CEIA DO
SENHOR
“E TOMANDO
UM PÃO, TENDO DADO GRAÇA, O PARTIU É LHES DEU DIZENDO: ISTO É O MEU CORPO OFERECIDO POR VOZ, FAZEI ISTO EM
MEMORIA DE MIM. SEMELHANTEMENTE, DEPOIS DE CEAR TOMOU O CÁLICE DIZENDO:
ESTE É O CÁLICE DA NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE DERRAMADO EM FAVOR
DE VOZ” (Lucas 22::19-20).
PREFÁCIL
O assunto
doutrinário trata-se da SANTA CEIA
onde existem divergências teológicas entre igrejas ou denominação
referencia a consubstanciação e ou transubstanciação dos elemento da ceia.
Esse é um conhecimento teológico de
muita relevância para todos aqueles que pela FÉ acreditam e segue fielmente a
ESCRITURA SAGRADA segundo todo o conteúdo BÍBLICO de Genesis a Apocalipse sem “TENTAR ACRESETAR OU
ADICIONAR UMA VÍRGULA SEQUER A ELA,E, A LE COM RESPEITO E REVERENCIA COM TEMOR
E TREMOR” (Ap 22:18-20).
O Autor
Parte I
Na época da REFORMA PROTESTANTE NO
SECULO XVI os reformadores ao se reunirem para debaterem qual seria a
interpretação TEOLOGICA mais correta a serem aplicadas as doutrinas da IGREJA com
a reforma (divisão entre o PROTESTANTISMO E O ECUMENISMO CATOLICO ROMANO).
Um dos debates que “possivelmente”
teve uma relevância de suma importância foi referente a CEIA DO SENHOR ou seja
entre a CONSUBISTANCIAÇÃO ou TRANSUBSTANCIAÇÃO dos elementos PÃO E VINHO em
carne e sangue de Jesus.
Segundo a História não houve
consenso entre os reformadores, pois uns defendiam a TRANSUBSTANCIAÇÃO e outros
não concordavam; também é verdade que eles não chegaram a uma conclusão unanime
sobre este assunto.
Essa na verdade foi justamente a
divergência teológica dentre a TEOLOGIA REFORMADA e a linha LUTERANA.
Os reformados protestantes entendia
que a presença de CRISTO em certos aspectos era presente não porem como a TRANSUBSTANCIAÇÃO
dos elementos, mas, o que ocorreria na verdade é uma espécie de SACRALIZAÇÃO
dos elementos o pão e o vinha continuavam sendo pão e vinho, mas junto a eles estaria
representativamente a carne e o sangue de Cristo.
Parte II
Estando Jesus reunido com os seus
discípulos a fim de comemorar a pascoa em ordenança ao que Deus havia
determinado a Moises e Arão na saída do povo Israelita do Egito comemorarem a
PASCOA (Ex 12: 1-28), e vendo que a sua hora aproximava-se, e, que seu
sangue seria derramado em favor de muitos, tomou um pão e o partiu e deu aos
discípulos dizendo: “...TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO” (Mt. 26:26b);
semelhantemente tomando o cálice com o vinho disse: “BEBEI DE TODOS, PORQUE
ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA [NOVA] ALIANÇA, DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS,
PARA A REMISSAÕ DE PECADOS. E DIGO-VOS QUE, DESTA HORA EM DIANTE NÃO BEBEREIS
DESTE FRUTO DA VIDEIRA, ATE AQUELE DIA EM QUE EI DE BEBER, NOVO, CONVOSCO NO
REINO DE MEU PAI” (Mt 26:27b-29).
Aqui esta a prova incontestável do que segue a
IGREJA PROTESTANTE a qual tendo a BÍBLIA como REGRA DE FÉ e NORMA DE CONDUTA, e,
no entendimento e fé de que há respaldo Bíblico, afirmam que em momento algum
Jesus disse que os elementos da ceia se CONSUBSTANCIARIA ou TRANSUBSTANSIARIAM no momento em que os mesmo fossem consagrados
e distribuídos aos fieis, o pão e o vinho continuam sendo meros símbolos, e que não há nenhuma mutação
essencial nos elementos.
