).
           O mesmo aconteceu com Jó, mesmo não tendo desviando dos designo de Deus  (Jó 31),ele angustiava-se por algo que não cometera e no entanto estava sofrendo.
           Davi sabia que aquele em que ele confiava voltaram-se contra ele e o desprezava  “...QUEM ESTAVA EM PAZ COMIGO “ tornaram-se seu inimigos (SEU PRÓPRIO FILHO ABSALÃO) era o pivô de tais acontecimento (2 Samuel 15).
           Realmente um falso testemunho abala mais que uma tapa na cara.
           A Escritura nos mostra sempre que devemos amar o nosso amigo somente? Não!
Ela nos mostra que devemos AMAR até mesmo aquele que se considera nosso inimigo.
“SE ENCONTRARMOS DESGARRADO O BOI DO TEU INIMIGO OU SEU JUMENTO, LHO RECONDUZIRA. SE VIRES POSTADO DEBAIXO DE SUA CARGA O JUMENTO DAQUELE QUE TE ABORRECE,NÃO O ABANDONARÁS, MAS AJUDA-LO-AS A ERGUE-LO”(Êxodos 23:4-5).
          No Evangelho  de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo registrou o Apostolo Lucas, Jesus nos mostra qual a atitude que devemos ter com aquele(es) que nos fere fisicamente ou mesmo moralmente: “AO QUE TE BATE NUMA FACE,OFERECE-LHE  TAMBÉM A OUTRA;E, AO QUE TIRAR A TUA CAPA DEIXA-O LEVAR TAMBÉM A TÚNICA” (Lucas 6: 29ª ),pois ao mor ao próximo e maior do que a dor física ou perca de bens.
          A fé de Davi era tão intensa que acreditava não ter inimigos pessoais, pois todas as vezes que fizera guerra era por  ordem DIVINA contra os inimigos  dos Israelitas, e sempre havia em seu coração benevolência contra aqueles que o feriam, pois, sabia muito bem que DEUS sempre julgava com justiça e (julga) com  imparcialidade  a todos, mas, quando Davi era rei em Israel Jesus Cristo ainda não tinha nascido.
         O Apostolo Paulo falando aos Atenienses a respeito do DEUS DESCONHECIDO conforme encontro um altar em meio a tantos ‘deuses??’ fazendo uma explanação e advertência da verdade disse-lhes: ”ORA, NÃO LEVOU DEUS EM CONTA OS TEMPOS DA IGNORÂNCIA; AGORA, POREM NOTIFICA AOS HOMENS,  QUE TODOS EM TODA PARTE, SE ARREPENDAM; PORQUANTO ESTABELECEU UM DIA EM QUE HÁ DE JULGAR O MUNDO COM JUSTIÇA,POR MEIO DE UM VARÃO QUE DESTINOU  E ACREDITOU DIANTE DE TODOS, RESSUSCITANDO-O DENTRE OS MORTOS” (Atos 17: 30-31).
          Isaías, profeta de Deus, muitos anos após a morte de Davi “HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”  devidamente instruído e iluminado pelo Espirito Santo escreveu “NOS ÚLTIMOS DIAS, ACONTECERA  QUE O MONTE DA CASA DO SENHOR SERA ESTABELECIDA NO CUME DOS MONTES E SE ELEVARA SOBRE OS OUTEIROS, E PARA ELE  AFLUIRÃO TODOS OS POVOS. IRÃO MUITAS NAÇÕES E DIRÃO: VINDE E SUBAMOS AO MONTE DO SENHOR, E A CASA DO DEUS DE JACÓ,PARA QUE NOS ENSINE OS SEUS CAMINHOS, E ANDEMOS PELAS SUAS VEREDAS, PORQUE DE SIÃO SAIRÁ A LEI, E A PALAVRA DO SENHOR, DE JERUSALÉM. ELE JULGARA ENTRE OS POVOS E CORRIGIRA MUITAS NAÇÕES, ESTAS CONVERTERÃO AS SUAS ESPADAS EM RELHO DE ARADO E SUAS LANÇAS, EM PODADEIRAS, UMA NAÇÃO NÃO LEVANTARA A ESPADA CONTRA OUTRA NAÇÃO, NEM APRENDERÃO MAIS A GUERRA” ( Isaías 2:2-4).
          O clamor de Davi era absoluto contra as suas acusações que faziam contra ele, pois, sabia que Deus nunca permitiu (e permite) mentido, calunias e tão pouco iniquidade  contra aqueles que o servem.
....................................................................................
INIQUIDADE – caráter daquilo ou daquele que é inicio, que é contrario à equidade – ação ou coisa contraria a moral e a religião).
