Estudos e Reflexões

segunda-feira, 23 de maio de 2016

JUÍZOS, ESTATUTOS E MANDAMENTOS



                                                    JUÍZOS, ESTATUTOS
                                                                 E MANDAMENTOS


                                                                 “SÃO ESTES OS ESTATUTOS E OS JUÍZOS QUE                                                                       CUIDAREIS DE CUMPRIR NA TERRA QUE VOS                                                                     DEU O  SENHOR DEUS DE VOSSOS PAIS, PARA                                                                     A POSSUIRDES TODOS  OS DIAS QUE
                                                                  VIVERDES SOBRE A TERRA”                      
                                                                                                                  (Deuteronômios 12:1).


          Existem muitos pensamentos e crédulos sobre as LEIS que regem nosso País e o mundo que elas foram idealizadas por pensamentos e ações humanas, porem, nenhum homem foi dotado de tal capacidade sem a REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO E ILUMINAÇÃO DO ESPRITO SANTO DE DEUS.
          Para que entendamos a real procedência das leis (JUÍZOS,ESTATUTOS E MANDAMENTOS), temos que nos debruçar-nos no conhecimento profundo da BÍBLIA QUE É PALAVRA VIVA DE DEUS.
          O Titulo acima (JUÍZOS, ESTATUTOS E MANDAMENTOS, NOS DA UM DIRECIONAMENTO DE COMO PODEMOS ENTENDER AS NOSSAS LEIS TERRESTRES) e como as mesmas foram elaboradas segundo a ESCRITURA SAGRADA.
1º - JUÍZOS
           No primeiro versículo do capitulo doze (12) de Deuteronômios    podemos ler:  “SÃO ESTES OS ESTATUTOS E OS JUÍZOS QUE CUIDAREIS DE CUMPRIR NA TERRA QUE VOS DEU O SENHOR DEUS DE VOSSOS PAIS, PARA  A POSSUIRDES TODOS OS DIAS QUE VIVERDES SOBRE A TERRA”.
           O Juízo é uma regra ou lei estabelecida por Deus como  autoridade máxima através da qual o MAGISTRADO podem ser guiados em  certo caso especifico e aplicar a sentença.
          Podemos ver isto em ÊXODOS 21 á importância da lei a qual foi escrita também  por HAMURABE o no ano de 1772 a.C. e que foi encontrada por uma expedição francesa gravada em colunas de pedras na região da antiga MESOPOTÂMIA no ano de 1901 na cidade que correspondia a SUSÃ no sudoeste do IRÃ, HAMURABE rei da babilônia c.1792/1750 a.C., o sexto e maior rei governante  da primeira dinastia de reis babilônicos - seu nome significava AMU é grande - amu era o nome de um deus dos amorreus ou capaneüs orientais. 
          Estes  escritos era um código SEMITA pertencente a um período anterior ao tempo de Moisés quando libertou o povo Hebreu do poderio de Faraó rei do Egito por ordem de Deus (Êxodo 12:37-51) e isto mais uma vez nos mostra que Moisés era divinamente orientado a incluir esta lei bem estabelecida de ordem pública entre os  DEZ MANDAMENTOS.

2º - ESTATUTOS
           O ESTATUTO deriva-se de uma raiz que significa GRAVAR, ESCREVER no caso os DEZ MANDAMENTOS, e daí veio à regra permanente de conduta.
           Existe porem uma diferença entre ESTATUTO E JUÍZO;                                                             a) Ao juiz é feito o apelo devido o fato a ser julgado e pelo qual a sentença é lavrada; já o ESTATUTO é feito o apelo  diretamente a Deus  que é  o seu autor e JUIZ SUPREMO.
           Em 1 Reis 6:12 lemos que  SALOMÃO e exortado pelo próprio Deus a andar em seus ESTATUTOS  cumprir a sua condição de JUÍZO (1 Rs 3:16-28) imparcial sobre o povo governado por ele, e, guardar em seu coração e na mente  os MANDAMENTOS  do Senhor.

                                                                 
                                                                  “QUANTO A ESTA CASA QUE TU EDIFICAS, SE       
                                                                     ANDARES NOS MEUS ESTATUTOS, E 
                                                                     EXECUTARES OS MEUS JUÍZOS E 
                                                                     GUARDARES TODOS OS MEUS             
                                                                     MANDAMENTOS, ANDANDO NELES, 
                                                                     CUMPRIREI PARA CONTIGO A MINHA 
                                                                     PALAVRA, A QUAL FALEI A DAVI, TEU  PAI”                                                                                                                                  ( 1Rs 6:12).

 Existe porem alguns estatutos que trata sobre as instituições religiosas.
Festas – (Dt 16;1-17)
Ofertas (Dt 12:5-28
Também inclui LEI DE JUSTIÇA  (Dt 16:19; 23:17)
Clemencia e bondade (Dt 23:15-25).
E estas condições prevalecem até nos dias de hoje, como no dia em que foram escritas.

3º - MANDAMENTO          
           Apesar de a palavra MANDAMENTO poder ser aplicada a qualquer espécie de ordem ou determinações, aqui estamos tratando de MANDAMENTOS DIVINOS de um ser SUPERIOR  ao inferior.
           A legislação que Moisés estava aplicando estava EIVADA no sentido humano , mas, cheia de maravilhoso sentimento religioso, pois Moisés pois estava sendo aplicada ou estabelecida como regra mediante as quais a VERDADE E A JUSTIÇA seriam firmada divinamente entre o povo em obediência ao supremo JUÍZO, ESTATUTO E MANDAMENTOS  DE DEUS ( Lv 26:14-15; Sl 119; Jo 15:10-12) uma ordem paterna (Pv 6:20), assim é o novo MANDAMENTO DE JESUS CRISTO amar o próximo (Jo 13:34).
            Portanto, toda a LEI que é aplicada sobre a terra tem base exclusivamente ao JUÍZO, ESTATUTO E MANDAMENTOS  DADOS POR DEUS, ainda que o homem mude ou tente mudar em linguagem humana no obstante a REGRA E A ESCRITURA a qual é infalível e inerrante PALAVRA VIVA DE DEUS.

SOLI DEO GLORIA


Celso Lanes. 

5 comentários: