Estudos e Reflexões

quarta-feira, 28 de maio de 2025

 

 

          HUMILDADE E MANSIDÃO.

 

          “BOM É RETO É O SENHOR, POR ISSO, APONTA O CAMINHO AOS PECADORES. GUIA OS HUMILDES NA JUSTIÇA E ENSINA AOS MANSOS O SEU CAMINHO. TODAS AS VEREDAS DO SENHOR SÃO MISERICÓRDIA E VERDADE PARA OS QUE GUARDAM A SUA ALIANÇA E OS SEUS TESTEMUNHOS.” (Salmos 25: 3-10).

          

           Nascemos e vivemos em mundo a atual onde a DESIGUALDADE e cada dia que passa se amolda; antes a LEI de DEUS  era comprida, mas, veio a escravatura no Século XV iniciada pelos portugueses trazendo pessoas da AFRICANAS como escravos, mas mesmo antes disto já existia a escravatura dos índios pelos senhores feudal; mas no dia 13 de maio de 1888 foi promulgada pela PRINCESA ISABEL a LEI ÁUREA Regente do Império Brasileiro para a libertação dos escravos (ABOLINDO IMEDIATAMENTE A ESCRAVIDÃO DA AFRICANA) isto aconteceu para que os RICOS tivessem trabalhadores assalariados, mas, porem a partir deste momento ouve uma desigualdade tremenda e falta de empatia pelos SENHORES DE ESCRAVOS.

           A ESCRITURA SAGRADA “BÍBLIA” nos mostra JESUS CRISTO morreu por muitos que atendem o seu CHAMADO e o seguem; seja ricos ou pobres, brancos, pardos, asiáticos ou pretos, ou qualquer nacionalidade, pois todos nos somos da descendência ABRAAMICA, pois DEUS não faz acepção de pessoas.

             Podemos ser humildes exemplificando-nos conforme JESUS CRISTO se comportou quando esteve CORPORALMENTE entre a humanidade (João 13: 4-14) e em muitas outras ocasiões.

              JESUS CRISTO tinha toda a autoridade para afastar toda e qualquer pessoal que o buscasse para ser preso traído por Judas Iscariotes, porem mansamente perguntou.

             “SABENDO, POIS, JESUS TODAS AS COISAS QUE SOBRE ELE HAVIA DE VIR, ADIANTOU-SE E PERGUNTOU-LHES: A QUEM BUSCAIS?” ( João 18: 1=4).

              A humildade e mansidão de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO era tremenda, pois apenas  se desejasse afasta-los ELE não fez; pois o PAI tinha lhe dado toda autoridade (Mateus 28: 18) no CÉU E NA TERRA, no entanto perguntou novamente.

              “RESPONDEU-LHES: O JESUS O NAZARENO: ENTÃO, JESUS LHES DISSE: SOU EU(. ORA JUDAS, O TRAIDR, ESTAVA TAMBÉM COM ELES” João 18: 5).

              Apesar de terem sidos liderados por Judas Iscariotes, quando JESUS lhes disse “SOU EU” o impacto foi tão grande que eles se assustaram e caíram em terra (João 18: 6).

              Podemos ver a autoridade divina de JESUS quando respondeu “SOU EU” ( João 18: 6) mesmo estando a multidão armada de paus, lanças e espadas não resistiram a autoridade de JESUS e caíram.

              JESUS demonstrou em varias ocasiões sua humildade em servir a alguém, pois quando fazia os muitos milagres sempre se dirigia a DEUS.

 (JESUS NÃO AGIA POR CONTA PRÓPRIA, MAS SIM EM CONFORMIDADE COM O PAI. ELE SEMPRE FAZIA O QUE O PAI LHE ENSINAVA E MOSTRAVA, E NUNCA FAZIA NADA DE SI MESMO.)

             As ações de JESUS não eram apenas em palavras, mas, curava e os alimentando; e após e alimenta-los nunca desperdiçava, e disse aos seus discípulos “RECOLHEI OS PEDAÇOS QUE SOBEJARAM, PARA QUE NADA SE PERCA” (6: 12) este foi um ensinamento para não haver “DESPERDÍCIO”.

