Estudos e Reflexões

segunda-feira, 2 de julho de 2018


         

                    CEIA DO SENHOR


“E TOMANDO UM PÃO, TENDO DADO  GRAÇA, O PARTIU É  LHES DEU DIZENDO: ISTO É O MEU CORPO OFERECIDO  POR VOZ, FAZEI ISTO  EM  MEMORIA DE MIM. SEMELHANTEMENTE, DEPOIS DE CEAR TOMOU O CÁLICE DIZENDO: ESTE É  O CÁLICE DA NOVA ALIANÇA  NO MEU SANGUE DERRAMADO EM  FAVOR   DE VOZ” (Lucas 22::19-20).  
                            
                                PREFÁCIL
           O assunto  doutrinário trata-se da SANTA CEIA  onde existem divergências teológicas entre igrejas ou denominação referencia a consubstanciação e ou transubstanciação dos elemento da ceia.
           Esse é um conhecimento teológico de muita relevância para todos aqueles que pela FÉ acreditam e segue fielmente a ESCRITURA SAGRADA segundo todo o conteúdo BÍBLICO de  Genesis a Apocalipse sem “TENTAR ACRESETAR OU ADICIONAR UMA VÍRGULA SEQUER A ELA,E, A LE COM RESPEITO E REVERENCIA COM TEMOR E TREMOR” (Ap 22:18-20).  
                                                    O Autor
                              
                             Parte I
          Na época da REFORMA PROTESTANTE NO SECULO XVI os reformadores ao se reunirem para debaterem qual seria a interpretação TEOLOGICA mais correta a serem aplicadas as doutrinas da IGREJA com a reforma (divisão entre o PROTESTANTISMO E O ECUMENISMO CATOLICO ROMANO).
          Um dos debates que “possivelmente” teve uma relevância de suma importância foi referente a CEIA DO SENHOR ou seja entre a CONSUBISTANCIAÇÃO ou TRANSUBSTANCIAÇÃO dos elementos PÃO E VINHO em carne e sangue de Jesus.
           Segundo a História não houve consenso entre os reformadores, pois uns defendiam a TRANSUBSTANCIAÇÃO e outros não concordavam; também é verdade que eles não chegaram a uma conclusão unanime sobre este assunto.
           Essa na verdade foi justamente a divergência teológica dentre a TEOLOGIA REFORMADA e a linha LUTERANA.
          Os reformados protestantes entendia que a presença de CRISTO em certos aspectos era presente não porem como a TRANSUBSTANCIAÇÃO dos elementos, mas, o que ocorreria na verdade é uma espécie de SACRALIZAÇÃO dos elementos o pão e o vinha continuavam  sendo pão e vinho, mas junto a eles estaria representativamente a carne e o sangue de Cristo.
              
                             
                                       Parte II
           
             Estando Jesus reunido com os seus discípulos a fim de comemorar a pascoa em ordenança ao que Deus havia determinado a Moises e Arão na saída do povo Israelita do Egito comemorarem a PASCOA  (Ex 12: 1-28), e vendo  que a sua hora aproximava-se, e, que seu sangue seria derramado em favor de muitos, tomou um pão e o partiu e deu aos discípulos dizendo: “...TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO” (Mt. 26:26b); semelhantemente tomando o cálice com o vinho disse: “BEBEI DE TODOS, PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA [NOVA] ALIANÇA, DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS, PARA A REMISSAÕ DE PECADOS. E DIGO-VOS QUE, DESTA HORA EM DIANTE NÃO BEBEREIS DESTE FRUTO DA VIDEIRA, ATE AQUELE DIA EM QUE EI DE BEBER, NOVO, CONVOSCO NO REINO DE MEU PAI” (Mt 26:27b-29).
           Aqui esta a prova incontestável do que segue a IGREJA PROTESTANTE a qual tendo a BÍBLIA como REGRA DE FÉ e NORMA DE CONDUTA, e, no entendimento e fé de que há respaldo Bíblico, afirmam que em momento algum Jesus disse que os elementos da ceia se CONSUBSTANCIARIA  ou TRANSUBSTANSIARIAM  no momento em que os mesmo fossem consagrados e distribuídos aos fieis, o pão e o vinho continuam sendo meros  símbolos, e que não há nenhuma mutação essencial nos elementos.
            A confissão de fé de Westminster declara que no Capitulo XXIX – parte V –Pagina 1801 da BIBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA 2ª Edição Revista e Ampliada
            Os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal relação com o Cristo Crucificado, que, verdadeiramente, embora só num sentido sacramental, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a saber, corpo e o sangue de Cristo; se bem que, em substancia e natureza, conservam-se verdadeiro e somente pão e vinho, como eram antes.
Referencias Bíblicas
Mt 26:26-28; I Co 11:26-28