“POIS TU NÃO ES DEUS QUE SE AGRADE COM A INIQUIDADE, E CONTIGO NÃO SUBSISTE O MAL. OS ARROGANTES NÃO PERMANECERÃO À TUA VISTA; ABORRECE A TODOS OS QUE PRATICAM A INIQUIDADE. TU DESTRÓI OS QUE PROFEREM MENTIRAS ; O SENHOR ABOMINA OS SANGUINÁRIOS E OS FRAUDULENTOS...” (Salmos 5:4-6).
           As acusações de ‘homem sanguinário’ tinha fundamento, porem ele agia com ordem e determinação do Senhor em defesa de Israel, mas ainda assim tinha as mãos do sangue de URIAS (2 Samuel 11:14-25), e, como Deus não admite nenhuma transgressão, Davi sofreu na pele um duro castigo (2 Samuel 12:15-23, 15:14-18).
           Para entender o crime de Davi, este estava passeando no terraço da casa real (2 Samuel 11:2-5)  “NINGUÉM, AO SER TENTADO, DIGA: SOU TENTADO POR DEUS; PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL E ELE MESMO A NINGUÉM TENTA. AO CONTRARIO, CADA UM É TENTADO PELA SUA PRÓPRIA COBIÇA, DEPOIS DE HAVER CONCEBIDO, DA A LUZ O PECADO; E O PECADO UMA VEZ CONSUMADO, GERA A MORTE”  (Tiago 1: 13-15), Davi foi tentado pela cobiça e a ociosidade; enquanto o seu exercito destruía os Amonitas; o certo era ele esta no comando  do seu exercito como fazia antes ((2 Samuel 8).e não Joabe.
          Davi clamava ao Senhor por livramento, talvez, digo, talvez tivesse acreditado que após o seu castigo ser consumado por Deus com a morte de seu filho com Bate-Seba ele não mais poderia ser julgado pelo povo.
          Muitos dizem “DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS” um conceito e falácia totalmente errado; não se encontra na ESCRITURA SAGRADA nada que não se pode descrer ou duvidar, pois todas as palavras nela contida são a verdadeira; Podemos entender o que Deus ordena a  Natã dizer a Davi “PORQUE TU O FIZESTES NO OCULTO,MAS EU FAREI ISTO PERANTE TODO O ISRAEL E PERANTE O SOL” (2 Samuel 12:12), e isso ocorreu conforme disse Deus através do profeta Natã (Confira 2 Samuel 16:20-23).
       Quando a ESCRITURA nos adverte sobre o PECADO ressalta o aspecto pessoal do julgamento: o pecador tem que enfrentar O PRÓPRIO DEUS VIVO (Atos 17: 31) e não ANONIMIDADE de um processo puramente NATURAL legislado por homem finito como o próprio pecador (confira Hebreus 10: 31 e Apocalipse 6:16). 
         Como escrevi anteriormente, talvez, digo talvez, ele tivesse total e absoluta consciência das faltas cometida, mas clamava por misericórdia e perdão a Deus, pois sabia equilibrar sua devassidão no âmbito material físico, mas era indesculpável  no  âmbito espiritual, no efeito que uma atitude errada tem sobre a pessoa que acalentou “ AQUELE, POREM, QUE ODEIA A SEU IRMÃO ESTA NAS TREVAS, E ANDA NAS TREVAS, E NÃO SABE PARA ONDE VAI, PORQUE AS TREVAS LHE CEGAM OS OLHOS” ( 1 João 2:11).
          A própria metáfora que Tiago afirmou movido pelo Espirito Santo de Deus diz: O CICLO DE CRESCIMENTO DE COBIÇA-PECADO-MORTE LEVA O INFRATOR AO QUE ESCREVEU O APOSTOLO PAULO AOS HEBREUS (Hebreus 10: 30-31).
          Angustia de Davi era intensa porque sabia que se ABSALÃO seu filho o alcançasse ele e todos os que o acompanhavam seriam mortos; matando-o como fizera com seu irmão AMNON a fim de ser rei em Israel.
          Em sua angustia  Davi usou a mesma expressão que Melquisedeque usou ao abençoa a Abrão “DEUS ALTÍSSIMO” (Gênesis 14:18-20), Davi disse: ‘...AO NOME DO SENHOR ALTÍSSIMO”(Salmos 7:17b), essa expressão era usada pelos CANANITAS em adoração à baal sua divindade pagã.
           Eu acredito que tal expressão nós podemos usa-la “DEUS ALTÍSSIMO”, pois, é uma maneira de reverenciarmos ao  DEUS ALTÍSSIMO, ETERNO E SOBERANO  em todo o seu “SER ESPIRITUAL ONISCIENTE”. O lamento de Davi era uma questão momentânea, pois em pouco tempo retornaria ao seu palácio como REI.
           Mesmo sabedor de seus erros, Davi escreveu muitos outros salmos; o Salmos 7 podemos entender que ao escrevê-lo iluminado e devidamente inspirado pelo Espirito Santo de Deus, foi uma das maneiras de advertência do próprio Deus aos que se encontram angustiado por seu muitos pecados e não os confessa e peça perdão a Deus.
           Podemos  destacar o Salmo 15 onde ele faz uma pergunta  que diz: “QUEM, SENHOR,HABITARÁ NO TEU TABERNÁCULO? QUEM HÁ DEMORAR NO SEU SANTO MONTE?”(Salmos 15:1) ; essa é uma pergunta retorica pois em seguida vem a resposta: “O QUE VIVE EM INTEGRIDADE E PRATICA A JUSTIÇA, E, DE CORAÇÃO FALA A VERDADE, O QUE NÃO DIFAMA COM SUA LINGUÁ NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO NEM LANÇA INJURIA CONTRA O SEU VIZINHO; O QUE A SEUS OLHOS TEM POR DESPREZÍVEL AO REPROPO, MAS, HONRA AOS QUE TEMEM AO SENHOR, O QUE JURA COM DANO PRÓPRIO E NÃO SE RETRATA; O QUE NÃO EMPRESTA O SEU DINHEIRO COM USURA NEM ACEITA SUBORNO CONTRA O INOCENTE”(Salmos 15:2,3,4 e 5ª); e finalmente a conclusão à resposta de Deus ao que escrito esta nos versículos 2,3,4,e 5ª
“QUEM DESTE MODO PROCEDE NÃO SERÁ JAMAIS ABALADO”(5b).
          A nossa vida “nessa terra” é apenas um ‘SOPRO’ ( Genesis 2:7) podendo ser comparada como a neblina que se dissipa com o vento; somos forasteiros aqui aguardando a volta do SENHOR JESUS CRISTO para irmos para casa “VOLTAR AO LAR”.
         Mesmo angustiado Davi era O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS; podemos ver isso em 2 Samuel a partir do capitulo 16, “DISSE O SENHOR A SAMUEL ATÉ QUANDO TERÁ PENA DE SAUL, HAVENDO-O EU REJEITADO, PARA QUE NÃO REINE SOBRE ISRAEL? ENCHE UM CHIFRE DE AZEITE E VEM, ENVIAR-TE-EI A JESSÉ,O BELEMITA,PORQUE,DENTRE OS SEUS FILHO,ME PROVI DE UM REI...DISSE O SENHOR:LEVANTA-TE E UNGES POIS ESTE É ELE” (1 Samuel 16:1-12).
           Davi angustiava-se, porem, Deus já o havia constituído como CIDADÃO DO CÉU pois ele preenchia o que o profeta Isaías escreveu dando a conotação verdadeira do que será a  rejeição e não faria parte do reino do céu conforme encontra-se registrado no salmos 15 “QUEM DENTRE NOS HABITARA COM CHAMA ETERNA? QUEM ANDA EM JUSTIÇA E FALA O QUE É RETO,O QUE DESPREZA O GANHO DE OPRESSÃO; O QUE,COM GESTO DEMÃO,RECUSA ACEITAR SUBORNO; O QUE TAPA OS OUVIDOS, PARA NÃO OUVIR FALAR EM HOMICÍDIOS,E FECHAS OS OLHOS PARA  NÃO VER O MAL, ESTE HABITARA NA ALTURA; AS FORTALEZAS DAS ROCHAS SERÃO SEU ALTO REFUGIO, O SEU PÃO LHE SERA DADO, AS SUAS ÁGUAS SERÃO CERTA” (Isaías 33:14-16 e segue).
        Queridos e Amados Irmãos leitores, a ESCRITURA SAGRADA “BÍBLIA” é e tem prioridade em nossa leitura diária, ELE tem que ser o nosso livros dê cabeceira e nossa DEVOCIONAL DIÁRIA, pois nela estão todas as VERDADES DE DEUS para o NOSSO  CONHECIMENTO ESPIRITUAL; nela encontraremos todas as nossa necessidades para uma vida com NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
           Leia à com FÉ E ADORAÇÃO ao SEU AUTOR que É E TEM PODER PARA NOSSA SALVAÇÃO.
“EU SOU O SENHOR, E FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR” (Isaías 43:11 e segue).

SOLO DEO GLORIA
Celso Lanes

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
SOLA GRATIA       = SOMENTE A GRAÇA.
SOLA FIDE              = SOMENTE A FÉ.
SOLO CHIRSTUS     = SOMENTE CRISTO.
SOLO DEO GLORIA =GLORIA SOMENTE A DEUS.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário