Estudos e Reflexões

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

NASCER PARA MORRER OU NASCER PARA A VIDA ETERNA



                                                        

                                                        NASCER PARA MORRER
   
                                                OU NASCER PARA AVIDA ETERNA




                                                      “Ele vos deus vida, estando vós mortos
                                                        nos vosso delitos e pecado, nos quais
                                                        andastes outrora segundo o curso deste
                                                        mundo, segundo o príncipe da potestade
                                                        do ar, do espírito que agora atua nos
                                                        filhos da desobediência” (Efésios 2:1-2).



                   Com o avanço da tecnologia;  e com as descobertas cientificam sobre o universo, o homem ir a lua, de sondas espaciais desvendando mistérios jamais conhecido,  enfermidades e cura de muitas;
existem entre tantos os  questionamentos sobre a vida e morte, e de onde viemos ou para onde iremos.
                   Existem os que crê, e, os que negam o criacionismo; e  outros que defendem o evolucionismo (tentam apresentar provas que o homem é descendente do macaco).
                  Tem os que aceitam as ESCRITURAS SAGRADAS como revelações de Deus aos homens, e os negam que a mesma seja REVELAÇÕES, ILUMINAÇÃO  e INSPIRAÇÕES DIVINAS, e dizem que a mesma são  ELUCIDAÇÕES HUMANAS.
                  Entre tantos questionamentos que se nos apresentam neste século 21; e sendo um CRISTÃO CONVICTO que as ESCRITURAS SAGRADAS DO ANTIGO TESTAMENTO E DO NOVO TESTAMENTO SÃO REVELAÇÕES, ILUMINAÇÕES  E INSPIRAÇÕES DIVINAS,  e tendo há como regra DE FÉ  e norma DE CONDUTA para minha vida (Sl 23:4); ORANDO A DEUS pó sua  ILUMINA-ME;  tomo a liberdade de expressar o meu pensamento baseando-me EXCLUSIVAMENTE NAS ESCRITURAS SAGRAS ( A Bíblia de Gênesis a Apocalipse), a respeito dos títulos acima.
                 Entre os dois títulos, existe uma contradição dentro da lógica humana que nos chama atenção.
No primeiro titulo “NASCER PARA MORRER”a palavra em destaque  não é nascer, mas a ‘morrer ou morte’.

A morte é o indicativo de cessar de viver, perder todo o movimento vital; falecer (
Figurativamente a palavra ‘morrer’ nos leva a experimentar uma forte sensação moral ou até mesmo física. Uma sensação desagradável de perda (ou perca) da vida. Um pensamento de afastamento total e definitivo de ENTES QUERIDOS (e porque não dizer dos bens matérias pelo qual muitos perdem a noção ou a razão). Uma sensação de afastamento de DEUS (Lc 16:22-24).

“OS MORTOS NÃO LOUVAM O SENHOR, NEM OS QUE DESCEM À
  REGIÃO DO SILENCIO” (Salmos 115:17).

                  As Escrituras nos mostram que Deus ao formar o homem do pó da terra assoprou em suas narinas o “FOLEGO”(Sl 104:29) “VIDA”(Gn 7:22)e este passou a ser “ALMA VIVENTE” (Gn  2:7b).
O ser criado por Deus não foi feito para sucumbir ao poder na morte (Ef  2: 1-2), mas ele foi feito para ser um adorador eterno (Jo 4: 22-24 e um administrador de todas as coisas criadas na terra (Gn 2:15).

                 O segundo titulo “OU NASCER PARA A VIDA ETERNA” ou viver eternamente.
A palavra viver é o oposto de morrer, e, é a palavra que não gostamos nem de pronunciar.
                 O ser humano foi condicionado a ter uma vida de vitórias e não de dissabores, enfermidades, lutas, dores, sofrimento, mas o pecado que tenazmente nos assediam diariamente foi adquirido por uma simples palavra “DESOBEDIÊNCIA”.
                Os anos passaram os séculos também, e, o homem outrora garboso, esbelto cheio de vitalidade esta degenerando com os alimentos contaminados por defensivos agrícolas (VENENO) e (ANABOLIZANTES); sem contar que a conseqüência de tais usos indiscriminadamente e a vontade (EGOÍSTA)  de ter tudo em detrimento ao sofrimento de milhares de milhões que acreditam em um controle rigoroso pelos órgãos ambientais e de saúde, ainda existe o pecado (Ef 2: 2b).
                 A palavra VIDA, é uma atuação dos órgãos vitais que concorrem para o desenvolvimento e conservação da vitalidade de todo corpo animal e vegetal; e o espaço entre o nascimento, crescimento e morte; demonstrando claramente que as criaturas não tiveram o privilégio de receberem  “SOPRO DE VIDA”  de Deus (Gn 1:11-25).
                 Com relação “ao ser humano, entre as palavras dos títulos  ‘MORRER E VIVER” ou “VIVER E MORRER” encontra-se uma palavra muito especial que é ETERNIDADE OU VIDA ETERNA.
                O homem formado ou feito a imagem e semelhança de seu Criador, tinha em si “O SOPRO DA VIDA” recebido como dádiva especial de Deus para a vida eterna, este sopro é o ESPIRITO VIVIFICANTE, sem o qual o corpo deixara de ter movimentos e ações “VIDA”não passaria  de um monte de pó da terra.
                O homem porem desobedeceu, pecou, rejeitou acatar a ordem de seu criado e ouviu outra criatura, perniciosa, má, maldita, expulso dos céus por Deus,  tornando-se um adversário do ser criado (HOMEM).
               O homem pecou, decaiu da posição de destaque entre todas as criaturas, para se tornar opróbrio.

A palavra ORÓBIOS, e um substantivo masculino que define a enorme vergonha; desonra que ocorre de maneira pública; vexame; característica daquilo que possui capacidade de humilhar; degradação; particularidade ou estado do que demonstra excesso de baixeza; ato ou discurso que demonstra  e exprime ausência de consideração; desprezo.   O SEU SINÔNIMO É: Desonra Ignominia e infâmia.

               Mas Deus em sua infinita misericórdia  e amor, enviou o seu filhos Unigênito JESUS CRISTO, em forma de HOMEM, para resgatar e conceder VIDA ETERNA aos que nele crê.
               Pois cristo morreu uma morte dolorosa a fim de nos pudéssemos termos o ANTÔNIMO DE OPRÓBRIOS que é REABILITAÇÃO, REPARAÇÃO, SATISFAÇÃO  e a VIDA ETERNA.
Portanto amigo leitor, neste mês que se comemora o NASCIMENTO de JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ,  reconcilie-se  com ele entregando-se a ELE e crendo que ELE e somente  ELE poderá levá-lo a NASCER DE NOVO PARA A VIDA ETERNA na morada celestial.

Celso Lanes








    


Nenhum comentário:

Postar um comentário