                Como ele multiplicou o pão e peixe poderia também não se preocupar com a sobra; mas, ELE sabia que haveria desperdício se não recolhesse a sobra, por isso humildemente mandou recolher os pedaços para que não houvesse desperdício.

                A verdadeira essência da espiritualidade não reside em meras práticas, mas em uma postura de humildade e fé genuína em obediência; e ELE a  demonstrou todos isto OBEDECENDO A SEU PAI.

                 Quando JESUS iniciou seu ministério, iniciou-o com as BEM-AVENTURANÇAS para com os pobres de espírito, ELE esta dizendo que qualquer que se chegar a ELE e o segui são merecedores de seu AMOR.

....................................................................................MINISTERIO DE JESUS.

JESUS iniciou seu ministério aos 30 (Lucas 3: 23) e quando fez O SERMÃO DO MONTE (27 a 35 d. C.), A BEIRA MAR DA GALILEIA aos pés do MONTE determinado MONTE DA BEM-AVENTURANÇA ao nordeste da GALILEIA.

....................................................................................

              De um modo geral os conceitos BÍBLICOS de HUMILDADE e FÉ são desconhecidos no mundo, e até mesmo dentre os “que se dizem cristão e estão dentro das igrejas evangélicas”.

              O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésio apresenta para isso a humildade de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

              “SEDE, POIS, IMITADORES DE DEUS COMO FILHOS AMADAS; E ANDAI EM AMOR, COMO TAMBÉM CRISTO NOS AMOU E SE ENTREGOU A SI MESMO POR NÓS, COMO OFERTA E SACRIFÍCIO A DEUS, EM AROMA SUAVE” (Efésio 5: 1-2).

               Em um AMOR para connosco e demonstrar ao mundo a sua falta de empatia uns com os outros.  

               “SABEIS, POIS, ISTO: NENHUM INCONTINENTE, OU IMPURO, OU AVARENTO, QUE É IDÓLATRA. TEM HERANÇA NO REINO DE CRISTO E DE DEUS” (Efésio 5:5).

               Mesmo após a assinatura da LEI ÁUREA pela regente do Brasil a PRINCESA ISABEL em 13 de Maio de 1888, os seres humanos continuam a fazer diferença entre “BRANCO e PRETOS”  ** AINDA PERSISTE O RACISMO** não existe harmonia entre eles. 

                Pedimos ao SENHOR JESUS CRISTO que opere nos corações EMPEDERNIDOS para que haja HUMILDADE e FÉ para aqueles que ainda estão distantes do SENHOR.

 

SOLO DEO GRAÇA.

Celso Lanes.

                 

quinta-feira, 22 de maio de 2025

 

                                    OBEDIÊNCIA E FÉ.

 

          “SE ME AMAIS, GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS (João 14: 15), AQUELE QUEM TEM OS MEUS MANDAMENTOS E OS GUARDA, ESSE É O QUE ME AMA; E AQUELE QUE ME AMA SERÁ AMADO POR MEU PAI, E EU TAMBÉM O AMAREI E ME MANIFESTAREI A ELE ( João 14: 21), RESPONDEU JESUS: SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA; E MEU PAI O AMARÁ, E VIVEREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA ( João 14: 23-24).

           A desobediência a DEUS se deu inicio no Jardim do Edem por ADÃO e EVA (Génesis 3) quando atenderam a voz do diabo prefigurado em serpente, em vez de cumprir as ordens de DEUS “TOMOU, POIS, O SENHOR AO HOMEM E O COLOCOU NO JARDIM DO ÉDEM PARA O CULTIVAR E O GUARDAR E O SENHOR DEUS LHE DEU ESTA ORDEM: DE TODA ÁRVORE DO JARDIM COMERÁS LIVREMENTE, MAS  DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERÁS; PORQUE , NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS.”  (Gênesis 2: 15-17).

            A obediência é a forma que temos de glorificar a DEUS, sendo ELE glorificado derramará sobre seus adoradores as bênção sem medida; na Bíblia, obediência significa a maneira de FÉ que são os propósitos divinos de DEUS para seus adoradores.

             O apóstolo Pedro ao escrever aos eleitos de DEUS os quais obedecem a ESCRITURA SAGRADA de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, refere-se aos forasteiros da dispersão em GÁLATAS, CAPADÓCIA, ASIA E BITÍNIA os quais foram eleitos, segundo a presidência de DEUS PAIS, em ESPÍRITO para obediência e a aspersão no sangue de Nosso SENHOR JESUS CRISTO a qual a graça e a paz sejam multiplicadas (1 Pedro 1: 1-2).

             A vida em CRISTO está fundamentada em uma  OBEDIENCIAL e FÉ (Êxodo 20: 3) em uma fé totalmente determinadas por DEUS (Êxodo 20: 4-5) e a FÉ na qual estamos vinculados nos mérito de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO para a salvação.

              Devido à desobediência de nossos primeiros pais ADÃO/EVA vivemos em um  mundo terrível onde o pecado tomou conta da consciência humana ( em proporções alarmantes onde a corrupção, roubo, assassinato, sexo fora do casamento, bebedice, fumo, drogas e tantas outras contraria a determinação Bíblica que é a apalavra de DEUS).

               A obediência e a fé fazem um elo totalmente inseparáveis diante de DEUS, embora muitos não crê nas promessas de DEUS  e buscam conforto em ÍDOLOS, acreditando que tais imagens os quais dão nomes tem o poder de salvação pelas quais fazem penitencias aos seus nomes e os adoram ao ponte fazer sacrifícios e ROMARIA  para irem em locais pré-determinados por seus lideres.

               A FÉ E OBEDIÊNCIA são expressões repletas de profundidade espirituais, teologicamente e  de espiritualidade religiosa em obediência as determinações DIVINAS.

                O ensinamentos de JESUS CRISTO principalmente no Sermão da Montanha AS BEM-AVENTURANÇAS nos mostram que a fidelidade a DEUS dá-nos a certeza  da salvação, pois CRISTO veio al mundo a fim de SALVAR  a muitos, morrei em nosso lugar e DEUS o ressuscitou, todas estas passagens podemos ler na ESCRITURA.

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.   

  

sexta-feira, 16 de maio de 2025

 

 

            O PLURALISMO E A       

                                       INTOLERÂNCIA.

 

                  “ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL. E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS” ( Romanos 12; 1-2).

 

               Actualmente a RELIGIÃO tornou-se um ponto comercial invalidando a ESCRITURA SAGRADA; o pluralismo filosófico tem em seu bojo uma teoria avassaladora dando crença a muitos que o UNIVERSO ASSIM COMO ATERRA ( Génesis 1: 1-25; Génesis 1:26- 31)e todas as coisas existentes não foram criados por DEUS e, sim pelo BIG BANG (Astronomia – exploração da matéria que teria assinalado o começo da expansão do universo) que o homem  PRIMITIVAMENTE FOI CONHECIDO COMO HOMEM DE NEANDERTAL  E NÃO ADÃO (Génesis 1: 2-7. 5: 1-3) tendo se evoluído (do macaco) passando ser chamado HOMEM ERECTO, e em muitos locais (escola e igrejas) desconhecem  a sua criação.

                     O Pluralismo FILOSÓFICOS tem seus conceitos político religioso que se baseiem na existência única, que após a morte nada mais existe (João 14: 3) e que muitos adoram imagem de escultura crendo que tais (nomes, e imagem) tem o poder de salva-los, esquecendo-se que JESUS CRISTO morreu e ressuscitou vencendo a morte  a fim salvar-nos salvar da morte eterna pois ELE e o  PAI são UM.

                      “E QUEM ME VÊ A MIM VÊ AQUELE QUE ME ENVIOU” (João 12 45).

.................................................................................... O pluralismo, trata-se de diferentes crédulos ou contexto referente a salvação em JESUS CRISTO, refere-se a diversidade coexistente pacifica de elementos de diferentes créditos. Ele pode ser aplicado na politica, cultura, religião e direito, e é reconhecida a legitimidade de diversas visões; porem a salvação é exclusiva pela FÉ  em JESUS CRISTO “Romanos 10: 9-10” confessando-o como o seu autor e consumador da FÉ para todos aqueles que o CONSIDERAM como SEU SENHOR E SALVADOR.

....................................................................................

                      O Apostolo Paulo faz um contraste entre os não crentes e aos evangélicos a fim salientar que os versículos 5 e 6 de 1 Coríntios 6: 9-10 nos mostram os escândalos “PARA A VERGONHA VO-LO DIGO. NÃO HÁ, PORVENTURA,NEM AO MENOS UM SÁBIO ENTRE VÓS, QUE POSSA JULGAR NO MEIO DA IRMANDADE? MAS IRÁ UM IRMÃO A JUÍZO CONTRA OUTRO IRMÃO, E ISTO PERANTE INCRÉDULOS!”  a fim de chamar a atenção dos idolatras “OU NÃO SABEIS QUE OS INJUSTOS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS? NÃO VOS ENGANEIS: NEM IMPUROS, NEM IDÓLATRA, NEM ADÚLTEROS, NEM EFEMINADOS, NEM SODOMITAS, NEM LADRÃO, NEM AVARENTOS. NEM BÊBADOS, NEM MALDIZENTES, NEM ROUBADORES HERDARÃO O REINO DE DEUS” para o seu arrependimento e confessar a DEUS os seus pecados e voltarem ao primeiro amor voltando a DEUS em CRISTO JESUS em um testemunho pessoal “ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO; LOGO, JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVE, MAS CRISTO VIVE EM MIM; E ESSE VIVER QUE, AGORA, TENHO NA CARNE, VIVO PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E A SI MESMO SE ENTREGOU POR MIM” (Gálatas 2: 19-20).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.

                     

                      

quinta-feira, 1 de maio de 2025

 

            PASCOA

         

          “DISSE O SENHOR A MOISÉS E A ARÃO NA TERRA DO EGITO. ESTE MÊS VOS SERÁ O PRINCIPAL DOS MESES; SERÁ O PRIMEIRO MÊS DO ANO. FALE A TODA A CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, DIZENDO; AOS DEZ DESTE MÊS, CADA UM TOMARÁ PARA SI UM CORDEIRO, SEGUNDO A CASA DOS PAIS, UM CORDEIRO PARA CADA FAMÍLIA”(Êxodo 12: 1-2).

              A pascoa é uma celebração cristã que se comemora a ressurreição de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (vencendo a morte) após três dias de sua crucificação e morte.

              A Páscoa tem também raiz da Páscoa Judaica (PESCA CH) que comemora a libertação de Israel das garras dos Egípcios e sua escravidão.

              No NOVO TESTAMENTO a Páscoa e descrita no dia em NOSSO SENHOR JESUS CRISTO comemorou com os seus discípulos celebrando assim a sua última refeição (Mateus 26: 19-20, Marcos 14: 16-17, Lucas 22: 13-15).

               A Páscoa cristã não se trata de uma simples refeição, mas si, a comemoração da ressurreição de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (santa ceia) que o próprio JESUS comemorou antes de ser crucificado (João 1: 29; Lucas 18: 31-35).

                A Páscoa tanto na tradição Judaica quanto na Cristã, é uma cerimonia que nos agradecemos ao DEUS Pai a ressurreição de seu filho JESUS CRISTO ao terceiro dia (Atos 2: 32; 3: 15; 10:40).

                A Páscoa que ser comemorada com alegre e ao mesmo tempo uma reflexão de agradecimento a ressurreição de nosso SALVADOR; portanto, não se trata de DISTRIBUIÇÃO DE CHOCOLATES, E TÃO POUCO DE COELHO (pois o coelho nunca botou ovos).

 

SOLO DEO GLORIA.

Celso Lanes.