A confissão de fé de Westminster
declara que no Capitulo XXIX – parte V –Pagina 1801 da BIBLIA DE ESTUDO DE
GENEBRA 2ª Edição Revista e Ampliada
Os elementos exteriores deste
sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal
relação com o Cristo Crucificado, que, verdadeiramente, embora só num sentido
sacramental, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a
saber, corpo e o sangue de Cristo; se bem que, em substancia e natureza,
conservam-se verdadeiro e somente pão e vinho, como eram antes.
Referencias
Bíblicas
Mt 26:26-28;
I Co 11:26-28
No dia 1° de outubro de 1529 na cidade de
MARBURG – ALEMAHA um dos reformadores protestante URICO ZUINGLIO em debate
citou o que esta escrita em Atos dos Apostolo 1:9 “DITA ESTAS PALAVRAS, FOI
JESUS ELEVADO AS ALTURAS, À VISTA DELES, E UMA NUVEM O ENCOBRIO DOS SEUS OLHOS”
em comprovação de que os elementos ministrados, o pão (feito de trigo) e o
vinho (extraído da uva) como símbolo comemorativo à sua MORTE E RESSURREIÇÃO.
João Calvino outro dos reformadores escreveu: O outro sacramento instituído polo Senhor e
por ele dado a IGREJA CRISTÃ o pão santificado pelo seu corpo e o vinho
santificado pelo seu sangue, como os antigos costumavam falar. E nos lhe
chamamos CEIA DO SENHOR por ELE SOMOS ALIMENTADOS E FORTALECIDOS
ESPIRITUALMENTE PELA BENIGNIDADE DO SENHOR. De nossa parte, lhe rendemos graças
por sua BENÇÃO.
Para-nos os reformados crendo fielmente na
ESCRITURA SAGRADA, a promessa que nos foi feita por Jesus Cristo, nos mostram
claramente que o fim institucional que ele nos legou e que podemos expor, o
SACRAMENTO DA CEIO DO SENHOR JESUS CRISTO registrado pelo Apostolo Lucas no
capitulo 22 versículos 19-20 nos assegura e confirmam que o corpo do SENHOR
JESUS CRISTO entregue uma vez por todas e seu sangue derramado uma única vez na
cruz do calvário por nos de tal maneira que agora podemos glorifica-lo
perpetuamente em sua memoria participando no partir o pão e beber o vinho até a
sua volta quando nos levará para beber vinho novo com ELE NO REINO DO SEU PAI.
Esse é, e será sempre o pensamento e
a ação da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL-IPB, Igreja Reformada comprometida com
a veracidade revelada na ESCRITURA SAGRADA que é A PLAVRA VIVA DE DEUS; quiçá todas
as igrejas que se denominam CRISTÃ PROTESTANTES o façam também.
Parte III
Mesmo sendo o articulador (e principal na
reforma protestante) ainda que não desejasse a divisão da igreja e sim chamar
á atenção do clero papal para os erro
que estavam cometendo, o monge Martinho Lutero afixou na porta do CASTELO
WITTENBERG as 95 teses a fim de um debate, ele mesmo afirmou que os elementos
da ceia se consubstanciariam citando em latim ‘HOC EST CORPUS MEUM’ ‘isto é o
meu corpo’ em uma afirmativa que CORPO E SANGUE de Jesus estaria não
representativamente mas presente nos elementos da ceia.
Para os luteranos, acontece uma
UNIÃO SACRAMENTAL ENTRE CRISTO E OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA.O pão e o vinho não
deixam de ser pão e vinho. Mas assim como na encarnação pelo Espirito Santo, o
filho de Deus se união com a natureza humana para se torna homem/DEUS, também creem
eles que pela ação do espirito Santo, Cristo se uni sacramentalmente como os
elementos pão e vinho, “NOS QUAIS, COMO OS QUAIS E SOB OS QUAIS” ELE manifesta
à presença do seu corpo e de seu sangue.
Parte IV
Para a Igreja Católica Romana não e a “CEIA DO
SENHOR” e sim a “EUCARISTIA” em uma afirmativa que os elementos da ceia (hóstia
é literalmente o corpo de Cristo e que não se deve mordê-la, pois assim
verteria sangue), com relação ao viu (transformado em sangue somente o
sacerdote o toma).
Afirma ainda que a EUCARISTIA e um dos SETE SACRAMENTOS; e que a eucaristia
e o próprio sacrifício de Cristo; ou seja, corpo e sangue presente o qual
instituiu perpetuamente seu sacrifício na cruz no decorrer dos séculos ate que
ELE volte.
Com a força do seu ministério papal
que afirma ser infalível as suas homilias a igreja romana impõe aos seus fieis
a crença de que a SANTA MISSA, O SACRIFICIO DE JESUS CRISTO NA CRUZ E A
ATUALIZAÇÃO REPETIDAS, NA FIGURA DO PÃO E DO VINHO QUE SE TRANSUBSTANCIA
MILAGROSAMENTE NO COPO E SANGUE DO SENHOR, partido e vertido par o perdão dos
pecados de seus fieis (isto se dá o nome de
transubstanciação); para eles os elementos (HOSTIA) se torna visivelmente o corpo sacrificial do Senhor
Jesus e toda a reverencia e adoração serão devida a ele, pois AFIRMÃO que ali
encontram o próprio CRISTO.
Parte V
A Igreja Ânglica Ortodoxia defende e
proclama da fé católica e apostólica da Escritura e a interpretam à luz das
tradições do Estudo da Razão.
A igreja Anglicana Ortodoxia é uma
Igreja Sacramental professando o Santo Batismo como legitimo Sacramento
diretamente ordenado por Cristo e que é um
instrumento da Graça Salvadora de Deus.
O ponto central da ADORAÇÃO É A
EUCARISTIA que é chamada também de SANTA COMUNHÃO, SANTA CEIA, CEIA DO SENHOR
OU SANTA MISSA.
CATESISMO
ORTODOXIO.
PARTE II
A – A
EUCARISTIA
A Eucaristia
(literalmente “AGRADECIMENTO”) é o MISTERIO no qual o pão e o vinho da oferenda
são mudados pelo Espirito Santo no verdadeiro Corpo e Sangue de Nosso Senhor
Jesus Cristo, e então os fieis recebem a comunhão deles para mais intima união
com CRISTO, e para a VIDA ETERNA. Esse MISTERIO é então composto de dois
elementos separados.
1 – A
mudança ou transformação do pão e vinho em corpo e sangue do Senhor.
2 – A
comunhão desses SANTOS DONS, é chamado de “EUCARISTIA”, “CEIA DO SENHOR”, “O
MISTERIO DO CORPO E SABGUE DE CRISTO”.
O corpo e
sangue de Cristo nesse MINISTERIO são
chamados de “PÃO DO CEU E CALICE DA VIDA” ou “CALICE DA SALVAÇÃO”; eles são
chamados “SANTO MISTERIO”, de “SACRIFICIO NÃO SANGRENTOS”. A EUCARISTIA É O
MAIOR Mistério Cristão (Sacramento). www.montfer.org.br .
Parte Final
Quando Jesus disse aos seus Discípulos “...E
EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ À CONSUMAÇÃO DO SÉCULO” (Mt 28: 20b) e
uma realidade incontestável, pois, ELE MESMO disse: “EM VERDADE, EM VERDADE VOS
DIGO...PORQUE EU VOU PARA JUNTO DO PAI” (Jo 14:12b) e disse mais: “E EU ROGAREI
AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR, A FIM DE QUE ESTEJA PARA SEMPRE
CONVOSCO. O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO O VÊ,
NEM O CONHECE; VÓS O CONHEHECEIS, PORQUE ELE HABITARÁ CONVOSCO E ESTRÁ EM VÓS”
(Jo 14:16”, e quem poderá contesta tais palavra, pois DEUS E TRIUNITARIO
INDIVISIVEL EM SEU SER EM UMA SÓ DEUS, pois agem como um só DEUS (Gn 1:26)
deste o inicio da CRIAÇÃO o qual iniciou a sua revelação a Moisés “DISSE MOISES
A DEUS:...QUAL O SEU NOME? QUE LHE DIREI? DISSE DEUS A MOISÉS: EU SOU O QUE
SOU. DISSE MAIS: ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE ISRAEL: EU SOU ME ENVIOUA VÓS OUTROS.”(Gn
3:13-14).
Oremos, pois ao Senhor Deus que nós
de graça Misericordiosa em seu filho
Jesus Cristo para o nosso esclarecimento através do Espirito Santo.
SOLI DEO
GLORIA
Celso Lanes
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