Estudos e Reflexões

quarta-feira, 30 de outubro de 2019




                   POVO  ESCOLHIDO

                      “FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR, E O POVO QUE ELE
ESCOLHEU PARA SUA HERANÇA”
(Salmos 33-12).

         Vivemos em um período muito distante da época em que Deus escolheu um povo que deveria ser sua herança, povo esse que viveria em uma teocracia absoluta e inquestionável (Êxodo 3); mas, a ESCRITURA no ANTIGO TESTAMENTO nos revelaram que este povo foi rebelde, idolatra, inconstante e desobediente ao SENHOR.
        Esse povo que Deus Escolheu por herança mesmo tendo Deus presente em todos os seu viver, nunca o aceitaram com seu Deus nem com temor e tremo, mas, sempre ó rejeitaram.
         Esse é, o povo da linhagem de ABRÃO (Gn.12:1-2); ainda que formado à imagem e semelhança de Deus (Gn. 1:26) o homem não herdou na integridade o ser igual a Deus.
          Paulo, ao escrever a sua Epístola aos Colossenses diz: “JESUS E A IMAGEM PERFEITA DE DEUS ( Cl. 1:15) e não “À” imagem de Deus
          O homem criado deveria ter obediência total em um sentido de não ultrapassar os seus limites, porem, desobedeceu e pecou contra o seu criador e Deus.
          Se dissermos que Deus foi pego de surpresa com a desobediência humana, estaremos falando uma ‘heresia’ pois, Deus onisciente  sabia e sabe o passado, o presente e o futuro pois o TEMPO foi criado por ELE.
          ELE sabia que não haveria obediência total  da parte do homem, pois esse mesmo no PARAISO foi cobiçoso, invejoso, arrogante e, facilmente corrompido e,  que após pecar teria um adversário  (Ez. 28:12-19) para  incita-lo em  uma sedição contra a ordem de Deus (Gn.3).
          Assim com o pecado veio a expulsão do PARAIS O (homem e mulher), e a partir deste desligamento do homem com Deus ( e não o desligamento de Deus como homem, pois mesmo sendo pecando e sendo expulso do paraíso Deus continuou e, continuara no controle de todas coisas criadas, ainda  que muitos humanos  acreditem ser o “senhor” do seu próprio destino).
           A Escritura nos revelou e continua a revelar-nos que o ser criado são “TENTADO “de varias maneiras  à desobedecer as determinações divina (gestos, palavras, ações ,omissões, blasfêmia, pensamento, desobediência, mentira etc.).
           Na epístola de Paulo aos Romanos ele escreveu: 
“PORTANTO, ES INDESCULPÁVEL, Ó HOMEM, QUADO JULGAS, QUEM QUER QUE SEJAS; PORQUE,NO QUE JULGAS A OUTRO, A TI MESMO TE CONDENAS; POIS PRATICAS AS PRÓPRIAS COUSAS QUE CONDENA” (Rm. 2:1).
................................................................
Encontramos no Novo Testamento 08 vezes apalavra “DESOBEDIÊNCIA” e 09 vezes a palavra “DESOBEDIENTE”; mesmo existido tantas desobediência relatadas no Antigo Testamento encontramos somente uma vez a  palavra “DESOBEDIÊNCIA” no Livro do Profeta NEEMIAS.
“AINDA ASSIM FORAM DESOBEDIENTES E SE REVOLTARAM CONTRA TI; VIRARAM AS COSTAS À TUA LEI E MATARAM OS TEUS PROFETAS, QUE PROTESTAVAM CONTRA ELES,PARA OS FAZEREM VOLTAR A TI, E COMETERAM GRANDES BLASFÊMIAS” (Ne. 9:26).
................................................................
           Vários séculos se passaram, estamos vivendo no SECULO XXI com toda a tecnologia na permissibilidade de Deus; ainda que tenha a palavra escrita “BÍBLIA SAGRADA,” defrontamos com uma realidade humana pluralista de crenças, as quais são totalmente inversas as determinações DIVINAS (Exemplo: Isaias 46, esquecendo-se do que diz Isaias 43).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
         Essa pluralidade que se vê nestes dias modernos encontramos dois aspectos O LEGALISMO E 0 ANTINOMISMO.

LEGALISMO- O legalismo é o meio humano de tentar através da obediência de regras do homem ser aceito e amado por Deus, anulando a GRAÇA MISERICORDIOSA.

ANTINOMISMO – Antinomismo é uma especulação a respeito de problema filosófico realizado por intermédio de dois argumentos ,ambos coerente e criveis em suas formulações
 respectivas, mas antagônicos em suas conclusões.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

         O legalismo tende levar-nos a acreditar que o cumprimento da lei MOSAICA nos leva à salvação anulando assim à morte e ressurreição de NOSSO SENHOR E SALVADOR JESU CRISTO; porem, devemos entender que  “A LEI DO SENHOR É PERFEITA E RESTAURA A ALMA; O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E DA SABEDORIA AOS SIMPLICES”    (Salmos 19:7) e, em nenhum dos dois Testamentos encontramos o ‘legalismo’ que vem de Deus para  relegar ao esquecimento nenhuma de suas determinações “LEI”.
O antinomismo nos mostra que muitos nos dias atuais com tanta tecnologia (ATÉ IR A LUA) acreditam que as leis divinas foram escritas e determinadas para os crentes do Antigo Testamento (hebreu, judeu, israelitas ou qualquer nome que queiram dar ao povo separado para ser o    POVO ESCOLHIDO) e, que foi exclusivamente para aquela época, e que os pós-modernos estão fora dessa obrigação.
          A lei de Deus envolve todos os seres humanos do ontem, do hoje e até a volta triunfante de JESUS CRISTO que vira NÃO PARA SALVAR, MAS JULGA VIVOS E MORTOS.
             A LEI que foi legislada, promulgada e, porque não dizer  aprovada por Deus, ela é única e  irrevogável porque em todo o seu aspecto de LEI foi estabelecida por seu autor e, é, essencial   parra a existência de uma nação, e essa lei e os  DEZ MANDAMENTOS.
          Essa é a base te toda a lei civil ou militar que temos em nossa pátria e no mundo inteiro e em todas as circunstancias.
          A ESCRITURA SAGRADA é a nossa HISTORIA, o nosso começo (Gn. 2:7), e será o nosso fim nessa terra (Ap. 21:1-8); por ela vivemos as determinações de Deus “...POIS NELE VIVEMOS, E NOS MOVEMOS , E EXISTIMOS,COMO ALGUNS DOS NOSSOS POETAS TEM DITO: PORQUE DELE TAMBÉM SOMOS GERAÇÃO” (A. 17:28).
         *** Certa pessoa em certo lugar disse: SEM ARTE UM PAÍS NÃO TEM CARÁTER!
................................................................
 Primeiramente temos que entender que caráter não se adquire como tempo, o caráter é pessoal e cada pessoa já nasce com mesmo, o que se adquire e postura, seriedade, responsabilidade, disciplina, educação, sabedoria, honestidade; falando sempre a verdade “SIM, SIM! NÃO, NÃO! e amar ao próximo como Jesus expressou quando lhe perguntou um interprete da lei: (...) “A ISTO ELE RESPONDEU: AMARA O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA DE TODAS AS TUAS FORÇAS E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO; E: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”(Lc. 10:27).
................................................................
          Um povo para ser      RECONHECIDO como POVO ESCOLHIDO DE DEUS ou POVO ESCOLHIDO tem que primeiramente primar-se pela conhecimento da ESCRITURA SAGRADA  que nos revelam o  conhecimento do DEUS ETERNO E SENHOR NOSSO, e ao mesmo tempo  relegando toda e qualquer ação que não tenha respaldo BÍBLICO, e seguir o que está escrito nos DEZ MANDAMENTOS.

*** Ainda em atenção ao que CERTA PESSOA DESE EM CERTO LUGAR, vamos deixa aqui OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS  DA  CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.
“A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 DIZ O SEGUINTE”
Artº. 1º- A República Federativa do Brasil, foi formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito e tem como Fundamento:
I – A SOBERANIA.
Ii - A CIDADANIA.
III –A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
IV – OS VALORES SOCIAIS DO  
        TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA.
V  -  O PLURALISMO POLITICO.
         E segue;
 Artº 5º - dos Direitos e Deveres  
          Individuais e coletivos.
VI- E INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA, SENDO ASSEGURADO O LIVRE EXERCÍCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS E GARANTIA, NA FORMA DA LEI, A PROTEÇÃO AOS LOCAIS DE CULTO E SUAS LITURGIAS.
VII – É ASSEGURADO,NOS TERMOS DA  
         LEI,PRESTAÇÃO DE ASSISTENCIA
         RELIGIOSA NAS ENTIDADES CIVIS E
         MILITARES DE INTENÇÃO
         COLETIVA.
VIII – NINGUÉM SERA PRIVADO DE DIREITOS POR MOTIVOS DE CRENÇA RELIGIOSA OU DE CONVICÇÃO FILOSÓFICA OU POLITICA, SALVO SE AS INVOCAR POR EXIMIR-SE DE OBRIGAÇÕES LEGAIS A TODOS IMPOSTA E RECUSAR-SE A CUMPRIR PRESTAÇÃO ALTERNATIVA, FIXADAS EM LEI.

         Essa é, e, será sempre uma NAÇÃO que RESGUARDA em seu BOJO SOCIAL, POLITICO E RELIGIOSO em obediência à ESCRITURA SAGRADA a qual é PALAVRA VIVA DE DEUS para todos nos que somos forasteiros nesse mundo até A VOLTA TRUNFANTE E GLORIOSA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO como POVO ESCOLHIDO.

SOLE DEO GLORIA.
Celso Lanes.     


Um comentário:

  1. Muito bem esplanado que Deus continue abençoando seu trabalho de evangelização

    ResponderExcluir