           No dia 1° de outubro de 1529 na cidade de MARBURG – ALEMAHA um dos reformadores protestante URICO ZUINGLIO em debate citou o que esta escrita em Atos dos Apostolo 1:9 “DITA ESTAS PALAVRAS, FOI JESUS ELEVADO AS ALTURAS, À VISTA DELES, E UMA NUVEM O ENCOBRIO DOS SEUS OLHOS” em comprovação de que os elementos ministrados, o pão (feito de trigo) e o vinho (extraído da uva) como símbolo comemorativo à sua MORTE E RESSURREIÇÃO.
           João Calvino outro dos reformadores escreveu:  O outro sacramento instituído polo Senhor e por ele dado a IGREJA CRISTÃ o pão santificado pelo seu corpo e o vinho santificado pelo seu sangue, como os antigos costumavam falar. E nos lhe chamamos CEIA DO SENHOR por ELE SOMOS ALIMENTADOS E FORTALECIDOS ESPIRITUALMENTE PELA BENIGNIDADE DO SENHOR. De nossa parte, lhe rendemos graças por sua BENÇÃO.
           Para-nos os reformados crendo fielmente na ESCRITURA SAGRADA, a promessa que nos foi feita por Jesus Cristo, nos mostram claramente que o fim institucional que ele nos legou e que podemos expor, o SACRAMENTO DA CEIO DO SENHOR JESUS CRISTO registrado pelo Apostolo Lucas no capitulo 22 versículos 19-20 nos assegura e confirmam que o corpo do SENHOR JESUS CRISTO entregue uma vez por todas e seu sangue derramado uma única vez na cruz do calvário por nos de tal maneira que agora podemos glorifica-lo perpetuamente em sua memoria participando no partir o pão e beber o vinho até a sua volta quando nos levará para beber vinho novo com ELE NO REINO DO SEU PAI.
           Esse é, e será sempre o pensamento e a ação da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL-IPB, Igreja Reformada comprometida com a veracidade revelada na ESCRITURA SAGRADA que é A PLAVRA VIVA DE DEUS; quiçá todas as igrejas que se denominam CRISTÃ PROTESTANTES o façam também.  

                                  Parte III
           Mesmo sendo o articulador (e principal na reforma protestante) ainda que não desejasse a divisão da igreja e sim chamar á  atenção do clero papal para os erro que estavam cometendo, o monge Martinho Lutero afixou na porta do CASTELO WITTENBERG as 95 teses a fim de um debate, ele mesmo afirmou que os elementos da ceia se consubstanciariam citando em latim ‘HOC EST CORPUS MEUM’ ‘isto é o meu corpo’ em uma afirmativa que CORPO E SANGUE de Jesus estaria não representativamente mas presente nos elementos da ceia.
               Para os luteranos, acontece uma UNIÃO SACRAMENTAL ENTRE CRISTO E OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA.O pão e o vinho não deixam de ser pão e vinho. Mas assim como na encarnação pelo Espirito Santo, o filho de Deus se união com a natureza humana para se torna homem/DEUS, também creem eles que pela ação do espirito Santo, Cristo se uni sacramentalmente como os elementos pão e vinho, “NOS QUAIS, COMO OS QUAIS E SOB OS QUAIS” ELE manifesta à presença do seu corpo e de seu sangue.  

                                 Parte IV
          Para a Igreja Católica Romana não e a “CEIA DO SENHOR” e sim a “EUCARISTIA” em uma afirmativa que os elementos da ceia (hóstia é literalmente o corpo de Cristo e que não se deve mordê-la, pois assim verteria sangue), com relação ao viu (transformado em sangue somente o sacerdote o toma).
           Afirma ainda que a EUCARISTIA  e um dos SETE SACRAMENTOS; e que a eucaristia e o próprio sacrifício de Cristo; ou seja, corpo e sangue presente o qual instituiu perpetuamente seu sacrifício na cruz no decorrer dos séculos ate que ELE  volte.
            Com a força do seu ministério papal que afirma ser infalível as suas homilias a igreja romana impõe aos seus fieis a crença de que a SANTA MISSA, O SACRIFICIO DE JESUS CRISTO NA CRUZ E A ATUALIZAÇÃO REPETIDAS, NA FIGURA DO PÃO E DO VINHO QUE SE TRANSUBSTANCIA MILAGROSAMENTE NO COPO E SANGUE DO SENHOR, partido e vertido par o perdão dos pecados de seus fieis (isto se dá o nome de  transubstanciação); para eles os elementos (HOSTIA) se torna  visivelmente o corpo sacrificial do Senhor Jesus e toda a reverencia e adoração serão devida a ele, pois AFIRMÃO que ali encontram o próprio CRISTO.

                                    Parte V
           A Igreja Ânglica Ortodoxia defende e proclama da fé católica e apostólica da Escritura e a interpretam à luz das tradições do Estudo da Razão.
           A igreja Anglicana Ortodoxia é uma Igreja Sacramental professando o Santo Batismo como legitimo Sacramento diretamente ordenado por Cristo e que é um  instrumento da Graça Salvadora de Deus.
           O ponto central da ADORAÇÃO É A EUCARISTIA que é chamada também de SANTA COMUNHÃO, SANTA CEIA, CEIA DO SENHOR OU SANTA MISSA.

CATESISMO ORTODOXIO.
              PARTE II
A – A EUCARISTIA
A Eucaristia (literalmente “AGRADECIMENTO”) é o MISTERIO no qual o pão e o vinho da oferenda são mudados pelo Espirito Santo no verdadeiro Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e então os fieis recebem a comunhão deles para mais intima união com CRISTO, e para a VIDA ETERNA. Esse MISTERIO é então composto de dois elementos separados.
1 – A mudança ou transformação do pão e vinho em corpo e sangue do Senhor.
2 – A comunhão desses SANTOS DONS, é chamado de “EUCARISTIA”, “CEIA DO SENHOR”, “O MISTERIO DO CORPO E SABGUE DE CRISTO”.
O corpo e sangue de Cristo nesse MINISTERIO  são chamados de “PÃO DO CEU E CALICE DA VIDA” ou “CALICE DA SALVAÇÃO”; eles são chamados “SANTO MISTERIO”, de “SACRIFICIO NÃO SANGRENTOS”. A EUCARISTIA É O MAIOR Mistério Cristão (Sacramento). www.montfer.org.br .
                    
                          Parte Final
            Quando Jesus disse aos seus Discípulos “...E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ À CONSUMAÇÃO DO SÉCULO” (Mt 28: 20b) e uma realidade incontestável, pois, ELE MESMO disse: “EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO...PORQUE EU VOU PARA JUNTO DO PAI” (Jo 14:12b) e disse mais: “E EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR, A FIM DE QUE ESTEJA PARA SEMPRE CONVOSCO. O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO O VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHEHECEIS, PORQUE ELE HABITARÁ CONVOSCO E ESTRÁ EM VÓS” (Jo 14:16”, e quem poderá contesta tais palavra, pois DEUS E TRIUNITARIO INDIVISIVEL EM SEU SER EM UMA SÓ DEUS, pois agem como um só DEUS (Gn 1:26) deste o inicio da CRIAÇÃO o qual iniciou a sua revelação a Moisés “DISSE MOISES A DEUS:...QUAL O SEU NOME? QUE LHE DIREI? DISSE DEUS A MOISÉS: EU SOU O QUE SOU. DISSE MAIS: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE ISRAEL: EU SOU ME ENVIOUA VÓS OUTROS.”(Gn 3:13-14).
           Oremos, pois ao Senhor Deus que nós de  graça Misericordiosa em seu filho Jesus Cristo para o nosso esclarecimento através do Espirito Santo.


SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário